Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan frontal só tem esse espaço pra respirar


Razi the Dragon

Posts recomendados

Bom dia.

Descobri que eu realmente tenho espaço pra um fan frontal de 80mm, mas tem um porém: o único espaço por onde ele puxa o ar é por aquela fresta inferior (2cm de comprimento por 8cm de largura) e pra variar, bem na frente tem um chip usado para o USB e som frontal (que eu uso com alguma freqüência).

Questão é: se eu colocar um fan entre o hd e a chapa, ele vai puxar o ar somente por aquela fresta inferior, e esse ar vai ser parcialmente bloqueado pelo chip do USB frontal.

E pra parafusar ele ali, vai ser complicado, vou tentar fazer um desenho brega:

Teria como colocar o fan ali ventilando? O chip não vai atrapalhar a sucção dele, se é que existe sucção?

E como eu tiraria esse usb frontal fora? O gabinete parece não ter parafusos pra essa frente, pois já veio instalado assim (bastava apenas plugar os cabos na placa-mãe que fosse)! (fotos seguem amanhã pra ajudar a explicar)

Estou em duvida entre colocar ele ali na frente ou na lateral, sobre o processador :bored: só tenho esses 2...

Grato.

post-79743-13884939625354_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

Descobri que eu realmente tenho espaço pra um fan frontal de 80mm, mas tem um porém: o único espaço por onde ele puxa o ar é por aquela fresta inferior (2cm de comprimento por 8cm de largura) e pra variar, bem na frente tem um chip usado para o USB e som frontal (que eu uso com alguma freqüência).

Questão é: se eu colocar um fan entre o hd e a chapa, ele vai puxar o ar somente por aquela fresta inferior, e esse ar vai ser parcialmente bloqueado pelo chip do USB frontal.

E pra parafusar ele ali, vai ser complicado, vou tentar fazer um desenho brega:

Teria como colocar o fan ali ventilando? O chip não vai atrapalhar a sucção dele, se é que existe sucção?

E como eu tiraria esse usb frontal fora? O gabinete parece não ter parafusos pra essa frente, pois já veio instalado assim (bastava apenas plugar os cabos na placa-mãe que fosse)! (fotos seguem amanhã pra ajudar a explicar)

Estou em duvida entre colocar ele ali na frente ou na lateral, sobre o processador :bored: só tenho esses 2...

Grato.

Cara, funcionar funciona, restringe um pouco o fluxo de ar mas certamente é melhor que não ter nada. Acho que só ele deva melhorar, sobre o processador eu acho melhor ter um duto de ar, porque um fan lá pode criar um pouco de turbulência... e o principal é que a entrada desse duto esteja liberada... não adianta entupir o computador de fans e enfiar ele dentro de uma estante. Se ainda assim seu gabinete estiver quente, e você tiver espirito casemodder, pega uma furadeira com broca pequena e faz varios furos pequenos ao redor da sua porta usb... com um bom acabamento fica legal e melhora sensivelmente a entrada de ar.

a ideia do cooler na frente não é ventilar

+ sim fazer o ar circular sako..

normal esse lugarzinhopode por .. e so pra ficar sempre em movimento o ar dentro do gabinete.. sako..

Colega, acho que voce está enganado; a parte da frente do gabinete tem exatamente como função a entrada de ar frio dentro do gabinete (o ar frio como é mais denso fica mais proximo ao chão enquanto o ar quente sobe)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, funcionar funciona, restringe um pouco o fluxo de ar mas certamente é melhor que não ter nada. Acho que só ele deva melhorar, sobre o processador eu acho melhor ter um duto de ar, porque um fan lá pode criar um pouco de turbulência... e o principal é que a entrada desse duto esteja liberada... não adianta entupir o computador de fans e enfiar ele dentro de uma estante. Se ainda assim seu gabinete estiver quente, e você tiver espirito casemodder, pega uma furadeira com broca pequena e faz varios furos pequenos ao redor da sua porta usb... com um bom acabamento fica legal e melhora sensivelmente a entrada de ar.

