Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema do jogo torta na cara do passa ou repassa


And88

Posts recomendados

Olá pra todos.

O negócio é o seguinte: esse ano a minha turma da faculdade vai recepcionar os calouros do curso, e a gente estava pensando em fazer um torta na cara com a calourada, mas aí veio um problema: um bando de 60 estudantes de farmácia e ninguém sabe lhufas de eletrônica, sabemos química orgânica mas isso é meio que inútil numa hora dessas, hehehehehe.

Acho que quase todo mundo aqui já assitiu o programa quando ele passava na tv e sabe como a brincadeira funciona, então queria pedir se alguém podia dar uma mãozinha nesse projeto pra nós, os veteranos, deixarmos o dia do "conheça a uel" um pouco mais animado pra calourada. Também seria interessante um esquema dum placar com 2 mostradores de 2 dígitos cada com possibilidade de somar 1, diminuir 1 e zerar os pontos.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá And88, desenvolvi este circuito que usa 4 relés automotivos, uma fonte de 12 volts que pode ser uma bateria de carro, 3 chaves, e 2 lâmpadas de 12 volts:

TortanaCarasemSirene.jpg

Ele funciona da seguinte forma:

A chave S1, quando pressionada, energiza o relé 1, o qual, ao mesmo tempo, acende a lâmpada 1, corta a alimentação do relé 2 (o que torna qualquer aperto de S2 inútil) e energiza o relé 3, que por sua vez, passa a energizar o relé 1, criando um círculo de realimentação, e desta forma, mesmo que a chave S1 seja solta, a situação permanece inalterada (lâmpada 1 acesa e apertos de S2 inúteis).

O inverso ocorre se a chave S2 for pressionada primeiro (acende a lâmpada 2 e apertos de S1 são inúteis).

Os números que você vê, no esquema, junto aos terminais dos relés (85, 86, 30, 87 e 87A) estão escritos junto aos pinos dos relés. Portanto é só seguir o esquema.

S1 e S2 são chaves conhecidas como "Push-button", e permanecem fechadas somente enquanto estão pressionadas. Você deve encontrar delas em casas de materiais elétricos (procure por um tipo bem robusto que aguente as palmadas, hehehe).

Já a chave S3, é um interruptor normal (no esquema está de duas posições, mas, não precisa) e deve ser desligado pelo juiz para apagar a lâmpada acesa.

No lugar das lâmpadas você pode colocar "giroflex".

O esquema para placar é um pouco complexo.

Creio que você pode fazer um placar manual mesmo, pois, a diversão principal estará no jogo.

Qualquer dúvida pode perguntar aí.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, valeu claudomirorl pela ajuda. Eu queria saber se dá pra por alguma coisa pra fazer barulho, pra quando apertarem o botão soar uma sirene junto. No mais o esquema me pareceu bastante simples, vou começar a procurar as coisas em ferro-velhos pra ver o que eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

cara eu fiz isso usando um microcontrolador um botâo em cada Interrupção, quando alguem abertava um botao era gerada um interupcao e desabilidada a outra para evitar que seja acionada, ai no outros portes você coloca um rele e lampadas se assim desejar, o programa tinha no maximo 10 linhas muito simples

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • mês depois...
cara eu fiz isso usando um microcontrolador um botâo em cada Interrupção, quando alguem abertava um botao era gerada um interupcao e desabilidada a outra para evitar que seja acionada, ai no outros portes você coloca um rele e lampadas se assim desejar, o programa tinha no maximo 10 linhas muito simples

voce poderia passar o código que voce escreveu e em qual controlador você gravou? Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
olá and88, desenvolvi este circuito que usa 4 relés automotivos, uma fonte de 12 volts que pode ser uma bateria de carro, 3 chaves, e 2 lâmpadas de 12 volts:

Ele funciona da seguinte forma:

A chave s1, quando pressionada, energiza o relé 1, o qual, ao mesmo tempo, acende a lâmpada 1, corta a alimentação do relé 2 (o que torna qualquer aperto de s2 inútil) e energiza o relé 3, que por sua vez, passa a energizar o relé 1, criando um círculo de realimentação, e desta forma, mesmo que a chave s1 seja solta, a situação permanece inalterada (lâmpada 1 acesa e apertos de s2 inúteis).

O inverso ocorre se a chave s2 for pressionada primeiro (acende a lâmpada 2 e apertos de s1 são inúteis).

Os números que você vê, no esquema, junto aos terminais dos relés (85, 86, 30, 87 e 87a) estão escritos junto aos pinos dos relés. Portanto é só seguir o esquema.

S1 e s2 são chaves conhecidas como "push-button", e permanecem fechadas somente enquanto estão pressionadas. Você deve encontrar delas em casas de materiais elétricos (procure por um tipo bem robusto que aguente as palmadas, hehehe).

Já a chave s3, é um interruptor normal (no esquema está de duas posições, mas, não precisa) e deve ser desligado pelo juiz para apagar a lâmpada acesa.

No lugar das lâmpadas você pode colocar "giroflex".

O esquema para placar é um pouco complexo.

Creio que você pode fazer um placar manual mesmo, pois, a diversão principal estará no jogo.

Qualquer dúvida pode perguntar aí.

amigo estou num aperto. Fiz conforme seu esquema e chequei vÁrias vezes e tÁ tudo como você menciona no projeto, mais, quando aperto no botÃo 1 funciona legal mais o botÃo 2 tambÉm acende quando aperto. Pergunta! Quando você criou este esquema você testou na prÁtica e deu certo.

Existe mais alguma coisa que possa fazer para dar certo. Por favor me ajuda aÍ, tenho que apresentar estÁ bancada dia 29/03/2009 Às 8h da manahÃ. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem alguma coisa faltando ou que não ta ligando no seu circuito rapazão... dê uma olhada nos relés 3 e 4

Amigo obrigado pela atenção.

olha só, já chequei novamente minuciosamente passo a passo do esquema todos os relés e conexão está tudo certinho inclusive os relés 3 e 4 que você pediu pra eu verificar está ligado igualzinho ao esquema, olha a figura que te mando, veja se dá pra dá algum diagnostico.

obrigado, aguardo respodo

olá pra todos.

O negócio é o seguinte: Esse ano a minha turma da faculdade vai recepcionar os calouros do curso, e a gente estava pensando em fazer um torta na cara com a calourada, mas aí veio um problema: Um bando de 60 estudantes de farmácia e ninguém sabe lhufas de eletrônica, sabemos química orgânica mas isso é meio que inútil numa hora dessas, hehehehehe.

Acho que quase todo mundo aqui já assitiu o programa quando ele passava na tv e sabe como a brincadeira funciona, então queria pedir se alguém podia dar uma mãozinha nesse projeto pra nós, os veteranos, deixarmos o dia do "conheça a uel" um pouco mais animado pra calourada. Também seria interessante um esquema dum placar com 2 mostradores de 2 dígitos cada com possibilidade de somar 1, diminuir 1 e zerar os pontos.

Valeu.

vocês conseguiram desenvolver o projeto com este esquema que o nosso amigo publicou??? Se sim, queria tirar duvidas pois ainda nÃo conseguir. Os botÕes dos jogadores acendem simultaneamente quando aperdados nÃo conseguir ainda fazer com que um sÓ acenda com o aperto do jogador mais rÁpido.

Obrigado aguardo uma resposta.

AlguÉm que entenda bem de relÉ automotivo poderia me ajudar em um esquema eletrÔnico???

O caso É o seguinte, estou tentando montar um balcÃo de perguntas com luzes girolfex, tipo o balcÃo de perguntas do antigo programa passa ou repassa do sbt do quadro torta na cara lembram, pois bem, aqui no forum existe um esquema montado deste circulto mais nÃo conseguir fazer ele funcionar legal, nÃo sei se o erro estÁ em mim ou no esquema. Ele estÁ em anexo aÍ para ser analisado por quem conhece de eletrÔnica. Fiz a ligaÇÃo como manda o circulto passo a passo prestando bem atenÇÃo tanto no esquema quanto na orientaÇÃo de quem publicou, mais nÃo vingou. Os giroflex estÃo acendendo normal quando precionados pelos jogadores, o botÃo do juiz tambÉm normal apagando os dois jogadores, a coisa complica quando os jogadores apertÃo seus respectivos botÕes aÍ os giroflex acendem simultaneamento coisa que nÃo era para acontecer, o procedimento seria que o jogador que for mais rÁpido na batida conseguisse acender o seu girolex e impedindo que seu oponente acendesse o seu.

