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Programação de games, 3D


mv2sa

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Você não precisar ser nenhum fisico, mas tera que ter noções sobre fisica espacial, geometrica e etc para ambientes 3D

mas o mais difícil é a programação, onde umas 100 linhas vão te dar um cubo 3D com textura, e outras 250 vão fazê-lo rodar pela tela..

Daí pra um jogo 3D tipo WoW e etc, adiciona mais umas 750 mil linhas

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Ola Diogo,

mas sera que não existem ferramentas que nos ajudem a reduzir essas linhas todas???

eu sei por exemplo que objetos e personagens 3D tambem podem ser desenvolvidos em programas como

3dStudioMax e Maia, (se um cubo leva 100 linhas, imagina a Lara Croft... hehehe).

Da mesma forma tambem deve existir aplicativos que facilitem a criacao de mapas.

Um exemplo poderia ser os editores de mapas para jogos como Rainbow Six.

Agora tem uma coisa:

Como sera que se faz a integracao desses objetos com codigo que a gente esteja desenvolvendo???

Como dar vida e ifs e elses para um objeto 3D???

se alguem souber o nome de algum software posta aqui,

e como fazer os if e else tambem posta aqui

valeu

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Claro que podem, e eu falei desse montão de linhas não somente pelo grafico, mas sim por seus efeitos dentro do jogo também ^^

Não faço muito ideia de como se faz a integração com objetos 3D, o maximo que fiz foi um bonequinho andar e dar tiro a uns anos, e parei por aí mesmo(o código já tinha chegado a 1000 linhas entre movimentação, cenario se movendo e animação de tiro pras direções)

Imagina um jogo de 3.5gbs em Disco.. agora a inteligencia artificial e tudo mais.. caraca, é muita coisa, claro que há um programador para cada uma dessas coisas, no final dos jogos vemos o 'Staff' uns 10 ou 15.. aí fica tranquilo, cada um escreve um pouco.. mas pra nós, NO BRASIL, começarmos, é muito difícil, fiquei desiludido com isso, ainda mais na época, não existiam cursos, muito menos literatura.. agora até tem, e penso em fazer por hobbie ano que vem ^^ ou até mesmo como pós graduação daqui a uns anos!

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  • 2 semanas depois...

Olá gente!

O título do tópico me chamou a atenção, comprei esses dias uma revista que diz ensinar a criar jogos. Nela veio um CD (como de costume) e nele havia alguns programas que auxiliam na montagem de objetos 3D (obs: muito complicado os programas) e, junto com tudo isso, veio um programa para programação de jogos 3D baseado na linguagem BASIC. O nome do programa é DarkBasic, não criei nada ainda, mas pelos exemplos inclusos da pra se concliur que se souber programar bem dá pra se criar um jogo um pouco menos que CS.

Um programa que cria jogo legal é o RPGMaker Xp, nele tem uma ferramente de Script (RGSS) que se pode aprender a programar games. (obs: ele não cria jogos 3D).

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Olá,

Sou novo neste forum e por isso não sei se isso já foi repondido,

Mas gostaria de saber quais os programas utilizados para criar mods ou até mesmo jogos 3D.

Talvez um dia mexendo nesses programas eu faça alguma coisa que realmente interessa. :bandeira:

O RPGMaker é bom pra iniciantes mas é um "Maker" ou seja é muito restrito o DarkBasic é um liguam de programação derivada do Basic o Basic é uma liguagem de fácil entendimento, mas pra criação de jogos complecos com "AI Avançado", com muitos graficos e com muitas pessoas envolvidas no projeto é recomendado o C++ q também é um liguagem so q é usada so pelos profissionais mas você pode aprender também porque não é um bico de sete cabeça com as pessoas acham, toda a liguagem de programação vai até ondfe sua cabeça vai, é so ter paciencia (porque nimguem aprende em 1 dia as coizas), imagimação, criatividade e outros fatores q infliencião em um jogo e taz.

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Corrigidos erros de gramática e gírias, atualizando algumas coisas e colocado o código de como colocar a textura, se tiver alguma coisa faltando me avise, falou

Você não precisar ser nenhum fisico, mas tera que ter noções sobre fisica espacial, geometrica e etc para ambientes 3D

mas o mais difícil é a programação, onde umas 100 linhas vão te dar um cubo 3D com textura, e outras 250 vão fazê-lo rodar pela tela..

Daí pra um jogo 3D tipo WoW e etc, adiciona mais umas 750 mil linhas

Cara de boa que isso você deixo os iniciantes de cabelo em pé.

Você não precisar ser nenhum físico, mas terá que ter noções sobre física espacial, geométrica e etc para ambientes 3D

Até aqui da pra engolir, ter noções de física sim, mas não se preocupe eu não sou bom na escola em física, nada é um bico de sete cabeças só ter criatividade, mas você não deve seguir a risca uma coisa principalmente em programação.

mas o mais difícil é a programação, onde umas 100 linhas vão te dar um cubo 3D com textura

Oh ou você usa um modelador 3d que cria os modelo é só escolhe os primitivos com cubo 3d e clica e arrastar e modelar com mesh(ex: 3DSMax mais usados do mundo mais custa 3 mil real, Amin8or é bom pra iniciante e pra profissionais que quer rapidez e agilidade, entre outros é só procurar no Google o melhor de todos até profissionais usam), mas no DarkBasic é linguagem de programação como C++, Blitz 3d entre outros,

as linguagem de programação também criar objetos primitivos com cubo 3d.

No DrakBasic é so digitar isso e pra visializar clica em F5:

Sync On Rem atualiza a tela do comando "Sync"
Make Object Cube 1,100 Rem Cria um cubo
Do Rem Do e Loop é usado pra criar um loop no progrma
Sync Rem É limitado para sincronismo
Loop

isso cria 1 cubo, no centro da tela pois não posicionamos a câmera.

a agora no Blitz 3d esse códignão so cria o cubo mas da movimento copia o código o cola lá.

; Primeiramente nós devemos determinar o B3D para utilizar a resolução 640x480.
Graphics3D 640,480

; Em seguida, somente no B2D, nós iremos utilizar o double buffering
SetBuffer BackBuffer()

; Agora, nós precisaremos de uma câmera
Camera = CreateCamera()

; e nós iremos construir uma câmera que cubra toda a tela
CameraViewport camera,0,0,GraphicsWidth(),GraphicsHeight()

; Criaremos um cilindro na tela
Global Cylinder=CreateCylinder(6)

; Moveremos o cilindro para ele se tornar visivel
MoveEntity Cylinder,0,0,5

; Cheque se o usuário não apertou "ESC"
While Not KeyHit(1)
; Vire nosso cilindro em todas as direções
TurnEntity Cylinder,1,1,1

; Atualize as animações e cheque as colisões
UpdateWorld

; Renderize todo o espaço
RenderWorld

; Movimente a página para vermos o que acontece
Flip

Wend; fim do loop While

OBS: o “Rem” e o “;” é so pra colocar comentários tudo o que coloca na linha de Rem ou ; não faz efeito no programa isso é usado pra quando um programador quer criar um versão nova ai não precisa estudar tudo de novo um exemplo:

Rem eu sou nei.esc quero programar

; eu sou nei.esc quero programar

Não usamos as 100 linhas vão te dar um cubo 3D com textura, já a textura é só + 2 linha:

Exemplo:

No DarkBasic:

Rem Carrega Texturas
Load image "textura.bmp",1 Rem carrega a textura
Texture object 1,1 Rem coloca textura no objeto

No Blitz 3d:

textura = LoadTexture (“textura.bmp”); Carrega a textura
EntityTexture cubo, textura; coloca a textura no objeto

Dividas é só perguntar ta quem não sabe onde achar os programas olha uns link:

Linguagem de programação é só baixar os programas e ler o arquivos de ajuda.

DarkBasic Pro -> http://www.darkbasicpro.com.br/

Blitz Basic ou 3d tamto faz -> http://www.blitzbasic.com/

Na modelagem 3D alguns porque tem varia usa o Google:

Amin8or-> http://www.anim8or.com/main/index.html

3dsMax pago-> www.autodesk.com/3dsmax

Blender -> www.blender.org/

Wings -> http://www.wings3d.com/

Pronto.

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Olá,

nei.esc, legal, vou procurar os programas, mas por favor, fala direito, escreve direito e põe as letras certas nos lugares certos, já imaginou que que seria um jogo 3d bonitão com um monte de palavra errada, letras trocada e girias ou coias que niguém entende?

Mas tudo bem, você muda, vou procurar esses programas, me interessei no Blitz, que linguagem que é o Blitz, c?

falou, t+ :D:D:D

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Pulllga,

Se eu não estou errado, o blitz usa uma linguagem PARECIDA com basic, disse parecida, porque não é basic.

Se eu estiver errado, por favor nei, me corrija.

E complementando algumas coisas na aula que o nei deu:

A complexidade do jogo vai depender muito do quanto você está disposto a se dedicar ao seu desenvolvimento.

Existem ferramentas mais simples, e com essas você não vai conseguir muita coisa, mas é um começo.

