Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Auxílio em Overclock


Jefers0n

Posts recomendados

Bom dia pessoal, na verdade nunca fiz um Over ainda, tenho muitas dúvidas e queria que alguém, se possível me esclarecesse a maioria delas, e me dessem dicas do que poderia ser feito sem riscos a minha máquina.

Pra começar queria que me dessem umas dicas de que são algumas informações que coletei entrando na BIOS, a maioria não sei o que significa e outras sei o q é mas não sei o q posso aumentar ou deixar como está....Começando pela versão da BIOS 'AMBIOS Version - 08.00.09 Build date - 06/27/05', Processor Type AMD Sempron 3100+ Speed: 1800 MHz Count 1 (em propriedades de meu computador mostra 1,7Ghz de velocidade, será que já está aumentado a velocidade dele???).

Queria saber o que é COOL N'QUIET que esta [Disabled] e HD Ratio que pode ser posto de 1 a 4 e está como [4].

Tenho 512 de memória Kingston (400Mhz), mas as informações que tive na BIOS foram:

Memory CLK: 200 Mhz

CAS Latency(Tcl) 3.0

DRAM RAS TO CAS DELAY : 3 CLK

DRAM ACTIVE TIME 8 CLK

DRAM RAS PRECHANGE TIME 3 CLK

A temperatura esta em +- 38°C CPU e 29°C MB e CPU Fan Speed 3610 RPM

VCORE VOLTAGE 1.440V

3.3 V Voltage 3.328V

5V Voltage 5.059V

12V Voltage 11.939V

Em Config System Frequency/Voltage

tenho AI OVERCLOK TUNER em [standard], mas pode ser colocado em manual, 1%, 3%, 5%, ou 10%.

AGP OVERCLOK in Mhz [66]

DDRRAM VOLT. [AUTO]

Queria saber como está esta configuração, se posso alterar algo pra dar uma melhoradinha, se esta bom assim mesmo. ***(por que tem algumas coisas que estão em cinza mais claro e eu não possom alterar???)

Ahh! Meu micro tem uma MB ASUS k8N-E, sempron 3100+ 64, 512 DDR 400(Kingston), G-Force FX 5200 128, apenas um Cooler genérico no processador, HD SATA 160Gb, DVD-RW 4167b LG, uma gabinete estreitinho e bem simples, que embora eu ache q não é bem ventilado nunca tive problema de aquecimento.

Se precisarem de mais dados me avisem.

Att,

Jeferson Neves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer iniciativa sua voce deve ler com muita atenção o tutorial que segue no link abaixo.Ele é simples feito pelo Clube do Hardware e tem toas as informações que você precisa saber inicialmente para fazer um over.Os detalhes de cada over você aprende com o tempo e a experiencia acumulada.Depois que você tiver lido volte aqui e nos te ajudaremos pois sem conhecimento básico algum fica quase impossivel te ajudar.

Tutorial Completo sobre over em Athlon64

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer iniciativa sua voce deve ler com muita atenção o tutorial que segue no link abaixo.Ele é simples feito pelo Clube do Hardware e tem toas as informações que você precisa saber inicialmente para fazer um over.Os detalhes de cada over você aprende com o tempo e a experiencia acumulada.Depois que você tiver lido volte aqui e nos te ajudaremos pois sem conhecimento básico algum fica quase impossivel te ajudar.

Tutorial Completo sobre over em Athlon64

Valeu cara, li tudo e tirei algumas dúvidas e aprendi coisas que não sabia, mas ainda tenho que ler mais umas vezes pra entender bem, mas como estou no trabalho agora e não tenho tempo, farei isso mais tarde. Mas o que eu já queria ir perguntando é o seguinte:

Eu achei o divisor de memória, dividindo 1800 por 200 = 9, mas o multiplicador de clock de meu processador eu não sei...

Mas pra começo eu poderia passar meu HT ratio pra 3 em vez de 4 depois de ter colocado config de clock pra manual, só isso daria uma melhoradinha não é???

Att,

Jeferson Neves

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que você tenha se confundido.E explico o porque.

O multiplicador do seu processador e que é 9.E porque? 9 x 200=1800mhz.O clock base do seu processador é que é 200(este 200 e um valor fixado pela AMD para gerar os valores de clock dos processadores dela).Ou seja, o multiplicador seja ele qual for sera usado para obter o valor em mhz do seu processador.Exemplo: tenho um venice 3200.Ele roda internamente a 2000mhz.Como se obtem este valor?Usa-se o valor 10( o multiplicador de meu cpu) por 200(clock base no athlon64) e se tem 2000mhz.E aqui que entra o OVERCLOCK.você pega seu multiplicador que no seu caso é 9 e multipllica pelo valor do HTT( seu clock base, lembra?) que é 200.Mas já que você esta fazendo over ficara assim: 9x 250=2250mhz ou 25% de overclock que já e um valor respeitavel( Estou so dando um exemplo.voce pode conseguir mais ou menos.Vai depender do equipamento que você tem).

Então assim que você ler mais e com muita atenção sobre overclock você estará apto a fazer um belo over.E pode contar a a ajuda de todos os nobres colegas aqui do forum.E da minha se precisar.

Espero que as informações que te passei acima tenham sido de alguma ajuda te esclarecendo algumas coisas. :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, me ajudou sim, entendi molhor agora. Então eu posso de início dar uma aumentadinha em meu clock base pra uns 220- 225 e ver como fica??? ele funcionaria a +- uns 2000Mhz em vez de 1800...

Por enquanto não quero mexer em tensão hehehe, vou apenas ver se com isso muda alguma coisa.

Att,

Jeferson Neves.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim.Na verdde se der suba logo pra 250 de htt e você tera exatos 2250mhz ou seja 25% de overclock.E creio que você nem vai precisar mexer no vcore.Va com fé e sem medo.Pra tal feito você só vai precisar setar as suas memos em DDR333.Fora isso os demais ajustes você já sabe fazer.Faça e poste aqui pra dizer o que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...