Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Daniel Araujo

controlador de fan's (ventoinhas)

Recommended Posts

aí galera, bolei um projeto, estou com a ideia de fazer um controlador com interruptor + potenciometo para cada fan adicional que tiver (vga, chipset, hd, gabinete e etc). seguinte:

controlador em uma baia de 5 1/4, que comporte pelo menos quatro potenciometros com interruptor e led.

o projeto: (desenhado no paint, más da pra ver)

gostaria de idéias e ajuda pois não sou tão bom em potenciometros e qualquer melhoramento é bem vindo, desejo até que esse topico fique bem organizado para ser fixado, pois o objetivo dele e fazer um controlador bom e barato.

post-54474-13884907617666_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • eu estava olhando os esquemas sem as frescuras dos transistores, e eu pensava que era pra se usar potenciometros de 100 a 500ohms, más quando passei numa loja eletrônica por curiosidade fui perguntar e o homen me disse que era pra usar trnsistores de 10 a 20k????????

Compartilhar este post

Link para o post

Da uma passada em http://www.casemodbr.com que lá tem uns turoriais e artigo mt bons. Tem um ate que ensina a fazer um baybus...

Compartilhar este post

Link para o post

Cara controlador de Fan, eu já fiz um, e com proteciometro de 10K

E funciono de boa

OBS: O meu ta clado ficou doido, nem esclamaçao eu consigo colocar, o que qui sera q deu?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • você fez de 10k direto sem transistor? pois é isso que eu quero fazer pois me baseei na proposta do gabriel torres só que lá ele diz que se deve botar um de 100ohms e eu achei estranho pois o cara da eletrônica aqui perto disse que deve ser de 10 a 20k

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Daniel Araujo@28 de março de 2006, 18:29

você fez de 10k direto sem transistor? pois é isso que eu quero fazer pois me baseei na proposta do gabriel torres só que lá ele diz que se deve botar um de 100ohms e eu achei estranho pois o cara da eletrônica aqui perto disse que deve ser de 10 a 20k

Acho q 100 ohms é igual a 10 kohms (Deve ser aproximadamente não sei a medid ao certo).

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • graças a deus alguem me tirou a enorme duvida da cabeça, eu achava que 10kohms era igual a 1000ohms valeu giovanni!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos a velha matemática.

Multiplos e Submúltiplos decimais

10 e 18 = 1.000.000.000.000.000.000 = exa Sìmbolo E

10 e 15 = 1.000.000.000.000.000 = peta Símbolo P

10 e 12 = 1.000.000.000.000 = tera Símbolo T

10 e 9 = 1.000.000.000 = giga Símbolo G

10 e 6 = 1.000.000 = mega Símbolo M

10 e 3 = 1.000 = kilo Símbolo k

10 e 2 = 100 = hecto Símbolo h

10 e 1 = 10 = deca Símbolo da

10 e -1 = 0,1 = deci Símbolo d

10 e -2 = 0,01 = centi Símbolo c

10 e -3 = 0,001 = mili Símbolo m

10 e -6 = 0,000 001 = micro Símbolo µ

10 e -9 = 0,000 000 001 = nano Símbolo n

10 e -12= 0,000 000 000 001 = pico Símbolo p

10 e -15= 0,000 000 000 000 001 = femto Símbolo f

10 e -18= 0,000 000 000 000 000 001 = acto Símbolo a

Espero que esta matemática básica possa ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que é 1000, bem foi mal se eu disse errado mas eu cite que não sabia direito.)

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Daniel Araujo@30 de março de 2006, 14:11

então 10kohms = 1000ohms?

Opa opa...calma aí...olha a matemática gente!

1K ohms = 1000 ohms

10K ohms = 10000 ohms

Portanto 10Kohms É DIFERENTE de 1000ohms!

Compartilhar este post

Link para o post

Errei de novo. Bem sera que alguem tem uma tabela mais intuitiva do que aquela postada pelo ragnorak? Se tiver postem para sanar minhas duvidas, aquela tabela ta meio complicada de entender...

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por giovannifilipe@31 de março de 2006, 18:44

Errei de novo. Bem sera que alguem tem uma tabela mais intuitiva do que aquela postada pelo ragnorak? Se tiver postem para sanar minhas duvidas, aquela tabela ta meio complicada de entender...

Não tem problema...no inicio é assim mesmo. Mais intuitiva do que aquela..acho difícil. Eu acho que o problema está na dificuldade das pessoas compreenderem o "conceito" das potências de 10.

Qual é a dúvida que ficou pendente giovannifilipe?

Compartilhar este post

Link para o post

Resumindo a duvida Coo ler aquela tabela? O que significa o priomeiro 10 o segundo numero e o terceiro?

Bom as duvidas são bem complicadas de serem respondidas, ne mas já ta velendo.

falou

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Ferreira@01 de abril de 2006, 11:29

Não tem problema...no inicio é assim mesmo. Mais intuitiva do que aquela..acho difícil. Eu acho que o problema está na dificuldade das pessoas compreenderem o "conceito" das potências de 10.

Qual é a dúvida que ficou pendente giovannifilipe?

Comprendi a tabela... Nossa sou uma anta... Eu estava vendo medidas de PC no SI e não achei de ohms mas agora eu vendo sua tabela entedi...

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais