Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
fmuniztriana

Transmissor de am

Recommended Posts

Eu estava olhando uma tabela de transistores e vi <2n3055-SI-N 100V 15A <strike>115W 800kHz</strike>>e pensei...800khz é AM e com 100w pode dar um bom transmissor.Ai fiz um esquema e comprei o transistor por volta de R$1.50 ,mas ainda não montei pois acho que tem algo errado.não sei pois em assunto de transmissores só montei de FM,mas andei olhando uns transmissores de am. :D

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Daniel UDI    6

Caro amigo,

O grande problema é que o ganho do transistor diminui muito a medida que nos aproximamos de sua freqüência máximo de trabalho. Veja bem, um 2N3055 tem um ganho típico de 15. Se você operar ele em cerca de, digamos 750KHz, o hfe (gahho) na prática diminuirá para cerca 8,5. Além disso, o trasistor 2N3055 é indicado para saídas de potência em audifreqüência, e não radiotransmissão. Se quiser um bom trannsmissor de AM, veja o esquema abaixo, que utiliza um MOS-FET IRF630 como saída. Esse transmissor é barato e de fácil montagem. Aliás, você sabe que um transmissor de AM necessita de uma antena de no mínimo 70 metros de extensão, né? Até mais, dúvidas poste aqui.

A antena você pode fazer assim:

As bobinas têm as seguintes características:

L1: 100 espiras de juntas em um bastão de ferrite de 1cm de diâmetro e 5cm de comprimento.

L2: 80 espiras unidas em um bastão de ferrite de 1cm de diâmetro e 5cm de comprimento.

O capacitor junto à bobina L2 deve ser ajustado para máxima potência de saída, observada com a ajuda de uma lâmpada de 12V ligada na saída como carga. Ademais, deve-se lembrar que apesar de AM, é um projeto crítico, deve-se elaborar um bom circuito impresso em placa de fibra, no entando, a freqüência de saída é estavel, dado o uso de cristal.

post-87223-1388492402821_thumb.jpg

post-87223-1388492402854_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
fmuniztriana    0
  • Autor do tópico
  • Obrigado Daniel,esse transmissor parece ser bom,mas no lugar do tda2002 ,eu posso usar o tda 2003 ou 2006?

obs>a tensão que vai no trafo é AC?

:D

Compartilhar este post

Link para o post
    nefi3    0

oi amigos, você pode me ajudar um um projeto de transmissor e receptor, de 50m . Obrigado

Compartilhar este post

Link para o post
    xwx    0

si alguem puder mi ajudar eu agradeço!

Compartilhar este post

Link para o post
    vtrx    605

Vamos ver se depois de 4 anos alguem pode ajudar...

Compartilhar este post

Link para o post
    deley-_-    2
    eu posso usar o tda 2003 ou 2006?

Não vejo problemas, mas aguarde opinião dos colegas..

Vamos ver se depois de 4 anos alguem pode ajudar...

Aqui temos pessoas empenhadas em ajudar, tenha calma que sempre que puder-mos ajudaremos

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais