Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
elvio.tche

Win XP trava na instalação com HDs SATA...

Recommended Posts

Eu tinha 2 HDs: 1 SATA e 1 IDE. Vendi o IDE e comprei outro SATA, ficando com 2 HDs SATA:

1 - Seagate ST3160812AS de 160GB (SATA-II 3Gb/s com jumper para SATA-I 1.5Gb/s);

2 - Maxtor 6V200E0 de 200GB (SATA-II 3Gb/s com jumper para SATA-I 1.5Gb/s);

pois minha placa-mãe (Epox 8RDA6+ Pro) tem controlador SiI3114 SATA-I.

Removi o HD IDE feliz da vida com o HD SATA Maxtor novo. Conectei os SATA nos conectores da SiliconImage, liguei o micro, a BIOS detectou corretamente os HDs, dei boot pelo CD do Windows XP. O sistema exibiu a mensagem "Verificando a configuração do hardware..." com fundo de tela preto, pois esta é a primeira tela de boot pelo CD, tudo fica parado por aí. Deixei parado em torno de 1h nessa tela e nada aconteceu.

Verifiquei, na BIOS, a opção em relação à SATA. A mesma está habilitada ("Enable"). Já troquei de mídia, tenho também um Win XP Home Original, com o qual aconteceu a mesma coisa.

Alguém sabe o que poderia estar acontecendo, no caso, impedindo que a instalação prossiga?

Após essa tela preta inicial, deveria aparecer outra tela com fundo azul e, na barra de status, no rodapé da tela, deveria aparecer uma mensagem do tipo: "Pressione F6 para drivers SCSI/SATA de terceiros".

Agradeço qualquer informação.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O programa maxblast4 da Maxtor formata o HD SATA criando uma partição de boot pra instalar o Windows XP!

Basta apenas um disquete virgem ou formatado pra carregar o programa logo no boot inicial!

Não sei se isso vai resolver seu caso mas poderia tentar! B)

Compartilhar este post

Link para o post

Faça um teste com um HD de cada vez, tenta instalar o WinXP apenas com um HD conectado.

Caso não de certo, veja se o HD está conectado na entrada SATA corretamente ou coloque em outra entrada.

Se der certo, depois você instala o outro HD.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Faça um teste com um HD de cada vez, tenta instalar o WinXP apenas com um HD conectado.

Caso não de certo, veja se o HD está conectado na entrada SATA corretamente ou coleque em outra entrada.

Já tentei fazer a instalação com apenas 1 HD e o sintoma foi o mesmo.

Depois tentei com o Windows Server 2003, aí instalou normalmente.

Só não reconheceu o HD Seagate.

Compartilhar este post

Link para o post

Já tentei fazer a instalação com apenas 1 HD e o sintoma foi o mesmo.

Só não reconheceu o HD Seagate.

Primeiro você tem que tentar instalar o IDE no PC pela IDE primária(eu coloco a IDE secundaria na gravadora de dvd e não como slave da IDEprimária) da placa mãe e depois testar colocando o SATA mas tente trocar a posição do jumper que limita pra 1.5Gb/s pro outro lado(se estiver no esquerdo passe pro direito e se estiver no direito passe pro esquerdo).

Quando eu mudava a posição dos jumpers do SATA no meu HD Seagate ST3200827AS vi que a Bios só reconhecia ele em uma posição e quando trocava ela não reconhecia tente fazer isso! Isso também acontecia com o outro HD SATA da Maxtor que tenho!

Atualmente uso 3 HDs em conjunto um IDE de 80Gb da Western Digital um maxtor de 160Gb SATA e outro Seagate 200 Gb SATA. B)

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Primeiro você tem que tentar instalar o IDE no PC pela IDE primária(eu coloco a IDE secundaria na gravadora de dvd e não como slave da IDEprimária) da placa mãe e depois testar colocando o SATA mas tente trocar a posição do jumper que limita pra 1.5Gb/s pro outro lado(se estiver no esquerdo passe pro direito e se estiver no direito passe pro esquerdo).

Quando eu mudava a posição dos jumpers do SATA no meu HD Seagate ST3200827AS vi que a Bios só reconhecia ele em uma posição e quando trocava ela não reconhecia tente fazer isso! Isso também acontecia com o outro HD SATA da Maxtor que tenho!

Atualmente uso 3 HDs em conjunto um IDE de 80Gb da Western Digital um maxtor de 160Gb SATA e outro Seagate 200 Gb SATA. B)

Vou tentar isso também com o HD Maxtor.

Pois instalei o Seagate pela controladora nVidia e está com o Win XP Pro instalado corretamente.

O problema é mesmo com a SiI3114, como não achei solução, desisti. Com essa dica, vou fazer mais uma tentativa mudando o jumper de posição.

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo! Estou com um problema super parecido com o seu.

Deixeme detalha-lo.

O meu hardware é:

Asus K8N

HD SATA II Seagete Barracuda 250GB

Problema:

Não consigo bootar nenhum S.O. no meu computador, salvo o Linux Kurumin, mas este também não enxerga o HD SATA.

Todas as vezes que eu vou instalar o Windows logo após a chamada da Bios para eu apertar qualquer tecla para iniciar o CD-ROM a instalação do Windows trava como é o caso do nosso amigo do tópico.

Já tentei dar boot com o disquete do Win98, como o sitema DM da Seagete e até mesmo com os dicos de boot do Partition Magic e não tive sucesso com nenhum.

Alguem pode me ajudar a entender o que está acontecendo? Estou desesperado achando que o problema é no HD.

Aguardo auxílio de todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou mais um então.

Comprei um Seagate ST3200827AS, já posicionei o jumper como mostra no site da Seagate. Instalo o XP. Ele consegui fazer um boot normal, mas quando tento copiar algo trava tudo, o pc desliga e a placa fica apitando....

já tentei particionar o HD, deixar somente o Sata conectado (sem outro HD nem drivers de DVD) sem sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente está super difícil...

Não consigo instalar o Windows de forma alguma, ou melhor, consegui sim, mas teve que ser da seguinte forma.

Com um HD IDE instalado na máquina eu adicionei no seu MBR que a instalação do Windows estaria no HD SATA, mas depois que eu removo o HD IDE eu não consigo mais acessar o SATA. Até ai nada mais do que o normal.

Mas o que eu quero e preciso é que o SATA funcione sozinho e com um S.O. na máquina.

HELP!!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

to no mesmo barco que vocês,

tenho uma asus k8n, e funcionava normal com o ide samsung 80gb, comprei um sata2 250gb da samsung também e acontece exatamente isso, a instalação não inicia, só inicia se eu ligar o hd IDE, o sata sozinho não vai, já coloquei jumper, tirei, mexi em muita coisa no setup e nada..

agora no windows que está instalado no hd IDE, o sata é reconhecido, está até particionado, mas começar uma instalação a partir dele não dá!

estava pensando em atualizar a bios, mas vou procurar alguma outra solução primeiro.

tá @#$@$ !

Compartilhar este post

Link para o post

Aparentemente eu consegui resolver o problema aqui,

simplesmente fiz uma atualização da bios (pelo programinha da asus mesmo, simples, rápido e fácil)

instalei o windows no hd sata, com ele ligado sozinho.. ocorreu tudo normal, agora liguei meu hd ide e também tudo normal, agora estou copiando arquivos do hd ide para o sata, e tudo normal também, mas eu acho que o sata está operando em udma 2..

mas isso eu vejo outra hora, pelo menos tá funcionando :D

então tá aí a dica, atualizem a bios de suas placas pra ver se resolve ;)

té mais!

Compartilhar este post

Link para o post

Ola parceiros!

eu consegui resolver de outra forma.

antes eu tinha criado partições no HD antes de instalar o windows e era isso que estava dando o pau. depois que fui no gerenciador do windows e exclui todas as partições do sATA eu consegui instalar o windows nele.

agora estou tentando particionálo e pelo jeito terá que ser uma partição primária e o resto extensiva.

Alex Lacerda... onde você consegui o programinha para atualizar a bios? passa o bizu ai... abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Faça um teste com um HD de cada vez, tenta instalar o WinXP apenas com um HD conectado.

Caso não de certo, veja se o HD está conectado na entrada SATA corretamente ou coloque em outra entrada.

Por fim, o pessoal da loja acabou trocando o HD Maxtor por um Seagate. ( Seagate ST3320620AS 7200.10 320GB SATA 300Gb/s )

Agora parece que tudo está funcionando corretamente.

Valeu pelas dicas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais