Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DVD Architect - Tutorial e Dúvidas


Posts recomendados

Este tópico está relacionado ao tutorial DVD Architect.

---------------------------------------------------------------

<div align="center">TUTORIAL SONY DVD ARCHITECT 3</div>

Por TrotFoxBR

Vou tentar passar nesse tutorial o pouco que consegui aprender deste programa, mas que acredito que já possa dar uma base para a criação de vários projetos...

Veja o tutorial completo aqui.

---------------------------------------------------------------

Bem, aqui termina o tutorial. Agora as dúvidas e dicas que vocês tiverem podem ser discutidas neste tópico mesmo, assim facilita a busca de todos.

Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, vou dar a primeira dica aqui também. Essa foi de uma dúvida que o meu amigo Wilson teve, então vou repetir partes da conversa com ele aqui. Ele gostaria de fazer transição entre os menus.

Nossos amigos paulohvs e RedBeard tiveram a ideia de usar um menu sem botões só para fazer a transição, mas acaba ocorrendo um probleminha: normalmente dá um pulinho quando acaba o video e vai entrar o menu. este era o problema que eu tinha com o DVDA 2: não tinha como escolher a hora que ia entrar os botões. já com o DVDA3 eu pude fazer essas transições ficarem limpas, já que o mesmo video da transição é o fundo do menu também.

Vou dar o exemplo para ilustrar: O dvd com a transição é "Cirque Du Soleil" (Alegria). Não pretendo fazer a transição tal como é vista, mas manter o princípio que leva a este tipo de transiçaõ. Lá o palhaço joga pedacinhos de papeis brancos para cima e cobre toda a página, - ela fica branca,- depois o branco fica picadinho novamente em pedacinhos de papeis saindo, então aparece atrás o segundo menu. Isto é, transita do menu 1 para o menu 2.

Agora vou explicar como daria pra fazer algo parecido pelo DVDA 3:

1- no final do 1º menu, quando você aperta o botão para ele seguir para o próximo, você copia essa imagem do menu (Quando você dá um preview no seu projeto pelo DVDA, note que lá em cima vai ter a opção de "Copy to Clipboard". você pode pegar o ponto que você quiser do Menu, copiá-lo e editá-lo no Photoshop (aliás, o DVDA importa os arquivos do Photoshop, então dá pra fazer botões personalizados com fundo transparente, etc) ou usar essa foto capturada no Vegas ou Premiere. Para salvar a foto capturada você vai no photoshop, "arquivo"-->"novo" ai no tamanho você escolhe "tamanho area de transferencia", quando abrir a janela em branco voce clica lá em cima em "editar" e "colar".

2- você cria o 2º menu e pega a primeira imagem dele, quando aparece os botões e salva tambem;

3- agora você vai no Premiere e pega a foto do 1º menu, faz com que ela vire um dos papeis que o palhaço joga para o ar., e quando os papeis caem a foto do 2º menu vai estar de fundo dos papeis caindo, até a tela ficar limpa sem papel caindo;

4- você pega essa cena estática e estica ela um pouco mais, só para dar um tempo (ou se quiser pode até fazer algo animado rodando em looping no fundo, o limite é sua imaginação);

5- de volta ao DVDA3, você usa esse video que você criou e troca no lugar do fundo do 2º menu,

6- no ponto do video que aparece a imagem estática, você acerta o "loop point" para que apareça os botões (É só posicionar na "Timeline" o ponto onde você quer e mover aquela barrinha verde de "Loop Point" que está bem no começo da "Timeline" ou usando o botâo "Set Loop Point". Então a dica é a seguinte: o video de transicão fica sendo o fundo do segundo menu. então no ponto certo você faz aparecer os botões).

Pronto! você tem uma transição limpa, sem aquele soquinho que dá quando se usa menu1-->video de transição-->video de transição-->menu2, pois desse jeito que ensinei o proprio video de transição já é o fundo do menu2. e quando acabar o tempo desse video de fundo do menu, se você escolher para ele dar looping ele vai cair no "loop point", ou seja, quando aparecem os botões, sem necessidade de se ver o video de transição inteiro de novo; e se der "hold" ele vai ficar esperando você apertar um botão para ir para o outro menu ou para o filme.

aqui vão 2 exemplos que eu fiz pra ilustrar o que eu te falei de usar um video com transição como fundo de menu (clique com o botão direito do mouse e dê "salvar destino como..."):

Video de Abertura

Video de Extras

no primeiro eu deixei um video com uma imagem estatica apenas e não fiz uma transição, mas você pode notar que não dá o soquinho; no segundo fiz como te falei: montei o menu, capturei a imagem, salvei e fui no Vegas, lá eu peguei aquele video que começa na lua e entra pelo tunel, ai lá fiz uma transição com a imagem capturada, e quando ela parou eu deixei a imagem ate chegar junto com o fim da musica, aqueles quadrados com movimento já são os botoues para começar os videos.

Qualquer dúvida é só perguntarem.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Trago agora um link para a página oficial do DVDA 4, que foi lançado a pouco tempo:

Página oficial do DVD Architect 4

Não tive tempo de baixar o Demo ainda, mas parece ser bem interessante as mudanças, como por exemplo o acredito, pelo que eu entendi, que dá para fazer scripts, como o DVD-Lab. vamos aguardar alguém que já tenha visto dar uma opinião.

Aqui tem uma foto dele também:

<div align="center"></div>

Qualquer novidade eu posto aqui.

Abraço a todos.

post-28011-13884927057955_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trotfoxbr,

também não conheço, eu ví de passagem um pequeno tuto sobre o DVDA e o cantasia, algo sobre capturar os Menus do DVDA. Me chamou a atenção, mas eu estava procurando outra coisa, achei o que estava procurando, mas não consegui voltar neste tuto do cantasia. Cheguei neste tuto através da pesquisa, e não me lembro mais o que eu digitei. Sei que está no forum, mas não sei onde.

Pensei que fosse um programa de uso já conhecido pelos autoradores, inclusive por você.

Vou continuar fuçando, achando eu volto em você.

Obrigado, abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá

O Camtasia é um programa voltado a criação de video aulas, apresentações, treinamentos, etc..

Ele captura som pelo microfone e grava as imagens que você vê em teu monitor. Sendo possivel editar o material gravado ao final

Já utilizei em criação de algumas video aulas

A meu ver o melhor método de transmitir conhecimentos e deveria ser adotado com mais frequência em fóruns.

Menos trabalho para quem elabora os tutos e torna mais fácil a aprendizagem.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá trotfoxbr,

o programa é melhor do que eu esperava, com a explicação do Vitor Seagull sobre o programa camtasia.

Para você e os outros que têem o hábito de postarem tutoriais, é uma "mão na roda", deve facilitar mais todo o processo. Eu reencontrei o tutorial que fala sobre o "camtasia e o DVDA", é do "edin214" postado em 10 de Maio de 2006. Ele menciona o camtasia, mas não mostra nenhum tela referente ao programa.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

trotfoxbr,

você me explicaria como postar a "tela" aqui no forum.

"tecla Print Scren SysRq" captura, e o resto, como devo fazer?

Visualizei no Photoshop, é por aí mesmo?

Salvo como?

Como eu só faço perguntas, gostaria de começar a ajudar também.

Não me refiro a um tutorial, mas uma dica ou outra...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Wilson,

isso, você aperta a "tecla Print Scren SysRq", vai no photoshop, "arquivo"-->"novo". nele voce escolhe "predefinição: Area de transferencia" e dá "ok". aí voce escolhe "Editar"-->"colar". aí voce vai em "arquivo"-->"salvar como...", dá um nome pro arquivo e em "formato" voce escolhe "JPEG". na outra janelinha que abre, voce pode escolher a qualidade como "baixa" ou "media", pro arquivo não ficar muito grande.

ai voce vem aqui no forum, e quando vfor pra responder, voce escolhe "responder" em vez de "resp. rapida". aí vai aparecer a pagina pra escrever a mensagem, abaixo "opções da mensagem" e logo abaixo disso, um lugar para poder colocar a figura. voce aperta "procurar..." ai voce acha onde salvou a foto, clica nela e depois em "abrir". ai voce aperta "adicionar esta imagem". espere um pouco e a foto vai aparecer embaixo. aí voce clicano seu texto onde voce vai querer que a foto apareça e clica em "adicionar a imagem". voce pode ter até 1 Mb de fotos por mensagem.

se você quiser, pode por sua dúvida assim também, até facilita pra gente poder ajudar.

