Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
_Matheus

Toshiba TECRA 550-CDT

Recommended Posts

caros amigos do Clube do Hardware, acabei de adquirir um TOSHIBA TECRA 550-CDT. É um notebook bastante antigo, a antiga dona o comprou em 2000. Então, muitas das coisas atuais não funcionam nele. A placa USB responde normalmente aos dispositivos novos que testei (mp3player, pendrive, impressora, cabo para celular).

- Eu não consigo acessar o SETUP dele, quando o ligo, já aparece a mensagem da toshiba e vem o boot do win. Há alguma possibilidade de acessar o setup? É que a tela do DOS não preenche toda a tela dele. E como programo em C e Assembly puros, é meio ###### ter só metade da tela. Acredito que isso esteja relacionado ao setup.

- A placa de rede dele é a famosa PCMCIA, e tenho necessidade de colocar uma comum (para RJ-45), é mais vantajoso (econômico) comprar um adaptador ou uma placa mesmo?

- E, por último (finalmente!!), eu tô precisando formatá-lo, mas tô com medo de dar aquele velho problema de falta de drivers e tudo, é possível que o win98 - não dá pra rodar muita coisa além disso nele - reconhece todos os drivers dele, ou vou precisar fazer um back-up mesmo?

Obrigado, desde já ...

Matheus

:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá,

Quanto às suas dúvidas:

=> Para acessar a BIOS, na hora do boot aperte "ESC" que vai aparecer uma mensagem para você apertar "F1", e pronto!

=> Para "preencher" toda a tela no DOS há um ajuste na BIOS que regula isso, se não me engano é uma opção com o nome "STRETCHED", basta selecionar "enabled".

=> Se você quiser instalar uma placa de rede procure saber se o slot PCMCIA dele aceita os cartões de 16

bits (mais antigos) ou os de 32 bits. Os cartões de 16 bits são mais dificeis de achar que os de 32 bits, mas no Mercado Livre sempre tem quem venda (em média entre R$ 40-60)

=> Se quiser formatar o HD e reinstalar o Windows no site da Toshiba tem os drivers para o Win 98 do seu note, mas se você puder coloque o Windows 98 Segunda Edição, que a maioria dos drivers (se não todos) vão ser instalados pelo próprio Windows: se precisar, o link da seção de downloads da Toshiba é esse aqui: http://www.csd.toshiba.com/cgi-bin/tais/su/su_sc_home.jsp.

Eu já tive um Toshiba mais ou menos dessa epoca, era um Satellite 320CDS e eu sempre que instalava o Win 98SE, todos os drivers eram os nativos, não precisava baixar nenhum do site da Toshiba.

Pelo site da Toshiba seu Tecra 550CDT é um Pentium MMX 266 e aceita até 160MB de memória EDO, mas os pente de 128MB são meio raros de achar e carissimos se comparados aos usados nos Pentium II e III. Vale mais a pena investir no pente de 64MB. Se precisar me mande uma MP.

[ ]´s

Cláudio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×