Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão Sobre os Modelos de MMORPGs


ZSoldier

Posts recomendados

Primeiramente, não é um tópico para falarmos de nenhum jogo especificamente, nem para recomendações, e sim para discutirmos sobre o que os atuais MMORPGs oferecem e/ou deixam a desejar, e também o que está por vir. Não esqueçam do que gostariam de ser implementado.

Bem, vamos lá. Esse tipo de jogo virou moda, de um tempo pra cá não pararam de lançar novos e mais novos jogo, o problema é que inovação que é bom, o pessoal esquece. O clichezão guerreiro, mago, rogue e etc, estão em todos, e o que não falta na maioria, é a droga da upagem desenfreada, "grinding".

Na minha opinião, isso é um saco. Gostaria que existisse um jogo mais voltado para o "mundo", o ambiente, coisas para se fazer sem ser matar monstros loucamente e sem sentido algum.

Esse é outro aspecto, que loucura de mundo é esse que você vai matando tudo adoidadamente, muitos e mais muitos, e eles reaparecem tão rápido, tudo descendente de coelho huae? Poderia existir um MMORPG, onde uma profissão fosse realmente funcional, e que fosse algo a mais para o jogo, como você ir atrás de recursos específicos para realizar seus trabalhos, realmente específicos. O combate poderia ser também mais específico, em vez de matar cem monstros, por que não, dez? Isso, levando em conta que o combate fosse mais complexo, demorado, e com uma recompensa de XP alta. Ou seja, o "grinding" não fosse insano, e sim algo decorrente do jogo, ou até mesmo da profissão.

Falta um jogo com um mundo complexo, e mais vivo.

Eu não conheço nenhum jogo tão bom, WoW tinha um sistema de profissões interessantes, mas era mata-mata do mesmo modo. Ultima Online me parece que foi um grande jogo, bem complexo, mas nunca joguei e não o conheço bem.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou que vinha criar o tópico e veio mesmo hehehe.

Concordo com você que essa coisa de matar 100.000 bichos pra upar um level é um saco. Pior ainda é quando você só mata, mata, mata e mata, torna seu personagem forte mas não serve pra nada a não ser pra matar mais mobs.

Um dos jogos mais interessantes que tem ainda é o lineage 2 onde você vai matando monstros e eles vão dropando materiais e receitas para fabricação das armas e armaduras pelos anões (sim, somente anões podem fabricar equipamentos) e ainda tem um pvp/pk muito bem-feito, porém a PÉSSIMA jogabilidade compromete demais o jogo.

Os jogos free pode desistir, vai ser grinding massivo mesmo. Tá certo que dá uma satisfação grande você ter um personagem top, mas de que adianta ele ser top se não vai ter mais nada pra você fazer no jogo... o pessoal tem esquecido do PVP, que pra mim é super importante, é muito mais legal duelar contra um amigo do que matar 1000 mobs. Bolar uma estratégia para vencer é divertido... quando funciona então não tem como descrever :)

Uma ideia:

Suponha que o level máximo do jogo seja 50 e ao invés de você só ter que ficar matando monstros até chegar ao level 50 poderia ter a opção de você duelar com outros players (com level compatível) e o vencedor seria recompensado ganhando experiência e subindo de nível.

Ou então quando chegasse num determinado level você pudesse ter opção de ir numa arena e lá formar um time com mais uns 4 players e duelar contra outros players. Os vencedores ganhariam alguma coisa, até dinheiro poderia ser. Isso seria opcional para não obrigar quem não gosta de pvp ter que ir pra arena. Mesmo que não ganhasse nada acho que só a diversão de ter a arena pra poder divertir seria legal. E que não fosse uma coisa restrita somente aos "high level" e sim para vários níveis, arena para players level 10, level 20, level 30 por exemplo...

Matar monstros é legal até certo limite, uma hora cansa... precisa ter alguma coisa para variar o grinding...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema que MMO não é um modelo de jogo com tanta flexibilidade de modo aceitar todas essas mudanças.. Apenas um exemplo que o Slayn disse sobre duelos de players com o mesmo level e com recompensa de experiência para o vencedor.

Muitos players que tem 2 computadores iria criar 2 chars e ficar um matando o outro, temos que lembrar que um MMO é o modo de jogo que mais tende a ter trapaças, o metodo atual só proporciona ao jogador o uso do maldito "Bot"

A maior complicação de tentar efetuar uma grande alteração como essa é a criatividade de poder inovar sem deixar falhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também não devemos nos equecer que o pessoal quer jogar somente em jogos free e nestes casos não tem muito o que reclamar da falta de originalidade, agora se quer algo realmente bom tem que começar a pensar em desenbolsar, já que a criatividade também custa, mas tomando cuidado para não levar gato por lebre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, ganhar XP por duelos não da certo.

A questão aqui não é o dinheiro, mesmo sendo, pelo menos pra mim, inviável pagar mensalidade, mas sim o jogo em si. Um sistema de pagamento interessante é o do Guild Wars, se paga uma só vez.

Uma coisa que é crítica em MMOs é quando começam a surgir Hacks/Bots, é uma pena. Visto que o jogo é online, e se interage com muita gente, uma trapaceada já estraga. Sem falar quando não querem simplesmente acabar com o jogo, como foi o que ocorreu com o R.O.S.E.

Outro fator é a jogabilidade. Eu gosto bastante da do WoW, onde pode-se controlar no teclado, e nas batalhas com outros jogadores, a movimentação faz sim diferença, e não somente dados rolando estatísticas.

Uma coisa que também não gosto é a grande importância que itens tem, há jogos em que o char mesmo não vai fazer muita diferença se não for lotado de itens "bons", "raros" e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não podemos nos esquecer de Ragnarok Online, apesar de ser mata mata como qualquer outro MMO, Ragnarok Online na minha opnião possui a melhor jogabilidade.. Tem também a Guerra do Emperium, onde os players entram em guildas e vão tentar dominar castelos.. tem sistema de casamento, adoção de bebes e etc... Eles tentam pelo menos desviar um pouco os jogadores dessa coisa chata de fica matando monstro e mais monstros...

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim no momento Ragnarok é o melhor no quesito "comunidade" pelas inovações citadas acima e é o melhor também no GvG com a War of Emperium.

WoW tem uma jogabilidade fantástica, pena que joguei só 7 dias T_T pagar 40 pila por mês é roubo :P

Guild Wars não pude testar ainda mas parece ser bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa ser free pra mim. O estilo de Guild Wars (paga R$79 pela key ou R$$99 por key+box+manual) é ótimo. Até NWN2 é bom nesse quesito, pois você paga R$99 mas vai usar 90% o multiplayer.....

EDIT >>>

NWN, se criassem um mundo que fosse do tamanho das 3 campanhas somadas, onde tivesse alguns (vários) DMs (Dungeon Masters) criando missões em tempo quase real e com servers permitindo a conexão simultânea de umas várias duzias de personagens nesse mundão, seria um MMO perfeito...afinal a criação do char é sim fator determinante nas aventuras, mas um char fora do comum nunca é ruim...e tem centenas de talentos, pericias e tudo mais pra personalizar do seu gosto, cada uma importante em algum momento da aventura (havendo nescessidade de andar no minimo em grupos de 4 pelo mundo).

Mas, sonhar é bom e não custa nada :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente o game com o PVP mais legal que ja joguei foi RF , podem dizer que o game é ruim e disequilibrado entre as raças , mas é louco d+ , mas o interessante do RF que você mata matam mob com a finalidade de ficar forte pr mostrar o seu poder no PVP massivo que é as Guerras onde você se depara com mais de 300player lutando um contra outro ao mesmo tempo e fora que quando mais você mata mais você ganha ponto(não xp) e o seu rank da raça sobre mostando que você tem mais moral e etc.

