Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 40Gb + HD 80Gb - Master ou Slave - Como Instalar


alexandrehs

Posts recomendados

Olá. Primeiramente gostaria de dizer que sou "usuário de primeira viagem" hoje, e como é minha primeira participação já peço desculpas caso meu tópico não esteja de acordo com as regras do fórum ou tenha algum problema parecido.

Bom, vamos ao problema. Quem puder me ajudar vai me sanar uma grande dúvida que estou encontrando.

Tenho um HD de 40Gb instalado em minha máquina com duas partições, uma de 10Gb e outra de 30Gb. Até aí tudo bem, meu problema começa agora.

Eu não tenho mais espaço para nada no HD, já liberei o espaço que podia, mas mesmo assim não me sobra nada, e começou a aparecer mensagem de que "o espaço em disco é insuficiente", creio eu para rodar o Windows corretamente e sem problemas, pois isso acontece na partição "C:", onde está instalado o sistema operacional. Resultado: terei de comprar um segundo HD.

Pesquisei e achei dois discos rígidos de 80Gb que me chamaram a atenção pelo preço com as seguintes configurações:

HD 80GB Samsung 7200rpm Ata 133 Buffer Size 2 Mbytes

HD 80GB Seagate 7200rpm Ata 133 Buffer Size 2 Mbytes

Primeiramente gostaria de saber qual deles é melhor? Se é que tem muita diferença, não sei.

Continuando, tenho a seguinte placa mãe e o seguinte processador:

Placa mãe - ECS K7SOM+75a

Processador - AMD Athlon XP 1900+

Esses discos rígidos irão funcionar sem nenhum problema na minha máquina caso eu venha a instalar um deles?

Mas tenho outras dúvidas. Instalar eu sei e determinar qual será Master e qual será Slave eu também sei. O que não sei é qual devo usar como Master e qual devo usar como Slave. Pensei em usar o de 40Gb como Master pois usarei apenas para instalar o Windows e os programas básicos que rodo em meu PC, então gostaria de saber se tem algum problema usar um HD menor como Master e se devo preferencialmente instalar o meu sistema operacional no Master, ou tanto faz?

Por hora são essas minhas principais dúvidas até porque não me vem na cabeça alguma outra. Sou leigo no assunto de discos rígidos, por isso tantas perguntas.

E mais uma vez peço desculpas caso meu tópico não esteja de acordo com alguma regra do fórum.

Obs. - caso esteja faltando alguma informação para meu problema ser solucionado como configuração do meu HD de 40Gb, por exemplo, peço que me avisem que eu informo.

Agradeço desde já a colaboração.

Obrigado.

Alexandre Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AlexandreHS,

Os 2 HD aparentam ser iguais... apenas de marcas diferentes... para mim ambas são boas... não sei se alguma delas é melhor...

Os HD mais modernos são bem mais rápidos do que o seu de 40... então, seria mais interessante você colocar ele como master e reinstalar o Windows... deixe o de 40 como Slave... sugiro particionar o de 80 em 20 + 60 ou 30 + 60, dependendo do tanto de coisas que você pretende instalar no seu micro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ontem eu instalei um hd de 80gb. coloquei a de 80 como slave e a minha atual de 40 deixei como master!!!!!!

a hd de 40 eu particionei assim:

5GB = S.O+SP2+ATUALIZAÇÕES

30GB = ARQUIVOS

a hd de 80 eu deixei ela somente pra jogos!!!

bom você falou em configurar, eu fiz assim:

a minha atual de 40gb, tem um jumper q esta configurado como master.

a de 80gb, também tem esse jumper q configura ela com master ( tipo já vem de fábrika) mas pelo q vi no manuel do hd, pra se tornar slave, não poderá ter nenhum jumper e é assim q fiz, tirei o jumper!!!! dika, procure instalar as duas hds no mesmo flat!!!!!!!

qualquer dúvida mande uma mp!!!!!!!

boa sorte!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como Elmo citou, HDs mais novos são mais rápidos.

Você pode colocar o de 80GB como master e particionar em 2 unidades, uns 20GB pro sistema já está de bom tamanho, ai sobram uma partiçaõ de 60GB no HD de 80GB + o outro HD de 40GB em Slave.

Resumindo 20GB pro sistema e 60+40=100GB pros seus arquivos!!

Boa sorte. :-BEER

EDIT: Não se esqueça, caso não tenha, de usar cabo Flat de 80 vias!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria o que o Elmo sugeriu, se esse teu HD de 40 Gb já é meio antigo é provável que seja 5400 RPM, ou seja, tem uma performance inferior ao de 80 Gb que é 7200.

Dependendo da quantidade de programas pode fazer umas partição de 20 Gb ou 30 Gb e a outra ficaria em 60 ou 50 Gb e ainda formataria esse HD de 40 Gb numa única partição e colocaria ele como HD secundário.

Eu até sugiro o seguinte no ND de 80 Gb você faz uma partição de 20 Gb e instala o windows e na partição de 60 Gb você pode instalar os programas, ou seja, quando formatar a partição do sistema se necessário, você terá seus programas ainda na partição D:, alguns funcionarão sem instalar de novo mas pelo menos saberá que programas tinha e que terá que instalar de novo.

Para colocar os dois no mesmo cabo flat coloque o jumper do de 80 gb como master e ligue ele no conector da ponta, e o de 40 Gb coloque o jumper como slave e ligue ele no conector do meio do cabo. Assim terá o de 80 Gb como master e este terá o sistema operacional e o de 40 Gb será o secundário ou slave.

Você pode fazer outra alternativa, ligar esse HD de 40 Gb como master na IDE secundária, então coloque o jumper nele como master mas ligue no outro cabo que vai na IDE secundária de sua placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

depende o hd....alguns precisam do jumper outros não...mas todos tem escrito em algum lugar do hd qual a configuração correta dos jumpers...
CORRETO, e o local onde vem as informações de MASTER/SLAVE geralmente vem na etiquete colada na parte superior do HD e na placa lógica bem embaixo de onde se coloca o JUMPER, só que ali tem que observar bem, porque quase não dá prá enxergar.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libra,

quase não dá prá enxergar

Já passou pelo oculista ??? hehehe... eu utilizo uma lupa para essas coisas e óculos normal para leitura... esses fabricantes querem escrever muita coisa em pouco espaço e diminui demais as letras... parece aqueles contratos com cláusulas que ferram quem assina, mas que não lê devido o tamanho das letras...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Libra,

Já passou pelo oculista ??? hehehe... eu utilizo uma lupa para essas coisas e óculos normal para leitura... esses fabricantes querem escrever muita coisa em pouco espaço e diminui demais as letras... parece aqueles contratos com cláusulas que ferram quem assina, mas que não lê devido o tamanho das letras...

Vixi velho, o negócio tá feio aí pro teu lado, já tá usando lupa e óculos de leitura? Hehehe.

Brincadeirinha irmão, não fui ainda no oculista porque eu tenho certeza que ele vai me indicar um daqueles fundo de garrafa :ahh: , aí já viu né? Vou ficar mais lindo ainda.

Bom deixando de lado as brincadeiras, a parte que realmente é difícil de enxergar o esquema de configuração do jumper, é aquela que fica em baixo relêvo na placa lógica; como destacado aí na imagem:

Abração Elmo

post-14213-13884932910678_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá... só uma opinião...

