Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porta paralela...


punk000

Posts recomendados

tenho uma duvida quanto a porta paralela... eu sei como obter dados de 5 botões pela porta paralela (saber se eles estão pressionados ou não) , mas preciso usar 9 botões , e com 9 eu não sei fazer =/ alguem pode ajudar o pobre novato aqui?

Olá,

A porta paralela tem 8 i/o, certo?

São 8 bits, então você poderá ter 256 combinações diferentes.

Vamos supor que você os pinos de i/o sejam A B C D E F G H.

Se você quer 9 botões, basta usar 4 dessas entradas, pois 4 bits permitem 16 combinaçoes diferentes.

Então:

Você terá os botões 0,1,2,3...8;

As entradas A,B,C e D da porta.

Observe:

Aí, você faz um programa +- com esse algoritmo:

SE A,B,C e D estiverem com nível BAIXO, então o botão 0 está ativado

SE A e B estiverem com nível ALTO, então o botão 3 está ativado

SE A, B e C estiverem com nível ALTO, então o botão 7 está ativado

... e assim por diante.

post-13676-13884924735503_thumb.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu a ajuda =) mas acho que ei complicar na ora de fazer o circuito eu estava penssando na verdade de fazer algo bemmmm mais simples, num da pra ligar 8 botões nas portas ios e mais 1 em uma outra porta de entrada? se der como faço isso em c ++? tenho que configurar alguma coisa pra trasformar as 8 saidas em entradas?

edit : olha mim deparei com outro problema, imagine que eu tenho um botão x (1,0,0,0) e botão y (0,1,0,0) quando eu apertar os 2 ao mesmo tempo seria o mesmo que apertar o botão z (1,1,0,0) e isso não pode acontecer ... porque o projeto que estou fazendo e de um

joystick do tipo arcade (aqueles fliperamas) so que para pc (vai ser ótimo pra jogar emuladores \o/).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...