Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
virtuosit

Notebook Positivo Mobile V21 e o Linux

Recommended Posts

Pessoal, finalmente consegui instalar todo o hardware do Positivo Mobile V21 no Linux, apesar que só tive problemas com a placa de rede (Via Rhine II VT6102) e com a placa de vídeo para configurar o ambiente gráfico.

Bom, num primeiro momento eu tentei instalar o Ubuntu 6.10 e não conseguia nem passar da instalação pelo fato que o sistema “travava/emperrava” no ajuste do timezone, não havia diabos do que fazê-lo andar.

Desta forma fui para o Debian 3.1r4 (o meu preferido por ter quase 4 anos de experiência utilizando o Woody) por qual a instalação foi perfeita (sem ambiente gráfico), mas a placa de rede não queria se comunicar com meu roteador, fiz de tudo o que podia até encontrar alguns comentários de que a placa de rede via rhine II possui certas “instabilidades”com o kernel da série 2.4.x e, teoricamente, na série 2.6.x esta “incompatibilidade” estaria resolvida.

Perfeito, como eu tinha um outro cd do Ubuntu 6.10 em casa, resolvi dar a ele mais uma chance pelo fato dele já ser instalado com um kernel da série 2.6.x. Coloco o cd no drive, faço a instalação normalmente (7gb para o sistema e 256mb para swap) e... rede funcionamento perfeitamente, mas como nada é perfeito o Gnome (ambiente gráfico) estava lento pra caramba.

Bom, neste segundo momento então (já que a placa de rede estava resolvido) eu tinha que ver o que estava ocorrendo para o ambiente gráfico estar lento demais, não me restou dúvidas de que seria alguma configuração do servidor gráfico (Xorg) e me vou ao Sr. Google que sabe de tudo e mais um pouco.

Não demorou muito para achar a resposta. As dicas foram de driver errado e suporte a DRI ativado. Desta forma o que eu tinha que fazer era editar o arquivo de configuração do xorg (/etc/x11/xorgalgumacoisa) e trocar o driver que estaria lá como “vesa” pelo driver “via” e comentar (#) o suporte a DRI (# Load DRI).

Reinicio o ambiente gráfico e... well done. Eis que o Gnome me aparece de forma imponente, rápida e eficaz.

Mas agora falando objetivamente do notebook Positivo Mobile V21, esse “budget” ta me satisfazendo muito bem. O hardware é estável, boa compatibilidade com os sistema Windows XP e Linux (desde que seja com kernel da série 2.6.x) e um desempenho acima do esperado.

Seria interessante por nossa parte como usuários deste notebook informar ao suporte da Positivo sobre essas informações de como instalar um linux para eles montarem um tutorial e corrigirem seus manuais. Vou ver se providencio isso.

Acho que por hoje era isso e outro dia eu posto um bom tutorial para configurar o Ubuntu 6.10 no Positivo Mobile V21.

Abraços.

Fonte: http://virtu.wordpress.com/2007/01/04/posi...le-v21-e-linux/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×