Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Suposto conserto DEFINITIVO para as 3 luzes vermelhas!


Posts recomendados

Primeiramente, vou deixar o texto como um Quote e la em baixo eu deixo os créditos Ok? Esse mod esta deixando todos os donos de 3RL felizes de novo com seus consoles Xbox 360, o criador do MOD fez de muito boa fé esse tutorial e ao contrário de alguns mercenários que temos por aí não cobrou nada quando o mostrou no PortalXBOX (inicialmente)...

Pelo que MUITOS usuarios andam escrevendo, esse mod DE FATO funciona, e verão que é um mod fácil de aplicar e muito barato!

Aí vai o texto...:

TUTORIAL: Modificação dos calços de borracha ? Solução para as 3RLs código 0102

Introdução: A pedidos, segue o tutorial de como venci as 3RLs. Só perdoem meus erros de português e minhas fotos desfocadas...

Primeiro meu "disclaimer": somente siga meus tutoriais se tiver alguma prática com equipamentos eletrônicos, tipo PC. É fácil, mas também é fácil de fazer besteira. Não assumo nenhuma responsabilidade por danos ao seu 360, siga por sua conta e risco. Sempre trabalhe em uma mesa plana, e certifique que você não está carregado com eletricidade estática antes de mexer nos componentes (basta tocar em alguma superfície metálica para descarregar qualquer eletricidade estática, mas não tabalhe com roupas de lã, etc, de modo a não produzir mais eletricidade).

Agora, um pouquinho da minha experiência com as 3RLs. Meu console começou a travar. No começo, só de vez em quando. Depois frequentemente, logo após iniciar um jogo. No final, deu as fatais 3 luzes vermelhas. O console do meu irmão deu o mesmo problema, mas o dele travava com erros gráficos na tela. O meu congelava a tela, o dele dava artefatos, em geral a tela ficava com aspecto quadriculado. Tentei várias soluções nos dois consoles: aquecer os chips, tentar reforçar a solda da CPU e GPU com uma pistola de calor, etc. Voltava a funcionar, mas depois de alguns dias, o problema retornava.

No final de muita experiência, descobri a causa do problema: mau contato nas quatro memórias localizadas na parte inferior da motherboard. Realmente, colocar as memórias ali, ou redor da GPU que produz muito, mais muito calor mesmo, e utilizar solda BGA sem chumbo nessas memórias não foi uma boa ideia de projeto... O problema é que a GPU esquenta, amolece a solda, e com o tempo, a gravidade ?puxa? as memórias para baixo, causando o mau contato. Não importa se seu console fica na horizontal ou vertical, a gravidade atua do mesmo jeito nessas memórias. Se eu pressionasse essas memórias, o console voltava a funcionar. Mas logo a gravidade causava novamente o mau contato. Era preciso um tipo de calço para manter as memórias no lugar. Testei vários materiais e cheguei a solução apresentada abaixo. Não precisa fazer nenhuma modificação física no console (pode reverter para o estado original facilmente), nenhum fan adicional é necessário, nem ressoldar nenhum chip. É muito simples e eficiente. As memórias em si não aquecem, quem aquece é a GPU (e passa o calor para as memórias). A borracha é o melhor material para esse mod, pois é isolante térmico e elétrico. O importante é pressionar as memórias para elas ficarem bem presas na placa-mãe.

Acredito que essa seja a causa de 99% dos problemas do 360. Muitos sintomas diferentes podem acontecer, deste simples travadinhas, até severos erros gráficos, porque como a memória do 360 é unificada e compartilhada pela CPU e GPU, diferentes componentes que acessam a memória com mau contato vão causar diferentes sintomas. E pode ser apenas uma das quatro memórias que apresente maior mau contato. Já arrumei vários 360 com essa solução, e o mais antigo está funcionando a mais de quatro meses sem nenhum problema. Podem confiar.

O que você vai precisar:

Para abrir o Xbox 360:

http://img.photobucket.com/albums/v639/stampbr/360-1.jpg

- 1 chave torx T8

- 1 chave torx T10

- 1 chave de fenda normal com cabeça pequena

- 1 clips de papel

Para os calços:

http://img.photobucket.com/albums/v639/stampbr/mod360-1.jpg

- 1 estilete

- 1 cola em bastão

- 1 borracha branca tipo plástica (tipo a da Faber Castell que vem em um estojinho verde). Não use outro tipo de borrachas, mais puras, porque elas ressecam com o calor, diminuindo de tamanho e perdendo a eficiência dos calços

Obs.: as chaves tipo torx você encontra em lojas de ferramentas ou até em supermercados. Existem kits com 10 chaves em tamanhos diferentes, mas geralmente esses kits são de baixa qualidade, e as chaves vão durar pouco. Recomendo comprá-las individualmente em lojas de ferramentas (devem custar aprox. R$ 6,00 cada).

PASSO 1: desmontando o Xbox 360

- Siga meu tutorial http://www.portalxbox.com.br/e107_pl...ic.php?62214.0 para desmontar o Xbox 360. Retire a motherboard da carcaça metálica. Não é necessário retirar os dissipadores da CPU e GPU.

360-7.jpg

- Vire a motherboard de ponta cabeça. Ao redor da GPU (aquela que está sob o dissipador mais baixo) você deve ver 4 memórias, 2 na lateral e 2 a frente. São essas as problemáticas memórias.

mod360-2.jpg

Obs.: os consoles Xbox 360 mais novos, com fabricação a partir de julho de 2006, podem já vir com 4 pequenas mantas térmicas cobrindo as memórias. O pessoal acha que é para ajudar na dissipação do calor, mas eu não creio. As memórias produzem pouco calor (a grande quantidade de calor vem da GPU muito próxima). Minha opinião é que a Microsoft se atentou para o problema e tentou solucioná-lo, mas as mantas não produzem a pressão necessária para manter as memórias no lugar. Caso seu console já venha com essas mantas, retire-as com cuidado e guarde-as (para se algum dia você venha a querer deixar seu 360 original novamente).

PASSO 2: cortando os calços de borracha

- Agora vamos cortar a borracha em 4 pequenos calços. Com o estile, corte 4 ?fatias? da borracha, com mais ou menos 0,4 cm de espessura.

http://img.photobucket.com/albums/v639/stampbr/mod360-3.jpg

- Depois de cortadas as fatias, corte a lateral delas para que elas fiquem com o tamanho das memórias (um pouquinho maiores). Deixe 2 das fatias ligeiramente mais grossas.

mod360-4.jpg

- Com um pouco de cola em bastão, cole cada calço sobre as quatro memórias. Gosto de usar aquelas um pouquinho mais altas para as memórias que estão ao lado da GPU. Deixe secar alguns minutos. Não precisa colar muito forte, a cola é bem pouca, apenas para segurar os calços enquanto você vira a motherboard para recolocá-la na carcaça metálica.

mod360-5.jpg

PASSO 3: recolocando a motherboard

- Coloque a motherboard dentro da carcaça metálica. Cuidado para não soltar os calços ou prende-los nos baixos relevos do fundo da carcaça metálica. Você vai perceber que com os calços, a motherboard deve ficar um pouco mais ?alta? dentro da carcaça. Veja minha foto que mostra o alinhamento do botão de sync da frente da motherboard e o orifício da carcaça, ele deve ficar um pouco desalinhado para cima. Mas somente um pouco, queremos um pouco de pressão sobre a motherboard (nas memórias) quando a parafusarmos. Mas não deve ser muito a ponto de vergar a motherboard.

mod360-6.jpg

- Pressione a motherboard dentro da carcaça. Coloque a daughterboard wireless da frente da carcaça para ajudar a segurá-la no lugar, mas não a parafuse ainda. Segurando a motherboard dentro da carcaça, vire o console de ponta cabeça (continuando a segurar a placa lá dentro, né!).

- Com esse apoio, comece a parafurar os pequenos parafusos pretos que seguram a CPU e GPU. Parafuse-os em forma de X: primeiro um canto, seu oposto, depois o outro canto e seu oposto. Parafuse tanto a GPU como a CPU, mas não precisa apertar muito (não force, para quando sentir que o parafuso não aperta mais). Você vai perceber que já colocou uma certa pressão para que a motherboard fique no lugar.

- Agora parafuse os 9 pequenos parafusos que prendem a motherboard à carcaça. Comece com os da parte da frente da motherboard, que são três, mas parafuse apenas os 2 externos. Não aperte muito. Parafuse os 2 da parte traseira, e depois passe a parafusar os 2 que se encontram em cada lateral. Volte e parafuse o que ficou faltando na frente. A razão para parafusar desse jeito é para ir distribuindo a pressão ao longo da motherboard. Agora pode verificar se todos esses parafusos estão razoavelmente bem apertados. Verifique para que a motherboard fique com uma leve pressão, os calços não devem ser muito altos. Se você olhar agora o botão de sync ele deve estar perfeitamente alinhado com a carcaça (se não está os calços estão muito altos) significando que existe uma boa pressão na motherboard, distribuida nos quatro calços das memórias (a força se concentra nas memórias).

- Vire o console novamente para cima. Parafuse os três parafusos da daughterboard wireless.

- Recoloque a capa branca que liga as fans aos dissipadores.

- Coloque novamente o drive DVD, tendo cuidado de afastar o botão de eject um pouco para frente. Reconecte os cabos de força e de dados.

- Agora devemos passar a testar a solução (antes de fecharmos o console em definitivo).

PASSO 4: primeiro teste para aquecer as memórias

- Estamos prontos para o primeiro teste. Veja que não colocamos as memórias completamente no lugar ainda, é necessário um pouco de calor para amolecer suas soldas e a pressão dos calços de borracha colocá-las no lugar.

- Para tanto, ligue seu 360. Nesse instante ele está sem HDD, não precisa rodar nenhum jogo, deixar no dashboard basta. Se ao ligá-lo ainda estiver apresentando as 3RLs ou algum erro, não se preocupe, é normal, pois como disse, é necessário algum calor para ele funcionar da primeira vez. Deixe o 360 ligado por uns 5 a 10 minutos. Você vai perceber que os dissipadores esquentam muito (imagine então a GPU e as memórias abaixo deles).

- Passados 10 minutos, desligue o console. Pronto, o calor amoleceu a solda das memórias, e a pressão dos calços colocou elas no lugar e vai impedir que elas saiam novamente, mesmo com o calor da GPU (a solda pode voltar a amolecer, mas a borracha prende a memória no lugar). O problema deve ter desaparecido e agora o 360 sempre liga de primeira (a esquentadinha é só da primeira vez que você faz o conserto). As vezes pode ligar já de primeira, mas como as memórias estavam meio soltas, pode ser necessário esperar essa primeira esquentada.

- Recomendo testar um pouco com a carcaça aberta. Pode ser que você ainda tenha algum problema eventual com as 3RLs, devendo fazer algum ajuste nos calços. Veja que eles tem que apoiar as quatro memórias simultaneamente, se você deixar algum deles muito alto, outro pode perder o contato com a carcaça metálica e ficar meio ?flutuando? não apoiado, e não vai segurar a memória no lugar de maneira eficiente. Também veja que as memórias situadas na lateral da GPU ficam bem sobre o X em baixo relevo da carcaça metálica. Se você não tiver cuidado quando recolocar a motherboard dentro da carcaça, esses calços podem enroscar no baixo relevo e sair de posição. Se eventualmente voltarem as 3RLs, abra novamente o console e verifique se os calços estão nas posições corretas. Se sim, pode ser que eles ou estejam desalinhados na altura ou muito baixos. Comece com novos calços mais altos, e vá experimentando com o console aberto (lembre-se sempre de parafusar todos os parafusos cinzas pequenos e os pretos, pois eles mantem a motherboard no lugar e geram a pressão nas memórias), diminuindo a altura dos calços até que fiquem com uma altura onde ainda gerem pressão nas memórias e as 3RLs não voltem.

- Aí feche seu console em definitivo, colocando de volta a parte superior da carcaça plástica, cuidando com o encaixe da parte metálica. Vire novamente o console de ponta cabeça, e parafuse os 6 parafusos cinza compridos que prendem as duas partes da carcaça. Recoloque a parte inferior da carcaça plástica. Primeiro clique a parte traseira, pressionando ligeiramente onde existe cada um daqueles pequenos orifícios. Depois prenda a parte da frente. Recoloque as tampas laterais, pressionando-as levemente. Recoloque o pézinho de borracha que você retirou do lado da tampa do HDD. Recoloque o faceplate e o HDD.

Não recomendo nenhum mod extra, ou mesmo fans adicionais. O Xbox 360 esquenta mesmo. Basta deixá-lo em uma superficie lisa, bem ventilada (com espaço nas suas laterais). Recomendo deixar o console na horizontal, porque aumenta os orifícios de ventilação.

FIM. Veja que é tão simples que o que demora mesmo é abrir o console. Vamos difundir essa ideia e ajudar as pessoas da nossa comunidade que enfrentam esse problema. Mesmo que o problema dele não seja esse (acredito que sempre é) a solução é tão simples que vale a pena tentar. E como não envolve nenhuma modificação definitiva, pode ser facilmente desfeita. Podem divulgar. Só peço que me dêem crédito pela ideia. E nos vemos nos forums e na Live.

Chiaroscuro

Xbox Live Gamertag: MrChiaroscuro

Créditos: Chiaoscuro e PortalXBOX

É isso aí pessoa, as assombrosas luzes parecem ter seu fim agora, isso tira toda aquela ideia de que o dissipador de calor da GPU do 360 não era suficiente para ela e coisas do tipo, tendo em vista que, dificilmente um Xbox 360 tem problemas na GPU, como o autor disse, ele já resolveu casos de 3RL com esse mod, e se quiserem visitar foruns como o UOL jogos e o PortalXBOX vão poder ver que esse mod está acabando mesmo com o problema.

PS. Algumas imagens eu mantive na forma de links por causa do maldito limite de imagens por postagem do fórum.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que a GPU esquenta, amolece a solda, e com o tempo, a gravidade ?puxa? as memórias para baixo, causando o mau contato.

Parabéns ao Mr Chiaroscuro que deu um enorme passo (acredito eu) na solução definitiva das 3RL.

Este método pode sim ter resolvido o problema das memórias que se deslocavam, o que nos faz pensar novamente no fator aquecimento. As borrachas apenas vão segurar as memórias, mas não vai esfriá-las, muito pelo contrário. E a placa de vídeo ainda vai continuar a emitir o mesmo calor.

Estou seriamente pensando em comprar um Xbox 360 e porta-lo para um gabinete de PC bem ventilado, e colocar dissipadores nas memórias, pois acredito que todo o problema do console é o superaquecimento. Alguém aqui saberia me dizer sobre essa viabilidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
As borrachas apenas vão segurar as memórias, mas não vai esfriá-las, muito pelo contrário.

Leia com atençao meu nobre rapaz, o autor disse algumas vezes que a memoria não esquenta, e sim o que se porta proximo a elas.

Alguem ai com esse problema dos 3 leds vermelhos se dispoe a fazer o teste ? Estou muito afim de comprar um X360 mas esse problema ai atormenta. Se isso realmente for uma solução, já da uma animada a mais.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leia com atençao meu nobre rapaz, o autor disse algumas vezes que a memoria não esquenta, e sim o que se porta proximo a elas.

A memória não esquenta? Tem certeza disso? Elas por si só já esquetam e MUITO, agora acrescente a isso a GPU do lado delas.

elastometrosembaixogq0.jpg

Veja o que estão comentando no fórum xbox-scene sobre esse mod:

http://forums.xbox-scene.com/index.php?showtopic=591894

Também estou muito afim de comprar um Xbox 360, mas só se for para coloca-lo num gabinete de PC! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A memória não esquenta? Tem certeza disso? Elas por si só já esquetam e MUITO, agora acrescente a isso a GPU do lado delas.

É o que diz o texto, diz que a memoria não esquenta muito não, diz que o problema é estar proximo a um componente que sim, esquenta e acaba afetando a memoria.

abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que diz o texto, diz que a memoria não esquenta muito não, diz que o problema é estar proximo a um componente que sim, esquenta e acaba afetando a memoria.

abraços.

Sim, concordo na parte que diz que o problema neste caso é a GPU que esquenta muito e acaba afetando as memórias. Mas dizer que estas não esquentam é um pouco de exagero. Veja a última foto da página http://www.anandtech.com/systems/showdoc.aspx?i=2610&p=6. Você verá que a GPU fica muito próxima às memórias, e que a CPU precisa da GPU para acessar as memórias. Agora some a isso jogos bem elaborados que utilizam o máximo da memória o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Meu 360 foi comprado nos EUA em janeiro / 06, com data de fabricação de dezembro / 05. Ou seja, um dos primeiros "modelos" (se é que o termo se aplica). Por incrível que pareça, funcionou sem problemas até este sábado, quando começou a dar padrão em grid e depois 3RL (erro 0102).

Obviamente fiquei desesperado, mas vi este hack, fiz e... O bichinho ressucitou. :-) No fim-de-semana ele rodou sem erro, umas 5h por dia.

Anyway, escrevo para agradecer a dica, para dar um feedback e, principalmente, pra dizer que vou tentar uma modificação: Vou tentar reduzir o tamanho das borrachas, para ver se reduzo o risco de sobreaquecimento das memórias.

É bom que abro e dou uma olhada no estado das borrachinhas depois deste pequeno test-drive, pra ver se elas deformam, derretem ou seja lá o quê.

Vou então reduzir as borrachas (pretendo mandar fotos) e mantenho os senhores informados do comportamento da criança.

Era isso. Abraços, e obrigado de novo,

Lazzeri

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

Meu 360 foi comprado nos EUA em janeiro / 06, com data de fabricação de dezembro / 05. Ou seja, um dos primeiros "modelos" (se é que o termo se aplica). Por incrível que pareça, funcionou sem problemas até este sábado, quando começou a dar padrão em grid e depois 3RL (erro 0102).

Obviamente fiquei desesperado, mas vi este hack, fiz e... O bichinho ressucitou. :-) No fim-de-semana ele rodou sem erro, umas 5h por dia.

Anyway, escrevo para agradecer a dica, para dar um feedback e, principalmente, pra dizer que vou tentar uma modificação: Vou tentar reduzir o tamanho das borrachas, para ver se reduzo o risco de sobreaquecimento das memórias.

É bom que abro e dou uma olhada no estado das borrachinhas depois deste pequeno test-drive, pra ver se elas deformam, derretem ou seja lá o quê.

Vou então reduzir as borrachas (pretendo mandar fotos) e mantenho os senhores informados do comportamento da criança.

Era isso. Abraços, e obrigado de novo,

Lazzeri

Olá Marco, agradeço seu post... parece que você é mais um dos felizardos que conseguiram ressucitar o console depois da morte e manter ele funcionando por algum tempo sem problema nenhum... acredito que o post das pessoas que se submeteram a experiencia do "borracha-mod" postando suas impressões e resultado validem, cada vez mais a ideia de que o Xbox 360 agora é um console que possivelmente não vai ter mais problemas...

Poste fotos aí de como ficou

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BORRACHA MOD ATACA!! E FUNCIONA!!

Conserto: Wateva

Lan: 3D Games - Arapongas - PR

Quando: 29/03/2007

porque não antes? porque o dono achou q não ia funcionar.

360 e o dono.. Problema: 3RL

Imagem002.jpg

360 já possuia elastômeros.

Imagem003.jpg

Elastômeros retirados.

Imagem004.jpg

Fita dupla face

+ 4 quadrados de 0,4cm (4 milímetros) de altura

(Faber Castel - Verde)

cortado com um canivete suiço (melhor que qualquer estilete)

Imagem005.jpg

20 minutos de espera.

Dono satisfeitíssimo.

Imagem006.jpg

Desculpa a qualidade das fotos, mas foram feitas no meu celular. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabens pelo bem sucedido mod das borrachas tambem Wateva ;)... fico feliz de ver cada dia mais e mais pessoas recuperando seus 360's das abominaveis 3 luzes vermelhas... HUAHAHUAHU parece que tudo não passou de um rápido susto que já tem conserto... como ele é dono de uma locadora, possivelmente o video game fica muito em uso... poste suas impressões do funcionamento com o tempo se for possivel...

Obrigado pela contribuição!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Esse mod pode ser usado como prevenção também, não é? To querendo desbloquear um 360 de um amigo meu... o cara confiou o console, mas eu não acho o firmware do drive... alguém ai tem um link para um passo-a-passo?

O Wateva deve ter... li em um monte de tópicos que ele desbloqueia 360!! :lol:

Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BORRACHA MOD ATACA!! E FUNCIONA!!

Conserto: Wateva

Lan: 3D Games - Arapongas - PR

Quando: 29/03/2007

porque não antes? porque o dono achou q não ia funcionar.

360 e o dono.. Problema: 3RL

Imagem002.jpg

360 já possuia elastômeros.

Imagem003.jpg

Elastômeros retirados.

Imagem004.jpg

Fita dupla face

+ 4 quadrados de 0,4cm (4 milímetros) de altura

(Faber Castel - Verde)

cortado com um canivete suiço (melhor que qualquer estilete)

Imagem005.jpg

20 minutos de espera.

Dono satisfeitíssimo.

Imagem006.jpg

Desculpa a qualidade das fotos, mas foram feitas no meu celular. :D

Uia.............. So de sabardiaaaaaaaa ( do lado de arapa :D) sei 1 q ta com 1 360 parado aq vou manda ele fazer isso :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...