Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
sirknow

Windows 98/Office 97 free oficialmente?

Recommended Posts

Gostaria de saber sobre um assunto, que já está ocorrendo com o Windows 98,

parece que a licenca do windows 98 é free, você pode instalar que não é pirataria pelo fato de ser antigo etc....

mas e o Office97? não cai nessa regra?

alguém sabe deste assunto?

é pirataria ter office 97 sem ter comprado?

?????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha cara, eu não posso te afirmar com plena certeza, mas estou certo que não tem problema nenhum usar o Office 97 baixado da Internet por exemplo. Afinal de contas ele já está ultrapassado e não possui mais suporte. Além do mais ele é inclusive mais velho que o 98 (98x97, hehe, óbvio :assoviando: ).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • é isso que eu imagino

    MAS

    onde posso conseguir uma resposta concreta? alguem conhece alguem, email, site que possa dizer isso?

    alguem aqui que trabalhe na microsoft ou já trabalhou, ou conhece alguem que eu possa entrar em contato para perguntar?

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Segundo a SIIA (Software & Information Industry Association) – Associação Norte-Americana da Indústria do Software, equivalente à nossa ABES, reunindo mais de 1.200 fabricantes de programas – "abandonware" e "regra das 24 horas" são duas lendas urbanas criadas para promoverem a pirataria.

    Algumas pessoas classificam programas que pararam de ser comercializados e cujo fabricante não dá suporte há mais de 5 anos como "abandonware". Os abandonwares seriam grátis, podendo ser baixados da Internet gratuitamente sem qualquer problema, podendo ser instalados em qualquer máquina sem precisar pagar nenhuma licença e, em caso de fiscalização, não haveria problema algum, pois abandonware não é pirataria.

    Só que a história real não é bem assim. O direito autoral de qualquer programa é de seu detentor original (o programador ou a empresa que o comercializava), independentemente se o programa ainda é comercializado ou não. Para entender esta questão, basta fazer um paralelo com os livros. Um livro antigo, que não é mais comercializado, é considerado "esgotado". Entretanto, isso não significa que o seu conteúdo seja de domínio público, isto é, que qualquer um pode sair copiando. O direito autoral continua sendo do seu autor. Desta forma, juridicamente falando, "abandonware" não existe, e o uso deste tipo de programa é tecnicamente pirataria. A não ser que o detentor do direito autoral diga publicamente que ele liberou o seu programa para cópia, o que é um caso completamente diferente (ou seja, o detentor dos direitos autorais determinou que o seu programa é um "freeware"). Muitos programadores e empresas de software fazem isto, colocando esta declaração em seus sites, colocando o programa antigo para download e uso grátis.

    Ou seja, um programa que não é mais comercializado e cujo fabricante não dê mais suporte não se transforma automaticamente em um "programa grátis". O programador ou o fabricante, por serem detentores dos direitos autorais do programa, tem o direito de simplesmente negarem a reprodução gratuita do seu programa, mesmo o programa não "existindo" mais no mercado. Como um caso real, podemos citar o caso do MS-DOS. Apesar de a Microsoft não fabricar e não dar mais suporte a este sistema operacional, ele não é grátis. Usá-lo sem licença é pirataria.

    Outra lenda urbana é a "regra das 24 horas", que é uma mentira criada para divulgar e estimular a pirataria. Segundo esta regra, qualquer pessoa poderia instalar um programa pirata no PC e teria 24 horas para testá-lo e, após este prazo, teria de apagar o programa ou então a sua instalação seria considerada pirata. Isto não existe. Qualquer programa que você não tenha licença para usá-lo é pirataria. A maioria dos fabricantes de software disponibilizam versões "demo", "trial" ou "shareware" de seus programas, para que justamente o usuário possa testá-lo durante um período razoável de tempo, sem a necessidade do usuário ter de gastar dinheiro comprando o programa primeiro para depois ver se ele atende às suas necessidades, o que pode ser catastrófico (todos aqueles que já compraram um programa e depois se decepcionaram com ele sabe do que estamos falando).

    A explicação completa da SIIA sobre o assunto pode ser conferida em http://www.siia.net/piracy/copyright/24hr.asp (os leitores que não lêem inglês encontrarão uma tradução em http://forum.clubedohardware.com.br/index....owtopic=120269).

    resolvido

    obrigado pela atencao, espero que tenha ajudado com quem tinha essa duvida tb

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    resolvido

    obrigado pela atencao, espero que tenha ajudado com quem tinha essa duvida tb

    Ainda sim eu acho que não haveria problema em baixar. Especialmente se não for encontrado no comércio. Eu sou assim, se não acho o software que eu quero para comprar, eu baixo. Sem medo. Se tem que pagar, azar dos comerciantes e da empresa que não tem mais o produto que eu quero. Quando não opções de compra, e você quer/precisa de determinado software, a única opção que resta é fazer o download dele na Internet.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário

    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×