Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sempron 2800+, alta temperatura e alta voltagem, socorro!


kumm

Posts recomendados

Olá pessoal

Instalei um Sempron 2800+ (socket 462) numa placa Gigabyte GA 7S748.

Está tudo funcionando normalmente mas o processador trabalha normalmente entre 58-61 graus celsius (medições do everest). Sendo que a placa mãe trabalha por volta do 38 graus celsius. Não utilizo nenhum tipo de overclock. E tenho video FX5700LE com cooler de cobre.

Apesar da temperatura ser alta, vi por ai que está dentro do normal e que o processador "aguenta" até os 90 graus. Uso o cooler box da AMD(que comprei separadamente pois comprei o processador OEM) e penso em breve em comprar um cooler mais parrudo.

O que está me deixando com a pulga atrás é o "core voltage" que está entre 1,744V e 1,760V. Olhando no site da AMD esse processador deveria trabalhar com um core voltage de 1,6V.

Esse acrescimo de tensão é normal???

Esse acrescimo de tensão poderia estar causando aumento da temperatura???

Devo diminuir o core voltage na Bios???

Esse Sempron 2800+ pode ser um daqueles remarcados, devido a alteração da tensão???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal

Instalei um Sempron 2800+ (socket 462) numa placa Gigabyte GA 7S748.

Está tudo funcionando normalmente mas o processador trabalha normalmente entre 58-61 graus celsius (medições do everest). Sendo que a placa mãe trabalha por volta do 38 graus celsius. Não utilizo nenhum tipo de overclock. E tenho video FX5700LE com cooler de cobre.

Apesar da temperatura ser alta, vi por ai que está dentro do normal e que o processador "aguenta" até os 90 graus. Uso o cooler box da AMD(que comprei separadamente pois comprei o processador OEM) e penso em breve em comprar um cooler mais parrudo.

O que está me deixando com a pulga atrás é o "core voltage" que está entre 1,744V e 1,760V. Olhando no site da AMD esse processador deveria trabalhar com um core voltage de 1,6V.

Esse acrescimo de tensão é normal???

Esse acrescimo de tensão poderia estar causando aumento da temperatura???

Devo diminuir o core voltage na Bios???

Esse Sempron 2800+ pode ser um daqueles remarcados, devido a alteração da tensão???

Refrigere melhor seu gabinete e melhore a refrigeração do processador lendo aqui.

O vcore parece estar alto e eu aconselharia vocÊ a colocar ele em 1,6v talvez por isso o PC ta superaquecendo... Reveja as configurações do BIOS e veja se a bateria do BIOS está boa...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade velho, volte esse v core para 1,6v e testa tudo.

Esse v core maior pode estar (entre outras coisas) contribuíndo para o superaquecimanto da CPU.

Não acho que o seu sempron seja remarcado.

Acho que pode estar mal configurado ou como o giovanni escreveu, você pode estar com problemas na bios ou na bateria.

Agora, com exceção dos K8, os cooler AMD sempre foram meio fracos para os K7. E os K7 sempre exigiram boa ventilação no gabinete.

Tem uns AKASA que são bons e não são muito caros.

Precure os com base e aletas de cobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Bem, eu não consegui baixar o vcore para 1,6 porque a bios dessa placa da gigabyte (GA 7S748) não me permite mexer nessa tensão. Ou melhor, até permite, mas só se for aumentar essa tensão por fatores de 5%, 7,5% ou 10%.

Aparece na BIOS vcore normal, e em outro campo, vcore OK, mas não há como biaxar esse valor.

Quanto a bateria da BIOS ele está mantendo as confirgurações normalmente.

Para fazer um teste eu rodei aquele ¨Stress CPU¨ do Everest. Deixei o programa nesse mode Stress durante 6 minutos e a maquina aguentou, não travou nada, só que o processador chegou a uma temperatura maxima de 68 graus, e quando parei ele baixou a temperatura normalmente para 57 graus.

Vou tirar a tampa do gabinete e ver... to desconfiado que meu gabinete desktop (não é torre, e horizontal) tá contribuindo em alguns graus.

Leandro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

Bem, eu não consegui baixar o vcore para 1,6 porque a bios dessa placa da gigabyte (GA 7S748) não me permite mexer nessa tensão. Ou melhor, até permite, mas só se for aumentar essa tensão por fatores de 5%, 7,5% ou 10%.

Aparece na BIOS vcore normal, e em outro campo, vcore OK, mas não há como biaxar esse valor.

Quanto a bateria da BIOS ele está mantendo as confirgurações normalmente.

Para fazer um teste eu rodei aquele ¨Stress CPU¨ do Everest. Deixei o programa nesse mode Stress durante 6 minutos e a maquina aguentou, não travou nada, só que o processador chegou a uma temperatura maxima de 68 graus, e quando parei ele baixou a temperatura normalmente para 57 graus.

Vou tirar a tampa do gabinete e ver... to desconfiado que meu gabinete desktop (não é torre, e horizontal) tá contribuindo em alguns graus.

Leandro

Então deve ser a refrigeração interna do gabinete. Esses desktops são apertados e em alguns casos superaquecem, eu só não tinha visto um Sempron se aquecer tanto assim.

Tente atualizar o BIOS e veja se o vcore muda...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...