Então, entre colocar esse fan sobre o processador e colocar ali, melhor colocar ali embaixo, deixando na parte traseira somente como exaustor sobre a PV?

Meu gabinete tem uns 9cm de folga nas laterais e uns 15cm na traseira (em relação ao móvel e a parede)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, entre colocar esse fan sobre o processador e colocar ali, melhor colocar ali embaixo, deixando na parte traseira somente como exaustor sobre a PV?

Meu gabinete tem uns 9cm de folga nas laterais e uns 15cm na traseira (em relação ao móvel e a parede)

Tomando cuidado para o ar que sai atrás do gabinete não voltar para a lateral fica bom. sobre o cooler do processador pode ser somente o duto que já fica bom, a não ser que esteja tudo muito quente por ai. Só por curiosidade, quais as temps que voce tem no seu computador? seu gabinete tem termometro? se tiver, qual a temperatura que esta marcando para o ar dentro do gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descobri que eu realmente tenho espaço pra um fan frontal de 80mm, mas tem um porém: o único espaço por onde ele puxa o ar é por aquela fresta inferior (2cm de comprimento por 8cm de largura) e pra variar, bem na frente tem um chip usado para o USB e som frontal (que eu uso com alguma freqüência).

Quase todos os gabinetes posssuem essa característica. Não é o ideal, seu Fan vai perder um pouco do fluxo de ar mas, de qualuqer forma ter um FAN ali no sentido de ventilação é uma boa ajuda para refrigerar o gabinete. Você também pode adicionar um na lateral também mas aí seria melhor colocar um no sentido de exaustão na parte traseira superior do gabiente para deixar a entrada e saida de ar balanceada.

Qaulquer dúvida leia aqui.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomando cuidado para o ar que sai atrás do gabinete não voltar para a lateral fica bom. sobre o cooler do processador pode ser somente o duto que já fica bom, a não ser que esteja tudo muito quente por ai. Só por curiosidade, quais as temps que voce tem no seu computador? seu gabinete tem termometro? se tiver, qual a temperatura que esta marcando para o ar dentro do gabinete?

Cara, vou ser sincero:

PROCESSADOR: por ter uma boa pasta térmica, dissipador de cobre e fan de 120mm sobre ele, agora no verão está ligando entre 19-26ºC e indo no máximo à 39ºC após algumas horas de uso. No inverno ele ligava entre 5-9ºC apenas, acreditem :blink:

placa-mãe: conta com um dissipador de cobre no meio dela, liga na faixa de 36ºC e chegou a 59ºC outro dia (fez 36ºC aqui na cidade naquele dia). As vezes acho que seu sensor tá meio caduco porque no toque ela não tá tão quente assim :P deve estar uns 5-10 graus a menos que isso.

PLACA DE VIDEO: em idle ela fica nos 43 e em full ela chegou a 69 outro dia. Mas metade da culpa é da camada de poeira que se acumulou sobre as hélices do cooler :looka: vou passar um aspirador (aqueles fraquinhos, pra carro) nas pás que já resolve. Sempre fiz isso na minha MX440 e tá viva até hoje num outro pc.

Enfim, só quero ver como eu vou colocar o cooler frontal, não consigo abrir a frente do gabinete, ele nem tem parafuso, parece soldado :help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, vou ser sincero:

PROCESSADOR: por ter uma boa pasta térmica, dissipador de cobre e fan de 120mm sobre ele, agora no verão está ligando entre 19-26ºC e indo no máximo à 39ºC após algumas horas de uso. No inverno ele ligava entre 5-9ºC apenas, acreditem :blink:

placa-mãe: conta com um dissipador de cobre no meio dela, liga na faixa de 36ºC e chegou a 59ºC outro dia (fez 36ºC aqui na cidade naquele dia). As vezes acho que seu sensor tá meio caduco porque no toque ela não tá tão quente assim :P deve estar uns 5-10 graus a menos que isso.

