Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixas para montagem eletrônica


ma_rcos

Posts recomendados

Gostaria de iniciar esse novo tópico,e reunir experiências de amigos para começar a produzir caixas para abrigar circuitos ,pode ser feita de vários materiais,a algum tempo atrás vi em uma revista especializada que é possível fazer ótimas caixas padronizadas com folha de zinco (tipo dessas usadas para calhas em telhados)

se não me engano tinha que dar um banho antes nela com uma solução de soda cáustica para limpar e a pintura ficar melhor.Se algum dos amigos tiver ideia sobre esse assunto e quiser compartilhar podemos começar aqui a elaborar e fazer testes até chegarmos a uma caixa boa para nossas montagens e o melhor,feita por nós mesmos.....conto com todos,qualquer ajuda será bem vinda....Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente amigo,esse tópico é justamente pra isso,tentar ajudar a quem como nós que gosta de montar circuitos eletrônicos.

No seu caso ,acho eu que você teria que confeccionar uma caixa em aluminio,material fácil de dobrar e furar e os transistores isolar da caixa com um pedacinho de folha de mica e pasta térmica.

O objetivo desse tópico é justamente juntar amigos para a construção caseira de caixas para montagem,por isso não o aconselhei a comprar a caixa pronta ,mas dependendo da sua ''pressa'' na montagem desse circuito ,poderá comprar pronta a caixa no comércio !!! valeu amigão,espero ter ajudado em alguma coisa. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu preciso de uma caixa igual a esta da imagem, em metal para dissipar o calor de 2 transistors e tem q ser banhada por dentro com mica ou verniz sei la! um isolador porque os transistor não podem ter contato com a massa(-) do carro.

o que você acha?

Amigo ,isso não é uma caixa, e sim um dissipador de calor, o que precisa ser isolado com mica é os transistores "e mica é uma espécie de fibra isolante,portanto sólida",tu pode construir um dissipador desses com sobras de aluminio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos,amigo Silvio,dando uma espiada melhor no circuito do desenho acima pode-se notar que a (unidade de comando),representada por uma caixa (com aletas de fixação dos dois lados) é feita para abrigar a montagem,portanto o prezado amigo deve ter se enganado e pensou que apenas fosse um dissipador de calor,mas pelo desenho dá para perceber que é uma caixa mesmo(provavelmente feita de aluminio servindo como dissipador para os transistores.

Acho que a dúvida do amigo que está querendo realizar a montagem seria de como isolar os transistores da caixinha já que no carro ela deve ficar parafusada diretamente no chassis ou seja no negativo da alimentação ,então sugeri que com um separador de mica colocado entre o transistor e a caixa,juntamente com pasta isolaria eles(transistores) do chassis,sem risco de queima dos mesmos.

A intenção desse tópico seria apenas para a confecção de caixas para montagem,mas nem bem começou e já fugiu completamente do propósito...hehehe :cry:

Gostaria de opiniões relacionadas a respeito de como nós podemos confeccionar em casa nossas próprias caixas :goff: sendo que em muitas cidades distantes não se tem acesso as caixas padronizadas existente no comércio das grandes cidades.

Grande abraço a todos amigos desse maravilhoso forum :bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tú tens razão,fugiu do assunto.Bem,cara eu nunca comprei uma caixa comercial (tipo as famosas Patola),sempre reutilisei,algumas sugestões:-caixa de eliminadores de pilhas são ótimas para circuitos pequenos.

-saboneteiras,nas lojas de 1,99 dá pra fazer a festa.

Eu montei um radinho dentro de um Tapyware na minha mãe :D ficou horrivel,e ela irada :D:D:D

isso faz tempo,um abraço aos amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,é possível sim construir em casa mesmo boas caixas para montagens,basta ter alguma habilidade com ferramentas tipo furadeira,martelo,serra de metal e madeira e imaginação.

Já vi caixas feitas em casa com aparência muito boa podendo se comparar as profissionais mesmo.