Por exemplo, muitos jogos vem com editores de fase. Isso é um grande começo. Dependendo do editor você pode mudar física e afins. E ajuda muito a ter noção de espaço e como criar um mapa 3D. Na minha opinião, um dos melhores é o do Unreal. Mas ai vai do gosto.

O único ponto negativo é só poder usar o que você criar naquele jogo especifico.

Uma solução para isso são os editores mais simples, como o rpgmaker e o Mugen. São relativamente simples de usar e não involvem muita programação. Mas o resultado não vai ser grandes coisas.

Acima disso, vão existir os editores amadores, como o Blitz e o Dark basic. Eles já involvem bastante programação e noção de espaço e afins.

Mas o resultado já é bem satisfatório.

O problema é que também não se consegue grandes coisas por causa do seguinte: O jogo vai ficar muito "pesado", além de você não poder caprichar muito.

O próximo passo são as ferramentas profissionais. Acredite, na teoria, tudo o que você precisaria seria um compilador C++. Mas ai o trabalho de modelagem ficaria muito mais difícil. Ai entram os programas para criação 3D, como o 3D Studio Max ou o Maya, ou até o AutoCAD, para desenho das fases. Um jogo no qual os mapas foram feitos no AutoCAD foi Oni, que era um jogo muito bom para a época.

Mas só o C++ não é suficiente. Ele não vem com as biblotecas necessárias para "falar" com o hardware. Ai entra o Direct X. O DX tem um SDK (Software Development Kit) quem vem com todas elas, fazendo o seu programa conversar com o hardware de uma maneira mais simples, mas não menos complicada.

Resumindo tudo isso que eu disse: Você pode até criar um joguinho legal sem ser um monstro na programação. Agora, não se pode esperar nenhum Oblivion. Para alcançar um resultado assim, você vai precisar de mais esforço.

Como o nei falou, nenhum iniciante precisa ficar assustado com isso. Agora também não pode achar que vai criar um jogaço só apertando botões. Criar jogo não é editar imagem no Photoshop.

Existem alguns projetos GPL de jogos muito bons na internet. Além de jogos famosos que tem o código aberto. Quake 3 tem o código da engine (motor gráfico) aberto por exemplo. Se você já entender bastante de programação, pode começar modificando ela e usar algum editor de mapas para Quake 3 para criar os cenários.

Ahh, Nei.Esc, bem vindo ao Fórum.

Abs a todos

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Olá,

nei.esc, legal, vou procurar os programas, mas por favor, fala direito, escreve direito e põe as letras certas nos lugares certos, já imaginou que que seria um jogo 3d bonitão com um monte de palavra errada, letras trocada e girias ou coias que niguém entende?

Cara eu estava meio com pressa pra escrever, mas concordo não sou bom em protuguês, na internet eu escrevo assim, na criação do jogo tem começo, meio e fim.

começo -> ferrementas que você vai usar

meio -> a parte que você coloca a mão na obra hora de digitar e modelar, não pescisa ser só 1 pessoa no projeto.

fim -> finalização em si hora de ver os bug mas pode ir vendo em pouquinho em pouquinho, e ver erros da gramatica etc, e lançar e Beta ou Demo ou qualquer coiza.

Se eu não estou errado, o blitz usa uma linguagem PARECIDA com basic, disse parecida, porque não é basic.

Você não esta errado, mas o blitz é derivado do Basic ou seja parecedo, tem varios derivados do Basic o VisualBasic o BarkBasicPro, antes erra o Blitz Basic ai virou BlitzMax, Blitz3D, BlitzPlus para saber a diferença olhe no site oficial http://www.blitzbasic.com/Products/_index_.php

Se eu estiver errado, por favor nei, me corrija.

Não tá até que bem explicado, legal até que você conhece bem o assunto

Uma solução para isso são os editores mais simples, como o rpgmaker e o Mugen. São relativamente simples de usar e não involvem muita programação. Mas o resultado não vai ser grandes coisas.

Conhecidos com "Maker" que a maioria não tem suporte pra 3d ou se tem é fraco, o GamerMaker é um dos melhores "Maker" pois tem um liguaguem propria o GML (Gamer Maker language) eu so uso ele quando quero um "Maker" é muito produtivo cria um simples jogo ou um jogo 3d se muito recursos mas cria.

Acima disso, vão existir os editores amadores, como o Blitz e o Dark basic. Eles já involvem bastante programação e noção de espaço e afins.

Mas o resultado já é bem satisfatório.

