Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionar luz pelo controle remoto


snakempm

Posts recomendados

Gostaria de saber se alguém possui um esquema de receptor e transmissor via rádio freqüência para ligar e desligar a luz da minha casa...

É exatamente isso que preciso:

Ligar e desligar luz por controle remoto

Se alguém tiver o esquema de como se faz isso ou souber onde compro mais barato me avisem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Esse tipo de dispositivo você. pode comprar nas lojas que vendem alarmes residencial. É necessário comprar um receptor com dois setores e quantos controles remotos for necessário usar. O receptor possui um manual de programação dando várias possibilidades de uso, como ativar e desativar setor, setor tenporisado, beeps em sirene e etc. O controle possui manual de como enviar sinal para o receptor ativar e desativar os dois setores de forma independente ou conjugado.

Na saida que for usado para ativar com um sinal e desativar com outro sinal tem que ligar um relé de mesma alimentação do receptor ( normalmente 12vcc) e que alguente 15 amperes ou o suficiente para manter as lampadas.

Se esse receptor for utilizado para ativar várias lâmpadas ao mesmo tempo, tem que usar um dijuntor que é ativado por simples toque, idem para desativar. Esse dijuntor vende em qualquer loja de material elétrico. Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 1 ano depois...

Olá Leo_BA,

Estou tentando montar o circuito que você indicou para acionar uma lâmpada, mas estou tendo problemas. Aparentemente o TSOP1738 não está respondendo ao sinal do meu controle remoto. Você montou este circuito ?? Funcionou ?? Seria necessária alguma modificação ??

Por estar na fase do proto-board, também trabalho com a possibilidade de ruído, interferência, etc... Você sabe se este circuito é sensível ao efeito capacitivo provocado por "fios pendurados" ou pelo próprio Proto-Board ??

Muito Obrigado !!!

Vladmir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Olá senhores...

Um boa opção simples e barata é montar esse dispositivo através de IR ao invés de RF.

Tem um circuito muito bom baseado no TSOP1738 que aciona a partir de qualquer controle remoto que você tenha em casa.

Espero ter ajudado...

O esquema do circuito:http://forum.clubedohardware.com.br/attachment.php?attachmentid=28845&d=1158185350

O 4017 jamais vai decodificar um sinal de controle remoto de TV. Este circuito é apenas um Biestável. Qualquer controle IR vai ativar o relê. O sensor está ligado direto na base do PNP e isto não pode ocorrer já que a saída do sensor é coletor aberto (NPN). Tem que ter resistor entre base e saída do sensor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 4017 jamais vai decodificar um sinal de controle remoto de TV. Este circuito é apenas um Biestável. Qualquer controle IR vai ativar o relê. O sensor está ligado direto na base do PNP e isto não pode ocorrer já que a saída do sensor é coletor aberto (NPN). Tem que ter resistor entre base e saída do sensor.

Como eu me interessei muito por esse projeto (só que em vez de usá-lo para acionar uma lâmpada com um controle remoto, eu vou usá-lo para acionar um ventilador de teto com um controle remoto (mais dá no mesmo, já que vai ligado no relê do mesmo jeito).

O que eu quero, por favor, soschip, é que você me diga qual o valor do resistor que eu vou ter que pôr entre a base do transistor BC558 e a saída do sensor TSOP1738? E também quero saber se esse resistor é soldado antes ou depois do capacitor C1 de 100uF por 16V?

Grato pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pode usar qualquer um destes sensores:

IVsens.jpg

O resistor pode ser de 1K entre a saída e a base/capacitor.

O capacitor deve ser mudado da base para o positivo da alimentação e deve-se colocar um resistor (pode ser 100K) em paralelo com este capacitor para garantir corte do transistor e ao mesmo descarga do cap.

2008-02-15_165411.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu soschip!

 

Mas como eu gosto de desenhar e conferir tudo antes de pôr em prática, eu peguei o desenho original do projeto e fiz as modificações sugeridas por você no desenho que postou. Por favor, veja se está correto:

 

http://dc504.4shared.com/img/PwSfy1tn/s7/12fff6594d0/irv2ay6

 

Ou pelo link: http://www.4shared.com/photo/PwSfy1tn/irv2ay6.html

 

Obrigado pela atenção dispensada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boas,

Estou tentando fazer esse projecto, mas em vez de ser com o controlo remoto será com um sensor tb fabricado, que enviará um sinal IR ao receptor IR e activará o relé.

Agora o que faltava mesmo era meter um pic de forma a ele ligar a luz e apenas desligar se detectasse um objecto no sensor mais de 3s por exemplo.

Assim evitava de desligar a luza sempre que entrava uma pessoa na sala :P

Se pudessem ajudar agradecia pois eu de programação de pics não entendo nada...

Obrigado e desde já parabéns pelo projecto :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Gotei do projeto porém gostaria que a fonte fosse para corrente AC 110v

o rale tb para 110v

como eu sou um leigo sera que algume pode mandar a lista dos componetes + especificacao tecnica

Neste circuito você pode substituir onde indica 220 V por 110 V sem problema!

A lista de componentes segundo o circuito que o Igor Isaias postou é a seguinte:

1 CI TSOP 1738

1 CI 4017

1 Transistor BC 558

1 Transistor BC 548

1 Relé 5V 100 mA

1 Diodo 1N4007

1 LED vermelho

1 LED verde

1 Capacitor 100uF 16 V eletrolítico

2 Resistores de 1k - 1/8 de W

2 Resistores de 330 - 1/8 de W

1 Resistor de 100k - 1/8 de W

1 Resistor de 100 - 1/8 de W

1 Resistor de 220k - 1/8 de W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste circuito você pode substituir onde indica 220 V por 110 V sem problema!

A lista de componentes segundo o circuito que o Igor Isaias postou é a seguinte:

1 CI TSOP 1738

1 CI 4017

1 Transistor BC 558

1 Transistor BC 548

1 Relé 5V 100 mA

1 Diodo 1N4007

1 LED vermelho

1 LED verde

1 Capacitor 100uF 16 V eletrolítico

2 Resistores de 1k - 1/8 de W

2 Resistores de 330 - 1/8 de W

1 Resistor de 100k - 1/8 de W

1 Resistor de 100 - 1/8 de W

1 Resistor de 220k - 1/8 de W

na foto tem um capacitor a mais que você não listou

c2 que e de 0,1 u e isso mesmo ne 0,1

gostatia de saber agora e como eu faço para que seja alimentado por 110 ac

e não por 5 dc +

porque eu quero que ele desligue uma lampada que esta 110v ai não queria usar pilha/bateria para isso queria aproviertar a propria rede eletrica

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso você precisará retificar a tensão da rede (110 VAC) para alimentar a parte eletrônica (5 VDC)

veja este link:

http://ivairsouza.com/circuitos_retificadores.html

E o circuito retificador com 7805: (5 VDC na saída)

O que seria RL?

aquele sumbolos em espiral seria um trasforamador?

e que tipo de trasformador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RL significa resistor de carga...

No seu caso, no lugar de RL, vai ficar todo o circuito eletrônico....

Sim... o símbolo em espiral é um transformador...

Neste circuito o transformador utilizado tem as seguintes características:

2 Entradas - 110 V - 0 V

3 saídas - + 12 V - 0 V - (-12V)

Transformador de 500 mA no secundário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RL significa resistor de carga...

No seu caso, no lugar de RL, vai ficar todo o circuito eletrônico....

Sim... o símbolo em espiral é um transformador...

Neste circuito o transformador utilizado tem as seguintes características:

2 Entradas - 110 V - 0 V

3 saídas - + 12 V - 0 V - (-12V)

Transformador de 500 mA no secundário

ainda não entendo essa do trasformador

110v(C.A) para 12v (C.A) ou 110v(C.A) para 12v(C.C) ?

desculpa mas e que sou LEIGO³ em eletronica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu

esses trasformadores são grandes? porque se for vale a pena usar um já pronto hehe desses universais

outra coias que programas você usam eu estava tentando usar o EAGLE 5.0.0 porém o biblioteca de conponentes e muito pequena não tem a maior parte que quero usar ai eu achei um tal deTARGET 3001 ele possui uma biblioteca que permite procurar na rede ai você baixa o componente e sempre tem a maior parte do que procuru porém não sei mexer nele porque confuso não sei depois fazer o auto ruoter

esse Proteus nunca achei para testar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...