Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Lauro A L Brito

Menu animado para DVD

Recommended Posts

Bom galera pra quem vinha reclamando que os post sobre criação de menus animados no premiere pro estavam sem imagens é porque eu tirei meu portal do ar e todas as imagens estavam la, pois na época não era possivle upar imagens aqui no forum.

Bom eu fiz um titorial em pdf que a memi graciosamente upou para o 4shared e o link está no bloco abaixo:

Espero que agora fique claro o quanto é fácil montar um menu animado. O mais difícil a meu ver e pensar no que criar, uma vez definido a criação é tentar os recursos dos programas, combinando inclusive vários como eu fiz neste tuto.

Partindo do princípio que uso o cubo 99% do tempo logo após a captura das fitas vhs, eu faço todas as edições nele devido a rapidez com que salva inclusive já demuxando os arquivos para autoração. Por exemplo pra quem não conhece o cubo, após o video editado (claro que não abuso de efeitos, faço o necessário, algumas transições, alguns fades, ajustes de volume de audio se necessário). Ele faz o demux (separa o arquivo de video do arquivo de audio) em um video de 120 minutos em no máximo 25 minutos, dependendo da cpu esse tempo pode subir ou cair claro, enquanto que nos demais programas, windvd, ulead video studio, já chequei a esperar até 4 horas pra finalizar o dvd. No premiere então só se tiver uma máquina bem parruda mesmo porque na minha aqui, mesmo o video já estando no padrão correto ele leva cerca de 1 1/4min pra salvar cada 1 min de video ou seja, no video acima eu esperaria no mínimo 150 min pra ter os arquivos demuxados.

Então devido a isso, eu prefiro deixar o premiere pra criar menus e algumas sequencias que realmente precise de efeitos que o cubo não disponha como overlays principalmente.

Bom taí galera espero que aprovem e aprovitem.

Lauro

ps: Red se o post não estiver na seção correta, mude por favor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Edvaldo    20

Corretíssima a seção e excelente o tutorial.

Parabéns pela didática e pela qualidade do material. Espero que todos compreendam que esta combinação tem poder e qualidade comparável às principais redes de TV do país.

Abraços,

Red

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lauro A L Brito    0
  • Autor do tópico
  • Mais um pequeno tuto sobre keyframes no premiere pro.

    Keyframes

    Eu tentei alguns efeitos interessantes mas acho que eram tão rápidos que na conversão pra wmv acabaram sumindo o início, devido ao wmv trabalhar com 15fps em vez de 30

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    rusmar2    6

    LAURO BRITO SHOW DE BOLA este imaginante não conhecia mais é muito legal.

    você ta de parabens

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    digital45    0

    boa tarde lauro!

    desde que me dou por gente em edição/autoração de video uso programas da adobe (photoshop, premiere, encore) e, primeiramente, gostaria de dar o parabéns pela ajuda.

    Não só sua, mais de como todos os colaboradores desse site, que me fez abrir a cabeça pra outros programas que me foram EXTREMAMENTE úteis nesses últimos anos/meses, então aqui vai o meu muito OBRIGADO. Queria poder colaborar mais com o fórum, porém tenho sempre tempo muito apertado.

    Não conheço esse programa chamado CUBO, e aqui na minha produtora, quando vem aqueles clientes que me pedem pra fazer um VHS para DVD, capto pelo premiere e o tempo de render é realmente um absurdo!

    Então, gostaria, se possível, saber aonde consigo mais informações sobre o programa.

    e novamente

    OBRIGADO

    um abraço

    Carlos Ramirez

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Lauro A L Brito    0
  • Autor do tópico
  • digital45

    Eu hesitei muito até optar pelo "Cubo" pois achava como muitos que a coisa tinha que fazer com o premiere e ficava irritado com esse tempo absurdo do premeire mesmo o video já estando no padrão correto levar em torno de 1 1/2 minuto pra renderizar cada 1 minuto de video e lia os relatos do Vitor, do Capeto entre tantos sobre esse programa e um dia resolvi testá-lo.

    Fiquei surpreso e imediatamente o adotei e hoje o meu processo é o seguinte:

    Captura: Samsung R 121 em midia DVD-Ram.

    Edição: Cubo

    Criação de menus e alguns efeitos que necessitem de overlays (premiere porque a maioria dos demais editores não dispõe de pistas overlays ou se dispõe no máximo uma pista.)

    O Cubo tem uma variedade interessante de transições também chegando algumas a ser até melhores que as nativas do premiere.

    Meu premiere tem o plugin Video FX que é excelente também.

    Se eu preciso de alguns efeitos espetaculares eu recorro ao pró mas faço o seguinte, recorto a seleção no "cubo" e exporto em mpeg, faço os efeitos necessários no pro e junto tudo "cubo" novamente.

