• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   13-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware,

      Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:
        Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas ao formulário abaixo:    Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
exacto

Como Aumentar Tamanho?

2 posts neste tópico

Bom Dia;

Amigos uso o Corel 10, e gostaria de saber se tem alguma forma ou outro programa que consiga aumentar o tamanho de uma imangem sem perder a qualidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se você se refere a um arquivo bitmap (tiff, jpg, psd), isso não é possível, principalmente no CorelDraw.

Primeiro, porque o Corel é um programa vetorial, que trata com imagens e desenhos vetoriais, feitos a a partir de cálculos matemáticos, e estes sim, podem ser ampliados infinitamente sem perda nenhuma de qualidade.

Segundo porque uma imagem bitmap (mapa de pontos) é formada por pixels (amplie uma imagem bitmap e verá), que são pequenas áreas quadradas que contém informações de luminância e crominância que, somadas, formarão a imagem no todo. Ampliando uma imagem bitmap, esses pixels também serão ampliados automaticamente, ou seja, a definição cai. Mesmo alterando a resolução de uma imagem de 150 para 300 dpi, por exemplo, não resultará no efeito desejado pois, nesse caso, o editor de imagem criaum pixel calculando valores médios entre dois pixels existentes. Ou seja, cria um pixel "falso", e o efeito, visto à distância ou com a imagem reduzida, é de "fora de foco". Mesmo que se aplique filtros para corrigir o foco, o problema não se resolve, aliás piora...

Já foram citados programas que podem ampliar uma imagem bitmap sem perda, mas isso é muito discutível e parece que o resultado também não é satisfatório.

Bom é saber qual a aplicação da imagem e obtê-la com a resolução apropriada:

para impressão offset, digital ou de alta qualidade, 300 dpi (mínimo 250);

para silk-screen, 150 dpi;

para web, 72 dpi;

para impressão em jato de tinta, transfer em camisetas ou até fotos para cópias em papel, 150 dpi.

Portanto, dpi, o fator principal de qualidade de uma imagem bitmap, significa Dots per Inch (pontos por polegada), que é a quantidade de pontos em uma polegada quadrada. Ou seja, quantos mais pontos numa polegada, maior a definição da imagem. Escaneie uma mesma imagem em 72 dpi e em 300, e veja a diferença.

Lembre-se que resolução (em dpi) e tamanho (em cm) são fatores que se contrapõem como numa gangorra: se um desce, o outro sobe.

Espero ter ajudado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora
Entre para seguir isso  
Seguidores 0