PLACA DE VIDEO: em idle ela fica nos 43 e em full ela chegou a 69 outro dia. Mas metade da culpa é da camada de poeira que se acumulou sobre as hélices do cooler :looka: vou passar um aspirador (aqueles fraquinhos, pra carro) nas pás que já resolve. Sempre fiz isso na minha MX440 e tá viva até hoje num outro pc.

Enfim, só quero ver como eu vou colocar o cooler frontal, não consigo abrir a frente do gabinete, ele nem tem parafuso, parece soldado :help:

Bom essa frente deve estar só encaixada, é praxe hoje em dia. com um pouco de força e um tanto de cuidado ela sai rapidinho na sua mao, começa por baixo pela abertura que voce falou...

cara, teu sistema não ta quente não só da uma organizada nesses cabos la dentro que resolve esse aquecimento da placa-mãe e da placa de vídeo. (alem de uma limpeza, claro)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Razi, no meu bb acontece a mesma coisa, mas o cooler frontal da uma ajuda pro chipset e pro HD.

Eu ainda filosofo em como fazer furos na tampa pro ar externo entrar, mas só farei algo se não trocar o gabinete.. (pensando em pegar um de servidor usado e soltar a imaginação nele).

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tambem já tive a mesma ideia de pegar um de servidor, mais na hr q você v o tamanho dele, decepciona. Mais se tunar aqle gabinete, cara fica o bicho! Poe uns cooler de 220 por 220mm, e com largura de 40mm, cara, ele é ligado em 110V atrás do estabilizador, faz uma vento do diabo! Custa R$60 aqui na minha cidade. Ele é especial pra refrigerção de máquinas pesadas, mais c você poe no gabinete voa todo. Dai inventa uns leds neele. Fica animal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu gabinete:

Entrada inferior de ar na frente

Interior (o melhor que dá pra pôr os cabos)

Close na minha 6800Xtreme (ainda tá empoeirada, mas vou limpar até domingo)

Minha ex-super fonte :P nem sei como ela durou 7 meses sem apresentar nenhum sintoma

Super-gabinete Dr Hank Gavião Real (PELAMORDEDEUS jamais comprem ele, é muito ruim até de tirar a frente!)

Agora vejam as entradas laterais:

Notem que o duto lateral fica + alto que o traseiro e quase grudado nele :tantan:

É isso, vou instalar o fan frontal e o traseiro! Ai com essa nova fonte (deu um delay na Noli, só colocaram no Correio ontem, aí só recebo na segunda....findi sem pc :cry:), também vai produzir 20% menos calor.

post-79743-13884939776912_thumb.jpg

post-79743-13884939777312_thumb.jpg

post-79743-13884939777669_thumb.jpg

post-79743-13884939778022_thumb.jpg

post-79743-13884939778341_thumb.jpg

post-79743-13884939778665_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tambem já tive a mesma ideia de pegar um de servidor, mais na hr q você v o tamanho dele, decepciona. Mais se tunar aqle gabinete, cara fica o bicho! Poe uns cooler de 220 por 220mm, e com largura de 40mm, cara, ele é ligado em 110V atrás do estabilizador, faz uma vento do diabo! Custa R$60 aqui na minha cidade. Ele é especial pra refrigerção de máquinas pesadas, mais c você poe no gabinete voa todo. Dai inventa uns leds neele. Fica animal

Ah amigo eu estou precisando de um banquinho no quarto mesmo hehehehehe

110v ? sem ruído.. minha controladora suporta só 12v e estou contente com eles, quero um gabinete espaçoso e bem ventilado, metralhar ele não será nada dolorido.

Razi, seu traseiro (o cooler) é de 80, mas não esquente que ele ainda sim vai tirar o ar da CPU, e o duto d auma refrescada nele.

A janelinha ali na VGA ajudou meu chipset, a VGA não, e a frente do meu é igualmente chata de tirar e mal ventilada, mas dá ora fazer uns furos disfarçados.

Se você quiser imagina algum desenho e mande brasa na furadeira, eu acho que fica legal !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...