    Geralmente uma fita VHS já está produzida com certa qualidade, com transições, titulações e normalmente necessitam de muito pouca intervenção exceto quando nos deparamos com áreas danificadas da fita que precisamos retirar, portanto exigem pouca edição e na maioria das vezes simples.

    O cubo para isso é fantástico pois eu consigo após a captura do vhs, fazer os cortes necessários e exportar já no formato m2v com audio ac3 (vem original do samsung), um video de 120 minutos em menos de 20minutos, coisa que o premiere levaria pelo menos umas duas horas e meia.

    No site do fabricante voce pode encontrar mais informações: http://www.womble.com e quem sabe baixar algum trial ou demo do programa.

    Claro que se pretente fazer edição pesada do video esse tempo sobre muito talvez até mais que o premiere, eu recentemente tentei fazer um crop num video ele acabei desistindo porque estava acusando um tempo acima de duas horas. Então o grande lance do Cubo é que ele realmente só renderiza onde é necessário, fazendo uma mera cópia das áreas onde não sofreram alterações, diferente do premiere e outros que no final acabam renderizando todo o video de uma forma ou de outra. Não sei o porque disso, pois mesmo estando o video já no padrão correto, talvez seja o fato de acharmos que o padrão está correto mas na hora de selecionar um presset, esse exija algum ajuste e daí a necessidade do premiere renderizar tudo.

    Hoje uso o premiere mais pra criação dos menus quando necessário ou como disse acima, alguns trechos que realmente necessite de recursos overlays.

    Mas vale a pena voce conhecer o programa, pois pra coisas básicas ele é o mais muito rápido que conheço.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Olá amigos,

    Venho acompanhando as explicações do Lauro e me chamou atenção a questão do tempo que o Premiere leva para renderizar, que segundo ele, demora muito. Isso é verdade em parte, já que se as configurações do arquivo de saída não estiverem exatamente iguais as configurações do arquivo que está sendo editado, então realmente o Premiere tem que renderizar todo o material. Quando falo em configurações me refiro não só a resolução e bitrate, mas também a ordem dos quadros dos arquivos de vídeo, ou seja, se "No field" - Progressivo ou se Lower Field Frist e Upper Field Frist - Entrelaçado, isso partindo do princípio que estamos usando o plug-in Mainconcept para exportar nosso vídeo final. Por exemplo: se capturarmos um vídeo com resolução 720 x 480, bitrate de 6000 kbps e ordem de quadro Lower Field First, quando terminarmos a edição no Premiere e exportarmos o vídeo final pelo Mainconcep, as configuração têm que ser exatamente a mesma do vído capturado, se não vai haver renderização e o tempo será pelo menos uma vez e meia o tempo do vídeo editado, ou seja, muito tempo. Quando criamos um novo projeto padrão DVD no Premiere usando o Mainconcept, ele assume por default a ordem de quadro "Lower Field First" e se o material capturado não estiver com essa ordem de quadro, mesmo estando com a mesma resolução e bitrate padrão de DVD, o premiere vai renderizar. Como saber então qual a ordem dos quadros do vídeo capturado para poder configurar corretamente o Premiere para que ele não renderize todo o material e sim somente as áreas onde houver edição, inserção de transições e etc, diminuindo assim em quase 70 por cento o tempo para exportar o vídeo final? Bem, poderíamos até usar alguns aplicativos para isso, mas o próprio plug-in Mainconcep nos dá a solução. Depois de ter editado o seu vídeo original e estiver tudo pronto, faça o seguinte:

    1 - clique em File>Export>Mainconcept MPEG Pro

    2 - Na janela de configuração do Mainconcept clique no botão "Edit" (lado superior esquerdo, logo abaixo dos presets

    3 - Na janela que se abre de configuração avançada clique no botão "File Settings" e localize o seu arquivo de vídeo original capturado, selecione e clique em abrir.

    Com isso, o Mainconcept copia toda a configuração do vídeo original (bitrate, sequência de quadros, resolução, etc), depois é só clicar em "ok" e mandar exportar. Durante o processo de exportação você verá a seguinte mensagem "Smart Rendering (No Recompression)", ou seja, nos locais onde não há transição ou outro qualquer tipo de edição, não haverá renderização e conseguentemente o tempo de conclusão do vídeo final será bem menor, dependendo, claro, do quanto de transição e efeitos você inseriu. Já exportei vídeos de 120 minutos apenas com fades e transições simples em menos de 25 minutos, claro que isso tambem depende da sua máquina, mas as minha não é nenhuma top de linha (risos). Se quiserem testar fiquem à vontade e postem aqui os resultados. Isso não impede, é claro, o uso de outros programas como o CUBO, que particularmente não conheço, pois já me acostumei com o Premiere e o mainconcept juntos. Um grande abraço a todos.

