Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com triac


jorgelsl

Posts recomendados

Fala galera!Seguinte:to tentando consertar uma placa de uma lava roupas aqui,bem ela possui 4 triacs,e to testando eles com um multimetro pra ver se estão com problemas.Vi em dois sites de eletrônica que se mede um triac testando se conduz entre mt1 e gate.Em um site diz que so pode conduzir em um sentido,no outro site diz que conduz dos dois porém com uma resistencia muito baixa.Medi aqui os triacs t410600t,e obtive os seguintes resultados:Em um dos triacs com o positivo no mt1 e o negativo no gate deu uma resistencia de 494,já no outro triac deu 507,com o negativo no mt1 e o positivo no gate deu 500,e no outro triac deu 515.Minha duvida e se um dos dois triac estão com fuga porque os dois sao iguais e estão dando medições diferente.

Espero ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, alguns proficionais em eletrônica confundem SCR com os TRIACs e vici-e-versa!

O SCR é um diodo com treis terminais: Anodo, catodo e gate. Internamente ele possui 4 cristais de silício interligados formando uma estrutura PNPN. O que equivale a dois transistores interligados, Sendo um do tipo PNP e outro do tipo NPN. Se aplicamos uma tensão maior no anodo e menor no catodo, como e qualquer diodo. Porém o SCR só conduzirá quando for aplicado uma pequena tensão no Gate. Quando for retirado o pulso do Gate o SCR continuará condusindo até a alimentação ser desligada. A estrutura interna de um SCR é assim:

Thyristor For Mains Operations - 100V, 3.2A(TC=80Graus), lgt/lh<0,2/<5mA.

Pino 1: Cathode

Pino 2: Anode

Pino 3: Gate

Pino 4: Case

Anode (A2)+case connected

Como sei q seu multímetro não vai testar este tipo de thyristor, vomos tomar como base um mais fácil! vamos pegar 1 que não tenha o Case, (pino 4) e é muito mais fácil de você aprender! que seria o BT169, (muito mais fácil de testar).

Qualquer multímetro testa esse! vamos la: Ponha a chave do multímetro na escala de diodo, pegue o pino 1 do transistor BT169 e vira-o para sua esquerda, ( é virar as costas do transistor para você) ponha-o em cima da bancada, com o ponta vermelho do multímetro encoste no pino 1 (anodo) e o ponta preto encoste no catodo (pino 3), sem tirar o ponta vermelho do pino 1 (anodo) encoste no Gate (pino 2), retirando do Gate após encostar, nota-se q deu uma impedância na escala de centena, ( quer dizer: atracou). Agora sem tirar o ponta preto do catodo (pino 3), encoste no Gate (pino 2) em seguida retornando só ao catodo, (pino 3) notou q ouve um desarme?

E é assim q se testa um thyristor! valeu?!

http://www.amperesautomation.hpg.com.br/tiristores.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...