Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Jefers0n

Auxílio em Overclock

Recommended Posts

Bom dia pessoal, na verdade nunca fiz um Over ainda, tenho muitas dúvidas e queria que alguém, se possível me esclarecesse a maioria delas, e me dessem dicas do que poderia ser feito sem riscos a minha máquina.

Pra começar queria que me dessem umas dicas de que são algumas informações que coletei entrando na BIOS, a maioria não sei o que significa e outras sei o q é mas não sei o q posso aumentar ou deixar como está....Começando pela versão da BIOS 'AMBIOS Version - 08.00.09 Build date - 06/27/05', Processor Type AMD Sempron 3100+ Speed: 1800 MHz Count 1 (em propriedades de meu computador mostra 1,7Ghz de velocidade, será que já está aumentado a velocidade dele???).

Queria saber o que é COOL N'QUIET que esta [Disabled] e HD Ratio que pode ser posto de 1 a 4 e está como [4].

Tenho 512 de memória Kingston (400Mhz), mas as informações que tive na BIOS foram:

Memory CLK: 200 Mhz

CAS Latency(Tcl) 3.0

DRAM RAS TO CAS DELAY : 3 CLK

DRAM ACTIVE TIME 8 CLK

DRAM RAS PRECHANGE TIME 3 CLK

A temperatura esta em +- 38°C CPU e 29°C MB e CPU Fan Speed 3610 RPM

VCORE VOLTAGE 1.440V

3.3 V Voltage 3.328V

5V Voltage 5.059V

12V Voltage 11.939V

Em Config System Frequency/Voltage

tenho AI OVERCLOK TUNER em [standard], mas pode ser colocado em manual, 1%, 3%, 5%, ou 10%.

AGP OVERCLOK in Mhz [66]

DDRRAM VOLT. [AUTO]

Queria saber como está esta configuração, se posso alterar algo pra dar uma melhoradinha, se esta bom assim mesmo. ***(por que tem algumas coisas que estão em cinza mais claro e eu não possom alterar???)

Ahh! Meu micro tem uma MB ASUS k8N-E, sempron 3100+ 64, 512 DDR 400(Kingston), G-Force FX 5200 128, apenas um Cooler genérico no processador, HD SATA 160Gb, DVD-RW 4167b LG, uma gabinete estreitinho e bem simples, que embora eu ache q não é bem ventilado nunca tive problema de aquecimento.

Se precisarem de mais dados me avisem.

Att,

Jeferson Neves

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antes de qualquer iniciativa sua voce deve ler com muita atenção o tutorial que segue no link abaixo.Ele é simples feito pelo Clube do Hardware e tem toas as informações que você precisa saber inicialmente para fazer um over.Os detalhes de cada over você aprende com o tempo e a experiencia acumulada.Depois que você tiver lido volte aqui e nos te ajudaremos pois sem conhecimento básico algum fica quase impossivel te ajudar.

Tutorial Completo sobre over em Athlon64

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Antes de qualquer iniciativa sua voce deve ler com muita atenção o tutorial que segue no link abaixo.Ele é simples feito pelo Clube do Hardware e tem toas as informações que você precisa saber inicialmente para fazer um over.Os detalhes de cada over você aprende com o tempo e a experiencia acumulada.Depois que você tiver lido volte aqui e nos te ajudaremos pois sem conhecimento básico algum fica quase impossivel te ajudar.

Tutorial Completo sobre over em Athlon64

Valeu cara, li tudo e tirei algumas dúvidas e aprendi coisas que não sabia, mas ainda tenho que ler mais umas vezes pra entender bem, mas como estou no trabalho agora e não tenho tempo, farei isso mais tarde. Mas o que eu já queria ir perguntando é o seguinte:

Eu achei o divisor de memória, dividindo 1800 por 200 = 9, mas o multiplicador de clock de meu processador eu não sei...

Mas pra começo eu poderia passar meu HT ratio pra 3 em vez de 4 depois de ter colocado config de clock pra manual, só isso daria uma melhoradinha não é???

Att,

Jeferson Neves

Compartilhar este post

Link para o post

Creio que você tenha se confundido.E explico o porque.

O multiplicador do seu processador e que é 9.E porque? 9 x 200=1800mhz.O clock base do seu processador é que é 200(este 200 e um valor fixado pela AMD para gerar os valores de clock dos processadores dela).Ou seja, o multiplicador seja ele qual for sera usado para obter o valor em mhz do seu processador.Exemplo: tenho um venice 3200.Ele roda internamente a 2000mhz.Como se obtem este valor?Usa-se o valor 10( o multiplicador de meu cpu) por 200(clock base no athlon64) e se tem 2000mhz.E aqui que entra o OVERCLOCK.você pega seu multiplicador que no seu caso é 9 e multipllica pelo valor do HTT( seu clock base, lembra?) que é 200.Mas já que você esta fazendo over ficara assim: 9x 250=2250mhz ou 25% de overclock que já e um valor respeitavel( Estou so dando um exemplo.voce pode conseguir mais ou menos.Vai depender do equipamento que você tem).

Então assim que você ler mais e com muita atenção sobre overclock você estará apto a fazer um belo over.E pode contar a a ajuda de todos os nobres colegas aqui do forum.E da minha se precisar.

Espero que as informações que te passei acima tenham sido de alguma ajuda te esclarecendo algumas coisas. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Muito obrigado, me ajudou sim, entendi molhor agora. Então eu posso de início dar uma aumentadinha em meu clock base pra uns 220- 225 e ver como fica??? ele funcionaria a +- uns 2000Mhz em vez de 1800...

Por enquanto não quero mexer em tensão hehehe, vou apenas ver se com isso muda alguma coisa.

Att,

Jeferson Neves.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode sim.Na verdde se der suba logo pra 250 de htt e você tera exatos 2250mhz ou seja 25% de overclock.E creio que você nem vai precisar mexer no vcore.Va com fé e sem medo.Pra tal feito você só vai precisar setar as suas memos em DDR333.Fora isso os demais ajustes você já sabe fazer.Faça e poste aqui pra dizer o que aconteceu.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais