Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Speed Touch 510v6 Roteado para 4 terminais


brumart

Posts recomendados

Olá amigos

Divido o speedy com mais 3 pessoas, preciso saber como proceder para limitar um tamanho de banda para um determinado terminal desta rede, não sei se o nome certo para isso seja QoS (Quality of Service).

O a regra que necessito é:

- O speedy contratado é de 500kbps

- limitar 100kbps para o endereço MAC (01:00:d0:09:ed:a8:e8) ou IP da rede (10.0.0.22)

- liberar o restante da banda para os outros terminais (400kbps)

Acho que somente é possível isso acessando o modem pelo Telnet.

Aguardo ansiosamente por uma luz!

Abraços

Jefferson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Bem amigo más noticias para você ...

O SpeedTouch que temos aqui no Brasil (v6 510) é a pior porcaria lixo sucada que a Thomson produz e manda para o Brasil. Ainda assim ele é um dos melhores modens que temos no mercado Brasileiro.

Com relação ao QoS, simplesmente, não funciona = (

Você até configura lá as regras nos queues, mas não faz nada. E pra piorar, me parece que a implementação de Hardware que faz a contagem e rastreo do QoS foi retirado do Hardware que temos no Brasil. Só fazer o teste ai no seu Telnet:

ipqos queue clear (apaga o contador)

ipqos queue stats (mostra o contador)

E ele deferia zerar o contador, e comçar a contagem mas ... ele aparece com os numeros máximos travados ... já peguei uns 4 assim. Obs.: No 510 v4 funciona.

Mas de um jeito ou de outro, o speedTouch 510 tem muita firmware para pouco hardware. Só para ter uma ideia, o manual CLI da Thonsom para o 510 v6 tem 680 páginas O_O!

Mas o QoS que é bom ... não funciona ...

Obs.: O pessoal la fora que usa o 536 / 538 com um firmaware igualzinha, diz que ele funciona perfeitamente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não sei não, mas acho que só um roteador mais "parrudo" pra encarar essa tarefa... em geral modems roteadores adsl, quando tem QoS, ainda não permitem algo tão especifico quanto a chegar a limitar a banda a um valor... em geral é coisa tipo prioridades alta, média ou baixa... talvez se você pegar um roteador wireless com controle de banda... mesmo não usando o wi-fi, ainda acho mais barato que comprar um CISCO "parrudão" :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei não, mas acho que só um roteador mais "parrudo" pra encarar essa tarefa... em geral modems roteadores adsl, quando tem QoS, ainda não permitem algo tão especifico quanto a chegar a limitar a banda a um valor... em geral é coisa tipo prioridades alta, média ou baixa... talvez se você pegar um roteador wireless com controle de banda... mesmo não usando o wi-fi, ainda acho mais barato que comprar um CISCO "parrudão" :P

Sim, é verdade, já estive pensando nisso.

Mas de qualquer forma (só para constar aqui a informação), o SpeedTouch v4 tem os comandos de QoS liberados. Mas você só consegue configurar via telnet. Tem também o SpeedTouch pro, e a linha 536 que é vendida na Austrália. Só para nós Brasileiros é que veio o Lixo mesmo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...