Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
kievz

Windows 98 se "light"

Recommended Posts

<font color='#000000'>Andei lendo um artigo sobre Windows 9x. Uma das dicas falava sobre um tal de 98lite, que seria um windows que pode rodar com apenas 11mb, ou coisa do tipo. Bem, eu não queria tanto, mas gostaria de saber se é possível (e como) usar apenas os arquivos essenciais do windows, aqueles que dão a interface gráfica, acesso a internet.. só o básico mesmo! Digamos, algo que daria ao meu windows uns 100mb de espaço, por aí. Meu Windows é o 98 SE. Alguém poderia dar uma sugestão por favor?</font>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Alguém?  :)</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000080'>nunca ouvi falar do 98lite, mas o que você pode fazer e na hora da instalação do windows, você optar por Instalação Personalizada e assim escolher o que o windows deve instalar ou não!! Porém não garanto um grandissimo ganho de espaço em disco! Creio que 11mb e impossivel!!</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#0000FF'>amigo o windows sempre irah precisar de no minimo 16mb de ram.... e quanto a o windows lite, pode ser o seguinte: entre em painel de controle > adicionar/remover programas > instalação do windows > e selecione ou deselecione os programas  q voce não usa... com isso você ira ganhar espaco em disco com certeza pois tera o windows mais "enxuto"...</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>há algumas coisinhas inúteis no 98 que dá pra tirar tranquilo outras daí já é um processo mais complicado, no total da brincadeira já conseguí tirar até uns 30mb de puro lixo, vou dar uma dica: a pasta C:\WINDOWS\SYSTEM\OOBE, é um kit de acesso a internet da MSN, na pasta C:\WINDOWS\SYSTEM\COLOR tem alguns perfis de cores que você nunca vai usar na vida, o conteúdo da pasta C:\WINDOWS\APPLOG não passam de logs inúteis de programas gerado pelo windows e poraí vai....</font>

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Srs.

Bom, senão vejamos: Tem um termo que é mais falado fora do Brasil - WINIMIZATION - que supostamente deve ser o que você procura (o que nós procuramos - também tô nesse barco!). também não tenho certeza absoluta sobre a nomenclatura de tal processo.

(Corrijam-me se eu estiver errado por favor!!) :S

De qualquer forma, aí vão umas dicas e uns searches que fiz no google, com uma descrição (MUiTO suscinta e pessoal!) sobre os links.

Gostaria ainda de pedir aos interessados que postem testes, erros, soluções... prá que assim a gente enriqueça o fórum. (Só a título de sugestão, postem o hardware usado!)

http://www.etek.chalmers.se/~e8gus/nano98/

Versão surpreendente. Literalmente surpreendente. :)

É tão surpreendente que tem um tutorial em PORTUGUÊS explicando como criar um micro95 que deve se aplicar ao 98...

Pasmem: esta é uma instalação do win98 que ocupa vastíssimos 4.38MB. É, isso mesmo, 4.38 MEGAbytes.

Não tive tempo prá testar ainda, e acredito que não deva ser muito funcional do ponto de vista do usuário "desktop". Porém, deve ser funcional para aplicações "Embedded".

Para instalação são necessários alguns arquivos do win95 (Shell).

A desvantagem GRANDE em relação às demais versões é que o sujeito que desenvolve essa versão parou de publicar seus experimentos devido a um contrato de trabalho. =/

Boa sorte prá ele!

http://winimize.com/

Versão que usa alguns arquivos do win95 (Shell). Acredito que essa seja a versão mais ativa, e me parece que o autor está desenvolvendo mais versões além do "Mindows" (adoro o nome :) ). Trata-se de um arquivo .bat (que deve ser alterado quando usado com o 98 em PT-BR - a alteração consiste em substituir a chamada "...setup.exe..." por "...instalar.exe...") e um monte de arquivos .inf + alguns arquivos do windows 95 que você coloca na pasta "win98" do cd de instalação do próprio - e, com isso, é possível fazer um "clean install". É uma versão muito pequenininha (algo em torno de 20mb). Tem tópicos ativos na Internet - inclusive tem um tópico(que não me lembro onde lí) que explica como fazer funcionar as propriedades da área de trabalho adicionando alguns arquivos.

Segui as instruções e consegui instalar e usar (usei o microsoft virtual pc 2004). (só não consegui usar as opções de rede. Acredito que fiz alguma coisa errada... provavelmente na hora de instalar os drivers...)

Recomendo. (especialmente porque é FREEWARE).

=D

http://www.litepc.com/

É uma ferramenta que "customize and tweak Windows9x" permitindo a instalação seletiva dos componentes do windows. A única desvantagem é que uma cópia da versão PRO custa 25,00 dólares (por download)...

Não testei porque não é freeware...

http://scp.gmxhome.de/msdos71/

Mini Win98/Me Creator/customizator

Não tive tempo de TESTAR EFETIVAMENTE... Não me lembro com clareza onde li algo que relacionava este link com a versão do 98 que vem no Hiren´s boot cd - que funciona como live cd e deve funcionar também como versão instalada (ou embedded).

Gostaria, inclusive, de pedir àqueles que querem fazer uma lipo no 98 e que tenham conhecimentos avançados no assunto que testassem efetivamente essa versão e, se possível, que montassem um tutorial. A documentação é escassa, porém, me parece que o resultado é eficiente...

Estes são tópicos sobre liveCD´s do win98... só prá enriquecer o tópico - eu adicionei esses links porque acho que há ferramentas que podem ser usadas na "lipoaspiração" do win98...

http://www.lachiesadicristo.it/w98cd/page1.htm?

Trata-se (acredito eu) de uma resposta ao DamnSmallLinux - a ideia é criar uma versão "live" do win98 - Não testei, e acredito que essa versão tenha problemas com detecção de hardware. O site tem instruções bem claras - apesar de estar em inglês... (como eu não sei nada de inglês e entendi o que tinha lá... :)

http://www.heise.de/ct/english/99/11/206/

Howto similar ao anterior, bem explicado também.

também não testei. Por ser similar ao anterior, acredito que as vantagens e desvantagens também sejam as mesmas...

http://www.romulus2.com/forum/showthread.p...;threadid=10415

Mais um howto que roda o 98 de um cd... é curioso que em um dos comentários sobre a thread um sujeito perguntou ao autor se ele trabalha na NASA... (rs!)

Este, acredito eu, deve ser o tópico desemboladamente mais legal de todos... (rs!)

Acredito que o sujeito que escreveu esse tópico dedicou MUiTO tempo... Mas muito mesmo.

http://www.nelliott.demon.co.uk/distribute...ndows_diskless/

É um tutorial que permite rodar o windows 98 em máquinas sem disco rígido - dão boot por diskette e fazem download das imagens pela rede.

Eu definitivamente não me atreverei a seguir esse tutorial. Além de ser muito complicado, o autor recomenda o uso de alguns programas que não são gratuitos - e as estações têm que ter o hardware idêntico. Porém, eu acho muito relevante - como já citei - o esforço aplicado neste projeto.

Como agora são 02:14 e tenho que acordar daqui a pouco, peço desculpas por possíveis erros de concordância/semântica/tradução/digitação... é provável que eu edite esse post mais adiante...

Boa sorte a todos, e que a força esteja com vocês!

;)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais