Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Taxa de transferência de hd's


MADMAX

Posts recomendados

Olá MADMAX, valeu pela ajuda. Mas como eu vejo se o UDMA está ativado? Eu procurei nas configurações e está instalado o Intel ULTRA-ATA, que eu instalaei a partir do CD da placa mãe. Isso é igual a ultraDMA? E o cabo de 80 vias é o que tem uma listra azul invés da vermelha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por leostev@06 Jun. 2002, 01:19

Olá MADMAX, valeu pela ajuda. Mas como eu vejo se o UDMA está ativado? Eu procurei nas configurações e está instalado o Intel ULTRA-ATA, que eu instalaei a partir do CD da placa mãe. Isso é igual a ultraDMA? E o cabo de 80 vias é o que tem uma listra azul invés da vermelha?

Qual é o modelo do seu HD?

Estou achando que é a LCT20 (com a indefectível nomenclatura Sub-7200).

Está muito lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria das pessoas pensam que estes diagnosticos mostram a taxa real de escrita/leitura do HD, mas o que eles medem realmente é o desempenho do buffer do disco. O único programa que mostra a leitura física e de buffer que eu conheço é o antigo wintune. Devido a limitações mecanicas, a maioria dos discos não passam de 6 MB seg de leitura física, não importa a leitura lógica alta, se a física for baixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
C:\

Write Speed Average: 13.46 MB/s

Read Speed Average: 10.24 MB/s

desfragmentando o C:, o resultado foi o seguinte:

Write Speed Average: 22.13 MB/s

Read Speed Average: 18.2 MB/s

achei estranho pois a velocidade de 'read' não deveria ser maior que a de 'write'??

como eu devo configurar os valores de cilindros, cabeças... lá no setup da placa-mãe?? :aranha:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Olá.

Não baixei esse programas q vocês falaram, mas usando um teste que vem junto ao driver do controlador cheguei aos 20,6 MB/s (sustained speed, não sei se ele faz a média da write e read speed).

Minha HD é uma Quantum fireball Lct20 20.4GB em ATA 100 Ultra DMA 5.

Sei que ela é de 4500 RPM.

Achei que o gargalo quando carrega programas pesados era a HD, mas considerando 20 MB/s é razoável pelos resultados do fórum, por que demora tanto para transferir dados para a memória no meu micro? (uso DDR 256 MB@400 Mhz)

Um amigo meu conseguiu 57 MB/s usando o aplicativo da intel (HD samsung 7200 rpm 80GB).

Meus dados da HD estão corretos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

C: (18GB do HD de 120GB) - NTFS

Write Speed Average - 26.39 MB/s

Read Speed Average - 22.57 MB/s

D: (86GB do HD de 120GB) - NTFS

Write Speed Average - 10.47 MB/s

Read Speed Average - 12.59 MB/s

E: (9.7GB do HD de 120GB) - NTFS

Write Speed Average - 18.52 MB/s

Read Speed Average - 17.61 MB/s

H: (37GB do HD de 40GB) - NTFS

Write Speed Average - 22.11 MB/s

Read Speed Average - 23.24 MB/s

I: (1.1GB do HD de 40GB) - FAT32

Deu erro... talvez porque a partição seja FAT32 (?!?!?!)

Todos em UDMA6, ATA-133, cabo de 80 vias.

EDIT: usando Fresh Diagnose.

É isso aí B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

E aí galera beleza....?

Eu tinha um seagate barracuda sata de 160Gb 7200rpm... ele dava a seguinte taxa de transferência (fresh diagnose)

Write Speed Average 30.93 MB/s

Read Speed Average 51.54 MB/s

agora estou com 2 HDs deste idênticos em Raid0 e o resultado passou a ser o seguinte:

Read Speed Average 32.52 MB/s

Read Speed Average 38.79 MB/s

O q pode estar acontecendo??? será q a fonte não está aguentando???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

se sua máquina for nova, estas taxas estão erradas, eu tinha uma m810 amarela e um hd de 15 quantum que deveria fazer uns 30mb/s, que eu podia fazer o que fosse que não passava de 14mb/s, mesmo em ultra DMA, e com flat de 80 vias, agora to com a a7v600 e um hd de 80 samsung, e agora dá uns 50 a 52mb/s, no windows 2000 com o hd tach, troca o flat se for de 40, vai melhorar muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • mês depois...
Postado Originalmente por MADMAX@30 de abril de 2002, 17:53

Olá pesoal , tenho dois hd's SEAGATE BARRACUDA ATA 100 7200 RPM ligados em RAID 0 . Resolvi fazer um benchmark com o FRESH DIAGNOSE e a taxa de transferência ficou assim:

Write Speed Average = 16.81 Mb/s

Read  Speed Average = 29.44 Mb/s

Eu pensava que essa éra uma boa velocidade , até eu ler num outro fórum que umas 3 ou 4 pessoas com UM HD SÓ SEM RAID estava obtendo 45Mb/s !!!!!!!!! Realmente quando eu instalei o RAID as taxas melhoraram , antes ficava em  16Mb/s . Por isso quem puder colocar seus resultados aqui por favor façam isso , assim me ajuda a saber se realmente os meus resultados estão ou não ruins.

Conto com vocês !

[]'s

Amigo, a taxa de transferencia depende não so do HD como tambem da placa-mãe, chipset, todas as placas da intel por exemplo aceitam no maximo ata 33, então, com uma dessas placas você conseguira no maximo 31mb/s de transferencia, a menos que opite por um sata, porque ai ela trabalha normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Usei o FreshDiagnose.

Tenho 6 HDs na máquina.

Todos com cabo de 80 vias.

Atlhon XP 2800+ com 1.5 gigas memória

Placa mãe ASUS A7N8X-E DELUXE BIOS 1013

2 SATAS (300 gigas, independentes)

4 IDEs (1 de 80 para boot e 3 de 250)

Observem como o drive G, com FAT32, apresentou a maior taxa de leitura.

Ele é o primeiro da lista. Gerencio com o XP as letras de todos os drives. Isto altera a velocidade de acesso de alguma forma?

c: (IDE 80 gigas ST380011A NTFS)

Write Speed Average = 32.11 Mb/s

Read Speed Average = 24.38 Mb/s

d: (SATA 300 GIGAS ST330083 1AS NTFS)

Write Speed Average = 21.97 Mb/s

Read Speed Average = 31.46 Mb/s

e: (SATA 300 GIGAS ST330083 1AS NTFS)

Write Speed Average = 23.24 Mb/s

Read Speed Average = 32.54 Mb/s

f: (IDE 250 GIGAS ST325823A NTFS)

Write Speed Average = 32.62 Mb/s

Read Speed Average = 27.21 Mb/s)

g: (IDE 250 GIGAS ST325823A FAT32)

Wrtte Speed Average = 30.61 Mb/s

Read Speed Average = 43.73 Mb/s

h: (IDE 250 GIGAS ST325823A NTFS)

Write Speed Average = 30 Mb/s

Read Speed Average = 24.39 Mb/s

Todos rodando com aproximadamente 40 graus de temperatura.

Um ponto IMPORTANTÍSSIMO:

Descobri os softs de gerenciar a temperatura dos HDs aqui neste forum. Quando instalei pela primeira vez, a surpresa. Alguns deles estavam passando dos 72 graus. Instalei coolers em todos. Minha máquina nunca mais travou, a velocidade de trabalho aumentou. Se vocês estão encontrando velocidades baixas e com a máquina dando pau direto, experimente verificar a temperatura. O DTEMP é programa que mais gostei e por isto, eu o recomendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...