Vi umas feitas com folha de zinco(esse tipo de lata usada para calhas nos telhados) ficam ótimas,são feitas tipo assim: se risca o desenho da caixa na folha é feito o corte e depois as dobraduras e furações,realmente ficam jóias depois de pintadas e prontas.Vi outras tb feitas em madeira com o painel feito em aluminio...tb muito boas.

Bom amigos vamos esperar que algum colega entenda bem do assunto ou eu mesmo arrume algumas fotos para postar aqui pra vocês terem uma ideia melhor de como é sim possível isso,por enquanto é sentar e fazer força para continuar levando esse tópico adiante :priv: hehehe

Abraços a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para cortar a lata eu usei uma tesoura apropriada, conhecida como tesoura de funileiro.

Para dobra-lá eu prendi a chapa entre dois pedaços de ripa de madeira usando dois prisioneiros.

Então, eu encostei a parte da lata a ser dobrada em um piso plano e forcei até dobrar.

Usei uma furadeira elétrica com broca de aço para fazer os furos.

Fixei as partes com parafuso.

Antes de pintar, é preciso aplicar um fundo apropriado para galvanizados.

Usei esmalte sintético para pintar.

Nesta caixa eu montei uma fonte de alimentação para usar na minha bancada.

A lata por si só pode dissipar calor, mas, eu utilizei dissipadores nos reguladores de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

uoww, da hora... vou começar a fazer meu primeiro projeto logo... e vou tenta fazer uma dessas

quando eu fizer vejo se tiro umas fotos e tal pra ir postando...

provavelmente vou fazer uma caixa com folha de zinco mesmo...

vou fazer um ampli pra carro...

a proposito, se alguem tiver um projeto bom ai, com alta fidelidade...

se não vou usar um TDA mesmo...

bom é isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo Claudomirorl,parabéns pela montagem dessa caixa,como eu disse no começo do tópico realmente é possível de se fazer em casa nossas próprias caixas para montagens,basta ter um pouco de capricho assim como a que você fez ficará ótima.....ficou fera cara.... :palmas:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Não é caseiro, mas também é uma possibilidade que deve ser pensada sempre, fiz assim uma vez que fui montar um irrigador microcontrolado. Existe uma empresa no Brasil que fabrica caixas plásticas sem moldes, o que significa um baixo cusato mesmo para pequenas quantidades. Esta empresa é a Quick-Plast, fabricam o artefato de acordo com um desenho técnico que a gente envia, que pode ser feito em Corel Draw ou manualmente. Eles fazem em ABS, fica muito bom o resultado, entrem no site: www.quickplast.com.br . Paz a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Não é caseiro, mas também é uma possibilidade que deve ser pensada sempre, fiz assim uma vez que fui montar um irrigador microcontrolado. Existe uma empresa no Brasil que fabrica caixas plásticas sem moldes, o que significa um baixo cusato mesmo para pequenas quantidades. Esta empresa é a Quick-Plast, fabricam o artefato de acordo com um desenho técnico que a gente envia, que pode ser feito em Corel Draw ou manualmente. Eles fazem em ABS, fica muito bom o resultado, entrem no site: www.quickplast.com.br . Paz a todos!

Mas qual seria o preço médio para pequenas quantidades?

Me pareceu que só fazem negócios com empresas.

Uma vez liguei para uma empresa de moldes plásticos e pedi o preço de um molde...e o cara me perguntou qual era a minha empresa, eu disse nenhuma sou PF e ele riu e falou que em media(e isso ja tem alguns anos) um molde pequeno como eu queria custava mais de R$30.000,00!!!

Olha só essa caixa que a PC usa...não é patola. Alguem conhece que fabricante é esse?

http://www.powerclick.com.br/db5.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

É uma pena que o pessoal acabe abandonando ou parando de interagir em tópicos interessantes como esse, vi vários tópicos interessantes aqui no fórum do CH como um sobre transmissores de FM mas que ninguém interage desde 2007.

Eu gostaria de saber se alguém conhece alguma empresa que fabrique aquelas caixas padrão em anumínio, pra rack 19 polegadas.

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

É verdade, Leozitho. Mas enquanto o tópico não for fechado, sempre poderá ser comentado.

Eu não tenho a informação que você necessita, mas seguindo o objetivo do tópico... parece que não seria difícil montar equipamentos para rack, pois bastaria ter a frente (painel), para fixar no trilho e, que poderia ser feito a partir de uma lâmina de alumínio de 5mm e, se o circuito for grande que não possa ser fixado no próprio painel, poderá acoplar a caixa feita de zinco ou folha de aço, por exemplo, ou aproveitar caixa de outro equipamento, encontradas em muitas sucatas dos centros urbanos, como já vi aqui em Salvador.

Eu estou pretendendo construir eu mesmo caixas para equipamentos eletrônicos, como ponto de acesso, por exemplo, com ventilação, porque as pessoas só pensam em caixas "herméticas", mesmo para cidades como o Rio de Janeiro...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pois é. Fui cotar preço na Quickplast, eles cobram quase 3 mil reais por um projeto (mesmo que você já tenha um pronto no autocad) E ainda queriam cobrar QUARENTA REAIS por UMA caixa de dez cm de altura, por dez de largura, por 10 de comprimento. Se alguém conhecer outra empresa que faça caixas, dê um toque por favor...

Não é caseiro, mas também é uma possibilidade que deve ser pensada sempre, fiz assim uma vez que fui montar um irrigador microcontrolado. Existe uma empresa no Brasil que fabrica caixas plásticas sem moldes, o que significa um baixo cusato mesmo para pequenas quantidades. Esta empresa é a Quick-Plast, fabricam o artefato de acordo com um desenho técnico que a gente envia, que pode ser feito em Corel Draw ou manualmente. Eles fazem em ABS, fica muito bom o resultado, entrem no site: www.quickplast.com.br . Paz a todos!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

wooow revivendo um tópico de 2010...

 

Em busca de gabinetes para meus projetos, entrei em contato com várias fábricas

 

O maior problema encontrado foi que:

 

O foco das empresas não é atender a entusiastas, e sim a empresas quie irão comprar 500, 1000 ou até mais peças.

 

O custo de projeto ficou em torno dos 1000 reais nas duas empresas que cotei, e os gabinetes em torno de 21 reais cada, coim dimensões de aprox 7cm x 5cm.

 

De metal encontrei uma tel de naoko metalurgica. irei cotar e se obtiver valores posto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

de fato de 2007!

 

2 horas atrás, MR2 TECH disse:

O foco das empresas não é atender a entusiastas, e sim a empresas quie irão comprar 500, 1000 ou até mais peças.

Isto é normal e compreensível por razões tão óbvias que nem vale muito comentar.

Mas tenta contar na china, apesar que alguns fornecedores podem torcer o nariz pra numero pequeno, mas como há milhares, algum pode achar um bom negócio.

 

Isso é óbvio d+ mas me deu vontade registrar...

Pro seu caso, penso que talvez valha a pena adaptar teus projetos à gabinetes preexistentes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2017 às 15:15, Isadora Ferraz disse:

Pro seu caso, penso que talvez valha a pena adaptar teus projetos à gabinetes preexistentes

 

Sim, isto é o que sempre faço. Procuro sempre usar caixas de aparelhos velhos, quebrados, fora de uso e etc.

Vou aproveitando tudo que é possível, como caixas de rádio, gravadores de fitaVideo K7, roteadores, alarmes, receptores de TV e por aí vai.

Se não tiver jeito faço uma caixa de madeira, de ferro, ou plástico aproveitado dessas velharias.

Se ficar remendo ou algo do tipo, algum papel colante ou uma demão de tinta resolve.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...