Um grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá TrotFoxBR, no seu tutorial está muito bem explicado, parabéns!!!, mas estou com um probleminha no final da gravação que é na hora que diz para em ''Select backup target'' no dvd shrink para eu selecionar meu gravador de dvd, mais só aparece Hard disk folder e Iso image file, em qual deles devo colocar. E outra dúvida: No dvd Architect tinha ficado 3.6 gb e no dvd shrink 1.8 gb, no tutorial disse que no dvd shrink iria ficar melhor a gravação, mas como se no dvd Architect ficou com 3.6 gb. Preciso de saber disso o mais rápido possível, pois preciso liberar espaço no meu HD urgentemente.

Agradeço desde já. Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá IANGELSI,

como seu projeto ficou com 3,6G você pode gravar direto, sem problema nenhum. Eu sugeri usar o Shrink quando o projeto fica com mais de 4,7G. Se você já está com seu DVD finalizado, é só gravar com o DVDA ou o Nero mesmo.

Se ainda tiver alguma dúvida é só perguntar. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá trotfoxbr, preciso de saber mais uma coisa. como eu faço para gravar no dvd architect? Pois dizia que ia ficar 3.8 gb e quando eu fiz o prepare para gravar fica 1.8 gb e não 3.8 gb. Eu queria que ficasse com 3.8 gb por que assim ficaria com melhor qualidade. Tem como gravar no DVDA sem fazer o prepare? Tem como gravar no Power producer 2 gold? E se você sabe algum programa que tira TAG dos videos, por que para mim umas das piores coisas é uma coisa escrita no video.

Agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá IANGELSI,

veja se você não está mandando comprimir mais o video durante o Prepare. Senão, ele pode ter calculado mal o tamanho que iria ficar o DVD. Se possivel grave num DVD-RW e veja se a qualidade está baixa;

Infelizmente não conheço o Power producer 2 gold, por isso não tenho como te dizer se dá pra gravar por ele ou não;

Se seu vídeo já está com uma marca dagua ou legenda gravada nele, não tem como tirar... pois depois que foi posto ele faz parte do video todo...

Qualquer duvida é só perguntar.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

para eu não ficar toda vez que eu tiver uma dúvide tiver que vir aqui, você pode me add no meu msn também que é [email protected].

como vejo se eu não estou mandando comprimir os videos?

naõ tem que mexer em alguma configuração dos videos não?

pois diz que iria ficar 3.8 e sempre dá 1.8, tem video que o tamanho está ficando abaixo do que ele era, por exemplo 160 mb vai para 90 mb. Eu queria saber também um bom programa para eu cortar os meus videos sem perder a qualidade.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Iangelsi,

Poxa!!! você encontrou esse tutorial disponível de graça na internet, pode ler tudo que o autor disponibilizou e pesquisar as dúvidas dos outros usuários. Com a contribuição de todos que passaram por aqui, nós pudemos aprender e compartilhar o conhecimento.

Agora você está querendo consultoria particular, e ainda "esconder" as soluções que forem passadas para você???

É uma pena. Espero que o amigo trotfoxbr não fique tão indignado quanto eu.

Apesar de tudo, estamos aqui partilhando o conhecimento. Pode vir sugar quando quiser, e quando achar que nós merecemos traga também alguma contribuição.

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá IANGELSI,

experimente baixar o novo DVDA 4, ele deu uma melhorada neste cálculo de tamanho utilizado no projeto. o Link é este:

http://www.sonymediasoftware.com/download/step2.asp?DID=698

Veja se continua dando este problema e nos diga, ok?

p.s. Concordo com as palavras do nosso amigo RedBeard, pois o fórum é justamente isso: uma dúvida que você teve hoje, pode ser a dúvida de alguém amanhã, e pode ser que eu não esteja aqui para ajudar essa pessoa da mesma forma que eu te ajudei, entendeu? Colocando as dúvidas e as respostas aqui, todos na internet poderão ler, e assim ela fará jus ao apelido de "Biblioteca Virtual". Imagino que sua ideia fosse para tirar as dúvidas na hora, de frente ao programa, mas frequentemente respondo as dúvidas nos intervalos do meu serviço, e lá não tenho acesso nem ao DVDA nem ao MSN, e quando estou em casa geralmente uso o PC as 4 horas da manhã, e só para poder ver no programa algo que não me recordo...

Espero que você entenda o motivo do desapontamento do nosso amigo RedBeard com sua ideia. É que ele, assim como eu, aprendeu muita coisa graças a fóruns e pessoas bem intencionadas em passar tudo que aprenderam sem cobrar nada. Eu aprendi quase tudo de autoração aqui no Clube do Hardware, e agradeço a todos por isso...

Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

um jeito legal para fazer capítulos com início e fim no DVD Architect, e que depois de rodar, volta para o menu de onde foi escolhido.

Ao rodar o capítulo ele termina e volta ao menu para você escolher outro.

Não o menu principal, mas o menu de onde você escolheu o capítulo.

Vamos fazer 3 capítulos

Arraste o filme inteiro 3 vezes para o projeto.

Faremos o 1ºcapítulo com o 1º filme inteiro,

o 2ºcapítulo com o 2ºfilme inteiro

e o 3ºcapítulo com o 3ºfilme inteiro,

TELA 1

Na tela 1, click 2vezes no 1º filme do projeto e ele abrirá na timeline.

No exemplo eu quero o início do filme como início do 1ºcapítulo, no final deste mesmo capítulo clicamos no ícone "OUT POINT", está determinado o 1º capítulo com início e fim.

attachment.php?attachmentid=52129&stc=1&thumb=1&d=1177208126

TELA 2

Na tela 2, click 2vezes no 2º filme e ele abrirá na timeline.

Como no exemplo escolha o início do 2º capítulo e click no ícone "IN POINT", escolha o final do mesmo e click em "OUT POINT", está determinado o 2º capítulo com início e fim.

attachment.php?attachmentid=52130&stc=1&thumb=1&d=1177208250

TELA 3

Na tela 3, click 2vezes no 3º filme do projeto e ele abrirá na timeline.

Finalmente como no exemplo, escolha o início do 3º capítulo e click no ícone "IN POINT", não precisa marcar o final, já é o próprio final do filme(capítulo).

attachment.php?attachmentid=52131&stc=1&thumb=1&d=1177208322

Observação;

Tudo que estiver coberto com a tarja transparente não aparece no capítulo, valendo somente a parte desmarcada como conteúdo do capítulo.

Abraço

Wilson

post-51861-13884943069554_thumb.jpg

post-51861-13884943069993_thumb.jpg

post-51861-13884943070406_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aí povo

viu aguns tutos aqui mas num achei o q queria

queria o seguinte

saber como fazer o botão do menu aparecer na hr q eu quiser

tenho o a animação feita no after exporto e importo no dvd architect

mas não consigo animar os "link" no dvd architect

é mais ou menos assim uma animação e no final a camera chega em uma logo

e em baixo dessa logo q irão aparecer os "links" pensei em fazer tudo no after

e no fim os links entram em fade mesmo e no architect faria a sobreposição com os links

só q cada vez q ponho os "links" architect ele fica o tempo to quero q só apareçam no fim

(animar os links bem simples pode ser com fade mesmo)

valeu

faloe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gnomex,

a sua dúvida é parecida com a do Wilson... Dê uma olhada no segundo post deste tópico. Você tem que mexer no "loop point". Você clica duas vezes no menu que quer editar, para que ele apareça na "timeline", e nela você ajusta o"loop point", pode ser posicionando e apertando o botão "Loop point", ou arrastando a linha verde que normalmente está no começo da "timeline".

Experimente e veja se é isso que você deseja fazer.

Qualquer dúvida é só perguntar. :joia:

post-28011-13884929495162_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá trotfoxbr,

o "loop point" eu já aprendí.

Agora estou agarrado no clip de abertura.

Coloco a estrelinha(Set DVD Start) e clico 2vezes para abri-lo na time line, em seguida aponto o "End Action" do clipe para o menu(page 1). Vou no Preview e vejo que está legal.... Roda a abertura e para no "menu 1" para começar a navegar.

Só que quando queimo o DVD, o final do clip fica tremendo e demora alguns segundos para aparecer o "menu 1". Tem alguma dica para este problema?

Abraço

Wilson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal,

Estou tentando fazer um menu do DVD Architect3, mas estou encontrando dificuldades no seguinte: No botão iniciar filme gostaria que quando clicar nele iniciasse.

Esplicarei melhor: teria um botão iniciar filme e um botão extra. No botão iniciar filme, inicia-se o filme, e no extra normal com os extras.

Tem como?

valeu

Eu ia esquecendo, criei os 3 menus, o Menu Principal, o Menu2 (que foi criado conforme o tuto) e o Menu do Extra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...