Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
itodani

Processamento paralelo em redes

Recommended Posts

Gostaria de saber se é possivel fazer com que todos os computadores dentro de uma rede processem simultâneamente uma rotina dentro de apenas uma máquina.

por exemplo rodar um software de otimização em um PIV 1.8ghz 1gbram tem um custo operacional de 10horas

logo se fosse possível utilizar 10 máquinas como essa em rede para processar esse software em apenas uma máquina poderia economizar tempo.

Lí que existe um método que utiliza o cache dos processadores para trabalharem juntos porém não entendi nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O negócio é mais ou menos o seguinte. Você está querendo paralelizar o funcionamento do software. Para isso porém, o software deve estar escrito de forma a suportar o processamento em paralelo.

Processamento em paralelo é complicado pois depende da tarefa a ser executada. Alguns algoritmos de paralelismo são difíceis de serem implementados pois existem programas onde algumas rotinas dependem de outras.

Outra coisa que deve ser avaliada é o tempo de processamento local x trasnferência de dados. Lembre-se de que software local tem processamento astronomicamente maior do que a performance de rede. Então se as trocas entre processos nas máquinas é grande a performance do sistema como um todo se deprecia pela perdas de performance de rede.

Misturar os caches e mesmo a memória principal é um problemão. Imagina que existem vários processadores gravando coisas paralelamente no cache e na memória. Como manter a consistência? Um processador grava algo na memória e quando ele vai acessar novamente aquela posição o dado que ele espera não está mais lá, pois outro processador alterou...

O próprio pessoal do Linux que trabalha em portar os sistema para multi-processamento quebra a cabeça para resolver problemas como este.

Você tem que saber se o software de otimização que você se refere, suporta ou não processamento paralelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×