Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Satellite SATA-545K8 Por dentro


Jeremias Alves Queiroz

Posts recomendados

E aí pessoal, não aguentei esperar terminar a garantia da fonte a acabei abrindo ela e tirando várias fotos, se alguém aqui com maior conhecimento em eletrônica puder nos ajudar a entender essa fonte, para sabermos se ela pode ser boa ou não, seria de grande valia a ajuda.

Nessas primeiras imagens temos uma ideia da fonte, acima do conector de entrada AC podemos conferir uma plaquinha com os elementos de filtragem.

Nessas próximas imagens podemos conferir com mais facilidade a plaquinha contendo parte do setor de filtragem. Curioso notar, que ela tem um componente muito parecido com um transformador :zoio: , eu acredito que se trate de algum tipo de bobina :blink: . Nessa plaquinha esse transformador ou bobina está situado, aparentemente, entre dois capacitores cerâmicos.

Do outro lado:

O que vem escrito em cima do "transformador ou bobina":

Acredito que o estágio de filtragem continue na placa principal da fonte, como mostro nas fotos a seguir pode-se notar mais um "transformador ou bobina" idêntico ao do plugue de entrada :zoio: , um fuzivel (desencapado :muro: ) e um, talvez, varistor, como não tenho experiência em eletrônica, e também não tive coragem de retirar a borrachinha de proteção não sei afirmar se é mais um capacitor cerâmico ou um varistor :help: . Noto que ele tem cor diferênciada (verde escuro) enquanto os capacitores cerâmicos dessa fonte tem cor azul.

Agora angulos tentando valorizar o possível "varistor" :goff: .

Agora tentarei mostrar um pouco do setor "primário" da fonte. Nesta primeira foto se você prestar atenção pode-se notar que no dissipador do estágio de saida está fixado com um parafuso o sensor de calor que controla a velocidade do fan.

Agora tentarei mostrar um pouco da area dos transformadores.

Agora o estágio de saída:

Agora como ela está montada no meu gabinete, gostei muito da posição do fan da fonte e de sua abertura, puxando um pouco do ar quente de dentro do gabinete:

Bom é isso pessoal me perdoem pela qualidade das fotos, e pela falta de dados técnicos, espero que com essas fotos alguém com mais conhecimento em fontes, possa nos ajudar a saber se essa é uma boa opção de compra em fontes ou não.

À moderação, eu achei que seria interessante criar um tópico novo pois o assunto desse tópico aparentemente diverge do assunto que é discutido no outro tópico que eu criei, mas se vocês discordarem de mim nesse sentido por favor, moderem :bandeira: .

Desde já agradeço.

post-66958-13884932723778_thumb.jpg

post-66958-13884932724002_thumb.jpg

post-66958-13884932724228_thumb.jpg

post-66958-13884932724397_thumb.jpg

post-66958-13884932724516_thumb.jpg

post-66958-13884932724631_thumb.jpg

post-66958-13884932724748_thumb.jpg

post-66958-13884932724916_thumb.jpg

post-66958-13884932725038_thumb.jpg

post-66958-13884932725213_thumb.jpg

post-66958-13884932725405_thumb.jpg

post-66958-13884932725626_thumb.jpg

post-66958-13884932725835_thumb.jpg

post-66958-13884932725999_thumb.jpg

post-66958-13884932726221_thumb.jpg

post-66958-13884932726438_thumb.jpg

post-66958-13884932726717_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem interessante esse rewiew fotográfico cara. Tomara que apareça algum entendido do assunto pra fazer uma análise.

A minha única duvida é quanto ao falado Varistor. Afinal, ela tem?

Seria interessante todos tentarem fazer o mesmo com suas fontes. Semana que vem, vou seguir seu exemplo e fazer uma sessão de fotos dessa minha VCom aqui. T+!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito bom! Serve para avaliar a robusteZ da fonte.

