Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem como ligar um cooler na tomada?


Posts recomendados

cara e 1N4007 e esta peça e o diodo reticicador sem ela você tera corrente auternada

e como o silvio.a.s disse já sao 3 paginas pra montra uma coiza ridicula

se já compro ótimo

com a foto que ele colocou fica super fasil montar um deficiente fisico com garras jacares

monta uma paradas dessas desde que ele comsiga segurar o ferro de solda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aleluia,alguem responde o que eu pergunto!! voce posta uma foto sem informaçao do que as peças sao,unica coisa que eu sei é o cooler...

agora eu sei o que é um diodo,um tranformador e um capacitador...

######,nunca vi essas coisas na vida,como vou saber,agora so porque eu comprei não tenho direito de saber?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara se você quer fazer um trafo fonte ou algo parecido primeiro faz um curso

istitutouniversalbrasileiro

descola bastante sucata pratica bem quando você ver você já e um principiante em eletrônica

proucure um técnico antigo que você já seja amigo "com calo no umbigo"

com ele você aprende bastante

proucura revistas antigas que tem esquemas fassieis pra você aprender

depois de você comcluir o curso você vem no forum e faz perguntas iteligentes

ha esquesi de te falar o 1N4007 e porque o 1 e a anperegem "espero que não tenha que te explicar isto"

o 4 define a familia de semi-comdutores e o 7 e a tensão massima suportada em uma tabela espesefica

7 quer dizer 1000V que ele suporta esto e valido somenta para os modelos 1NXXXX

porém não todos ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Boa tarde pessoal... desculpa reviver este topico, porém foi o mais proximo que achei do meu problema...

Tenho um aquario de 2,2m (750L)... porém a iluminação dele esta aquecendo d+ a agua do aquario, então me sugeriram fazer uma ventilação na tampa, pelas laterais, com ventoinhas/coolers, assim dissipando o calor das lampadas... vi aqui que atraves daqueles tansformadores de camelo, tem a tensão necessaria (12v) para alimentar um cooler... minha duvida é... quero fazer um seriado com 3 coolers interligados, ambos controlados por um timer... para fazer isso so uma daquelas "bolotinhas" daria conta? ou teria que ter uma fonte para cada cooler?

Obrigado desde já... abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Boa tarde pessoal... desculpa reviver este topico, porém foi o mais proximo que achei do meu problema...

Tenho um aquario de 2,2m (750L)... porém a iluminação dele esta aquecendo d+ a agua do aquario, então me sugeriram fazer uma ventilação na tampa, pelas laterais, com ventoinhas/coolers, assim dissipando o calor das lampadas... vi aqui que atraves daqueles tansformadores de camelo, tem a tensão necessaria (12v) para alimentar um cooler... minha duvida é... quero fazer um seriado com 3 coolers interligados, ambos controlados por um timer... para fazer isso so uma daquelas "bolotinhas" daria conta? ou teria que ter uma fonte para cada cooler?

Obrigado desde já... abraços

Inicialmente se trata de fans e não de coolers. Um cooler geralmente é constituido de um bloco de material térmicamente apropriado, aletado (dissipador) associado a um fan (ventilador).

Para saber se a fonte segura os três fans deve se saber:

1) A demanda de cada fan e somar as mesmas;

2) A capacidade de oferta de corrente da fonte de 12 Volts

Veja ai uma ilustração com exemplos:

Consumofanxcapacidadedafonte.jpg

Se o fan vier expresso em potência, divida a potência (Watts) pela tensão de 12 Volts para saber a corrente demandada pelo mesmo.

A soma das correntes deve ser menor que a capacidade de oferta da fonte.

Para ligar os três juntos, na mesma fonte, una todos os fios vermelhos e ligue no positivo da fonte (geralmente o interno de seu Plug).

Uma todos os fios pretos dos fans e os ligue na parte externa do plug..

Para se livrar de vez do calor das lâmpadas do aquário, troque a iluminação por leds.

Veja ai um projeto que fiz sobre o tema: http://aquapeixes.forumeiros.com/t1646-iluminacao-de-aquario-com-led-s

PS: Também é possível se adotar fans 115 Volts AC como esse dai:

Fans115VoltsAC.jpg

Tem de todo tamanho e modelo. Veja ai: http://www.casadocooler.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicialmente... muito obrigado pela atenção de você´s... show de bola... ja ate aprendi a como saber se algo em serie será sustentavel... muito legal... falo isso porque sou medico... n entendo bulufas de nada de eletrica, mas tenho muita vontade de aprender... e ja estou :D

Bem vms la então... sobre ligar os fans em serie ta ok... sobre os leds, ja havia pensando nisso, porém para um aquario plantado necessita-se de algumas cores para flora aquatica bem como das plantas, por exemplo uma lampada alaranjada e outra um azul claro... meu aqua tem 2,2m de comprimento, ou seja 4 series de lampadas, sendo cada de 2 lampadas brancas e 1 laranja e outra azul claro... você´s acham que se eu fizesse elas com leds (coloridas) dariam o mesmo efeito? claro... n sei se você´s entenderiam dessa parte.... mas de repente... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

m.marques, acho que vou mais para mudança de luz viu... acho que o led sera uma boa opção... mas valeu a contribuição...

me surgiu outra duvida aqui... com este controlador de luminosidade http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-204430709-dimmer-controlador-de-luminosidade-_JM) eu poderia usa-lo para controlar minhas fitas de led´s? supondo que eu use esses leds aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-208562554-fita-led-branca-rolo-c5m-oferta-frete-gratis-_JM), que no caso seria 6 fileiras de 2 metros cada uma... tentei entender lendo as especificações, mas ainda ta difícil para mim... valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Inicialmente... muito obrigado pela atenção de você´s... show de bola... ja ate aprendi a como saber se algo em serie será sustentavel... muito legal... falo isso porque sou medico... n entendo bulufas de nada de eletrica, mas tenho muita vontade de aprender... e ja estou :D

Bem vms la então... sobre ligar os fans em serie ta ok... sobre os leds, ja havia pensando nisso, porém para um aquario plantado necessita-se de algumas cores para flora aquatica bem como das plantas, por exemplo uma lampada alaranjada e outra um azul claro... meu aqua tem 2,2m de comprimento, ou seja 4 series de lampadas, sendo cada de 2 lampadas brancas e 1 laranja e outra azul claro... você´s acham que se eu fizesse elas com leds (coloridas) dariam o mesmo efeito? claro... n sei se você´s entenderiam dessa parte.... mas de repente... :D

Se colocares aquelas fitas de led RGB (um led de cada cor dentro do CI de led'com mais de 300 Leds) vais conseguir qualquer combinação de cores e até mesmo com controle remoto.. Já montei um desses, de 400 litros, ficou ótimo...

Veja ai: http://www.dealextreme.com/p/54w-300x5050-smd-led-colorful-light-flexible-strip-with-remote-controller-5-meter-dc-12v-65453

Ai existem muito e diferentes desses controladores com fitas de led RGB. Note que são 300 CI's cada um com 3 led's internamente, totalizando 900 Leds distribuidos nos 5 metros de fita. A fita pode ser cortada em módulos de 10 cm, embora o tenha pregado na tampa do aquário sem sequer abrir a fita, sem necessidade de emendar a fita que é um trabalhinho chato de se fazer. Fiz a fita correr de lado a lado na tampa dando a volta com a fita de cutelo mesmo, em cada ponta da tampa.. Podes botar tantas fitas de 5 metros quantas caiba ai na tampa. Fica bem vedada, a agua não ataca a mesma pois tem um revestimento..

Com o controle RGB consegues uma gama enorme de cores. Alguns controladores oferecem 8 níveis de luminosidade em cada uma das três cores. Isso dá uma combinação muito garnde de cores.. Todas elas a pleno vais ter luz branca..

Tem muito e diferentes controladores de RGB, alguns cheios de recursos..

Pesquise.. Mudei meu aquário para led já tem algum tempo, pelo menos meio ano, e não me arrependo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se colocares aquelas fitas de led RGB (um led de cada cor dentro do CI de led'com mais de 300 Leds) vais conseguir qu..

po cara que legal... mas e as plantas nao sentiram a falta dos tons laranja e azul (actinica)... o meu plantado tem 220 cm comprimento x 60 cm largura, acredito que uns 10 metros ia cair bem... a minha unica preocupação era de fazer os tons de azul e laranja... pois elas sao fundamentais para micro flora tanto bacteriana como fotossintese das plantas... eu tinha ate bolado un esquema aqui em adaptar uma roda denteada no timer analogico, para que em determinados momentos, quando por exemplo no inicio do amanhecer, conforme a roda denteada fixa na roda do timer fosse progredindo, essa ia devagarinho rodando o controle de luminosidade para +... e contrario ao entardecer... mas a unica coisa que me preocupa é saber se os leds tem todos as caracteristicas necessarias para um aquario plantado... to pesquisando nuns foruns aqui, mas ninguem é preciso...

o seu aqua é plantado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No meu aqua, por exemplo, a tardinha, deixo total o canal azul (B de blue) e parcial o canal de verde (G de green). Fica uma luz de luar bem forte, puxando para o turquesa (o turquesa mesmo necessita de mais verde).. Fica muito bonito..

Não tenho plantas não, de modo que nada tenho a acrescentar nesse aspecto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 1 ano depois...

Oi pessoal sou novo no forum e tenho a mesma duvida.

No caso eu já me adiantei e liguei o meu Fan(12v/0.26a) em uma fonte(12v/1a)

ele está funcionando,e na velocidade maxima. está a mais de 24hrs ligado sem esquentar muito. tanto o Fan quanto a Fonte.

Bom, a pergunta é, essa carga maior de A da fonte, vai queimar o meu Fan?

é quase 4x mais.

outra pergunta, eu posso ligar outro Fan(12v/0.26a) na mesma fonte?

ou a para isso vou precisar de uma Fonte(24v/1a)?

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Oi pessoal sou novo no forum e tenho a mesma duvida.

No caso eu já me adiantei e liguei o meu Fan(12v/0.26a) em uma fonte(12v/1a)

ele está funcionando,e na velocidade maxima. está a mais de 24hrs ligado sem esquentar muito. tanto o Fan quanto a Fonte.

Bom, a pergunta é, essa carga maior de A da fonte, vai queimar o meu Fan?

é quase 4x mais.

outra pergunta, eu posso ligar outro Fan(12v/0.26a) na mesma fonte?

ou a para isso vou precisar de uma Fonte(24v/1a)?

abraço

Essa capacidade de corrente da fonte NÃO vai danificar a ventoinha. O que poderia danificá-la seria ligá-la em uma fonte com mais de 12V na saída.

Esse 1A da fonte refere-se a capacidade máxima de fornecimento de corrente da mesma; se a ventoinha precisa de 0,26A, vai circular por ela 0,26A.

Você pode ligar uma segunda ventoinha EM PARALELO com a primeira. O consumo de corrente será de 0,26+0,26 = 0,52A, ainda abaixo da capacidade máxima de 1A da fonte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Bom dia Fernando Yokota. Tendo em vista que o objetivo de ligar um cooler na tomada de 110 ou 220 Volts, a forma mais simples e barata é você visitar uma loja de eletrônica, ou aquelas lojas de R$ 1,99, comprar um ventilador de mesa do tamanho de um cooler de fonte de computador.  Eu vejo é muito esse tipo de ventilador que liga em 110 Volts; amanhã vou comprar equipamentos de eletrônica e vou indicar uma loja para você comprar. É barato prático e liga em qualquer lugar onde você levar seu HD externo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...