Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclockando um X2 4200+ - Algumas dicas finais ou essenciais?


johannesrs

Posts recomendados

Pois é isso mesmo galera.

Tô com o meu X2 4200+ plugado na minha MSI K8N Neo4-F com 2x1GB corsair value nela.

Tudo pronto pra iniciar um over nela, porque tô precisando de mais performance ainda. Em bom português, eu torro os cores dela já faz uns meses com diversos (até 14!) processos pesados de linux em simultâneo (até o fim do ano até em paralelo espero!).

Já li todos os tutoriais que tropecei com. Só tenho um pouco de medo porque vai ser o primeiro overclock meu.

Alguma última dica antes de começar? Eu queria tirar o máximo dela, sem perder estabilidade. Então, pretendo fazer algo do gênero de ver até onde ela chega no windows, e usar só uns 60% do potencial de aumento de clock normalmente.

O meu maior problema seriam as memórias. Vale a pena overclockar elas? E vale a pena fazer elas ficarem bem lerdinhas e light pra testar o processador, caso eu decida overclockar apenas o processador?

Ah, os procedimentos de over serão efetuados no windows. Pra todos os efeitos, tenho mais programas disponíveis (se alguém quiser fazer sugestões pra linux estou aberto) e inegavelmente o boot é mais rápido (também, sistema operacional q crasheia a cada 5 minutos ao invés de rodar um mês 24/7 com 14 processos desses tem q bootar rápido mesmo! :P ), então facilita as funçõpes de mexer na bios e testar estabilidade. :)

valeu qq dica de última hora, até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa...tb tenho um desse! :)

O meu é um:

ADO4200IAA5CU

LFCBF0648UPAW

Z235881K60540

Amd X2 4200+ EE @ 2400Mhz / Asus M2N-E

Esse ai over ai eu fiz mas o proc. não apresentou desempenho superior algo, talves seja porque ainda não me acostumei com o ele ainda em stock.

Sobre o modelo dele, alguém sabe alguma informação ?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa...tb tenho um desse! :)

O meu é um:

ADO4200IAA5CU

LFCBF0648UPAW

Z235881K60540

Amd X2 4200+ EE @ 2400Mhz / Asus M2N-E

Esse ai over ai eu fiz mas o proc. não apresentou desempenho superior algo, talves seja porque ainda não me acostumei com o ele ainda em stock.

Sobre o modelo dele, alguém sabe alguma informação ?

valeu

O seu é diferente do processador do autor do tópico.

O dele é socket 939, e o seu é socket AM2.

Se você não sentiu diferença, pode ser que a sua memória não levantou vôo junto com o processador, dai você vai sentir um gargalo mesmo.

Faça um tópico para você que eu tentarei ajudar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, só li agora. :)

fonjte é uima seventeam 420W

Tenho 2 HDs, pode suvbir até 3 no futuro. e um drive de DVDRW, mas eles não devem puxar muito, né?

Futuro pretendo um water cooler pra proteger meus ouvidos, mas acho q isso só depois dos agena. :)

Temperatura atual: 42º sistema, 45º processador (na casa antiga era mais baixo, ou o venice 3000+ q era mais baixo?). Isso é iddle.

Desculpem a demora. Funções de casa. :) E obrigado por tudo até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa, tá lá em cima. Mas tudo bem:

A64 skt939 X2 4200+

MSI K8N Neo4-F

Radeon X600XT 256Mb

2x1Gb DDR Corsair

Seagate SATA 160Gb

Seagate ATA100 60Gb (possivelmente subsitituido num futuro próximo por 2xSeagate SATA II 250Gb)

DVDRW LG (exploda-se qual, LG é uma ***** mesmo! :P )

Seventeam 420W

No-Break SMS Net3+ 1400VA

Temperaturas de novo (idle): 52ºC CPU, 48ºC MB

Incrível a diferença de temperatura q tem com relação ao meu antigo Venice 3000+! Nunca chegou nem à 42ºC em full!

P.S.: em full chegando a medir 62ºC com dois prime95 rodando, um em cada core! Isso não pode estar certo, como q ele pode estar medindo a temperatura do sistema (fora do processador) em 48ºC??? Não tá nem 30ºC aqui hj!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, talvez eu devesse abrir um novo tópico, mas....

É o seguinte: entre meu antigo PC (um Venice 3000+, q não chegava a 42ºC em load) e o atual (um manchester 4200+ q abre em 48ºC em idle) as diferenças são:

- processador (foi quem eu troquei)

- bios (atualizei pra se entender com o dual-core)

- localização relativa (antes ele ficava embaixo de uma outra mesa, comendo poeira)

- localização geográfica (me mudei, portnto ele mudou de local)

O q eu tô achando estranho não é nem a temperatura q o sistema me informa do processador (q é apavorante), mas a temperatura do "sistema" (gabinete): neste exato momento, informa 45ºC!

O problema é q este micro está numa sala q deve estar com a temperatura por volta de 25ºC! E, a menos do processador, é o exato mesmo micro que antes mantinha o processador em full à 42ºC e o sistema pouco acima de 30ºC!

Isso não implica que não seria o cooler-processador que tá mal encaixado, mas alguma outra coisa diferente? porque pra ele ler a temperatura do gabinete estranha assim, chego a considerar problema de leitura nas temperaturas! :P

Valeu qq dica pré-over! :D (ideia q do jeito q vai vai ser abandonada até o wc ser comprado e instalado! :P ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, mas mesmo assim não faz muito sentido, pelo menos pra mim. Tá muito quente, e a única mudança foi processador (e o cooler em cima dele, mas é igual o de antes!).

Droga, acho q isso vai adiar os meus planos de over... :P

De qq forma, vou deitar e abrir a máquina agora. vai pra mesa de cirurgia, ver se eu acho alguma razão pra isso... :P

Qq sugestão vai ser bem vinda. E obrigado dese já! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é, aqui abri o gabinete, limpei a entrada de ar (não acreditei quando vi, e menos ainda q não vi!) frontal. Melhorou um pouco, o processador tá arrancando em 46ºC no windows, mb à 44-45ºC. Tô colocando a full agora com dois prime95, um em cada core, puxando no custom 700Mb da memória, vamos ver.... mb 48ºC, processador em 58-59ºC.

Ah, outra coisa q eu mudei foi o lado do gabinete. Explico, o gabinete fica em cima da mesa, ao lado do monitor CRT. Me liguei que a entrada do duto de ar apontava pro próprio monitor. Mudei todos os cabos e mudei tudo de lado aqui. Parece q pelo menos a velocidade q a temperatura sobe diminuiu e MUITO. Mas ainda tá difícil de ver ela estabilizando em lugar seguro pra ainda tentar um over, certo? :(

Leia-se, com essas temperaturas, over só com o próximo upgrade ou com o watercooler (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-55489921-water-cooler-p-vga-e-cpu-intel-ou-amd-ati-ou-nvidia-nf-_JM) q eu tô namorando faz tempo? :( Ou vocês acham q dá pra tentar arriscar alguma coisa? Ou o ganho em segurança térmica vai ser tão baixo q nem vai valer a pena?

Ou essas temperaturas com relação ao venice 3000+ q tava antes não fazem nenhum sentido, e é melhor eu reengatar o cooler, apesar das temperaturas altas da mb também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Eduardo Gonçalves, cara.. somos praticamente vizinhos então.. sou de Indaial :D

velho.. seguinte.. tenho um athlon am2 64 4200 com o cooler box, mobo abit kn9s e 2x 1gb kingstos 667mhz e to afim de fazer um overclock. Nunca fiz overclock e fico meio receoso de fazer. você saberia me dizer alguns valores para mim colocar no meu pc para ele dar uma melhorada no desempenho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...