Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa mãe esquentando muito?


segvirion

Posts recomendados

Tenho uma Foxconn P4M800P7MA-RS2 e notei que ela vem esquentando muito mais do que o meu processador, um Pentium D 2.66 Smithfield.

No Everest, a temperatura ficava em 52 C (placa mãe) e 41-42 C (processador).

Depois que eu abri o gabinete e usei um ventilador doméstico pra refrigerar, as temperaturas caíram para 43 C (placa mãe) e 31 C (processador). Ainda assim, a temperatura da MB continua muito mais alta do que a do processador.

Não sei se isto é normal para este tipo de placa, pesquisei muito e não encontrei nenhuma informação sobre as temperaturas normais de operação dessa Foxconn.

Se alguém puder ajudar... :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o evereste que você está usando? é o home ou aquela nova versão trial?

De qualquer forma esses programas de diagnostico costumam ler as temperaturas todas erradas, o mais certo é que ele esteja indicando a temperatura do processador como temperatura da placa e vice-versa.

Para matar sua dúvida ligue seu PC rode o evereste e anote as temperaturas, reinicie o computador e entre no Setup e veja qual a temperatura que está marcando para o processador, assim você mata a charada.

inté+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

oi amigos estou com um problema parecido pois tenho uma placa mãe GA-VM900M que está esquentando muito as temperatura da placa mãe e 54 em jogos pesados como o need pro street e o processador so chega ha 53 !!

tenho um pentium 4 521 2.8

g-force 6200LE TC

2Gyga de ram(king box 667 MHZ)

tenho un cooler bem em frente do hd meu gabinete e de 4 baias !! tenho uma fonte coletek 355 wats reais

tenho um cooler em baixo da fonte mais um outro enjambrado em cima do HD tocando ar frio pra cima da placa mãe !!mas mesmo assim as temperaturas ficam assim ^?

gostaria de saber se isso poderia ser algum defeito na fonte ,na placa de video ,na placa mãe ? pois ja tentei de tudo e é só com un ventilador domestico que a temperatura dimunui da placa-mãe para 41 e do processador fica em 40 vocês poderiam me ajudarrr!!!^^^^????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não há problemas. Verifique se quando você joga há alguma perda de qualidade - sem ser gráfica.

Veja se consegue instalar algum programa que monitore e te alerte se a temperatura passar de um valor indicado por você.

Para você ter uma ideia minha mobo fica em Idle a 41-43 graus e o meu processador fica em 30-33 em Idle.

Contudo as temperaturas máximas jogando Crisys por exemplo não passam de 47mobo e 39 processador.

A temperatura de minha mobo já chegou a 55 graus, porque tinha instalado o cooler jogando o ar quente para a mobo e não para a traseira....que burrice. Mas agora já está tudo certo.

Vou ainda colocar mais um fan de 120 na lateral para retirar o ar quente pois meu gabinete não é muito bom de refrigeração, ele só tem um fan na frente de 120 jogando ar frio, e dois de 80, um na traseira e na lateral retirando o ar quente.

Não se assute geralmente a temperatura da Mobo é maior que do processador, principalmente este novos com baixa tensão e consumo de energia, eles dissipam menos calor e com isto perdem menos energia aumentando sua eficiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bond, eu acho que você está se preocupando de mais.

Vale sempre lembrar que as temperaturas que são indicadas nos programas não são 100% representativos, porque? Bem para que a informação passada pelo programa, seria necessário vários pontos de captação da temperatura. Porém estes programas pegam geralmente no máximo dois pontos, o que não nos dá uma informação precisa.

Mas se você ainda está ressabiado, tente então colocar apenas um fan - 120 mm - jogando ar frio para o gabinete, de preferência na frente, e todos os outros retirando o ar quente.

Como sabe o ar frio tende a ficar na parte de baixo do gabinete pois o ar frio é mais denso e pesado que o ar quente, este por sua vez tende a subir pois é menos denso e mais leve. Outro fator importante é o seguinte, quando você põe o fan para retirar o ar quente, automaticamente o ar frio entra no gabinete pois não podemos ter vácuo em um ambiente emerticamente aberto.

Eu faço isto no meu gabinete, tenho um fan de 120mm jogando ar frio na frente do gabinete e outros 3 de 80 mm retirando o ar quente, dois atrás e um na lateral.

Como já disse antes a minha temperatura da mobo não é muito baixa, 43-44 graus, mas note que quando estou exigindo da máquina - jogo como o Crisys - a temperatura não passa de 47 graus, podemos concluir que a temperatura em Idle é importante ser baixa, mas se temos um gabinete com um bom fluxo de ar - fluxo não é o mesmo que temperaturas baixas em Idle e alta em Full - a temperatura não será alta quando você mais exige da máquina não gerando problemas para os componentes.

Inté e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...