Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook


Carla_Gi

Posts recomendados

Migrei recentemente de um PC Windows para um Macintosh, e tenho enfrentado alguns problemas. O computador que comprei é um MacBook 1.83Ghz 13.3, 1.83Ghz Intel Core Duo, 512MB (DDR2 SODDIM), 60GB 5400rpm Serial ATA, Combo (DVD-ROM/CD-RW), Intel GMA 950 DDR2 64MB.

Mas, mesmo com uma configuração razoável, tenho enfrentado alguns problemas. Mesmo quando trabalho com programas simples, como o Office 2004 para Mac, já fui surpreendida vendo o programa fechar de repente, sem que eu possa ao menos salvar as alterações... Já aconteceu até de o arquivo ficar corrompido, de maneira que eu perdi todas as informações porque não consegui abri-lo novamente... Enfim: uma dor de cabeça!!

Sem falar que essa história de que Mac não trava pra mim foi um mito que caiu por terra desde cedo. Ele trava sim, mesmo novinho novinho, com processador top de linha!! E já me deixou na mão algumas vezes...

Bem... Gostaria de saber como proceder em situações como essas, em que o programa fica doido, fecha sem parar... Existe alguma solução possível?

E, mais uma dúvida: Todas as vezes que tentei gravar CDs no Mac, o assistente de gravação “fechou” o CD. Não encontrei uma maneira de gravar, como no Nero, multissessões, sem perder o CD-R inteiro numa só gravação. Como configuro isso no Mac? Será que estou fadada a perder inúmeros CDs sempre que precisar gravar alguma coisa?

Aguardo alguma ajuda dos mais experientes...

Carla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi Carla,

Bem, é fato, trava sim! Mas no seu caso tem algo errado...

O Office 2004 não é otimizado para Macs Intel e isso pode causar alguns problemas, principalmente de performance. Primeiro de tudo, atualize ele para a última versão 11.3.1. Esse conselho vale para o próprio Mac OS X, atualize-o para a 10.4.8.

Depois de rodar todas as atualizações, reinicie e mantenha pressionada as teclas Maça + S. Irá aparecer o prompt do Darwin. Digite fsck-f (enter) ele irá rodar testes no seu HD. Caso apareça uma mensagem de que o System File foi modificado, repita o teste até não aparecer mais nenhuma mensagem. Digite reboot.

Depois que entrar no sistema vá em Utilities e Terminal. Digite sudo diskutil reparipermissions / (enter) coloque a sua senha de admim e aguarde.

Depois disso tudo vá na sua pasta de usuário, Library/Preferences e remova todos os arquivos relacionados ao Office.

Outra coisa importante, você trabalha com fontes? Instalou fontes recentemente? Se sim, a gente fala disso depois...

Para gravar você usa o Toast ou o próprio sistema? O sistema não tem opção de gravar sessão... Se for o Toast, vá em Record Settings, Advanced e marque a opção Write Session.

Novamente, recomendo atualizar TODOS os seus programas para as últimas versões.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo!!

Mais uma vez, você salvando a pátria...

:wub: Ainda bem que existe você... :D

Vamos por partes:

1. Quanto às atualizações, já havia feito todas e é bem verdade que depois disso a ocorrência de erros e bugs repentinos foi menor... Agora, quando as fiz, não procedi como você orientou, porque desconhecia este processo. Devo fazê-lo na próxima atualização do Mac OS X?

2. Quanto ao Office, eu não achei que houvesse problemas porque o próprio Mac veio com uma versão "test-drive" do programa...

Existe alguma alternativa ao Office, algum programa mais estável com recursos semelhantes? O iWork é legalzinho, bonitinho e tal, mas beleza não põe mesa (nem num Mac!). Ele não tem os mesmos recursos...

3. Quanto à instalação de fontes no Mac, ainda não me aventurei... mas pela sua ressalva, já fiquei ressabiada de tentar fazê-lo. Existe algum segredo pra isso?

4. E com relação à gravação de CDs no Mac, eu não uso o Toast (pelo menos, eu acho que não). Uso o próprio sistema... Como fazer para começar a usar o Toast? :blink: Ele resolverá meus problemas?

Valeu pelos esclarecimentos...

Aguardo as respostas deste post, porque permaneço cheia de dúvidas!!

Carla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Que nada... rsrs

vamos lá:

1- Na verdade não é necessário, no seu caso só recomendei para tentar solucionar um possível problema lógico no HD.

2- A versão test drive não vem atualizada... Mesmo assim é estranho tantos problemas com o seu Office.

O NeoOffice é uma alternativa talvez tão completa quanto o Office e é gratuita. Para ser sincero ainda não tive tempo de testá-la bem.

3- Fontes talvez sejam o maior problema do Mac OS X... Ou por não serem bem gerenciadas pelo usuário ou por não serem bem gerenciada pelos supostos software que deviam fazê-lo, ou ainda, todas as resposta anteriores! rs

Um programa interessante para gerenciar fontes é o Linotype Font Explorer X, que tb é gratuito. Se formos falar de fontes, iremos ficar aqui a noite toda e não iríamos concluir o assunto. 3 dicas básicas:

1) habilite somente as fontes que você precisa para o trabalho atual. Nada de habilitar e largar habilitadas 300 fontes de uma vez...

2) Tenha certeza que as suas fontes estão perfeitas. Fontes corrompidas causam instabilidade nos programas, no sistema e podem deixar você na mão na hora de dar saída nos seus trabalhos. Fonte corrompida é lixo e ponto final!

3) TENHA CERTEZA QUE AS SUAS FONTES ESTÃO PERFEITAS...

Para verificar suas fontes, você pode usar o Font Doctor. Esse é pago.

4- Esqueça gravação pelo próprio sistema. Sim, o Toast salvará a sua vida!

Tem certeza que você atualizou tudo no seu MB, inclusive o firmware? Se não, recomendo que você o faça o quanto antes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

:D Mais uma vez, obrigada pela ajuda...

Já andei dando uma olhada no NeoOffice e testarei o programa, para ver se tem todas as funções que normalmente utilizo no Microsoft Office.

Instalarei o Toast e verei se meus problemas com gravação de CDs se resolvem.

E, por fim, me certificarei de manter o Macbook sempre atualizado...

Agradeço pelas dicas e recomendações!!

Um abraço,

Carla

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Ola rodrigo, tudo bem cara, olha, seguinte, sou publicitario e acabei de pegar meu MACbook, s'o que o seguinte, vi você comentando das fontes neste forum e eu trabalho demais com fonte e elas precisam ficar armazenadas no meu computador para que quando eu precise olhe dentre as 10.000 fontes que eu tenha, isso e bom pro meu trabalho, necessito disso, mas como farei para instalar as minhas fontes no mac e poder utiliza-las normalmente, e outra coisa, me fala se você sabe como salvar as alteracoes que faco nas preferencias de sistemas, porque toda vez que reinicio o computador ele muda tudo novamente, se você sabe algo a respeito do messeger tb, que funcionava tranquilamente e agora simplesmente n entra mais, da erro toda vez, sem contar que tb tenho um problema de acentuacao como você pode perceber, nada que escrevo tem acento. se puder me ajduar em alguma coisa seria de grande ajuda. obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...