Pra mim, muito importante é saber a capacidade de dois grupos de componentes: os transistores chaveadores e os diodos schottkys de saída! É por onde passa toda a corrente drenada pela fonte e o funcionamento é mais crítico. Já vi muitas fontes prometendo correntes de 18A, 22A numa determinada linha e apresentando diodos schottkys de 10A ou 16A! Já nas fontes de vergonha(mínima) esses componentes superam a corrente prometida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Jereba

O que quis dizer foi o seguinte:

Observando o interior da fonte, superficialmente, podemos notar a robustez dos componentes, o que, a grosso modo, pode indicar um produto bom, mas isso ainda não seria suficiente para garantir sua qualidade, "competência"....

Veja o exemplo das antigas Satélites LC B500E....um lixo.....mesmo se colocássemos dissipadores parrudos, adicionar filtros, etc, mas sem trocarmos os diodos de saída e os chaveadores, a fonte continuaria sendo um lixo!

A falta de filtros pode prejudicar em algo, mas não provoca ou aumenta a chance dela vir a queimar sem razões mais contundentes....já com diodos ou chaveadores fracos, é queima na certa!

Esse modelo que citei traz diodos de 16A na L12, mas promete(se não me engano) algo como 20A! É ai que está a grande questão! Fontes como as ST, Tt, Enermax, etc, prometem 20A, 22A, etc, mas apresentam componentes para 30A e isso é certeza de confiabilidade!

Apesar do acima exposto, todas podem queimar e as razões para isso podem diferir de caso à caso!

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, um help de vocês... :help:

Comprei um pc novo, e mantive minha fonte (essa da assinatura)... :wub:

Meu pc antigo vou dar pra minha namorada, mas ela não quer gastar muito na fonte, o pc q vou dar pra ela é um Athlon64 3000+ socket 754, 1GB de memoria, HD de 120GB e uma VGA 6600GT MSI AGP (esse é o problema).. :muro:

vocês acham q essa fonte SATELLITE SATA-545K8 aguenta essa configuração? pois consigo ela por US$ 29.00 no PY... fico preocupado porque essa 6600GT tem alimentação externa e deve consumir uma boa corrente da linha de 12V... :cry:

Preciso de uma ajuda de vocês com urgencia, porque o pedido tenho que fazer até amanhã... :zoio:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, um help de vocês...

Comprei um pc novo, e mantive minha fonte (essa da assinatura)...

Meu pc antigo vou dar pra minha namorada, mas ela não quer gastar muito na fonte, o pc q vou dar pra ela é um Athlon64 3000+ socket 754, 1GB de memoria, HD de 120GB e uma VGA 6600GT MSI AGP (esse é o problema)..

vocês acham q essa fonte SATELLITE SATA-545K8 aguenta essa configuração? pois consigo ela por US$ 29.00 no PY... fico preocupado porque essa 6600GT tem alimentação externa e deve consumir uma boa corrente da linha de 12V...

Preciso de uma ajuda de vocês com urgencia, porque o pedido tenho que fazer até amanhã...

Cara, eu até acho que aguentar, ela aguenta. Só não garanto que ficará com boas voltagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só um palpite, mas acho que vale. Parece que bem no começo da filtragem (aquela plaquinha menor) o varistor está nela.

E na placa de cricuito impresso (a maior), tem o termistor. Não entendo muito mas pelo jeito pode ser isso.

E a "bobina" pode ser a bobina de ferrite, pois tem uma na plaquinha menor e uma na placa maior.

Pelo jeito é uma boa fonte. A ponte retificadora é melhor do que umas fontes aqui de casa que usa 4diodos.

Estou acompanhando o forum tambem !!!

Abraços...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal, um help de vocês... :help:

Comprei um pc novo, e mantive minha fonte (essa da assinatura)... :wub:

Meu pc antigo vou dar pra minha namorada, mas ela não quer gastar muito na fonte, o pc q vou dar pra ela é um Athlon64 3000+ socket 754, 1GB de memoria, HD de 120GB e uma VGA 6600GT MSI AGP (esse é o problema).. :muro:

vocês acham q essa fonte SATELLITE SATA-545K8 aguenta essa configuração? pois consigo ela por US$ 29.00 no PY... fico preocupado porque essa 6600GT tem alimentação externa e deve consumir uma boa corrente da linha de 12V... :cry:

Preciso de uma ajuda de vocês com urgencia, porque o pedido tenho que fazer até amanhã... :zoio:

você pode trocar a placa de video por uma que consuma menos, ou botar essa fonte e deixar, ela pretende usar o computador para jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara a minha gpu é uma 6600 le (que tem alimentação externa também), eu tenho 4 fans (+2 na fonte) ligados no 12v. Tenho som, captura video, rede off board, 2 hd, 2 gravadoras. E a SATA 545 K8 dá conta do recado sem ter variação alguma nas voltagens. Sei lá, na minha opinião acredito que a 545 aguente sua configuração tranquila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alefim,

Como já citei em outros tópicos, essa minha configuração da assinatura já foi ligada (e usada por uns tempos) numa satellite dessas sem ter maiores variações. Nos 12V, a menor tensão registrada foi 11,84V. Se te servir como base pra ver se aguenta o pc da sua namorada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alefim,

Como já citei em outros tópicos, essa minha configuração da assinatura já foi ligada (e usada por uns tempos) numa satellite dessas sem ter maiores variações. Nos 12V, a menor tensão registrada foi 11,84V. Se te servir como base pra ver se aguenta o pc da sua namorada...

bla cara, já fiz o pedido, acredito que ela de conta sim, mas é sempre bom ficar com pé atrás, se relachar de mais pode ficar nebuloso... hehehehe

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

galera... rola colocar um banco de capacitor CAVALO numa fonte?

em amplificadores de audio a gente costuma usar 10000 uF de capacitancia pra cada 100W de consumo real (considerando a perda em calor) eu nunca vi uma capacitancia desse nivel em fontes ATX! eu penso q se mandar uma capacitancia BRUTAL no estagio de saida da fonte, no lugar daqueles eletroliticos vagaba ali... putz, ia estabilizar MUITO a tensão, mesmo em consumos hardcore!

essa fonte é bem parrudinha ein! compacta pra caramba, deve pesar um monte! hehehe

outra coisa... será q rola trocar o proprio transformador da fonte? se sim quais outros componentes teriam de ser trocados tbem... pô ia ser animal uma fonte de PC com um toroidal!!!

eu manjo quase nada dessas fontes todas cheias de trique trique, pra mim fonte é trafo-ponte-capacitores de saida... e só hahahaha

Gabriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A troca do trafo tem apenas o inconveniente de encontrar um que tenha o mesmo padrão de enrolamento....não é fácil! Esses trafos não são fabricados em função da fonte e sim, a fonte em função dos trafos existentes no mercado!

Já tentei substituir um trafo de uma genérica, mas não encontrei outro que pudesse ser "encaixado" sem problemas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

já vem com o led...

Só que podia ser azul... é colorido! =/

esse led não estava nos planos...

tem como apagar esse led sem precisar trocar o cooler? minha namorada vai querer deixar o pc ligado ao dormir pegando coisas na net, mas ela odeia quarto iluminado, tanto q o gabinete tem q ser sem led frontal... hehehehe

o meu aqui de noite ilumina legal, tem um led de temperatura na frente do gabinete q é um azul usina... hahaha

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse led não estava nos planos...

tem como apagar esse led sem precisar trocar o cooler? minha namorada vai querer deixar o pc ligado ao dormir pegando coisas na net, mas ela odeia quarto iluminado, tanto q o gabinete tem q ser sem led frontal... hehehehe

o meu aqui de noite ilumina legal, tem um led de temperatura na frente do gabinete q é um azul usina... hahaha

abraço.

tem sim...

são 4 leds.. (vermelho, laranja, azul, verde)

você desmonta a fonte, desmonta o cooler com led, e corta uma das perninhas de cada led...

fácil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...