Não subestime o Blitz eo BarkBasic pois são linguagem de programação entrão no mesmo lugar do C/C++, mas so que são pra pessoas que crião jogos sozinhos e com poucas pessoas o C/C++ é muito complexo, pois foi usado pra criar o Linux, mas não é por isso que você deve subestimar o Blitz e o DarkBasic pois eles so vão até onde seu pensamento for ou criatividade.

Nei.Esc, bem vindo ao Fórum.

valeu mas so estou afim de ajudar os pessoas que quer seguir na carreira ou em outras já que o governo não liga pra isso, eu tambem não sou um expert sou um iniciante, é pois falta muito pra eu aprender, quero entrar curso tecn. em informatica e buscar conhecimentos, pois todo meu conhecimento até agora foi atraves da internet, para as pessoas que não sabe logica de promação e outras coizas reconhedo Maker apesar deu não ter estudado muito os Maker pois eu já sabia um pouco de programção mexendo no computador, pois a pratica é a melhor escola na programação.

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Volto de novo pra postar unas coizas legal.

Dicas, AutoCAD, Modelagem e Tratamento, Transformacoes Geometricas,VRML ( Virtual Reality Modeling Language), 3DStudio MAX, Computação Gráfica, e outros tudo em ".pdf" turado de varios lugares algum estão em inglês mas poucos, os arquivos são de 1mb~2mb porque eu uso discada Sad , mas li tudo o tutorial (so o titolo Very Happy ) mas parece ser muito bom tenho video aula de 3dsMAx (muito boa so vi 3 aula Very Happy )mas são de 30mb~60mb cada aruivo tudo da 296 MB Sad oh morri cada um com 20 minuto a 30 minuto, mas ai o link dos tutorial em PDF baixem todos os link porque um a a continuação ou divisão q eu fiz sei-la ufa até q fim:

1 -> http://www.zshare.net/download/tuto1_parte1-zip.html

2 -> http://www.zshare.net/download/tuto1_parte2-zip.html

3 -> http://www.zshare.net/download/tuto1_parte3-zip.html

4 -> http://www.zshare.net/download/tuto1_parte4-zip.html

5 -> http://www.zshare.net/download/tuto1_parte5-zip.html

6 -> http://www.zshare.net/download/tuto2-zip.html

7-> http://www.zshare.net/download/tuto3-zip.html

8 -> http://www.zshare.net/download/tuto4-zip.html

E também colocar alguns de meus projetos projeto que tá em 0% ou seja tem muito pra evoluir:

Nome: War Of Universes (WOU)

História:

No ano de 2056 suje a 5° Revolução industrial, onde foi uma das mais surpreendentes revolução já vista pelo homem em sua incrível história, Procranos o governante mais poderoso do Planeta Terra faz aliança com Trologoz um dos governante do Planeta Tea um dos Planetas mais parecido com o nosso, Mas o Lagint o mais poderoso do Universo não admite a aliança falando que isso seria um caos e uma estupidez pois o Universo não precisa de aliança mas sim de Lagint, Lagint é um líder que não aceita derrota e não aceita enganação por parte dos governantes, ele acredita que com a aliança novos planeta tende a se aliar-se, e criar um fim em sua liderança no Universo, mas Lagint não espera acontecer ele já acontecer Lagint e seu terrível e fiel exército que fica no Planeta Ligat, planeja um ataque nos dois Planeta a Terra e a Tea, alegando que por motivos de segurança Universal deve ser substituído os lideres Procranos e Trologoz, por fazer aliança em pro da guerra e destruição do Universo, os governantes de vários Planetas analisam os fatos e chegam a uma conclusão que os Planetas Terra e Tea fez a aliança em pro a evolução e tecnologia do Universo não a uma guerra Universal, mas Lagint não admite a posição dos governantes que foram a favor, Lagint manda cortar alguns suplementos dos governantes que foram a favor da aliança com isso criou um caos no Universo os Planetas fiel a Lagint o defende alegando que a aliança cria uma divisão entre o Universo, mas com isso cria uma divisão entre Lagint e seus fieis e os contra Lagint, surge então a guerra entre os Planetas, seja um Herói e salve o Planeta Terra contra o exército de Lagint...

Imaguem:espada25ku.jpg

Concordo que ta muito simples não a projetos tá em 0%.

Um outro projeto meu mas não é de jogo é so pra me divertir quando tá um saco pra estudar, projeto pra criar um cenario so precisar eu coloquo em algum projeto meu.

http://img207.imageshack.us/img207/4716/projcenario23gt.jpg

http://img444.imageshack.us/img444/9079/projcenario32fm.jpg

http://img408.imageshack.us/img408/3383/projcenario45ab.jpg

http://img207.imageshack.us/img207/3999/projcenario59is.jpg

http://img207.imageshack.us/img207/9830/projcenario82xs.jpg

http://img261.imageshack.us/img261/2082/projcenario94yc.jpg

http://img408.imageshack.us/img408/8366/projcenario104jb.jpg

http://img408.imageshack.us/img408/6415/projcenario123fe.jpg

http://img221.imageshack.us/img221/3778/projcenario130ca.jpg

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Galera eu tb sou muito "entusiasta" e andei dando uma geral um tempo atrás em Game Design/Codes

queria deixar 3 links muito uteis que me ajudaram bastante:

SourceForge.net -> varios projetos com codigo fonte pra fuça legal

GameDev.net -> Alguns artigos interessante principalmente para novatos como nós (alguns claro)

onRpg.com -> Lá tem uma seção de Desenvolvimentos de Games

é claro que a maioria dos sites me recomendou aprender uma linguaguem de progamação e pelo que entendi a linguagem C++ hoje é a + usada (embora JAVA, PASCAL/Delphi e Basic/VB façam jogos numa boa).

Respondendo as perguntas MODs são feitos em C++ mesmo (pelo menos na maioria dos casos com por exemplo o Half-Life) so que você tem que ter tb o SDK do jogo (neste caso do HL)

espero q esses links ajudem como ajudaram a mim

CYa ;)

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nei, seus projetos ficaram MUITO bons...

pelo que entendi a linguagem C++ hoje é a + usada (embora JAVA, PASCAL/Delphi e Basic/VB façam jogos numa boa).

Pois cara... C++ é uma das mais usadas... Java é a linguagem no futuro... as 2 são orientadas a objetos... são muito boas...

Pascal eu não posso dizer muita coisa... Pascal é osso cara, é muito chato e esse "jogos" que você falou acho que são jogos muito ruins. Delphi e VB não conheço. Mas se fosse pra eu apostar em alguma, apostaria em Java e C++.

Abraço!

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Creio que não existira a linguagem do futuro mais sim aquela que mais se adequar a necessidades de cada programador tipo em minha opinião a melhor linguagem pra projetos de jogos pequenos ou com poucas pessoas ou só uma pessoa é a Blitz, mas para projetos grandes com muitas pessoas com 20 ou 50 pessoas envolvidas eu acho que vai ser a C++ mas a Java tem um forte potencial para crescer, a Delphi também, VB tem um grande suporte, mas cada programador olha de um jeito, e não é o programa que já o programador o programador faz o programa, um cara pode usar só o paint e um "Maker" pode criar um jogo melhor que um cara que usa 3dsMAX e C++, já vi jogos melhor em "Maker"do que linguagem de programação e com um monte de pessoas.

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É que tipo... a gente escuta o que os outros falam né cara... que Delphi e Pascal é pra primeiro ano... e ainda falam também que VB não é linguagem porque só roda numa única plataforma... daí sobram poucas que são "viáveis". Digo... é complicado usar Assembly pra fazer um jogo, não é? E tipo... eu falei que é a linguagem do futuro por dar liberdade pra fazer tudo o que quiser. Tem coisas que você faz em Java e em C++ que são impossíveis e inviáveis de se fazer em Pascal e em Delphi. Nada contra as duas linguagens... aprendi tudo com elas, mas depois que a gente conhece C em programação estruturada e estrutura de dados a gente não larga mais.

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Tipo acho que hoje em dia VB e Delphi pra fazer jogos são jogos bem simples estilo tetris ou forca ou sadoku etc.. sim já peguei um codigo fonte de um game em VB que focava DirectX que era um boneco feito no paint com um mapa que era feito no bloco de notas e o boneco andava pra la pra ca pulava etc (era 2D estilo mario).. não que não de pra fazer um game decente em VB ou Delphi so acho realmente q você acaba tendo 3x + trabalho e seu game ficara pesadérrimo em relação a programar em C++/Java pois pelo que entendi a tecnica por tras do desenvolvimento dos games não é a linguagem de programação e sim a otimização (quanto menos codigo e + funções + rápido sera o game) mas eu sou um mero entusiasta so quis deixar uns links la em cima pra galera da uma olhada em alguns sites que me deram algum conhecimento

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É bem dessa mesmo.

Tipo vem operações muitas vezes prontas em Java, por exemplo, que levaria uns 5 dias pra fazer no Pascal. A praticidade e a otimização é mais fácil e melhor em linguagens que muita gente usa porque muita gente faz o trabalho e disponibiliza. Não que Pascal e VB e Delphi sejam ruins, muito pelo contrário. Só acho elas muito limitadas.

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