    Paulo_Natal/RN

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Lauro A L Brito    0
  • Autor do tópico
  • Iron Fury eu não conheço o DVD LAB mas acho que sendo o assunto ganho de tempo. Cada qual deve procurar o programa que realize as tarefas no tempo mais curto possível. Claro que cada programa tem os seus segredos. Vou testar essa dica do Paulo assim que possivel e reporto os resultados. É claro que se o premiere chegar pelo menos a uns 90% do tempo que o c u b o leva ele pode ser também engavetado como tantos outros.

    Um abraço.

    Valeu Paulo pela dica. Vou botar um de cara pro outro e depois eu posto aqui os tempos resultantes de cada um pra um mesmo video com os mesmos efeitos aplicados. Claro que #####bo não tenho o poder do video FX então só posso me basear por transições básicas mesmos os fades.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Iron Furioso :D

    O Cubo é um programa de edição

    O DVD Lab PRo é um programa de autoração

    Portanto os dois programas tem funções diferentes

    Abração

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Iron Fury    0

    Iron Furioso :D

    O Cubo é um programa de edição

    O DVD Lab PRo é um programa de autoração

    Portanto os dois programas tem funções diferentes

    Abração

    Passarinho, isso eu sei, pois vendo o tuto é possivel fazer boas ediçoes c/ a dupla lab + shrink, s/ precisar autorar! :-BEER

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Iron Fury    0

    A proposito o que acontece c/ as legendas depois de separar o audio do video? É necessario um programa p/ ripar legendas ou o CUBO também separa as legendas?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    shinta_kun    0

    to com o adobe premiere pro 2.0 mas não tem esse MainConcept la no export não!!!

    notei q tem uma pasta com o instalador dele mas é totalmente diferente do q vocês disseraum aí =/..

    como eu faço pra meu adobe ter o Mainconcept????

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Lauro,

    Bom primeiro queria cumprimentar os amigos já que sou iniciante e essa é a minha primeira mensagem no forum.

    Gostei muito do seu tutorial, bem explicativo porém não consegui baixar o do keyframes, parece estar indisponível.

    Aqui vai a minha dúvida, naqueles passos que envolvem o Photoshop, é necessário que seja o Photoshop ou pode ser um programa como o GIMP(provavelmente você já deve ter ouvido falar)?

    valeu ai..

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Lauro A L Brito    0
  • Autor do tópico
  • Nightwatcher

    O uso do Photoshop é recomendado devido ser da familia adobe e portanto compatível. O premiere precisa de uma arquivo sem o fundo. Não uso outro programa alem do photoshop mas desde que o programa consiga salvar a imagem sem fundo numa camada só testando pra ver. Eu sei que funciona também com gráficos EPS gerados por programas vetoriais tipo coreldraw mas é difícil de trabalhar com fotos no coreldraw.

    Quanto ao uso dos keyframes, não sei exatamente a partir de qual versão do premiere a adobe liberou esse recurso. Eu uso o pro 1.5 e os keyframes sempre estiveram la. Basta selecionar a pista de video na timeline, e clicar na aba effects na janela ao lado do preview.

    Shinta ^^x

    O mainconcept para o premiere 2.0 deve ter demo para download no site do fabricante www.mainconcept.com. Eu não tenho o premiere 2.0 pois a minha maquina não é SSE2 exigido por ele.

    Iron Fury

    Vamos separar alhos de bugalhos:

    Primeiro o Cubo embora seja um excelente programa pra pequenas edições não se dá bem com arquivos tipo VOB. Ele tá mais preparado pra trabalhar com os MPEG2. Além do mais se voce está editando um video com áudio multiplexado, essa edição também é feita no audio simultaneamente e acho que ele não tá preparado para receber as legendas dos VOBS. Lembre-se que o Cubo possui somente uma pista de video, uma pista de áudio e uma pista de legendas, enquanto que um arquivo vob tem na sua estrutura 9 pistas para videos, 8 pistas para áudio e 32 pistas para legendas. Então não tenho a mínima ideia do que aconteceria ao se carregar um vob (desses DVD comerciais) É provárel que ele mostrasse somente o video e o áudio e descarte por completo qualquer legenda. Acho que a maneira correta seria, extrair as legendas com algum programa tipo VobSub, extrair o mpeg2 e o audio, juntar ambos no "C U B O" num arquivo multiplexado para fazer os cortes e edições necessárias. Eu não aconselho editar audio e video separados porque pode dar problemas de sincronismo.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Lauro,

    Valeu pela explicação....Vou fazer com o photoshop como você recomendou e quando tiver um tempo sobrando vou ver se testo com o outro programa pra ver se tb é compatível.

    Quanto ao Keyframes, acho que eu não consegui deixar claro a minha dúvida. Ela não é quanto ao uso do Keyframes propriamente dito, e sim quanto ao tutorial do Keyframes que eu não consegui baixar, parece estar indisponível. Existe algum outro link onde posso baixa-lo??

    valeu ai.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Lauro A L Brito    0
  • Autor do tópico
  • Acho que tive poucos downloads então os caras tiram o arquivo. Me passe teu email que te mando o arquivo zip. é 5MB

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Seso    0

    Amigos, é a primeira vez que posto nesse ou em qualquer outro forum mas venho acompanhado há tempos, vários tópicos e seguindo e pondo em prática todas as dicas colocada por todos...Eu peguei o tutorial de menu animado, do Lauro, o qual é coisa pra lá de excelente. E aqui está uma dúvida que tive com relação ao mesmo...Se há como eu colocar botões de menu não no inicio de um menu animado...ou pra ser mais claro, como aparece exatamente no ex que acompanha o tuto do Lauro, onde o botão aparece bem depois de iniciado o filme que é o menu. Eu cheguei inclusive a instalar o Maestro, segui com muita atenção o tuto do Somaniaco mas infelizmente não consegui chegar a uma conclusão de como poder resolver essa questão. Eu gostaria de deixar claro amigos, que não estou a procura de coisas mastigadas e sim, dicas que possam me levar ao caminho pra achar as soluções...Eu agradeço desde já qualquer que seja a resposta obtida.

    Sérgio Cavalari

    PS: Lauro, desculpe-me pela MP mas sinceramente, eu não sabia como postar. Ridiculo mas é a mais pura verdade, pois eu somente acompanhava os tópicos... Um grande abraço a você e a todos, do forum...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Lauro A L Brito    0
  • Autor do tópico
  • OgroShrek

    É o seguinte:

    Você pode fazer de duas formas:

    1) Criar um único clip no premiere usando todos os recursos disponiveis do programa e colocar os botões (feito no proprio premiere pelo Title) ou importanto um PSD do photoshop após n segundos. No exemplo acho que deixei o botões aparecendo a partir de 15 ou 20 segs não lembro. Salvar o clip e no maestro, na seção de menus, tem uma barra de botões para se criar os links, Na aba avançada se não me engano, voce determina a partir de onde o dvd ficará em loop no menu. Essa forma é a mais simples porém tem o inconveniente de que cada vez que se pressionar o botão title ou menu root, o clip volta la inicio do menu sem botões etc...

    2) A maneira mais correta de se fazer é: criar o clip completo no premiere, renderizar colocar os botões e a seguir, marcar como sequencia do inicio até a entrada dos botões (sem os botões claro) e exportar como WokArea (acho que é o termo la). Ou seja, exportar somente a primeira parte do clip. Marcar o final do clip, a partir dos botões e exportar como menu 2 talvez. As vezes eu costumo ainda fazer o seguinte: Após renderizado todo o clip, eu exporto o ultimo frame do clip como bitmap e importo novamente pra timelime. Capturo também se possível o primeiro frame do video e faço uma sequencia de fusão entre o último frame do menu com o primeiro do video. Ou seja tenho tres sequencias de video pra montar um menu legal.

    No maestro, eu abro o menu, carrego o inicio dele sem qualquer botão, porém marco em conections que o End Action dele deve ir pro menu2. Abro outra pasta de menu (menu2) carrego a segunda parte do clip, que tem os botões, crio os links e em vez de enviar o action do menu para ao video eu envio para o menu3 que igual ao menu1, conteria somente a sequencia de transição para o video. O menu3 teria o seu EndAction apontando para o video.

    É trabalhoso? É, como todo trabalho bem feito!

    Eu uso para criar menus, titulos ou extras quando necessário o photoshop, combinado com os efeitos do imaginate e renderizando no premiere.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Companheiros do fórum,

    Pra falar a verdade nunca tinha ouvido falar do CUBO, então aqui vai a minha pergunta. O CUBO além da edição de vídeo também faz edição de áudio ou nesse caso seria aconselhável o uso de algum programa como por exemplo o adobe audition? Para dar um exemplo bem rápido o imaginate tem uma limitação ao meu ver, que é o uso de um único áudio na sua apresentação fazendo com que o áudio fique num loop. Então uma das soluções seria a junção de dois ou mais aúdios para apresentações grandes. O CUBO faz esse tipo de edição por exemplo?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Rusimar    0

    Bom dia pessoal,

    Alguem sabe se o cubo consegue importar os aquivos do imaginate? Se não qual programa parecido que posso montar uma abertura legal?

    Valeu

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×