Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

BIOS Reconhece o Dobro de Mem


m4r

Posts recomendados

Pessoal,

INFOS:

Placa Mãe: P4V800-X

Mem1: 256M Advanced Modules AM256D08A3C-PC3200 DDR 400Mhz (tem 8chips só de um lado)

Mem2: 256M Samsung K4H280838D-TCCC - PC3200 DDR 400Mhz (tem 16chips, 8 de cada lado)

Estou tentando ampliar a qtd de memoria para 512, porém os seguintes problemas ocorrem:

1- Quando instalei a Mem2 junto com a Mem1, a BIOS reconheceu 768M (deveria ser 512) e o PC ficou reinicializando;

2- Para isolar o problema, saquei a Mem1 que já funcionava normalmemte;

3- Depois de muitas tentativas, descobri que a Mem2 só funciona quando o "SDRAM COMMAND RATE" está setado em 1T. Se tiver em 2T a BIOS reconhece 512 ao invés de 256 e o PC fica rebootando. Em 1T reconhece 256 e funciona normalmente.

4- Coloquei somente a Mem1 com "SDRAM COMMAND RATE" em 1T. Inicialmente funcionava em 2T. Funcionou normalmente, reconhece 256 e funciona normal.

5- Para minha supresa, quando junto as duas memórias, volto a situação 1: A Bios reconhece 768 e o PC fica rebootando.

6- Tentei de tudo, Espec das memoria, da placa-mãe, etc, etc, e nada resolveu.

7- Fiz update da BIOS para uma versão mais recente, e ainda não funciona.

CONFIG da BIOS

SPD ENABLE (testei disable e não funciona)

SDRAM FREQ AUTO (tentei variações 400/333/200 e não resolveu)

SDRAM BURST 4QW (8QW não funcionou)

SDRAM RATE 1T (2T só funciona com a Mem1)

Tem mais alguma coisa que preciso checar?

Alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Akatuka+19 de abril de 2006, 22:29-->
Amigo dê uma lida neste tópico, pode ser útil no seu caso:

http://forum.clubedohardware.com.br/index....howtopic=385192

ABS!

Os problemas são bem diferentes, pelo o que li... no tópico que você postou... a questão é simples, o dono da placa-mãe não leu o manual e instalou as memórias. Mas o tópico tá tão grande... que nem animei em participar. :-BEER

m4r@19 de abril de 2006, 17:31

Pessoal,

INFOS:

Placa Mãe: P4V800-X

Mem1: 256M Advanced Modules AM256D08A3C-PC3200 DDR 400Mhz (tem 8chips só de um lado)

Mem2: 256M Samsung K4H280838D-TCCC - PC3200 DDR 400Mhz (tem 16chips, 8 de cada lado)

(...)

SPD ENABLE (testei disable e não funciona)

SDRAM FREQ AUTO (tentei variações 400/333/200 e não resolveu)

SDRAM BURST 4QW (8QW não funcionou)

SDRAM RATE 1T (2T só funciona com a Mem1)

Tem mais alguma coisa que preciso checar?

Alguma dica?

Amigo, seu problema eu já vi apenas uma vez na vida!

Comprei uma memória, e no meu pc reconheceu como sendo o dobro, mas em cada placa-mãe reconhecia um tamanho diferente!

Grilei, peguei o número de série das chips entrei no site da samsung ( era a marca de memo... ) e vi que o módulo possuia chips de densidades diferentes! foia única vez que vi isso na vida, e a mesma não funcionava!

Fui na loja e troquei, o vendedor não acreditou... não entendi do que eu falava também... cheguei a levar o Datasheet , mas o vendedor aceitou trocar a memória.

Em alguns pcs ela até pode funcionar sem problemas, e diz respeito à densidade, mas a explicação e longa estou com preguiça! :P

Talvez, sua memória tenha esse mesmo problema de construção.

No meu caso, foi um lote defeituoso, não tenho dúvidas! Coisa rara de acontecer!

O seu me lembra esse caso, de qualquer maneira é muito incomum!

Não tem como trocar a memória?!

Felicidades!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ferjor@19 de abril de 2006, 23:15

Os problemas são bem diferentes, pelo o que li... no tópico que você postou... a questão é simples, o dono da placa-mãe não leu o manual e instalou as memórias. Mas o tópico tá tão grande... que nem animei em participar. :-BEER

Amigo, seu problema eu já vi apenas uma vez na vida!

Com certeza, houve falta de leitura do manual, porém em ambos os casos houve a falta de leitura de um dos pentes, entendo que alguns procedimentos sugeridos poderiam, por analogia, ser aplicados no caso do colega.

ABS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...