Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Rafael Coelho

Abit nf7-s

Recommended Posts

<font color='#000000'>Finalmente chegou minha abit nf7-s 2.0! Faço aqui um breve review.

Maravilha! Eu tinha comprado a soltek golden flame no portaldopc, ela deu defeito (era defeito mesmo) e mandei de volta. Aí paguei a diferença e peguei a abit. Ponto para o portaldopc, até me mandaram um ventilador de gabinete transparente com leds azuis de brinde pelo incômodo.

Primeiro os contras:

- Os slots de memória ficam muito na beirada. Isso em certos gabinetes pode dar problema pois as memórias acabam ficando embaixo do cd-rom. No meu, que é horizontal, só consegui instalar depois de entortar a baia inferior de 5 1/4.

- O conector do floppy fica mais na beirada ainda, totalmente embaixo do cd--rom. Em alguns gabinetes você só conseguirá conectar o cabo do floppy antes de botar a placa no gabinete.

- Tem algum bug com o programa de monitoramento que vem com a placa. Basta entrar no programa e o ventilador do processador pára! Nunca vi disso. Pensei que fosse um sistema inteligente, desligando nas baixas temperaturas (neste exato momento eu tenho 11 graus no processador e 8 no gabinete. Está um frio polar aqui) mas depois não volta mais, nem com o aumento da temperatura.

- Botei um segundo HD no adaptador serial ata. Aparentemente estava funcionando, eu transferi dados desse hd para o principal, que está na porta ata. Mas na hora de copiar dados para o sata, simplemente trava o micro após alguns segundos. Talvez seja problema com esse HD, vou ter de fazer mais testes.

- Existe um jumper não documentado, perto do conector de rede. Alguém sabe o que seria?

Agora os prós:

- Tudo! A placa é show. No quesito over, estou no momento em 10x213Mhz, e estabilidade total.

- Tem dois leds na placa, um vermelho que avisa que o 5Vsb está ligado, e um verde quando ela está realmente ligada. Bom para não tirar ou botar placas e memórias sem desligar mesmo o sistema.

- O setup é extremamente simples e completo. Tem uma opção "cpu disconect". Tenho minhas dúvidas: significa que a própria bios já faz o papel de uma "cpuidle" da vida?

- O AGP 8x funciona perfeitamente com o chip Xabre. Tinha medo que pudesse não ser totalmente compatível. Pena que o desempenho não tem grande diferença em relação à k7vta5, onde o agp funcionava em 2x apenas.

No mais, quem tiver dúvidas que as pergunte. Qualquer coisa nova eu posto aqui.</font>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Atualização: fiz o teste do adaptador "serillel", que permite ligar um hd ata em uma porta sata.

    Meu hd é um samsung de 40Gb, 5400rpm e ata-100. Testei com o sandra.

    Na porta ata:

    Buffered read: 78Mb/s

    Sequential read: 24Mb/s

    Random read 5Mb/s

    Com o adaptador, usando a porta SATA:

    Buffered read: 82Mb/s

    Sequential read: 23Mb/s

    Random read 5Mb/s

    Ou seja, aparentemente não há diferença de desempenho.

    Queria ter 2 adaptadores desses para testar em RAID...</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Guest VMF

    <font color='#000000'>Fala coelho, aullllllll parabéns pela placa cara, ela é meu sonho de consumo no momento, aullllllllll.

    Cara aconselho você a dar uma atualizada na placa, tipos bios e principalmente os drives(drives da SAtA ainda, nem se fala). Parece q o pessoal estava tendo muitos problemas com o Sata. HD não funcionava corrupção de dados, etc. MAs parece q foi resolvido com drives novos pro SAtA e o Bios novo.

    E quanto o seu cooler. não sei mas o pessoal fala pra quando for usar coolers como Volcano 7 , 11+ etc. Esses de grande desempenho ligar a alimentação do cooler na fonte, e não na placa. porque parece q eles usam muita energia e pode queimar a placa, sei-lá né. E aí se não me engano o fio de monitoiramento esse sim você liga na placa mãe. Bom quanto a isso não sei. porque meu cooler e minha PM são boquetas e não tem dessas coisas, hahaha, Falou

    :-BEER</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Postado Originalmente por coelho72@13 Julho 2003,11:33

    <font color='#000000'>Queria ter 2 adaptadores desses para testar em RAID...</font>

    <font color='#000080'>Era justamente o que estava pensando coelho

    é uma curiosidade minha ver o RAID em SATA dela!

    mas saiu um bom resultado usando o adaptador, nuns testes que vi do gabriel o desempenho caia quando se usava o adapatador!</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>A BIOS eu botei a última versão assim que liguei.

    Quanto ao driver do SATA, eu usei o que veio. Não cheguei a baixar a última versão. Vou tentar.

