Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fontes queimadas : o que fazer ?


Visitante

Posts recomendados

Por favor preciso da compreensão de quem bem entende o assunto, por isso o motivo de eu postar minhas mensagens no Fórum....

Pessoal estou com um grande problemão. A pouco tempo adquiri um computador com as seguintes configurações : XP2.0, Asus A7S33, GF4 Mx 440 Inno, 512 DDR333, HD 80, Atx 4 baias, fonte de alimentação 350W, coloquei minha máquina em um móvel que não possuia ventilação alguma, e como consequência meu CPU veio a desligar automativamente, por duas vezes (graças a DEUS); Pouco tempo depois retirei a máquina deste lugar, por orientação do amigo que me vendeu o mesmo, e coloquei-a em um lugar ventilado, só que com outra especificação : Xp2.4, GF4 FX 5600 Inno, gravadora de CD e o resto continuou o mesmo. Após ter funcionado minha máquina, lá pelas 00:30 Am ás 02:30 veio o susto, á máquina pifou, levei-a de volta e constatou-se que a fonte havia queimado, troquei-a por uma mais potente de 450 a 500 W. Achando que tudo estava bem a noite quando fui testar, após duas horas ininterruptas, para meu desespero veio a queimar novamente a fonte. Conversando com este meu amigo que me vendeu á máquina ele disse que poderia ter queimado algum componente da placa, uma vez que sofreu um super auqecimento quando estava dentro do móvel, o que estaria sobrecarregando a fonte.

Minha dúvida é :

1 - Existe realmente a possibilidade de algum componente da placa mãe ter estragado, o que poderia ter causado o estrago das duas fontes, ou o que poderia causar este dano ?

Por favor me ajudem, pois não tenho condições de ficar tomando prejuizos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já olhou se a corrente elétrica onde você esta ligando seu pc esta de acodo? Aterramento tudo OK, etc...?

A fonte pode ter queimado devido a uma variação de tensão elétrica muito alta. Peça para um eletricista de sua confiaça e de bom conhecimento para verificar sua rede elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, minha rede elétrica é aterrada, fiz algumas alterações a pouco mais de 8 meses, colocando aterramento em toda a casa, e meu CPU vai ligado na fonte de alimentação. Mais vou verificar novamente minha corrente elétrica na casa com alguém quje entenda do assunto... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quais as marcas das fontes?

Olha, eu acho que é um chutão o que o seu amigo supôs.

O que sugiro que você faça é pegar um multimetro e medir as tensões +12V e +5V (além da medição que é feita pela placa).

E use um fonte de boa qualidade. A sua máquina nem tem tanta coisa assim.

Eu acho que a fonte poderia até queimar caso ela se aqueça demais, mas não um componente da placa ter estragado e isso faça ela queimar.

Ai poste as medidas que você fez aqui. E é bom você medir com a máquina parada e com a máquina sendo exigida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sledgehammer,

Não tive tempo ainda de olhar á máquina, somente hoje é que irei buscá-la com meu amigo, que por garantia trocou tudo placa mãe, vídeo, processador; No entanto posso já de antemão fornecer algumas informações que não sei se serão de grande valor. Com o problema detectado, antes das fontes queimarem, meu amigo instalou o programa da ASUS probe, e verifiquei que a corrente de 12v oscilava entre 12,7 á 12,8v, a corrente de 3,3v oscilava entre 3,1x á 3,2x Volts. Bem como a tarde irei a loja buscar minha máquina, farei a medição no local e postarei a mensagem aqui inclusive com os modelos de fontes que utilizei, pois não me lembro por agora. Agradeço a consideração para comigo e ficarei aguardando nova postagem.

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As marcas das fontes são respectivamente uma Mtek 400 watts e satelite 450 Watts, e o componente que estorou foi o indutor. Conforme meu amigo falou-me, testou a fonte e a tensão estava correta, medindo respectivamente 5 e 12 volts, no entanto quando colocou um processador XP 2100 na placa para testar, a mesma veio a queimar. Como poderia o processador também vir a queimar ????? E o que poderia ter danificado as fontes ????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caro colega cuidado para não ser lezado!!!!!

uma vez que a fonte é queimada não tem como  ela queimar so o indutor, se ela sofreu um aquecimento pode te sido o estabilizador que estar mandando mais de 115 vt e não queima so o induntor, vem os diodos que ficam vazando, o tronsformador que transforma a energia de 115 para 12vt ou de 230 para 12vt que queim a também. depedendo do do vazamento pode queimar ate a placa e o processador.

soares

Jesus te ama!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
<font color='#000000'>Por favor preciso da compreensão de quem bem entende o assunto, por isso o motivo de eu postar minhas mensagens no Fórum....

Pessoal estou com um grande problemão. A pouco tempo adquiri um computador com as seguintes configurações : XP2.0, Asus A7S33, GF4 Mx 440 Inno, 512 DDR333, HD 80, Atx 4 baias, fonte de alimentação 350W, coloquei minha máquina em um móvel que não possuia ventilação alguma, e como consequência meu CPU veio a desligar automativamente, por duas vezes (graças a DEUS); Pouco tempo depois retirei a máquina deste lugar, por orientação do amigo que me vendeu o mesmo, e coloquei-a em um lugar ventilado, só que com outra especificação : Xp2.4, GF4 FX 5600 Inno, gravadora de CD e o resto continuou o mesmo. Após ter funcionado minha máquina, lá pelas 00:30 Am ás 02:30 veio o susto, á máquina pifou, levei-a de volta e constatou-se que a fonte havia queimado, troquei-a por uma mais potente de 450 a 500 W. Achando que tudo estava bem a noite quando fui testar, após duas horas ininterruptas, para meu desespero veio a queimar novamente a fonte. Conversando com este meu amigo que me vendeu á máquina ele disse que poderia ter queimado algum componente da placa, uma vez que sofreu um super auqecimento quando estava dentro do móvel, o que estaria sobrecarregando a fonte.

Minha dúvida é :

1 - Existe realmente a possibilidade de algum componente da placa mãe ter estragado, o que poderia ter causado o estrago das duas fontes, ou o que poderia causar este dano ?

Por favor me ajudem, pois não tenho condições de ficar tomando prejuizos</font>

aí rapaziada não sei muito sobre oforum dá pra mim dar uma ajuda aí

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...