Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

o q signfica a medida VA


rohayashi

Posts recomendados

Não entendo muito disso não mas como tive que "pesquisar" para comprar um no-break o que posso te dizer é que VA é alguma espécie de potência, e que 1,43VA equivale a mais ou menos 1Watt. Então se sua máquina utiliza 200W, ela vai precisar de 286VA. Um no-break de 600VA, alimentaria o equivalente a 420W. E assim por diante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

VA é volt-ampere.

É a potencia total ou aparente.

Em corrente contínua VA = W

A diferença entre VA e W em corrente alternada se deve ao fator de potencia de cada carga.

No geral para estabilizadores fontes e etc... podemos considerar fator de potencia 0,7, que é o inverso de 1,43 mencionado pelo colega anterior.

1/1,43 = 0,7

W = 0,7*VA

e

VA = W/0,7 ou W*1,43 que é a mesma coisa.

Entendeu?

Em corrente contínua VA = W porque o fator de potencia é 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vixi, minha cabeça deu um nóooooo agora (risos)... Me confundi um pouco, será q tem outra forma de explicar...

Vou falar aonde trava minha cabeça...

Meu estabilizador é 300va (bem básico), dai vi aqui em alguns tópicos q ligando o micro direto na tomada da rua seria melhor do q nesse estabilizador básico (com uma fonte do pc de 420w real).

Dai minha dúvida apareceu... A tomada q vem da rua não tem medida em VA??? porque existe esse limite em estabilizadores e no breaks??? é questões de custo na produção deles ou algo pra proteção de aparelho... pois os estabilizadores tem o papel de estabilizar a corrente em 110v, 127v ou 220v e tal, agora minha duvida, é o papel do VA...

Eu sei q é difícil entender, mas vou tentar... agradeço a paciencia de todos...

abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tomada de energia que vem da concessionária (rua) não tem limite de VA, aliás é tão grande que, para um consumidor redidencial é praticamente ilimitada.

A limitação dos VA nos estabilizadores é por causa da caracteristica de construção dos mesmos: tamanho do transformador, bitola dos cabos, capacidade dos componentes eletronicos, relés etc...

VA é a potencia máxima que o estabilixzador ou no-break pode fornecer para alimentar o PC.

Acima disso ele não consegue desempenhar a função de estabilização, nem liga ou pode até queimar.

Se você preferir não usar estabilizador, ligar na tomada direto, coloque ao menos um filtro de linha, pelo menos protege contra surtos de tensão.

edit...

Gosto de usar sempre uma ilustração com um motor de carro:

cv, W e VA são medidas de potencia, cada uma é mais usada em determinado ramo mas tudo é potencia e existe uma relaçao de trasformação entre elas.

Portanto, pense num carro com motor de 100cv: Para as tarefas comuns ele atende bem né? agora coloque esse mesmo motor num caminhão carregado. O caminhão sai do lugar? Não... para um caminhão precisamos de mais potência.

Assim é o estabilizador ou no-break. 300VA atende uma config. básica, mas mete VGA, fan etc... os 300VA não aguentam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

overload, obrigado pela explicação... agora entendi...

so mais uma coisa, como faço pra medir quantos você meu micro, contando impressora, monitor, modem adsl, subwoofer e tudo mais consome...

hum, esqueci, alguem sabe me falar qual a melhor marca de estabilizador...

SMS de 1kva por R$ 88,00 com 6 tomadas no wal mart é uma boa pedida. Ou um televolt de 1kva com 3 tomadas...

E pra saber se é bom, vale aquele conceito de ver o peso dele, se for pesado é de boa qualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara quanto a medições de potência tá tem o tópico aí no forum. Tá inclusive "destacado". É só entrar no "Fontes e Energia" e procurar ok?

Não sei quanto aos estabilizadores bons, mas não deixe de cogitar um no-break como boa opção. Além de proteger contra os surtos de tensão e outras coisas comuns, evita quedas bruscas e danos maiores. Na americanas.com.br tem no-break bom, de 600 VA (aguenta um super PC e mais monitor na boa), por 230 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...