Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC liga as vezes, o que pode ser?


Danilo_afc

Posts recomendados

Olá para todos...

Estava pesquisando no fórum, e vi vários casos de PC não iniciar, porém, não consegui resolver meu problema.

É o seguinte.

Meu computador, as vezes liga normal, outras, só liga quando seguro o botão reset por uns 5 segundos, e outras nem liga.

Quando não liga...

Eu ligo o estabilizador, aperto o botão power, a luz vermelha do gabinete fica aceza, mas a verde não acende. A luz do DVD_rom fica piscando umas 3 ou 4 vezes. O cooler funciona, e a fonte também. O monitor fica com a luz laranja acesa.

Eu seguro o botão reset ums 5segundos e AS VEZES a luz verde acende...ai ele funciona normal, mas c eu reiniciar ele, ai pode esquecer q nun vai liga.

Já tentei muitas coisas, pois tem um certo conhecimento de Hardware.

Quando ele não quer ligar, tiro a placa de video, os drives e o HD....mesmo assim ele fica só com a luz vermelha aceza.

Segue lista abaixo, do que já me indicaram fazer e as coisas que deram e não deram certo:

1) Memoria

Fiz testes em ambas as e não apontaram nenhum tipo de defeito.

Testei ela em outro computador e também não apresentou defeitos.

512MB samsung 400Mhz = Sem problemas.

256MB samsung 333Mhz = Sem problemas.

2)HD

Problema de software também não é, pois testei meu HD em outro computador e funcionou normalmente.

Testei outro HD no meu e também deu mesmo problema.

Usei também um HD com o Winows98SE e também não obtive resultados.

3)Fonte

Testei com um multimetro e as voltagens estão corretas.

Usei uma fote do meu colega no meu PC e também continuou o mesmo problema.

4)CD/RW - DVD/RW - Floppy

Nenhum deles estão com problemas.

5)Placa de vídeo

Tirei a placa de vídeo e tentei iniciar sem ela (também tenho vídeo Onbord na minha placa mãe) e continuou o mesmo problema...

Testei ela em outro PC e funionou.

9)Placa mãe - Processador

Não consegui testar nenhum deles pois, não possuo placa-mãe e Cpu socketA adicionais para substituir.

Aparentemente o problema é na placa mãe ou no processador, estopu pensando em trocar ambos por um AMD Athlon64 3500+ skt939 e uma placa-mãe da ASUS A8V-X off.

Teoricamente resolveria meu problema, porém seria um investimento muito alto e gostaria de ter certeza que isso iria resolver.

OBS.:Outro fato que esqueci de mencionar, é:

Tenho um PIII que funciona perfeitamente, ontem fui liga-lo só pra da uma formatada, e adivinhem o que aconteceu?

Não ligou, não acendeu nenhum luz, porém o cooler estava girando, muito parecido com o problema do meu PC mesmo....

Então outro coisa que poderia estar levando meu computador a acontecer isso, seria a tomada em que ele esta ligado? ou o etabilizador? (tentei ligar o PIII com o cabo de força direto na tomada sem passar pelo estabilixador, e aconteceu a mesma coisa).

Agradeço desde já.

configuração:

Windows XP Professional SP2

AMD Athlon XP 2400+

placa mãe ECS soquet A

768 MB Ram - 2 pentes(512) (256)

HD 40GB samsung

PV Rdeon 128MB

Editado: Estou atualizando o post.....as coisas que me indicaram e que já fiz estão aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar umas dicas, mas não sei se vai resolver, esse problema pode ter várias causas, desde um simples mau contato ou até mesmo, memória, placa de vídeo, processador, etc....

1- Retire a placa de vídeo e as memórias e limpe bem os contatos com álcool isopropílico, coloque novamente no lugar, mas coloque apenas um módulo de memória.

2- Reveja essa instalação do painel frontal do gabinete, me parece que está invertida, pois o led que você diz que fica aceso é o vermelho e esse led normalmente é do HD e o que fica apagado, que é o verde, esse sim é que informa que o micro está ligado.

Veja também se o botão RESET está ligado no lugar certo na placa mãe.

3- Tenta colocar o micro para funcionar com o mínimo de hardware possível, ou seja; processador, placa de vídeo, memória e HD.

Obs. Desconecte e conecte novamente os cabos da fonte e do monitor para se certificar que não é mau contato nesses cabos.

Depois posta aí o resultado.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danilo,

Já peguei algo parecido, eu peguei um metron 600mhz que as vezes ligava na hora e as vezes não, o monitor piscava com a luz laranja e o leg da cpu ficava aceso, mas não iniciava, o micro so ligava com o monitor desligado, primeiro tinha que ligar o micro esperar uns 5 segundos e só assim ligar o monitor, com isso verifiquei se tinha algum mau contato da placa-mãe com o gabinete, e tinha mesmo, outra coisa que notei foi a memoria que o micro usava dimm pc 66 e estava pc 133, e tambem verifiquei a latencia da memoria no bios.

Faça essa verificação talvez tenha a ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em casa rolou algo assim umas 4 vezes! você ligava o pc, mas não apitava! a tela ficava preta!

na 1ª vez eu achei que fosse a memoria.. tirei e nada.

na 2ª pensei que fosse a vga! naao eraaa!

na 3º pensei que fosse o HD, tirei e nada!

já na 4ª vez eu tirei o processador, assoprei (sim, que nem video game de cartucho!) e botei de novo! FUNCIONOU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dar umas dicas, mas não sei se vai resolver, esse problema pode ter várias causas, desde um simples mau contato ou até mesmo, memória, placa de vídeo, processador, etc....

1- Retire a placa de vídeo e as memórias e limpe bem os contatos com álcool isopropílico, coloque novamente no lugar, mas coloque apenas um módulo de memória.

2- Reveja essa instalação do painel frontal do gabinete, me parece que está invertida, pois o led que você diz que fica aceso é o vermelho e esse led normalmente é do HD e o que fica apagado, que é o verde, esse sim é que informa que o micro está ligado.

Veja também se o botão RESET está ligado no lugar certo na placa mãe.

3- Tenta colocar o micro para funcionar com o mínimo de hardware possível, ou seja; processador, placa de vídeo, memória e HD.

Obs. Desconecte e conecte novamente os cabos da fonte e do monitor para se certificar que não é mau contato nesses cabos.

Depois posta aí o resultado.

Boa sorte.

Obriga pela colaboração de todos....

A 1 Dica:

Já limpei tudo e nada...

a 2 dica...

a instlação dos leds está correta...o vermelho (HD) fica aceso e o Verde Não acende (isso q é estranho)

a 3 dica

já coloquei ele pra roda apenas com MB - Processador e memoria...e da na mesma...

Valeu pela dica....vou tentar soprar o processador conforme foi dito...ahahahaha

Obrigado e continuem ajudando por favor....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique os jumpers do painel frontal...

pode está com mal contato e encaixado não bem fixado. (principalmente o power)

troque a fonte só pra ter certeza também...

Acabei de testar os jumpers do painel frontal....estão todos bem encaixados.

Não sei se ajuda em alguma coisa, mas... eu retirei os drives e com isso quando tentei ligar, a luz vermelha também parou de acender.

quando coloquei os drives de volta, a luz vermelha acendeu, mas a verde continua sem acender.

Outra coisa....uma vez instalei uns drivers Omega, pois falaram q era bom...ai pediu pra reiniciar após a instalação....porém ele não reiniciava mais....ficava do mesmo jeito q esta agora.

No outro dia quando tentei ligar, ele ligou, ai eu desinstalei esses drivers e reinstalei os originais da ATI. Desde desse dia em diante, raramente acontecia o q esta acontecendo agora, passava um mes e acontecia uma ou duas vezes, mas de 1 semana pra cá esta frequente.