O autor do tópico mencionou duas opções de marcas de HD, Samsung e Seagate, difícl avaliar qual poderia ser melhor. Mas eu ando tendo más experiências com as Samsung, não recomendo, inclusive me livrei da minha Samsung de 80 Gb pela Seagate da assinatura. Comprei uma Samsung de 80 Gb nova na caixa com garantia, tirei-a da caixa montei-a no pc, particionei-a e instalei o Windows, copiei todos meus filmes e musicas e arquivos diversos para a segunda partição, algo em torno de 20 gigas... nesse processo a hd atingiu 64º e demorou 3 horas pra terminar a cópia, achei absurdo... desliguei o pc e fuii trabalhar, quando voltei à tarde, cadê Windows, arquivos e partições??? Sumiu tudo!!! Obvio ke a hd desmagnetizou pela temperatura elevada, sorte ke ao puxar as coisas da HD antiga, eu clikei em "copiar" e não "recortar", se não teria perdido tudo... :( ... Me deu vontade de socar a HD na parede... :sne: ...Insisti em usar a HD, reformatei de novo e instalei o Windows de novo, percebi ke a hd continuava superakecendo com o simples uso, navegação na internet e afins, mantendo algo em torno de 54º, isso com o gabinete aberto e bom espaço de ventilação. Absurdo. coloquei um cooler de gabinete acoplado à placa lógica da HD e ela parou de eskentar, mantendo de 19º a 25º , mas perdi a confiança na HD.

Achei ke eu tivesse apenas dado azar... até eu pegar uma HD samsung de 80 igual a minha no pc de um amigo, e ter ocorrido o mesmo problema: dificuldade de copiar os arquivos para fazer backup e formatar, com temperatura batendo 60 graus. Instalei o Windows e tudo, foi só desligar o pc e esperar umas horas... sumiu Windows e a partição de novo, juntamente com os arquivos do meu amigo. Ele ficou louco, por sorte eu ainda tinha o backup deles. Segui minha experiência anterior com Samsung e coloquei um cooler na HD dele, resolveu... e ontem mais uma Samsung de 80GB e o mesmo problema novamente: a HD bateu 75º durante a formatação, e não há cristo ke instale o Windows nela, mesmo com o Cooler, a instalação do Windows não prossegue, mesmo a hd mantendo uma média de 30º... Deve ter danado tudo... :blink:

Ou seja: posso ser apenas azarado, mas... NÃO RECOMENDO SAMSUNG... :chicote: ... Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De repente pode ter sido azar seu, eu tenho 2 Hd's samsung, um de 120 Gb e 1 de 160 Gb e eles funcinam bem até hoje e faz mais de anos que tenhos eles.

Mas acho que Seagate é mais marca.

Pode ter sido azar meu sim, mas eu realmente não sei o ke pensar desses episódios ke me ocorreram... se fosse só a minha HD Samsung, eu teria 100% de certeza ke apenas dei azar. Mas três HD's idênticas à minha, dando o mesmo problema, em Pc's completamente diferentes... <_< ...dá o ke pensar. Tenho um quarto conhecido ke tem também uma HD Samsung de mesmo modelo, e ele relata ke a hd dele trabalha na média de 45º a 50º, e ele acha isso "normal"... :blink: ... mas ele nunca teve perdas de dados... ainda. Eu não acho nem um pouco normal uma HD trabalhar nessas temperaturas, sem ser exposta a regimes de trabalho extremo. A minha antiga Quantum Fireball de 20 gigas, ke era a veterana do meu pc da assinatura, não passa de 19º, sem ventoinha alguma e fexada dentro do gabinete, pode formatar ela o dia todo... ainda a tenho para fazer backups dos meus clientes. E ninguém dá nada por essas Quantum. A samsung, com a ventoinha, mantém temperatura semelhante, mas sem a ventoinha ela vai a 50º invariavelmente, com gabinete aberto e sem fazer grande esforço... é só deixar o pc ligado, ouvir uma música ou navegar na net ke ela frita... gostaria ke alguém me propusesse uma teoria pra explicar isso, pois eu não faço a menor ideia. :huh:

E acho a mesma coisa, Seagate é mais marca... por isso dei linha na minha samsung e arrumei uma Seagate ke não passa dos 25º, sem ventoinha. Mantive a ventoinha ke refrigerava a Samsung, e minha Seagate trabalha a lindos 15 - 18º. Samsung não quero mais. Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...