Estou colocando uma imagem tambÉm dos materiais que estou usando de acordo com esquema que peguei aqui no forum em anexo.

Se tiver algum amigo ou amiga que pudesse me ajudar neste projeto ficarei muito grato.

Manjo muito pouco de eletrÔnica mais se me passarem o esquema passo a passo com linguagem simples executo tranquilamente como qualquer outra pessoa leiga. Sou tÉcnico em hadware entÃo jÁ facilita um pouco.

Obrigado galera pelo espaÇo....

post-503312-13884950811367_thumb.jpg

post-503312-1388495081218_thumb.jpg

post-503312-13884950812826_thumb.jpg

post-503312-13884950813346_thumb.jpg

post-503312-13884950814011_thumb.jpg

post-503312-13884950814494_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

saymonn, eu acho que você está fazendo ligações onde não existe.

Por exemplo, parece que você ligou o 30 e o 87a do relé 3.

Na figura abaixo, a barra entre o 30 e o 87a não é uma ligação. Representa o contato interno do relé.

poxa amigo era isso mesmo, eu estava fazendo lambanÇa aqui.

NÃo sei lÊ esquema bem mais sÓ foi eu cortar os fios e tudo funcionaou beleza.... Valeu mesmo amigo e desculpa qualquer coisa

um abraÇo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gostaria de fazer um na escola, sou professor de História, será que consigo fazer e ter êxito como nosso amigo aí...

Gostaria de Perguntar quanto ficou o custo final dos materiais?:)

oi amigo.

consegue sim é muito fácil é só seguir o esquema que o nosso amigo postou que dá tudo certo. quanto ao custo vou especificar pra você quanto gastei em minha cidade:

04 Relés R$ 40,00

02 Giroflex R$ 68,00 (Mercado Livre) ou em sua cidade, aqui na minha em Belém do Pará só tinha aquelas originais de carro de polícia e custava R$ 350,00 cada um, aí pedi pelo ML não gastei R$ 100,00 incluindo frete.

02 Botões para jogadores R$ 80,00

01 Botão para o Juiz R$ 8,00

01 Fonte de computador pode ser uma usada R$ 30,00 (é melhor de computador por sua estabilidade, evita queimar com facilidade os relés)

mandei um marceneiro fazer um case tipo uma mala para colocar o circuito dentro e ficou R$ 106,00 quando ficar pronto vou postar a foto para vocês asimilarem como ficou a ideia, no mais é isso.

se precisar de mais alguma coisa fique a vontade para perguntar.

abraços..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

por isso q eu não jogo fora minhas coleção de sucatas :lol::lol:

minha mae me chama de loco:cool:

mais bem. nessas horas eu num gasto nem um centavo ^_^. e os botões . você pode usar esses botão de manete de fliper :lol: tem ums 20 aqui e te digo q 2 num custa nem 20 reais quanto mais 80 . pelo menos se eu ver a esse preço eu me mudo de cidade kkkk sem preconceito ao pará rs meu 2 amor é dai:wub:

forte abraço:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos...

Estava procurando um esquema de ligação para um gincana e encontrei esse ai...gostei bastante embora não sou expert em eletrônica "acho" que consigo montar um desses :cool:

Mas eu gostaria de saber de vocês se é possivel montar um com quatro botões?

ou seja, ao invés de dois participantes..teria quatro participantes e quando qualquer um dos quatro acionacem o botão acenderia sua respectiva lâmpada...

Os amigos poderiam me ajudar?

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei este circuito eletrônico que é para um número ilimitado de jogadores:

http://www.edn.com/contents/images/150820f2.pdf

Este tipo de circuito é conhecido como detector de primeiro evento.

Este aí foi projetado para se ligar leds.

Vou modificá-lo para que possa ligar cargas de 12v, como por exemplo giroflex.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...