Pensei em formatar, mas não deve ser esse o problema pois já tentei liga sem o hd e num liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo danilo, paréce que você. tem um bélo pepino nas mãos, depois de tudo que já te recomendaram, sóbra muito pouco a dizer, mas vou sugerir algo bem simples, não seria um problema, como um mal contato no botão liga/desliga do gabinete; algum fio avariado désta conexão, ou algo mais sério, como um mal contato na conexão do encaixe fêmea liga/desliga na placa-mãe.

obs: verifica o cabo flat do hd, se não ésta avariado, tésta com outro e tenta ligar o pc.

boa sórte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje descobri mais uma coisa....Se eu ligar o computador de manhã ou a tarde, a noite le NÃO liga....Se eu ligar ele agora, e tiver que reiniciar, ele também não vai ligar+.

Suspeito que seja na parte de energia...será q trocando a fonte ira resolver?

ou vocês acham que formatação resolve?

Vou pegar um multimetro e ver os vaolres dos fios da fonte sem carga...

Mais tarde posto os valores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje descobri mais uma coisa....Se eu ligar o computador de manhã ou a tarde, a noite le NÃO liga....Se eu ligar ele agora, e tiver que reiniciar, ele também não vai ligar+.

Suspeito que seja na parte de energia...será q trocando a fonte ira resolver?

ou vocês acham que formatação resolve?

Vou pegar um multimetro e ver os vaolres dos fios da fonte sem carga...

Mais tarde posto os valores.

Eu te disse.. que seria bom analisar a fonte, você não tem outra fonte que possar testar?? faça isso se possível, troque a fonte e verifique se ele liga nos horarius q não estava ligando..

Não tem mistério quando ocorre essas coisas, o melhor a fazer é analisar se está tudo Ok e testar um por um os componentes até descobrir (começando pelos mais provaveis, nesse caso seria uma boa trocar a fonte pra testar)

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá... Não sei se já verificou essa possibilidade mas esse tipo de sintoma que você passou me parece ser problema de superaquecimento do Processador.

Esse seu modelo de processador aguentaria na teoria 85ºC (de acordo com informações da AMD). Porém na prática, para um correto funcionamento do sistema a temperatura não deve passar de 55ºC. Dependendo do modelo da Placa-mãe/BIOS, ao ligar a máquina se a temperatura já estiver muito alta ela não liga, justamente para evitar o risco de queimar o processador.

Se caso for esse o problema, temos duas alternativas:

1a. Verificar se o cooler está funcinando normalmente, e nesses momentos que a máquina ligar verificar a temperatura do processador no SETUP. Se tiver muito alta, proximos dos 55ºC ou mais, provalvelmente terá que verificar melhor a questão de resfriamento.

2a. Se o cooler estiver OK e a temperatura não tiver tão alta assim, procurar por um tipo de recurso do SETUP que Desliga ou Impede o ligamento da máquina quando o processador tiver a XXºC. Muitos SETUPs têm esta opção, e quando estão habilitadas, acabam causando esses inconvenientes. Se tiver alguma coisa do tipo no seu SETUP ajuste para uma temperatura mais alta ou até mesmo desabilite para ver se resolve o problema.

Bom, a princípio para tentar ajudar é isso que posso oferecer...

Verifique ai o que passei ou se alguém puder completar com mais alguma informação estejam a vontade.

Poste os resultados para saber...

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aho que realmente é a questão do superaquecimento....tirei o cooler, e percebi que não tinha muita pasta térmica na parte metálica do processador, porém em volta dele, na parte verde, q não deveria ter pasta, estava LOTADO.

Dei uma pequena limpada pois não sei como se limpa o precessadro, e coloquei pasta térmica no seu devido local, deu uma pequena melhora, pois ligou direto duas vezes...

Valeu...

Como posso melhorar o resfriamento do PC sem gastar muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vários fatores são bons pra evitar o superaquecimento..