Mas se falando de de mmorpg com um bom single player , LOTRO é louco d+ , ele junta o melhor do WOW+ o melhor do GW em um game so.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o melhor que ja joguei foi Ultima online, mas o melhor desses atuais até agora pra mim foi Lineage2...

mas de novo: A jogabilidade é um saco pra se acostuma

nem é questão de acostumar... a jogabilidade é péssima e não dá pra esquecer isso. Foi um grande cagada que a NCsoft fez, pensaram em tantas coisas e esqueceram a jogabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem joga MMORPGs a mais de 5 anos, ficar matando mob e mais mob um atrás do outro... enjuo... joguei 3-4 anos de Lineage 2, e realmente, tudo no jogo é bom, mas a jogabilidade fico entediante, clica, aperta F1-F12 e clica de novo... ai joguei Fable e pensei: "imagine um Fable Online!", lógico que algumas mudanças deveriam ser feitas, mas se surgisse um MMORPG com o estilo e jogabilidade do Fable, realmente seria um campeão de jogadores, e como uppar, como pegar itens? porque n fazendo quests?! Vamos ver como vai ser esses jogos que estão para sair, e esperar pelo melhor ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é.... apesar do lance de mata-mata ser sacal às vezes, acho que todos chegamos em um denominador comum... jogabilidade.

Um colega acima comentou que com LotR Online e Age of Conan essa tendência iria mudar.... bem, quem viu meu post no tópico de screens sabe que LotR Online é a mesma coisa dos outros.

Agora Age of Conan, pelo que andei lendo, promete ser uma mudança. É esperar pra ver...

O que eu queria que aparecesse mesmo era um MMO cuja jogabilidade fosse no estilo FPS (estilo Dark Messiah of Might and Magic, por exemplo) mas não sei se funcionaria bem em um MMO com o lance de skills etc. Mas queria jogar algo onde minha habilidade no teclado+mouse contasse mais que meu lvl. WoW me deu um pouco desse sentimento pois o combate é bem frenético, mas ainda falta algo.

Me interessei bastante pelo Project Offset... pena que não tem nem previsão de ser concluído, se algum dia for.

Mas concordo 100% com vocês que a Jogabilidade é o fator primordial para o sucesso de um MMO. Um MMO que seja bem balanceado e tenha ótima jogabilidade tem grandes chances de dar certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, como o Dragonsbane disse, eu queria muito, mas muito mesmo ter um MMORPG em que a habilidade do jogador contasse mais que a do char, em que fosse possível realizar "Combos" afim de causar um dano maior (como em fable, as compinações de skills). Já pensaram num Oblivion on-line totalmente multiplayer??? Existe até um mod pra multiplayer, mas não é lá essas coisas... Bem, sonhar não custa né...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um free que é legal, se não um dos mais é silkroad.. tem um belo cenário oriental, vende-se itens em qualquer lugar (qualquer jogador) com uma barraquinha, tem um mod q é pra levar itens pra tal canto (o jogador trade), correndo risco de ser atacado por thiefs (outros jogadores ou pdms) e os tem os hunters q projetem a routa do trade e combatem os thiefs.. e tem muitas missões massas.. e combinações de formulacao de itens. Bem é legal.. mais como um certo tempo de jogo... enjoa como a imensa maioria desses tipos de jogos!

Uma coisa q eu acho q devia ter.. é cada um ter um espaço no jogo, tipo uma casa, um endereço, assim sabe também onde encontra-lo... (ser so 1 servidor) ter gorvenantes nas cidades.. e esses governantes seriam jogadores... que poderiam ao invés de querer so matar se tornar tipo um politico, e com grande fama, montar seus exercitos (podendo ser pdm ou outros jogadores) ou seja, cada cidade, ou reino, ser diferentes.. governados por outros jogadores (no caso de um reino bem arcaico o mais forte na força bruta governaria).. e esses governantes.. ditavam as normas da cidada, as regras.. e até novas contruções (contratava outros players pagando moeda local para serem "engenheiros" ou pedreiros). é legal também haver conspiração pra assasinar tal governante.. elaborando um plano, contando com a colaboração quem sabe de outros players que conhece onde fica mais o governante.. os locais.. as passagens secrestas.. ou seja, um que esteja infiltrado.. e tipo o governante morrendo.. ele perderia o trono.. por isso esse mesmo teria q se preocupar também com a segurança

Isso é apenas uma das inuméras ideias que poderia ter.. o que axaram da ideia? tem outas inúmeras.. seria bom ter jogos complexos como esse .. com inúmeros detalhes.. e sempre com a preocupação de combater hackers q tentem estragar o divertimento natural do jogo!

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MMORPG q exige habilidade no teclado ? ele existe e a desde 2005 vem coletando premio atras de premio.. o unico q desbancou o Wow (pelo menos pra mim qlarguei o Warsong por ele).. o Otimo... Famigerado... Inusitado... Pom-Pom Flyer GUILD WARS !!! esse sim tem um q a mais, o combate é muito frenetico, muita combinacao de raciocineo habilidade e saber montar personagem .... e o melhor, é gratis ! não tem mensalidade yupyh !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MMORPG q exige habilidade no teclado ? ele existe e a desde 2005 vem coletando premio atras de premio.. o unico q desbancou o Wow (pelo menos pra mim qlarguei o Warsong por ele).. o Otimo... Famigerado... Inusitado... Pom-Pom Flyer GUILD WARS !!! esse sim tem um q a mais, o combate é muito frenetico, muita combinacao de raciocineo habilidade e saber montar personagem .... e o melhor, é gratis ! não tem mensalidade yupyh !!!!

Isso tudo que a galera ta reclamando de griding, de nao ser F1, F2 down, F1 F2 down, realmente é Guild Wars. Comprei ele em 2006 e tenho aqui guardada a minha account. Bem legal e tal. Aconselho a quem está cansado de tudo que há no mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MMORPG q exige habilidade no teclado ? ele existe e a desde 2005 vem coletando premio atras de premio.. o unico q desbancou o Wow (pelo menos pra mim qlarguei o Warsong por ele).. o Otimo... Famigerado... Inusitado... Pom-Pom Flyer GUILD WARS !!! esse sim tem um q a mais, o combate é muito frenetico, muita combinacao de raciocineo habilidade e saber montar personagem .... e o melhor, é gratis ! não tem mensalidade yupyh !!!!

Nossa, eu achei a jogabilidade de Guild Wars um lixo. Vai entender.... gosto é gosto....

Tô até pensando em pegar outro trial para ver novamente, pois eu só consegui jogar por meia hora, de tão entediado que fiquei. Na época foi o tal Nightfall.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um free que é legal, se não um dos mais é silkroad.. tem um belo cenário oriental, vende-se itens em qualquer lugar (qualquer jogador) com uma barraquinha, tem um mod q é pra levar itens pra tal canto (o jogador trade), correndo risco de ser atacado por thiefs (outros jogadores ou pdms) e os tem os hunters q projetem a routa do trade e combatem os thiefs.. e tem muitas missões massas.. e combinações de formulacao de itens. Bem é legal.. mais como um certo tempo de jogo... enjoa como a imensa maioria desses tipos de jogos!

Uma coisa q eu acho q devia ter.. é cada um ter um espaço no jogo, tipo uma casa, um endereço, assim sabe também onde encontra-lo... (ser so 1 servidor) ter gorvenantes nas cidades.. e esses governantes seriam jogadores... que poderiam ao invés de querer so matar se tornar tipo um politico, e com grande fama, montar seus exercitos (podendo ser pdm ou outros jogadores) ou seja, cada cidade, ou reino, ser diferentes.. governados por outros jogadores (no caso de um reino bem arcaico o mais forte na força bruta governaria).. e esses governantes.. ditavam as normas da cidada, as regras.. e até novas contruções (contratava outros players pagando moeda local para serem "engenheiros" ou pedreiros). é legal também haver conspiração pra assasinar tal governante.. elaborando um plano, contando com a colaboração quem sabe de outros players que conhece onde fica mais o governante.. os locais.. as passagens secrestas.. ou seja, um que esteja infiltrado.. e tipo o governante morrendo.. ele perderia o trono.. por isso esse mesmo teria q se preocupar também com a segurança

Isso é apenas uma das inuméras ideias que poderia ter.. o que axaram da ideia? tem outas inúmeras.. seria bom ter jogos complexos como esse .. com inúmeros detalhes.. e sempre com a preocupação de combater hackers q tentem estragar o divertimento natural do jogo!

valeu

Um jogo que tem política é o Goonzu.Uma classe do jogo é exatamente político. Cada cidade tem o Chefe do mercado, o chefe do banco, o chefe militar e outro lá que eu esqueci, além de ter o chefe do server (Goonzu). Como chefe da cidade você pode alterar os impostos sobre os produtos vendidos no mercado, ou o imposto da transação econômica feita no banco da sua cidade :)

O gráfico é parecido com ragnarok (anime-style)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...