Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon XP 2600+ Barton, impressões do overlock


ls.bastos

Posts recomendados

Olá pessoal, beleza?

Então, após ler sobre o overclock do Athlon XP, em especial a versão Barton, vi que os Athlon fabricados depois de alguma semana de 2003 são definitivamentes bloqueados para alteração de multiplicador.

Pois bem, meu micro é de outubro de 2004, e ainda por cima chipset nVida Nforce... hehehe, desisti de qualquer manobra para burlar esse bloqueio.

Originalmente, ele roda a 1,92GHz (11,5 x 166MHz) danto um FSB de 333MHz. Como os athlon xp 3200+ estão caros para eu atualizar na minha placa mãe (asus a7n8x-x) resolvi fazer overclock, e agora está rodando a 2,31GHz (11,5 x 200MHz).

Coimo tenho um Volcano 11 Xaser Edition, posso controlar a velocidade da ventoinha. A 2.700rpm, a temperatura fica entre 54 ~57ºC, não muito diferente do que a temperatura sem overclock. Mas isso em aplicações normais, tipo navegando na internet + ouvindo música + msn. Se aquecer mais disso, eu aumento a velocidade até uns 5.200 rpm, mas fica uma barulheira só.

Resumindo, o que vocês acham de deixar ele rodando assim? Ah o Vcore não foi alterado, continua em 1,65V!No final eu só queria um FSB de 400MHz, e abaixar o multiplicador para a frequencia interna não ficar muito alta, mas fazer o quê, né?:(

Um grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega se estiver estável e você conseguir controlar a temperatura não tem problema não afinal 200 de FSB com multiplicador original e estável é muito bom.

Rode um programa de stress para você ter noção real de quanto chega a temperatura máxima ai você terá melhor noção para controlar quando tiver que usar processamento total ( Não esquesa de levar em consideração a temperatura ambiente) Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei, eu tenho o CPU stability test, mas se eu rodar ele eu tenho que elevara rotação do cooler para 4 a 5.000 rpm para a temperatura ficar abaixo dos 60ºC, aí é um baita barulho... fiz esse teste, mas ainda não testei nenhum jogo, vou testar depois.

Então o segredo do overclock é a temperatura, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Sei,

Então o segredo do overclock é a temperatura, certo?

A temperatura é só uma consequência do over que na maioria das vezes para faze-lo tem que subir o vcore, no seu caso como você disse não foi necessário isso é bom, mas mesmo assim o aumento do clock acarreta em mais temperatura.

O segredo do over é ter sorte e bom equipamento ou pelo menos um preparado para esse fim só isso.

Em relação ao barulho devido ao alto giro da fan não tem jeito, só trocando o sistema de dissipação por um outro sistema mais silencioso mesmo ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, teste realizado!

em 1h de funcionamento a 100% com o cpu stability test, a temperatura do processador ficou em 63ºC e mobo em 39ºC, com ventoinha a 2.700rpm

em mais 20min. de funcionamento com ventoiunha a 4.500rpm, baixou para 59ºC temperatura do processador e mobo em 40ºC

aumentando ventoinha para 5.300rpm, baixou para 58ºC, mas não fiquei esperando!

Acho que até 60ºC tá uma temperatura aceitável para overclock, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, teste realizado!

em 1h de funcionamento a 100% com o cpu stability test, a temperatura do processador ficou em 63ºC e mobo em 39ºC, com ventoinha a 2.700rpm

em mais 20min. de funcionamento com ventoiunha a 4.500rpm, baixou para 59ºC temperatura do processador e mobo em 40ºC

aumentando ventoinha para 5.300rpm, baixou para 58ºC, mas não fiquei esperando!

Acho que até 60ºC tá uma temperatura aceitável para overclock, certo?

1 - Errado, Você tinha que esta com uma temperatura abaixo de 50 graus.

2- vamos fazer um teste:

-> Lapide seu cooler( veja como fazern o link abaixo)

http://forum.clubedohardware.com.br/index.php?showtopic=94686

-> Tire o cooler, Limpe toda a pasta térmica velha que há no cooler e no processador.

-> Arranque fora todos os adesivos que vocÊ conseguir tirar, aqueles que ficam em cima do processador, geralmente o pessoal coloca por causa da garantia, como a sua garantia ja acabou então retire os adesivos.

-> Coloque uma nova pasta térmica no seu processador.

3- Acredito que fazendo isso a sua temperatura vai cair para baixo de 50 graus, pois pelo o que estou percebendo é só falta de manutenção e uns pequenos detalhes. Agora, de maneira alguma você pode deixar a essa temperatura no overclock, logo logo você vai poder sentir o famoso '' cheiro de queimado''.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então, teste realizado!

Acho que até 60ºC tá uma temperatura aceitável para overclock, certo?

ls.bastos você pode achar que esta normal esses 60ºC porque antes do over ficava a quase isso, mas, esses 57ºC que você disse em default é muito ( depende da temperatura ambiente), você "pode" ter problema com a ventilação ou condução de calor sim, siga todos esses passos que o Eduardo Gonçalves te passou e se não conseguir abaixar a temperatura é porque não tem jeito mesmo com esse seu conjunto, mas pelo menos tente.

Esses passos dito pelo colega só dará certo para abaixar a temperatura se você estiver com problema de condução devido pasta térmica ruim/velha, gabinete mal ventilado ou mesmo usando uma fonte ruim, de qualquer forma, este teste que você fez foi necessário para saber o quanto seu processador esquentava alem do que estava para "tentar" tomar algumas providências e essas o colega Eduardo deu a dica. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente aqui a temperattura ambiente deve ficar nos 26 a 28 graus, nesse outono.

Meu PC tem 4 baias, a superior é usada pelo CD, somente. A fonte eu não sei qual é, mas é de 400W.

Antes tinha uma venotinha jogando o ar de dentro do gabinete para fora, na parte traseira mas resolvi colocar essa ventoinha para jogas ar frio para dentro do gabinete, tá na frente do gabinete. Acho que melhorou um pouco.

E mais um Volcano 11, somente.

Até com o Vcom que eu tinha ficava nessa temperatura, entre 50 e 60ºC... nunca consegui mais baixo que isso, vou seguir as dicas e posto os resultados, valeu ribeirocross e Eduardo Gonçalves.!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve !

Eu achei que a temp máx. dos barton era de 80°C ?Há muitos trabalhando de 60° a 65° sem travar e sem comprometimento do proc ou da vida útil.Será tão perigoso essa temp do colega.O meu trabalha a 55° a três anos e nunca deu problema!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

olá Pessoal!!

Tenho uma configuraçã parecidissima com a sua Ls.Bastos, meu processador é o mesmo , mas tenho um cooler um pouco mais forte e uma fonte de qualidade. Usando o software "CPU-Z" chequei os dados do meu Processador, que está rodando com clock original, e vi que a tensão dele é um pouco menor que a sua: 1.60v. O resto ta tudo ingual.

Quero fazer um clock igual ao se, para chegar próximo de 2,3Ghz também

O que voce fez? to recem entrando no ramo do overclock, apesar d já ter peças, como cooler de CPU e adicionais de qualidade, na maquina.

Abaixo segue alguma coisa do meu Hardware

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...