    O adaptador, eu li no site da abit que a última versão aceita até drives de CD. Não testei ainda. Os caras vão melhorando o sistema. Mas o negócio é ter um hd sata mesmo.

    Já o cooler, não é problema dele. É um satellite com base de cobre, com uma ventoinha de 2700RPM. Só ao entrar no tal programa é que ele pára na mesma hora.</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    <font color='#000000'>Coelho, melhor esquecer ligar HDs ATA em RAID nessa controladora (usando dois adaptadores). Parece que realmente não tem jeito. O problema é essa controladora da SiliconImage. Com HDs SATA não tem problema.

    Se bem que foi incluida uma opção na BIOS que é pra resolver problemas como esse (EXT-P2P's Discard Time) que você pode aumentar o tempo para evitar erros. Talvez ai dê pra usar dois HDs ATA.

    O jumper não documentado acho que é o Jumper para rodar com FSB em 100MHz (o famoso). Não testei, pois realmente não tive paciência para testar-lo.

    Posição do conector do floppy e os slots de memórias é realmente ruim em gabinetes médios. Nos pequenos é impossível. Eu tenho um Troni 320KL e a placa entrou raspando, pois é bem maior do que a maioria e acho que deveriam ter arranjado uma posicionamento melhor.

    O CPU Disconnect faz isso mesmo. Mas nada muito radical.

    Qual a versão do programa da Winbond? Tem uma versão que só funciona até determinada versão da BIOS. Pegue uma atualização.</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Como assim "nada muito radical"? Esse cpu disconnect tem um desempenho reduzindo a temperatura menor do que o cpuidle? Sabe se vale mais a pena usar algum programa desses em vez de deixar pela bios?

    Vendo na página da abit vi que tem duas versões do hardware monitor, dependendo da bios. Mas desisti dele e vou usar o MBM mesmo, eu gosto dele.

    Já o posicionamento dos conectores é realmente ruim. O cabo de alimentação fica por cima do cooler do processador, tem algumas placas onde ele fica perto das memórias, é bem melhor. O próprio posicionamento do soquete do processador é ruim, com a presilha quase encostada na fonte, para tirar o cooler tem que remover a fonte ou a placa do gabinete. O conector de disquetes é muito mal localiazado, e os conectores de ide são ruins por serem transversais. Nesse ponto a golden flame era bem melhor.

    Já a soltek tinha um ponto negativo enorme: não vinha com o espelho traseiro. Isso que não era a posição padrão (teclao/mouse-usb/rede-seriais/paralela-audio/joystick). Conclusão: para usar a soltek você tinha que deixar o gabinete sem espelho. Já a abit vem com o espelho, e tem a vantagem de ter os 5 conectores de áudio, fora o conector ótico. Para quem quer usar 6 canais e precisa usar o line-in, é uma grande coisa.</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    <font color='#000000'>Coelho.

    Que Bios você atualizou? Lí em alguns Fórums que algumas Bios apresentam leituras erradas de temperatura(*). Não sei até onde isso é verdade. Como logo atualizei para a bios 1.4, não tenho como comparar.

    No seu caso, a temperatura da cpu apresentou uma variação muito grande quando você trocou de placa mãe?

    (*) nada a ver com o disparo da sirene usando o programa de monitoramento que vem com a placa mãe.

    Até mais.</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Se não me engano foi 1.6. Mas tem uma versão para a 2.0 e outra versão para as 1.x.

    As temperaturas estão baixas, mas não dá para ter base porque nos últimos dias o frio aqui foi de lastar, de não aguentar dentro de casa sem casaco. estava marcando 11 graus para o processador, mas rodando o prime95 ia a quase 30. Alguém sabe se essa placa mede no diodo interno do chip ou apenas no sensor embaixo do processador?

    Quanto ao disparo da sirene, também aconteceu. Quanto eu estava testando o programa.</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Guest mainchip

    <font color='#000000'>Caro Coelho72 parabéns, essa placa é fantástica hein!!!! belissimos resultados, puxa! não vejo a hora de comprar a minha :(  ainda chego lá, viu uma dúvida, o que muda da versão REV.1.2 para REV.2.0??? afinal, qual a diferença??? valeu, até +</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>A diferença é que a versão 2.0 usa o nforce2 ultra 400, e por isso aceita OFICIALMENTE fsb de 400Mhz.</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Postado Originalmente por coelho72@15 Julho 2003,09:31

    <font color='#000000'>A diferença é que a versão 2.0 usa o nforce2 ultra 400, e por isso aceita OFICIALMENTE fsb de 400Mhz.</font>

    <font color='#0000FF'>Parabens.

    quanto você pagou nela coelho ?

    e onde a comprou ?

    To meio sem grana acho que vou pegar a Msi Delta L 380 contos.</font>

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×