Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Jeremias Alves Queiroz

Pechincha

Recommended Posts

Não sei por que nunca fui com a cara dos coolers da evercool. Mas ao passar em uma loja de eletrônicos vi esses preços.

EVERCOOL você-RF R$ 22,00

EVERCOOL você-RD R$ 9,50

Como eu tinha acabado de receber meu salário, resolvi fazer um teste.

Uma coisa curiosa que eu notei no modelo você-RD é que sua presília tem os tradicionais pininhos de plástico, mas com uma diferêça ao invés de uma mola para fazer pressão no dissipador, os brassinhos que suportam os pininhos de plástico são curvados para trás fazendo a pressão necessária. E isso que é o mais legal, se você está procurando um cooler para o chipset ponte norte de sua placa-mãe mas está encontrando dificuldades de achar um que combine com a furação de sua placa-mãe, esse consegue se adaptar fácilmente com uma diferença de uns 5 mm em relação à sua configuração original. Eu acredito que dessa forma ele possa se adaptar a 85% das placa-mãe já fabricadas :palmas: . Seu led amarelo dá um efeito muito bonito no gabinete. Se um capacitor chato quiser atrapalhar a instalação do dissipador, sem problemas, suas aletas de alumínio são facilmente entortáveis, para que você possa, com um pequeno ajuste em uma ou duas aletas, ajeitar a posição do dissipador em relação a o capacitor pentelho.

Avaliação.

Gostei, silencioso, bonito e eficiente. Uma coisa muito bacana é que ele vem com um tubinho de pasta termica com prata! :palmas: Só tem um porém sua base poderia ser melhor polida :angry: . Só não fiz o polimento eu mesmo porque meu ponte norte não produz tanto calor assim :P . Mas se no seu caso o seu chipset lhe permite fritar um ovo em cima dele, aconselho um lapping.

Agora com o você-RF ele vem com uma película protetora sobre sua base polida, mas não vejo tanta necessidade porque ela não é tããão polida assim :goff: , tanto que cheguei em casa e a primeira coisa que fui fazer foi peguar minhas lixas 400 600 e 1200 e descer o braço no dissipador, eu costumo seguir o tutorial do pessoal do WATERCOOLERBR e logo apos lichar com a 1200 por um loooongo período, eu faço um polimento usando uma flanela e muito creme dental sorriso (para um hálito mais fresco). Fiquei uns 20 minutos nessa brincadeira, e terminei o lapping com um polimento de uns 30 min. usando BRASSO (semelhante ao silvo, mas eu acho que é melhor). Resultado eu conseguia ver minha cara feia na base do dissipador sem esforço algum, ficou muito bonito e sem nenhuma irregularidade.

Agora vem o frustrante ao montar o cooler o telefone tocou e quando fui atender acabei perdendo um dos dois parafusinhos que fixam a grelha do dissipador :muro: , essa foi uma tremenda :priv: .

Depois de uns 20 minutos de procura pelo tal parafuso eu acabei desistindo e montei a grelha com apenas 1 parafuso mesmo.

Retirei o cooler original. Limpei toda a pasta termica que estava lá colei os dissipadores de memória. Passei a pasta térmica que veio com o você-RD porque era pasta com prata que todos dizem ser melhor, a que veio com o você-RF era uma pasta convencional :tantan: muito esquisito porque o você-RF é um produto todo em cobre e tem mais que o dobro do preço do você-RD. Aproveitei e desmontei o dissipador do meu processador e removi a pasta convencional e apliquei a pasta com prata no CPU também.

Resultado impressionante.

Meu GPU que com o cooler original ficava em 51º em IDLE agora roda em 37ºC em IDLE.

Em FULL ele chegou no mássimo de 47ºC enquanto com o original ele chegava a assustadores 68~70ºC!

Avaliação.

Gostei, silencioso, bonito e eficiente, dissipadores de memória também muito eficientes. Porém poderia ter vindo com a tal pasta prateada. Seus dissipadores para memórias são em aluminio pintado com cor de cobre (será que querendo enganar o consumidor, ou querendo melhorar o resultado estético :unsure: ?). Eu também preferia que seu conector de energia seguisse o padrão da placa de video para que não se precizasse usar o adapador para ligar na fonte ou ligar direto na placa-mãe :naonao: . Ora essa algumas das melhores marcas de coolers para VGA usam pluque para ligar direto da VGA.

Conclusão, gastei R$31,50 e melhorei em muito a refrigeração de minha VGA e ainda deixei meu pc mais bonito!

Que venham mais EVERCOOL'S baratos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os produtos da Evercool são baratos, mas não é por isso que são ruins, pecam um pouco no acabamento e no visual, mas pelo preço não dá pra reclamar e cumprem bem seuas funções.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu babando num você-RE e uma bobina ####### nessa placa-mãe impedindo de colocar.. vai dar mó trabalho levar o micro na loja pra testar..

Parece que pras A8N ele não serve.. vou ver o de alumínio e entortar o coitado hehehehe ou trocar a placa-mãe.. :rolleyes:

Valeu aí pela dica, boa avaliação ! :joia:

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • A diferênça do você-RE que você quer e o você-RD é que o você-RE é todo em cobre e tem led's em 2 cores diferêntes, mas o sistema da presilha e tudo o mais é igualzinho ao você-RD.

Mas o você-RD tem aquela vantagem de você poder entortar um pouquinho as aletas de ventilação para fazer encaixar o dissipador conforme suas necessidades. Outro detalhe interessante é que em todos os sites que eu vi ele vem acompanhado da pasta termica com prata assim como o você-RE, tudo bem que não é uma ARCTIC SILVER mas já é bastante eficiente (bem mais que as pastas convencionais).

Compartilhar este post

Link para o post

Opa valeu !! :-BEER

Bom que a pastinha sobra pra mais coisas..

Eu to pensando num rolo com a placa-mãe, se num der certo eu vou aparecer na loja pra tentar negociar o teste hehehehe. O problema mesmo é a altura.. é capaz de eu querer colocar uma 8800 aqui ua:-):-)h

Mas um cooler que eu vi o review e por acaso é meu problema na mesma placa que a minha, esse Akasa é baratinho e o teste ficou legal.

Teste pra conferirem.

T+ :bandeira:

Compartilhar este post

Link para o post

Só pra constar,

Parabenizo os engenheiros da Asus por colocarem um capacitor de cada lado no rumo do fixador fora a bobina ali perto.

E tb o cooler vagabundo, lotado de pasta térmica e com uma borracha embaixo que vem na placa original, parabéns mesmo, eu tive que entortar as pás do cooler e entortar a bobina pra que encaixasse, e mesmo assim os clip do evercool precisam ser cortados nas bordas pra encaixar adequadamente, pois um deles esbarra num capacitor grande e o outro fica sobreposto ao encaixe de eletricidade do cooler na placa-mãe.

Bem, não tentem entortar o fixador desse evercool com um alicate, ele pode quebrar, pra cortar as pontas use um alicate bem profi porque elas são de um metal muito duro, vou tentar limar...

A pastinha é realmente boa, parece ser de prata, só faltou um cartãosinho pra espalhar.

Fica a recomendação pra troca de cooler do chipset das A8N da Asus, com cuidado o de alumínio cabe, mas dá um trabalhinho..

Queda de 2-4 graus na temperatura e ruído muito baixo.

Os LEDs amarelos.. bem, tem gosto pra tudo :lol:

Jereba, obrigado pelas dicas aqui postadas, me ajudaram na compra. :joia:

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Estava vendo as fotos da sua placa-mãe em outros tópicos, putz, os caras da asus foram realmente pentelhos hein!? Aliás, sua placa tem monitoração de temperatura do chipset? Se tiver, qual foi a diferênça de temperatura?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, os motivos da troca estão no post anterior.

Ela estava fazendo 40-41, 38.. e depois que o cooler estava quente uns 37 raramente, isso antes d etirar o cooler, mas estava calor pra diabo..

Ontem ele chegou em 40 mas estava bem quente e abafado. Mas tb acho que a pasta térmica deve estar curando um pouco.

No geral em iddle ele fica 1 grau acima do processador, antes eram 2.

Se precisar eu talvez desmonte td de novo (de novo) e faça polimento, mas não sei se é necessário ainda, acho que tá bom como tá.

Grande ganho foi a dominuição de ruído, aquele coolersinho sim incomodava d+.. fonte silenciosa, controladora de cooler, vga silenciosa mas ele persistia.

Link para as fotos.

Compartilhar este post

Link para o post

O Akasa é bem mais simples de instalar e é mais barato, mas uma placa de vídeo com cooler mais avantajado vai sofrer pra entrar no PCI-E 16x.

O você-RD vai ser mais difícil de instalar.. e eu acho que vou lapidar o meu :P

Temperatura é relativo, Ribeirão Preto é quente e eu não sei o tempo de cura da pasta térmica, chegou a 40 um dia, mas foi logo depois de instalar e estava calor.

Um bom ganho foi o ruído menor :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Ok... vou testar o akasa mesmo... comprei minha placa de vídeo recentemente e acho que num vou troca-la logo.

Depois eu posto o resultado!

Moro em Boa Vista - RR aqui a temp tá em torno dos 33° mas o normal é uns 35°-40°.

Nesse momento tá o seguinte

Placa-Mãe = 38°

Processador = 42°

GPU = 53°

HD1 - SATA 80 GB = 34°

HD2 - SATA 200 GB = 39°

O cooler do chipset tá com 6000 RPM e quando fica com o barulho estranho cai pra 2000 RPM

Assim que eu mudar td eu posto aqui... T+

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal! O pedido chegou ontem e instalei td aqui... eu estava utilizando o pc com o gabinete aberto mas a poeira estava d+ aí pra usá-lo fechado comprei também:

- Fan Akasa Ultra Silencioso 80mm

- Exaustor frontal - Evercool Fox-3 - SB-F3

a temperatura ficou praticamente a mesma.

Obs: o adesivo térmico do AK-210 não colou de jeito nehum (ficava caindo) aí tive que fazer uns ajustes com a base do cooler original da placa.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá pessoal! O pedido chegou ontem e instalei td aqui... eu estava utilizando o pc com o gabinete aberto mas a poeira estava d+ aí pra usá-lo fechado comprei também:

- Fan Akasa Ultra Silencioso 80mm

- Exaustor frontal - Evercool Fox-3 - SB-F3

a temperatura ficou praticamente a mesma.

Obs: o adesivo térmico do AK-210 não colou de jeito nehum (ficava caindo) aí tive que fazer uns ajustes com a base do cooler original da placa.

Perae, você tá usando o ventilador do akasa e o dissipador da asus ?

E você limpou beeeem o chipset ? porque o meu tinha mais pasta térmica que minha escova de dentes pronta pra uso..

Compartilhar este post

Link para o post

Foi a solução que encontrei de imediato... limpei sim o chip

o que eu fiz foi pegar apenas a base de aluminio do cooler original e fiz uns ajustes pra poder fixar naplaca

até q ficou belezinha!

Compartilhar este post

Link para o post

Ah cara eu trocaria tudo..

Faz o adesivo térmico que o pessoal tem receita aqui nessa sessão..

Ou tenta prender de alguma forma.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Medrado, creio que o seu cooler Akasa, possa ter vindo com defeito de fabricação. Pois os adesivos termicos que vem nesses cooler's são estremamente fortes (até mesmo de produtos de marca duvidoza), prá você ter uma ideia prá descolar o heatsink do chipset "deve" ser seguido um procedimento todo especial para não acabar estragando a solda do chipset de tão forte que é a cola. Sei lá, se você comprou em alguma loja (não on-line) creio que seja viável pedir uma substituição.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais