Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Orgão eletrônico


goldvec

Posts recomendados

Olá pessoal; tem um Yamaha em uma CCB aqui em Campinas que já dei uma olhada algumas vezes pois o som de umas tres ou quatro teclas começa a ficar abafado ou falhar. Como não tenho experiência neste tipo de equip. o que fiz foi muito básico, ou seja, limpei aquelas "agulhas" que geram o som com alcool isopropilico. Tem alguma coisa mais que se possa fazer, pois já está precisando dar "um trato" de novo! O problema é o mesmo. Desde já agradeço a atenção de todos! Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual é a marca e modelo do orgão?

Iriel

[email protected]

Domenor,

Use a criatividade.

Veja se é possível inverter ou "dar um tombo" nessa peça de modo que a outra face da borracha é que faça o contato. Tem alguns modelos que a barrinha emborrachada é encaixada sob pressão e as pontas soldadas nos fios. Remova as soldas, puxe a barra e recoloque dando um giro de 180 graus pressionando novamente. Por fim é só refazer as soldas.

Tente, invente, faça um 2009 diferente... (lembra disso?) rsrsrs

Espero ter ajudado.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera

Estou com problemas num órgão onde a lâmpada do pedal de volume é de 30 V/100 mA.

Alguém já viu isso? Geralmente é de 6 V.

Nunca vi pedal com lâmpada de 30V!!!!.

Vamos ter que estudar uma adaptação com resistores para poder usar uma lâmada comum de 6V e 3 watts.

Alguma outra dica?

Abraços.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro bcpetronzio,

Gostaria que fosse!

Quando vi a lampadinha queimada fui direto no meu estoque de lâmpadas de 6V e instalei. Na hora de ligar levei até um susto!!! Que brilho! Pareceu que alguém tirou uma foto minha! rsrsrsrs.

Aí que fui ver o que tinha de errado. Pensei que tinha colocado a lâmpada errada. Retirei a lâmpada, conferi os 6V. Só aí que fui olhar a lâmpada queimada.

Cara! Quase não acreditei. 30V 100 mA! Nunca tinha visto isso.

Fui medir a tensão soquete e achei 28V. Dá prá acreditar?

Pensei comigo. Onde vou achar essa lâmpada?

Vou ter que baixar essa tensão para 6V!

Levei mais tempo calculando o resistor para provocar a queda do que consertando o órgão. Nem lembrava mais a Lei de Ohm. E a fórmula da Potência então!!

Que vergonha! Acho que vou ter que voltar para a escola.

Bom essa foi minha aventura.

Gostaria que fosse 3,0V. Pelo menos teria consertado.

Agora me dá uma dica aí. Como baixar essa tensão e dissipar a potência para poder colocar uma lâmpada de 6V 3W?

Abraços.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

É, que chato hem? amigo..., este orgão deve ser um "pouco" antigo!, pois à muito, não vejo estas lâmpadas mais!...,para baixar esta tensão use um regulador de tensão 7805 para estas lâmpadas de 6V... é simples e funcionará bem em seu caso!...ok?

Isso se a alimentação dela for DC! se for AC?, coloque um diodo em série e um capacitor de filtro antes do regulador...

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Cleonildo,

Dá prá detalhar.....

,,,,,,olá ,, eu tive o problema da luz queimada ,, então o som não almentava ,,, ai tive uma ideia , um quebra galho ,:wacko:peguei uma fonte dessas que vende em eletroniva de 12v liguei ela dentro do órgao na entrada 110v ai eu já tinha uma voltage reduzida ,,, eliminei as entradas normais da lampada queimada ,, troquei a lampada queimada por uma parecida que suporte a voltagen da fonte ,,, e pronto ,,,,lembre-se de eliminar as entradas os dois fios que entran na lampada ,,, até mais ,,,,,,:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Domenor,

Faça um contato com a Gambit.

Acho que só eles podem ter.

Abraços.

Iriel

Cleonildo,

Quando o contato é de borracha faço uma limpeza com uma borracha (escolar) bem macia. Quando o contato está muito desgastado paço grafite de lápis. Dá uma boa sobrevida.

Quando o contato é metálico (agulhas) passo uma lixa 600 (bem fininha).

Sempre deu bons resultados.

abraços.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera

Estou com um órgão DX-175R com o seguinte defeito:

1- Modulação do volume pelo pedal de expressão está muito pequena. O volume inicial do órgão, mesmo estando no mínimo, é bem alto. Como corrigir isso? Suspeitei do LDR. Alguém sabe a especificação dele?

2- Existe alguma adaptação a ser feita para ter um controle de volume no painel? Tem como me enviar e desenho e a lista de peças?A proprietária reclamou bastante da falta desse recurso.

3- A tampa de plástico esá com o puxador descolado. Que tipo de cola pode ser usado?

4- A Placa de comandos é a PCI-890110. Alguém sabe qual a finalidade dos TP1 a TP7? Idem para os CI's CI1 a CI4?

5- Alguém temo esquema eletrônico desse órgão?

Abraços.

Iriel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Iriel!!!. O defeito poderá ser no LDR mesmo, substitua um do mesmo tamanho, e veja se a luminosidade da lâmpada está alinhada com o LDR.

Sobre o problema da tampa use cola de sapateiro para colar a mesma, passe a cola nos dois lados e deixe secar por uns 15 minutos, depois alinhe e junte as partes. pressionando para uma boa colagem.

Abraços.

O TP-1 É o volume interno do ritmo.

E o TP 7 regula a velocidade do vibrato, cuidado ao mexer nesse TP -7 porque se você abrir ele muito, poderá queimar os 03 capacitores proximo dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá pessoal! No Gambitt DX250R tem uma placa ao lado da fonte com dois TIP41C que, neste caso, estavam esquentando prá caramba. Como os dissipadores estavam meio frouxos, tirei a placa, refiz as soldas e apertei os dissipadores. Antes disso, ao ligar ficava fazendo um barulho danado. Agora parece que melhorou, e os TIP não estão esquentando mais. Só o teclado de cima que, ao se apertar alguma tecla, se ouve além do som da nota, um "tic" do teclado sendo atuado; no teclado de baixo não faz isso. Alguém tem alguma dica? Também gostaria de saber as tensões de saída da fonte. Medi 19V, 5V e 11V. É isto mesmo? Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

boa noite eu sou aqui de maceió e preciso de informação em conserto de orgão eu faço conserto mais precisava de circuito eletrônico dos orgão pois tem defeito q você tem q ter um circuito pra fazer um acompanhamento trabalho com eletrica e eletronica mais faço conserto para ccb estou precisando de ajuda e desde ´já estou disposta a tira duvidas dos colegas grato tenorio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Pessoal, inicialmente parabens pela iniciativa !!!!

Sou tecnico em eletronica, ganhei um Minami me7200, muito detonado, mas adoro restaurar equipamentos antigos, consegui fazer funcionar todas as teclas, porém o gerador de rythmo nao funcionou, e mais alguns efeitos estão com falha, alguem teria um esquematico para esse teclado ? Agradeco demais... abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenorio,

Esquemas é difícil. Informe a marca, modelo, defeito e o histórico que talvez possamos ajudá-lo. Vários colegas poderão estar trabalhando num órgão idêntico no mesmo instante que você. Fica mais fácil dar dicas. Outra coisa, tire fotos das placas e poste para nós.

Abraços.

Iriel

PicGrabber,

Tire algumas fotos das placas e verei nas minhas anotações o que pode ser.

Iriel

Fiz a troca do LDR e direcionaei a lampada. Ficou bem melhor. Usei tb a cola e a tampa ficou 100%.

Grato pelas dicas.

Iriel

Olá Iriel!!!. O defeito poderá ser no LDR mesmo, substitua um do mesmo tamanho, e veja se a luminosidade da lâmpada está alinhada com o LDR.

Sobre o problema da tampa use cola de sapateiro para colar a mesma, passe a cola nos dois lados e deixe secar por uns 15 minutos, depois alinhe e junte as partes. pressionando para uma boa colagem.

Abraços.

O TP-1 É o volume interno do ritmo.

E o TP 7 regula a velocidade do vibrato, cuidado ao mexer nesse TP -7 porque se você abrir ele muito, poderá queimar os 03 capacitores proximo dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colegas,

Tenho 2 problemas e preciso da ajuda de vocês.

1- Órgão Gambitt DX175R. Esse órgão não tem controle de volume no painel.Preciso fazer uma adaptação instalando esse botão para que a organista ajuste o volume MASTER via potenciômetro. Ao pedal de volume caberia modular apenas o que o potenciômetro delimitou.

2- Órgão MINAMI M3R. Esse órgão não tem trimpot de volume junto ao STK080. Acho útil esse recurso pois posso controlar a potencia máxima do amplificador direto no trimpot sem interferência do usuário (já vi isso em alguns Gambitts e Minamis antigos). Ao usuário caberia apenas um ajuste fino no potenciômetro do painel.Alguém tem um desenho de como instalar esse trimpot?

Agradeço a ajuda.

Abraços a todos.

Iriel

[email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...