Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe algum meio de transformar uma rede 220 monofasico p/


Leandro_980

Posts recomendados

sei que existe alguns tipos de ligações na qual podemos conseguir mais um fio de 220 para tornar a rede trifasica para alimentar apenas um motor de um elevador de carros mas não sei como fazer, Alguem sabe? Atualmente o elevador possui um conversor mas o motor fica fraco não levantando carros de 2,5 toneladas que a sua capacidade máxima e levantando apenas 2,0 toneladas. O motor é trifásico 220 de 4 CV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, um motor 380 você pode transformar para 440 bifásico ou 220 monofásico, e a potência sai boa, só q eu não tenho agora esse esquema pra ti mostrar, mais vai onde enrola motores e pede um dos eletricista pra ti dar um esquema de ligação dos capacitores do motor 440v, eu vou tentar aqui ver se acho e te mando, valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigão, está certo, eu entedi o q você quer, mais o q escrevi é a mesma coisa q você está querendo! certo? se você conseguir tranformar um motor 380 trifásico em 440 consequentemente você terá um motor 220 monofásico! entedeu? como você está querendo outro fio, não será preciso desse outro fio só de 2, uma fase e um neutro, entedeu?

OBS: todo motor 220 trif. é 380 trif., todo motor 440 bif. é 220 mono!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Leandro. Pelo que entendi, você tem um motor trifásico e uma rede bifásica (220V) e quer ligar esse motor nessa rede? Eu já experimentei fazer isso mas, o resultado não foi satisfatório. Para a terceira fase que falta, usa-se um capacitor ligando uma das duas fases da rede, ao motor. Ou seja o motor tem três pontas, para serem ligadas: U,V,W. Você vai ligar uma fase 220V na ponta U do motor, a outra fase na ponta V, e a terceira fase você vai criar artificialmente com um capacitor ligado entre uma das duas fases e a ponta W, do motor. O problema é que uma rede trifásica posssui três fases defasadas em 120 gaus elétricos, entre sí. A 3ª fase, criada com um capacitor, fica defasada em 90 graus. Isso provoca um desbalanceamento e consequentemente um aquecimento indesejado no motor, sem falar na perda de potência.

Boa sorte. :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Capacitor só serve para dar "start" quando utilizado em motores monofásicos que possuem uma bobina específica para isso, chamada bobina de partida, e que geralmente é desacoplada logo após a partida do motor, por um dispositivo centrífugo (é assim na maioria das bombas d'água)...

Nos outros tipos de motores, o capacitor é utilizado, conforme descrito pelo colega Paschoal L. Muniz Fº para "simular" uma fase (os capacitores defasam em 90°), como nos ventiladores de teto e em alguns outros motores...

No teu caso, ou manda enrrolar o motor, ou o substitui por um adequado, ou utiliza um circuito eletrônico, como um inversor, que retifique a rede elétrica e depois a alterne novamente em três fases... Sinseramente, não sei qual a melhor opção...

P.S.: O capacitor para simular a 3ª fase não vai ficar bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Capacitor só serve para dar "start" quando utilizado em motores monofásicos que possuem uma bobina específica para isso, chamada bobina de partida, e que geralmente é desacoplada logo após a partida do motor, por um dispositivo centrífugo (é assim na maioria das bombas d'água)...

Nos outros tipos de motores, o capacitor é utilizado, conforme descrito pelo colega Paschoal L. Muniz Fº para "simular" uma fase (os capacitores defasam em 90°), como nos ventiladores de teto e em alguns outros motores...

No teu caso, ou manda enrrolar o motor, ou o substitui por um adequado, ou utiliza um circuito eletrônico, como um inversor, que retifique a rede elétrica e depois a alterne novamente em três fases... Sinseramente, não sei qual a melhor opção...

P.S.: O capacitor para simular a 3ª fase não vai ficar bom!

Exatamente, só que a alimentação do motor trifasico está sendo somente com duas fases, e quem vai gerar a 3º fase pro acionamento do elevador será o próprio motor, sem a 3º fase ele não dá start, por isso é nescessário o uso do capacitor, e bomo você disse, ele tem que ser desacoplado assim que o motor começa a girar, sob o risco de estourarar se não fizer isso logo

Usei esse sistema por muito tempo antes de vender o meu elevador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um motor trifásico, até onde sei, necessita das três fases para operar corretamente... Se você alimenta o motor com apenas duas, ele não terá o rendimento correto...

Imaginemos que você coloque apenas duas fases: neste caso, o campo magnético no interior do motor não irá completar o giro completo, pois uma das bobinas não está sendo alimentada. Não consigo ver forma alguma (ao menos dentro da teoria que conheço e que estudei) do próprio motor gerar a fase que lhe falta.

No caso da utilização do capacitor, você estará defasando uma das fases em noventa graus... Sendo que o motor foi projetado para uma defasagem de 120°! Já vi circuitos, compostos de indutores e capacitores, que se propoem a "simular" um sistema trifásico, a partir de apenas uma fase...

Ligando-se o capacitor a bobina do motor, ele irá girar, pois as três bobinas estão sendo alimentadas, mas daí dizer que ele opera corretamente, acho equivocado...

Provavelmente irá aquecer além do normal (no caso do elevador, talvez não seja perceptível, visto que ele não opera o tempo todo) e não terá o torque máximo (pois o campo magnético em seu interior não está conforme o projeto)...

A teoria de funcionamento do motor de indução trifásico pode ser vista em:

http://dee.feg.unesp.br/Disciplinas/SEL4001/Capitulo_9.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nunca disse que o motor opera corretamente, alias a função motor é o que menos importa, ele quer gerar 3 fases com apenas duas, e pra isso essa técnica funciona perfeitamente, como o uso será pouco, somente durante o acionamento do elevador acaba valendo a pena.

Antes de tudo isso funciona e funciona bem para o que ele quer, podemos ficar discutindo durante horas se está certo ou não se é eficiente ou não. na prática e na experiencia que eu tenho, tudo depende da função ou utilização e pra isso não tem mais o que falar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem sou eu para discutir?!?! Queria apenas ajudar...

Mas já que você tem "a prática" e "a experiência", que tal então passar as especificações do capacitor que você utilizava? Qual o valor da capacitância e qual a tensão de operação?

Talvez assim nós possamos ajudar o companheiro que postou o tópico, no início...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal

Um motor trifásico não funciona com somente duas fases! Isso é fato! No caso de permanecerem duas fases, o desequilíbrio é grande, a perda de rendimento é grande, há vibração, aumento de corrente, aquecimento, etc!

Quando se usa a terceira fase via capacitor, o mesmo não deve ser desacoplado....feito isto, ficariam apenas duas fases e ai, blá blá blá! O enrolamento alimentado pelo capacitor não tem como se auto alimentar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

                                                         Bom dia pessoal!

 

  Da para usar um inversor de frequência  com entrada monofásica/bifásica  220 volts e saída trifásica  220 ou 380 volts 

  Já fiz estes tipos de aplicação funcionou muito bem.

  Observação:tem que verificar as especificações do inversor não é qualquer um que funciona assim.

   Melhor marca para a aplicação -VACON/DANFOSS 

   

adicionado 2 minutos depois

TEM MELHOR PREÇO QUE SIEMENS E OUTROS.30% DIFERENÇA  VÃO ECONOMIZAR  BEM.

 FICA DICA.

  ABRAÇO 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O objetivo deste fórum é ajudar as pessoas a conseguirem resolver seus problemas por sí. Ficar com essa discussão inútil polui o tópico.

O caso se resolve de 3 formas:

1) A correta: instale uma rede trifásica;

2) A prática: instale um inversor de frequência mono/bifásico com saída tri;

3) O quebra-galho: o já citado capacitor. É simples, use uma botoeira tipo campainha. Mantenha pressionada até o limite de altura desejado e solte. Pronto. Resolve para uso intermitente com 30 a 40% de perda de potência. Não pode parar no meio do caminho e recomeçar. Tem que ser contínuo. Se parar, desce e suba novamente. Bem simples.

 

EDIT:

Putz! Agora que me dei conta.... Ajudei a pegar a pá! Cacilda!!! Que ratiada.... É, não gostei de usar celular para acessar o fórum.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...