Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TESTANDO UM FET... COMO FAÇO ISSO?


rdoinformatica

Posts recomendados

Quer saber de uma coisa: Entre no site www.datasheet4u.com e baixe o datasheet deste Fet. Lá você identificará base, coletor e emissor. Meça o coletor e o emissor com multímetro analógico na escala de ohnsx1k. De um lado o ponteiro deve ir a mais ou menos 5k e quando você iverte as pontas o ponteiro não deve nem mexer.

Qualquer coisa me pergunte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

recuperatudo2006

os FET não sao designados com esses terminais : emissor base e colector,

onde viu isso ?

nem a estrutura é a de um transistor que esta a referir . bipolar

segundo os multimetros modernos nas escalas de resistencias tem nas pontas de prova tensoes muito baixas para se poder fazer medidas com os componentes no circuito.

rdoinformatica

se quer verificar o fet use um sistema de teste ou faça uma montagem bem simples como vem nos manuais.

com um multimetro pode ver alguns defeitos como curtos pouco mais.

nunca medir ganhos, transcondutancia etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ia editar a mensagem mas quando ia fazer isso minha conexão deu biziu e eu tive que sair. Você tem toda razão. Eu também estava pensando em como resolver o problema de um monitor que estava comigo para consertar. Desculpe a falha grave de eletrônica. Aliás, só vou entrar nesse fórum quando eu tiver a cabeça bem tranqüila. A partir de amanhã eu vou entrar nesse fórum 4:30 da manhã. Vou responder a todos. Todas estas perguntinhas eu vou levar muito a sério e vai servir como provas para mim, para saber como está meu conhecimento nestas áreas. Quando você ajuda uma pessoa a resolver um problema ou esclarecer uma dúvida e depois ela te agradece, você fica plenamente satisfeito com você mesmo, e com certeza, quando sou eu quem tiver a dúvida, a probabilidade de alguém me ajudar é muito grande. Quanto ao fet, o nico tem toda razão. Vou pesquisar mais sobre o assunto e assim que eu descobrir um coisa nova eu volto a te responder.

Atenciosamente,

Bruno Cezar Dias Fontes

Recupera Tudo Ltda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o modo mais fácil que eu

conheço,espero que ajude OK

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.eletrohoo.com.br/site/componentes/transistores/teste_mosfet/mosfet.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>Testando um MOSFET

Tomemos como exemplo o IRF 840 que é o mais comum e muito usado em projetos. Usaremos para o nosso teste um multimetro, analogico ou digital na escala baixa de resistências.

1 e 2 : Resistência Infinita em qualquer polarização (posição)

1 e 3 : Resistência Infinita em qualquer polarização (posição)

2 e 3 : De acordo com a polarização e o fabricante a resistência varia entre 17 e 50 omhs.

(Retirado da Internet)

post-48084-13884906978054_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem me parecia

isto e uma grande asneira e os proprios tambem dizem "retirado da net"

como tal a asneira vai-se acomulando

estes transistores que referiu como o IRF840 tem resistencias dreno fonte de muitos Mohm

por acaso ate medi e nos que tenho deu 15,7Mohm

no estado on , com polarizaçao de gate, a resistencia Rds vai para 0,28 ohm

tudo isto podem confirmar nas especificaçoes deste transistor.

alias se consultarem os manuais vão ver isso

por exemplo o IRF840 trabalha com tensoes de ate 500V

se a resistencia dreno fomte fosse de 50 ohm isto significava que a corrente sem sinal de gate seria de cerca de 10A , o que implicava 500W !!!!!!!!!!!!!!

outro dado que podem ver nas caracteristicas destes é que a corente IDS para tensoes de gate de 0V e no maximo de 50 uA

se fizerem contas simples vão ver que dara algo como 10Mohm

-------------------------

a maneira correcta de verificar um transistor e sempre polarizar o mesmo de acordo com os dados do fabricante , aplicar os sinais correctos e medir a entrada e saida e verificar se esta ce acordo com as especificaçoes

as verificaçoes com multimetro servem apenas para verificar curtos nos mesmos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom quero esclarecer que a resposta que postei foi retirado do site da eletrohoo e como vocês podem ver eu apenas retirei as propagandas do mesmo ok,o restante está na integra!

Se postei alguma besteira não foi minha intenção até por que eu não sou o dono da verdade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão! para se testar um MOSFET é simples, vamos a nomes dos terminais, o 1, 2 e o 3: O terminal 1 corresponde ao GATE, terminal 2 corresponde ao DRENO, e o terminal 3 corresponde ao source, certo? Com apenas o multímetro você poderá fazer o teste deste MOSFET e agora se seu multímetro for do Paraguai, não ADIANTA NEM TENTAR FAZER O TESTE! o q eu uso é um digital da Minipa 2051A e um analôgico ET 2022. no analôgico você chaveia na escala de 10K, e o digital na escala de diodo,vamos aos testes: Tomemos como base os mosfetes K 2333 ou o FQPF 6N60; Coloque o ponta negativo do multímatro no dreno, (terminal 2, o do meio) e o ponta positivo no source, (terminal 3, o da direita) se já estiver chaveado, vai dar uma impedância na escala de centena. Deschaviando: Mantenha o ponta negativo no dreno, pegue o ponta positivo jogue ao gate, ( você estará descarregando o mosfet "deschaveando"); Chavear: nota-se q ao deschavear não passa nenhuma impedância entre o drno e o source, mantenha o ponta positivo no source e pegue o ponta negativo e jogue no gate, (assim você estará carregando o mosfet, chaveando) voltando o ponta negativo no dreno, nota-se q chaveou. Se estiver dando fuga? mesmo chaveando ou sem chavear dará escala de impedância p/ todos os lados. Saber se está chaveando sozinho?: segure por 30 a 40sg o ponta positivo no source e o ponta negativo no dreno, se for subindo a escala gradativamente, estará dando fuga! não o use jogue fora. OBS: MOSFET não é um regulador de tensão, é um chaveador! Se você não tiver Multímetro e quiser aprender como se faz o teste com bateria é só postar q darei o retorno. Valeu?!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gostaria de chamar atençao para

existem varios tipos de transistores conhcidos como FET

FET. MOSFET. JFET , IGBT , Organic FETs , Accumulation-channel FET

alem disto ainda tem a particularidade de poderen ser canal P ou canal N

isto faz com que não seja posivel testar todos da mesma forma.

------------------------

a segunda questao diz respeito as efeitos da ESD sobre estes transistores

Genericamente estes transistores sao extremamente sensiveis a ESD , e o seu manuseamento tem que ser cuidado

se o não fizerem o que vai ocorrer e que ao tentarem testar estes transistores , vão provocar e falhas graves

por exemplo os BS170 e semelhantes sao destruidos com uma facilidade enorme , basta tocar-lhes ou por vezes soldar com ferros sem proteçao ESD .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 1 ano depois...
  • mês depois...

Ola amigos estou precizando urgente de um favor, estou com um prpblema com uma tv. phileps modelo, 29pt.46318/78R quando é ligada ela faz um barulho como estivesse ocilando + ou - 10 a 15 sgundo o barulho para e a fonte alta fica com 125v , percebi que no mosfet u9n80 nos tres terminais existe tevsao entre 40 e 49 volt, estou perdido por favor me ajudem ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Como faço pra testar MOSFET com bateria? Conseguedisponibilizar a maneira? deve ser quase o mesmo modo de testar SCR com ohmimetro

Amigão, é como eu escrevi!

Amigos! se colocar o negativo da bateria no gate e o positivo no source você estará deschaveando do source p/ dreno, mais se inverter, colocar o positivo no gate e o negativo no source você estará chaveando.

você pode colocar um dos terminais da lâmpada na bateria e o outro terminal da lâmpada no dreno e vice-e-versa conforme o gate ou o source conforme polarização da bateria (lâmpada apagada, lâmpada acesa confome polarização), valeu?

OBS: colocar lâmpada compativel a corrente da bateria (pilha)

testar SCR é diferente de testar Mosfet!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, é como eu escrevi!

Amigos! se colocar o negativo da bateria no gate e o positivo no source você estará deschaveando do source p/ dreno, mais se inverter, colocar o positivo no gate e o negativo no source você estará chaveando.

você pode colocar um dos terminais da lâmpada na bateria e o outro terminal da lâmpada no dreno e vice-e-versa conforme o gate ou o source conforme polarização da bateria (lâmpada apagada, lâmpada acesa confome polarização), valeu?

OBS: colocar lâmpada compativel a corrente da bateria (pilha)

testar SCR é diferente de testar Mosfet!

Só para esclarecer Karell....

Testa-se com o MOSFET direto na bateria, sem nenhum resistor (interrogação)...

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, você pode fazer até com um led sem resistor nenhum! vamos la para q todos entenda melhor a egemonia da coisa:

A referência é o IRF630B

- pegue o K (katodo) do led e solde ele no source;

- pegue o A (anodo) do led e solde ele no gate;

- pegue o terminal positivo (com fio) da bateria e solde ele no gate;

- com a sua mão, segure o outro fio do terminal negativo da bateria e encoste no dreno.

OBS: o led vai acender, "ou seja" chaveou!

E agora troque a polaridade da bateria no mesmo processo.

OBS: o led não acenderá, deschaveou!

Uma outra OBS:

- se fizeres com uma lâmpada é melhor para q se possa entender a egemonia, porque você fazendo com o led (tem polaridade) não vai dar uma caracteristica de teste, a não ser q também troque a polaridade do led! Valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...