- Ter cuidado com a posição dos fios e cabos,que na mehor das hipóteses devem ficar presos e ocupar um menor espaço pra aumentar a circulação de ar, bem como na montagem dos periféricos

- Se possível colocar mais uma ventoinha ou na parte traseira ( com a função de exaustor - retirar o ar, ou na parte da frente com função de ventilar, ou ainda em cima.. fazendo perquenas abertura em cima já é suficiente, atentando pra colocar uma telas/tecidos pra evitar mosquitos e grande volume de poeira

- Pasta térmica, como você já verificou, não colocando muito, uma fina camada é o suficiente

- Aqui no própio forum tem dicas e artigos a respeito de como evitar superaquecimento com medidas simples

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Notei mais uma coisa que pode ajudar...

Na parte de baixo do dissipador, onde fica em contato com a parte metalica do processador, está com uma pequena marca preta...

Isso é um sinal de que o processador esta esquentado muito?

Exato, tem tudo pra ser superaquecimento, tudo indica...

Só se atentar mais pra isso e ficar de olho nas dicas e preucauções pra isso não ocorrer novamente...

Processador ligado sem pasta térmica ou com ela mal colocada é isso que pode ocasionar... fora os transtornos e dores de cabeça..

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for isso mesmo, o que compensa mais eu fazer?

-Trocar de cooler?

-comprar uma ventoinha lateral?

Se for para comprar outo cooler, qual eu compro? (AMD Athlon XP2400 socketA).

E caso eu compre outro, posso tirar a ventoinha desse meu cooler atual e colocar na parte traseiro?

Antes verifique a velocidade de seu cooler com o programa speedfan, se tiver mostrando baixa perfomance é aconselhável trocar.. esse tipi de cooler não é top, mas resolve

Com relação a tirar a ventoinha do cpu não fiz essa experiencia, pois o cooler é específico pra esfriar o processador, mas caso você consiga desacopla-lo direito e tiver funcionando legal coloque na parte traseira e meça sua perfomance/temperatura, um programa bom também é o motherboard monitor

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que realmente o problema é Aquecimento.......

Agora que reapliquei pasta térmica, ele esta funcionando quase corretamente. Só está com problema se pedir pra reiniciar.

Meu cooler do processador, é um quadradinho (com uns 4dedos de altura).....Vcss acham melhor eu trocar?

Encontrei um cooler de R$30,00 cooom uma ventoinha bem grande (tem até uma gradinha em cima deele) e um dissipador, que tem coombre em baixo. vocês acham q coompensa compra e trocar o meu?

acham q ira resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema Ainda NÃO foi solucionaddo...

Toroquei meu cooler por outro, pensando que era SUPERAQUECIMENTO no processador.....mas não era....

Coloquri um Evercool com base de cobre, meu processador agora esta com uma temperatura de 30 a 38°C...

Porém o problema continua, mas agora em menor "escala". Ele liga, normal agora, mas se eu pedir para Reiniciar, ai esquece.....não liga.

Peguei um processador emprestado do meu colega, mas continua o mesmo problema, ou seja, meu processador esta normal, a placa de viideo também......Não sei mas o que fazer.....

Detalhe, ele melhorou muito depois q reapliquei pasta térmica.......e agora com o cooler novo, pois antes nem ligava direito..

Valeu aguardo uma resposta.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que não sei se foi mencionada pois passei meio rápido , peguei um problema meio parecido e era falta de de aterramento do gabinete, tive que fazer um gatilho com um fio enrolado no gabinete e encostado na parede,

rerere ate ter tempo de desmontar a cpu inteira e colocar as devidas borrachinhas entre a placa-mãe e o gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem algum periférico novo que tenha colocado? Um mouse USB, um teclado, se tiver troque; Que talvez isso possa estar conflitando com algum dispositivo.

Não eu não tenho nehum periférico novo

Seu windows não ta com problema?? a placa mãe está ok e é +- nova?

Verifique os periféticos e itens de hardware instalado recentemente...

O periférico + novo q tenho, é um Gravdor de DVD q instalei faz ums 6meses.

A placa mãe acho q num ta com problema, tenho a 2 anos

Não sei se meu windows da com problema. acho q não

OBS.: Isso começou depois q instalei um drive para placa de vídeo chamado OMEGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...