Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Ponto Zero

Choque no mar...

Recommended Posts

É o seguinte,acredito eu que estou na área certa para postar esta dúvida,então vamos lá:

A água é um condutor bem volúvel de eletricidade certo? Pois bem,imaginem a seguinte situação: Se eu construir um gerador de energia de mais ou menos 20.000 volts pra mais ou pra menos e colocar um fio desencapado no mar e ligar o gerador, quem estiver na água,ou seja,no mar,vai levar choque? E esta eletricidade poderia desencadiar para o oceano todo? E se fosse num lago?

Sei que minha dúvida é meio besta,sei lá...mas estou muito curioso quanto a isto,só queria saber mesmo.Agradeço a quem responder ou der alguma opinião.Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

creio que apenas quem estiver proximo a fonte estará correndo algum risco... a eletricidade sempre procura o caminho mais fácil até o equilibrio, e so sera vantagem passar pelo corpo de alguém se estiver suficientemente proximo...

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por Ponto Zero@19 de abril de 2006, 02:01

É o seguinte,acredito eu que estou na área certa para postar esta dúvida,então vamos lá:

A água é um condutor bem volúvel de eletricidade certo? Pois bem,imaginem a seguinte situação: Se eu construir um gerador de energia de mais ou menos 20.000 volts pra mais ou pra menos e colocar um fio desencapado no mar e ligar o gerador, quem estiver na água,ou seja,no mar,vai levar choque? E esta eletricidade poderia desencadiar para o oceano todo? E se fosse num lago?

Sei que minha dúvida é meio besta,sei lá...mas estou muito curioso quanto a isto,só queria saber mesmo.Agradeço a quem responder ou der alguma opinião.Obrigado.

Amigão, valeu! hahahahaha :D

Compartilhar este post

Link para o post
Guest lucitecnico

Já vi um caso de banhistas que morreram quando um raio caiu na praia, a pesar do raio der ido da água diretamente para terra, as pessoas que estavam por perto acabaram levando choque.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei curioso com esta pergunta. O que eu acho é o seguinte:

Se ligares um fio desencapado no mar, haverá uma corrente saindo do fio em direção ao ponto de menor potencial, ou seja a massa da terra. Como a resistência elétrica da terra e da água não é zero, estão temos que tratar a água como uma resistência elétrica tridimensional. a partir do ponto onde a tensão é aplicada se formam camadas de mesma tensão ( chamadas "superfícies equipontenciais")

Quanto mais longe da orígem menor a tensão, assim a uma distância longa a tensão será praticamente zero enquanto que perto teremos quase toda a tensão.

Um corpo que esteja sobre apenas uma destas superfícies imaginárias não sentirá nenhum efeito pois não haverá diferença de potencial entre seus pontos e portanto não haverá corrente. Mas se uma parte do corpo estiver em contato simultaneo com duas superfícies então a diferença de tensão entre elas causará uma corrente elétrica.

Imaginado que um banhista esteja nadando na direção do teu gerador, a cabeça dele estará 1,70 metros mais perto do fio desencapado que os pés. entre estas duas partes do corpo haverá uma diferença de tensão que produzirá uma corrente passaando pelo corpo. ( e bastam aguns miliamperes sobre o coração para matar algèm!).

Talvez eu tenha viajado na resposta :D , mas acho que é mais ou menos isso.

Compartilhar este post

Link para o post

ahn, o q vai importar aí não é tanto a tensão e sim a corrente... lembrando q a agura é uma resistencia... e resistencias são "vencidas" principalmente com corrente, e não tanto com tensão.. .

Acho q pegar uma bobina e microondas (é, microoondas da sua cozinha) e ligar dentro do mar vai dar pra fazer um estrago legal ^^ ... não digo q a corrente vai chegar até a africa , mas q vai dar pra fazer um belo estrago vai !

Auhauh

abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Legal,então,pelo que entendi não dá pra eletrocutar todo o oceano não é mesmo? Os peixes e tudo que tiver vivo dentro do mar e tal...heheheheh...bom,desculpe o meu retorno atrasado,é que uso a inernet só de madrugada.Mas valeu aí para os que opinaram...agora eu já entendi. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por skull@19 de abril de 2006, 13:35

Fiquei curioso com esta pergunta. O que eu acho é o seguinte:

Se ligares um fio desencapado no mar, haverá uma corrente saindo do fio em direção ao ponto de menor potencial, ou seja a massa da terra. Como a resistência elétrica da terra e da água não é zero, estão temos que tratar a água como uma resistência elétrica tridimensional. a partir do ponto onde a tensão é aplicada se formam camadas de mesma tensão ( chamadas "superfícies equipontenciais")

Quanto mais longe da orígem menor a tensão, assim a uma distância longa a tensão será praticamente zero enquanto que perto teremos quase toda a tensão.

Um corpo que esteja sobre apenas uma destas superfícies imaginárias não sentirá nenhum efeito pois não haverá diferença de potencial entre seus pontos e portanto não haverá corrente. Mas se uma parte do corpo estiver em contato simultaneo com duas superfícies então a diferença de tensão entre elas causará uma corrente elétrica.

Imaginado que um banhista esteja nadando na direção do teu gerador, a cabeça dele estará 1,70 metros mais perto do fio desencapado que  os pés. entre estas duas partes do corpo haverá uma diferença de tensão que produzirá uma corrente passaando pelo corpo. ( e bastam aguns miliamperes sobre o coração para matar algèm!).

Talvez eu tenha viajado na resposta  :D , mas acho que é mais ou menos isso.

Amigão, realmente você viajou, e embananou feio!!!!! :muro::D

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho uma dúvida sobre isso:

Porque a bobina do microondas ligada no mar daria um belo estrago?

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por Kaarell@20 de abril de 2006, 12:50

Amigão, realmente você viajou, e embananou feio!!!!! :muro:  :D

então corrige ele pra que todos fiquem sabendo o certo oras...

Compartilhar este post

Link para o post

Amigos, convenhamos! colocar um indutor q tém um gerador de 20KW, no mar pra ver quantos vão morrer ..., e se a cabeça do cara vai ficar mais preta q as pernas ..., pôooooo, meu vai catà coquim! isso aqui é um forum de ELETRÔNICA! Se quizerem saber obre eletrônica, corrente, tensão, impedância, aterramento e etc ..., pô eu tô ai pra o q der e vier!!!! Fala sério po :chicote:

Compartilhar este post

Link para o post
    QUOTE(Ponto Zero @ 19 de abril de 2006, 02:01)

Pô cara foi você que foi pro espaço? :tantan:

Vamo acaba de uma vez em diante "essa viagem"

colocar um fio desencapado no mar e ligar o gerador, quem estiver na água,ou seja,no mar,vai levar choque?

Fique feliz! Você não é o primeiro a tramar isto!

E esta eletricidade poderia desencadiar para o oceano todo? E se fosse num lago?

Poxa, cara tá se superando! Claro que NÃO! Desse jeito já teria ficado sem "bacalhau" nessa páscoa! Você acha que se tocar um "gerador" no Japão a corrente vai chega no Guarujá? =>

..., pôooooo, meu vai catà coquim!
    Acho q pegar uma bobina e microondas (é, microoondas da sua cozinha) e ligar dentro do mar vai dar pra fazer um estrago legal ^^ ... não digo q a corrente vai chegar até a africa , mas q vai dar pra fazer um belo estrago vai !

Auhauh

Tu sabia que quando a mesma "bobina" que você chama (o nome certo é MAGNETROM, ou magnetizador) é colocada com seus eletrodos em curto ela simplesmente para de operar, quando não explode!

Agora deve tá sabendo! Hah, quando a corrente chegar em Dacar você me avisa viu!

Pô gente chega de ladainha, e para um pouco pra "metidar"!

Não precisa "fazer muita força" pra ver que essa ***** não vai muito longe! :chicote:

Entre essas e outras e isso mesmo! Ahhh, e levem isso na esportiva viu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Em uma parte insigificante isso tem sentido, com a agua salgada vai ficar mais fácil de conduzir uma corrente eletrica, mas acabo, é viagi mesmo

Isso vai atuar em um ponto muito pequeno, e com uma tensão insignificante de 20mil volts, a pessoa vai ter q estar muito proxima, numa posiçao que favoreça uma diferença de potencial no seu corpo, pra ela sentir algo,

a tensão vai se descarregar muito fácil, ha muita superficie de contato

é mais fácil esquecer a historia do mar e agir pelos meios tradicionais de agresao aos banhistas

obs:é só um comentario pra curti, não estou incentivando, hehehe

e outra, se fosse assim os raios que caem em alto mar(bilhoes, trilhoes de volts)

já teriam acabado com a vida aquatica!! hehehe

é viagi mesmo....

Compartilhar este post

Link para o post

hUAHuah..

Uma boa ideia, era pegar uma bobina de miccroondas(esse microondas caseiro, q você esquenta a comida, tem uma bobina dentro) e liga-la dentro da agua ... não garanto q iria eletrocutar todu mundo q tivesse no oceano atlantico... mas q iria Maxucar bastante gente numa area relativamente grande, iria...

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Sei lá...já que no mar não presta,vou testar numa piscina de clube...heheheh...vai ser legal,já estou construindo a bombina...

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais