Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde investir pra melhor desempenho?


Posts recomendados

e aí pessoal td certo? viciado em hardware é complicado viu, mal montei o pc já to pensando em dar uma turbinada nele... ah tempos to querendo fazer um RAID e tal, mas n tenho muita certeza a respeito do desempenho.... principalmente em jogos.....

o q vocês fariam se fosse vocês, independente do custo....

1-outro hd sata para raid? ou 2-trocar 6600gt por uma 6800gs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por RickRibas@11 de março de 2006, 01:05

no caso o RAID aumentaria o desempenho mais em relação a q? windows, programas, etc? jogos n muda nd?

Bom, acho que você está falando do RAID 0, é bom dar uma pesquisada boa sobre esse assunto, eu mesmo não sou grande conhecedor de RAID mas já li um pouco há muito tempo.

O RAID 0 vai dividir a escrita de dados nos dois discos do array, daí se terá maior velocidade na escrita e na leitura de dados, não chegará a dobrar o desempenho em relação a somente um HD, mas aumentará um pouco a performance. Digo um pouco pois esse RAID 0 feito nas placas mãe mais comuns como as que usamos não é feito 100% via Hardware. Por isso mesmo não vejo vantagem significativa em um RAID 0 feito dessa maneira, fosse feito por uma boa placa controladora e 100% via hardware a performance seria maior.

Não tenho testes práticos do aumento de performance com RAID 0 feito via software, mas sei que não é vantagem, porque além de tudo se um disco der defeito os dados estarão comprometidos. Sendo que o sistema cria partições como se os dois HDs fossem 1 só.

Como disse, não entendo nada de RAID e estou falando bem por alto, mas na lógica fica assim. Desculpe-me se eu estiver desatualizado, mas de qualquer forma a performance dos HDs SATA de 7200rpm já é suficiente para qualquer jogo hoje em dia. Daí melhor pegar uma 6800GS, o desempenho em jogos aumentará consideravelmente, ainda mais sendo PCI-E, ela vem com GPU NV42 e e clock de 450Mhz, assim mesmo com 12 pipes ela tem desempenho bem semelhante à 6800GT, chagando bem proxima a uma 6800U caso você faça uns overzinhos nela.

Até mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por RickRibas+11 de março de 2006, 00:54-->
e aí pessoal td certo? viciado em hardware é complicado viu, mal montei o pc já to pensando em dar uma turbinada nele... ah tempos to querendo fazer um RAID e tal, mas n tenho muita certeza a respeito do desempenho.... principalmente em jogos.....

o q vocês fariam se fosse vocês, independente do custo....

1-outro hd sata para raid? ou 2-trocar 6600gt por uma 6800gs?

A 6800GS com certeza

RickRibas@11 de março de 2006, 02:05

no caso o RAID aumentaria o desempenho mais em relação a q? windows, programas, etc? jogos n muda nd?

RAID compensa principalmente pra quem mexe com grandes quantidades de dados. Edição de video, etc... Pra jogos, o desempenho não muda muita coisa, pra jogos o importante é muita memoria e uma boa VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAID compensa principalmente pra quem mexe com grandes quantidades de dados. Edição de video, etc... Pra jogos, o desempenho não muda muita coisa, pra jogos o importante é muita memoria e uma boa VGA.

Sim...Mas por que? -O raid é um sistema de Backup q o sistema faz para melhorar o desempenho de entrada e saida de informações. Esse sistema existe desde a Epoca do SCSI, porém, a diferença é q hje pode-se fazer não so c drives divididos no mesmo Cable, mas sim c qqr disco duro da maq a partir de um controlador. Por isso o nome 0, 1 e 0+1.

Enquanto você esta executando um aplicativo, o HD vai estar em em constante trabalho c o CPU, mandando e recebendo info toda hora. So que o HD trabalha em numa velocidade de 3G/s, ou seja, 300Mb env e 300Mb rec.(SATA II). Ou seja, ele vai dar um buffer de 8Mb, carrega o game e fica transpassando info para o cpu. Se você tiver um sistema RAID 0, o buffer sera de 16Mb e ira passar info a 1200Mb (sim, um calculo tendo em vista q cada unidade vai carregar apenas metade de info e que sao 2 HDs trabalhando juntos).

Bom, A VGA você já imagina o desempenho!

Agora, dizem q primeiro você compra os mais caros p depois comprar o barato!

hehe :looka:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por isac_lp@11 de março de 2006, 10:40

Sim...Mas por que? -O raid é um sistema de Backup q o sistema faz para melhorar o desempenho de entrada e saida de informações. Esse sistema existe desde a Epoca do SCSI, porém, a diferença é q hje pode-se fazer não so c drives divididos no mesmo Cable, mas sim c qqr disco duro da maq a partir de um controlador. Por isso o nome 0, 1 e 0+1.

Enquanto você esta executando um aplicativo, o HD vai estar em em constante trabalho c o CPU, mandando e recebendo info toda hora. So que o HD trabalha em numa velocidade de 3G/s, ou seja, 300Mb env e 300Mb rec.(SATA II). Ou seja, ele vai dar um buffer de 8Mb, carrega o game e fica transpassando info para o cpu. Se você tiver um sistema RAID 0, o buffer sera de 16Mb e ira passar info a 1200Mb (sim, um calculo tendo em vista q cada unidade vai carregar apenas metade de info e que sao 2 HDs trabalhando juntos).

RAID, Redundant Array of Independent Disks, ou seja, Arranjo redundante de discos independentes, não é sistema de backup, RAID 0 por exemplo nem backup tem.

Exitem muitos tipos de RAID, não só o 0, 1 e 0+1. E esses numeros não tê nada a ver com a quantidade de discos que é ultilizado. Essa numeração condiz com a forma que você vai "arranjar" os discos.

Exite também RAID 3, RAID 4, RAID 5, RAID 50 e muitos outros.

RAID 0+1 por exemplo é quando se usa dois discos em stripping (RAID 0) e mais dois para o backup (RAID 1), serião 4 HDs cada par ficaria igual ao outro.

Mesmo o RAID 0 pode ser usado apenas para criar uma só partição em dois discos, sem sequer haver striping, daí dois HDs de 40Gb por exemplo seriam reconhecidos como 1 de 80Gb...

É muita coisa sobra RAID não vou ficar prolongando o assunto aqui porque nem o objetivo do topico, muito menos a area correta para se discutir o assunto. E eu nem entendo nada de RAID também...rs

Só acho que tudo que você falou está errado e que deve ser tomado mais cuidado ao se pronunciar sobre um assunto. :naonao:

Um pouco sobre RAID com uma pequena pesquisa:

http://www.conectiva.com/doc/livros/online...vidor/raid.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...