Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conversão de pixel <==> linhas


The Great

Posts recomendados

Fala galera, beleza?

estava dando uma olhada nessas novas tv's e algo me chamou a atenção: a resolução delas é dado em linhas ao invés de pixels, como de costume no monitores...fui procurar entender isso, e até agora não consegui. Um artigo (LINK), daqui mesmo do Clube do Hardware, foi o que mas me confundiu, veja só:

"A resolução pode ser expressa em linhas, mas com tecnologias digitais tais como LCD, plasma e televisões de microdisplay, é mais comum medirmos a resolução em pixels. Pixels são pequenos pontos coloridos que ordenados formam uma imagem na TV. Como os pixels são organizados em um padrão de grade, o número de linhas na horizontal é igual ao número de pixels em uma linha na vertical, e vice versa. Por exemplo: se existem 480 pixels dispostos horizontalmente na tela, a tela terá 480 linhas na vertical. Da mesma forma, se existem 640 pixels dispostos verticalmente, a tela terá o número de linhas na horizontal.

A maioria dos formatos HDTV é geralmente referenciada pelo número de linhas na vertical – e se essas linhas utilizam varredura entrelaçada ou progressiva – ou seja, 480p, 1.080i, etc. No entanto, o número de pixels na horizontal também importa. Em geral, quanto maior o número de pixels melhor é a imagem."

Bom, desse texto eu tirei a seguinte conclusão: Vamos supor que esteja usando uma resolução de 640x480, de acordo com o esse trecho: "Como os pixels são organizados em um padrão de grade, o número de linhas na horizontal é igual ao número de pixels em uma linha na vertical, e vice versa. Por exemplo: se existem 480 pixels dispostos horizontalmente na tela, a tela terá 480 linhas na vertical. Da mesma forma, se existem 640 pixels dispostos verticalmente, a tela terá o número de linhas na horizontal."

teriam 640 pixels dispostos horizontalmentes na tela, então o número de linhas na vertical seria de 640, correto?, pois bem, agora é que vem o problema: Se a resolução dada em linhas representa o número de linhas na vertical, que por sua vez é igual ao número de pixels na horizontal, como pode uma tv com 480p ter uma resolução de 640x480? Não era pra ser 640p? Já que tem 640 pixels na horizontal...não consigo entender :muro:...issso sem falar que em 480p, a resolução pode chegar a 1024x1024, como pode?...se tenho 480 linhas na vertical não seria impossivel ter 1024 pixels na horizontal?. Isso acontece em todos os casos: 480, 720 e 1080. Quem puder ajudar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Realmeente tentaram dar uma explicação mais simplees e complicou.

Olha, a tela é uma matriz, daquelas da matemática que estudamos superficialmente no segundo grau, é só imaginar isso, muito simples. 640x480, primeiro vem o número de colunas e depois o número de linhas. O encontro de uma linha com uma coluna formam um pixel, para saber quantos pixels estão sendo exibidos na tela, basta multiplicar o número de colunas pelo número de linhas: 640x480 = 307200 pixels.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...