Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Windows não reconhece a memória instalada


lourencano

Posts recomendados

Eu comprei um computador HP Pavilion b1215br (placa mãe Gigabyte GA-8S661GXM-775), que vem com 256 de memória, ao instalar um pente de memória de 512 juntamente com o de 256 o Windows reconhece como 256 tanto no sistema quanto pelo Free Ram XP Pro (que acusa não coletar toda a informação de memória com sucesso ao pedir um relatório de memória). Ao usar apenas a de 512 o Windows inicia normalmente, mas continua com 256, mesmo usando 64 de memória compartilhada para a placa de vídeo...

Me falaram para atualizar a Bios e eu atualizei (guardei o backup), depois disso aparece a quantidade correta na inicialização, mas o Windows continua com 256... No Linux Kurumin aparecia a quantidade correta de memória antes da atualização da bios e ainda aparece, então deve ser problema do Windows, que é Windows XP Pro com Service Pack 2 original (o que veio com o computador era o Starter Edition) e todas as atualizações foram instaladas além dos drivers, que foram instalados direto do site da HP...

Formatar o HD e reinstalar o Windows resolve ou tem alguma outra opção? Devo continuar com essa bios atualizada ou voltar para a antiga?

Desde já obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Cara, ocorreu o mesmo erro pra mim.. Meu computador já possuia um pente e memória de 256 Mb, e eu coloquei um pente de 512Mb DDR 400. Quando eu vou nas propriedades do sistema, aparecem só 256 Mb de memória, mas se eu utilizo um programinha chamado CPUZ, ele reconhece os 768 Mb totais. :tantan:

Queria saber se o Windows está utilizando realmente essa memória, e se não estã utilizando gostaria de saber como fazer ele funcionar.

Obrigado...

Márcio Mugnol :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara consegui fazer funcionar... Como eu fiz uma série de coisas, vou descrever todas as que eu fiz...

1- Alterei na BIOS a velocidade da memória de 133 para 200 (máximo da minha placa) :cry:

2- Reiniciei o computador e verifiquei nas propriedades do sistema, continuava com 256 Mb

3- Retirei a memória de 256 que estava no slot 1, e coloquei a memória de 512 slot 1.

4- Liguei o computador e verifiquei nas propriedades do sistema, tinha mudado para 512 Mb

5- Coloquei a memória de 256 no slot 2

6- Liguei o computador e verifiquei nas propriedades do sistema, tinha mudado para 768 Mb

Conclusão: Imagino que a memória maior (ou a mais rápida, ou mais moderna) tem que estar no slot principal, e as menores nos outros slots.

Espero ter ajudado :-BEER

Márcio Mugnol :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...