Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Guest euroradiotv

[Resolvido] Pau no p100

Recommended Posts

Guest euroradiotv

<font color='#000000'>Olá.

Pessoal, eu sou novo no fórum, e gostaria que vocês me ajudassem num problema que estou enfrentando.

Possuo um 486 e o estou atualizando para um P100, já que este micro será utilizando apenas para digitação de textos - enfim, apenas para pequenas tarefas, e em rede. Claro que o P100 não será o servidor, já que para esta função eu vou deixar o PII.

O problema que estou enfrentando no P100 é o seguinte:

- mouse não reconhece

- FDisk está 'disparando'.

Fiz as seguintes conexões:

- mouse: Com 1

- impressora: há uma entrada com a descrição 'PRN' (LPT1), e realmente está funcionando

- HDD: IRQ1

- (IRQ2 livre)

- Ao lado das IRQs, há a entrada para FDD.

Ao reiniciar o Windows, o mouse não é reconhecido e o drive A (já ao ligar o micro) fica aceso.

Pessoal, por favor me ajudem.</font>

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

<font color='#000000'>Já que você está montando mesmo, no seu lugar eu faria duas coisas:

1) Clear CMOS, para resetar todas as config da bios. No caso da sua máquina, deve ser por jumper. Passe a config completa da máquina (marca da placa-mãe, qtd memória, HD etc.)

para que os colegas possam te ajudar.

2) Reinstalar o Windows, que nessa máquina acho que iria melhor o Windows95.

Testa assim, se não funcionar posta mensagem ok?

cwbs

Obs.: Na área de downloads do Clube do Hardware, tem um monte de programas para identificar marca/especificações de hardware, caso você esteja tendo dificuldades pra identificar.</font>

Compartilhar este post

Link para o post
Guest euroradiotv
  • Autor do tópico
  • <font color='#000000'>Olá.

Ok. Quanto a placa-mãe eu não sei a marca (estarei vendo na parte que indicou), porém ela é Socket 7 (com um Pentium 100 'espetado'), com 16MB RAM, e 512 cache.

Acopladas na placa-mãe estão:

- Com1: mouse

- Com2: vago

- IRQ1: HDD

- ao lado das IRQs: FDD

- entrada 1 PCI: placa de vídeo Trident

- entrada 2 PCI: placa de rede

- quatro entradas abaixo (não sei precisar o padrão destas entradas)

Pode ser realmente problema na CMOS, já que exceto a placa de vídeo e de rede, o restante dos componentes são 'herdados' do 486.

Inclusive, há uma controladora 'herdada' do 486 que contém as entradas LPT1 (embutida na placa), COM1/3, COM2/4, FDD e HD (equivalente à IRQ1).

Qqer ajuda é bem-vinda. Porém, já pelas dicas que passou, já estará ajudando. Mas é normal isso acontecer?</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest euroradiotv
  • Autor do tópico

Esqueci de informar. O OS que está instalado no P100 é o Win95. No servidor, Win98.</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Postado Originalmente por euroradiotv@14 Julho 2003,08:46

<font color='#000000'>Ao reiniciar o Windows, o mouse não é reconhecido e o drive A (já ao ligar o micro) fica aceso.</font>

<font color='#000000'>Não tenho muito o que ajudar mais você disse quando você liga o pc a luz do drive a fica constantemente ligada, isso geralmente ocorre quando a fita (flat cable) do disquete está ligada alcontrario. Verifique o pino 1 do drive de disquete e o pino 1 do conector fdd da placa mãe, o lado da fica que tiver uma linha vermelha deve ser ligado neles.

Obs: você disse que tem uma placa controladora erdada do 486, não recomendo você usa-la já que a placa-mãe do pentium deve ter conectores on-board!

Espero que isso ajude</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000080'>Olá, vamos ver se consigo ajudar.

Primeiro alguns detalhes técnicos quanto as porta COM. O chipset para este tipo de computador normalmente reconhece apenas 2 portas COM, nomeadas respectivamente como COM1 e COM2. Normalmente, a COM1 e a COM3 são compartilhadas (O que muda é apenas o endereçamento). O mesmo vale para COM2 e COM4.

Tome cuidado para não ligar dispositivos em portas compartilhadas pois fatalmente haverá um conflito entre os mesmos. Cada COM tem o seu próprio IRQ. Talvez isso resolva o problema do mouse não reconhecido.

Já o Floppy, a causa provável é aquela apontada pelo colega: cabo flat invertido. Se o led do FDD continua acesso mesmo com a inversão do cabo, então providencie a troca do mesmo, pois algum fio se partiu.

Imagino que para tal upgrade, você tenha mudado a placa mãe já que os soquetes do 486 e do Pentium são incompatíveis (a exceção do Overdrive)

Sendo assim, recomendo que você proceda um CCMOS antes de reiniciar o procedimento de instalação do sistema operacional.</font>

Compartilhar este post

Link para o post

<font color='#000000'>So para completar,quanto ao mouse algumas placas de p100 tem uma pinagem diferente talvez seja este o caso.

:-BEER</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest euroradiotv
  • Autor do tópico

Pessoal, inicialmente gostaria de agradecer a ajuda de vocês. Agora finalmente o P100 e a rede estão funcionando.

No caso do floppy disk fiz uma coisa que nem eu tinha imaginado (ou talvez não tenha notado isso): inverti o cabo de dados. Daí pra frente começou a funcionar.

Porém eu gostaria de perguntar uma coisa a respeito das COM. Agora o problema está sendo no mouse mesmo. Ela está conectada na COM1. O mouse funciona, porém com dificuldade.

Tentei alterar a configuração dos IRQs e mesmo assim o problema persiste. E não é problema do mouse, já que o testei em outro micro e está funcionando normalmente.

Conforme citei acima (inclusive comentando também acima por vocês), parece que há algo entre as COM 1 e COM 2.

O que devo fazer para o mouse funcionar normalmente? Uma solução seria desconectar a LPT1? Estou perguntando porque centralizei a impressão no servidor, não sendo necessário uma impressora no micro-cliente. :muro:  :@#$#:</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Guest euroradiotv
  • Autor do tópico

Com referência ao que o Ricardo comentou:

"Primeiro alguns detalhes técnicos quanto as porta COM. O chipset para este tipo de computador normalmente reconhece apenas 2 portas COM, nomeadas respectivamente como COM1 e COM2. Normalmente, a COM1 e a COM3 são compartilhadas (O que muda é apenas o endereçamento). O mesmo vale para COM2 e COM4.

Tome cuidado para não ligar dispositivos em portas compartilhadas pois fatalmente haverá um conflito entre os mesmos. Cada COM tem o seu próprio IRQ. Talvez isso resolva o problema do mouse não reconhecido"

O que seria ideal eu fazer? A única porta que está reconhecendo é na COM1, sendo que quando conecto na COM2 ao iniciar o Win95 aparece o aviso de 'mouse não encontrado'. :ui:</font>

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais