Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
junioranunciato

Circuito InfraVermelho

Recommended Posts

Olá Pessoal, gostaria que me ajudassem com um circuito infravermelho onde o receptor deverá receber vários tipos de frequências emitidas por um transmissor infravermelho.

É basicamente um controle remoto de uma televisão, más eu não sei como faço para distinguir os tipos de frequências que serão enviadas pelo controle.

Falou... obrigado pela atenção!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

1- é preciso saber o que você pretende controlar.

2- a frequencia do CR é fixa. Geralmente por volta de 38KHz. O que o controle faz é enviar uma sequência ( trem de pulsos) codificada.

3- Na verdade o que você precisa é de um circuito para decodificar cada comando do seu CR. Acho que você pai precisar de um Microcontrolador para isso.

Dê mais informações. Ex: modelo do CR e da TV que ele controla. Valeu?

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ver codificadores e descodificadores simples do tipo :

MC145026/27/28

E receptores e transmissores de IR como o TSOP1738 ou usar diodos IR .

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Eu irei montar um transmissor de sinal infravermelho comum mesmo

Então resumindo, o meu problema está em separar as faixas de frequências transmitidas pelo controle.... Eu precisaria de uma força de vocês para me indicarem um Circuito Conversor de Frequência/Tensão ligado ao microcontrolador para que este então faça o resto...

Valeu pela atenção de vocês pessoal, qualquer ajuda é válida!

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Júnioranunciato, se você usar um controle remoto tipo comercial, não adianta converter frequência em tensão, pois todas as teclas emitirão a mesma frequência. Quase todos os controles só variam a largura (tempo) dos bits seriais para transmitir 1s e 0s. Para decodificálos você teria que conhecer o protocolo de transmissão do seu controle. Isso pode ser possível consultando o datasheet do Circuito Integrado do transmissor. Neste caso não é preciso nenhum tipo de conversor, uma vez que o próprio módulo receptor (aquele usado nos televisores atuais que quase tem a aparência de um transistor) tem níveis lógicos de saída compatíveis com a maioria dos micros. É só decodificar e controlar a saída que quiser!

Compartilhar este post

Link para o post

Agora se você for montar um transmissor com uma frequência para cada tecla, é mais fácil ainda para decodificar já que você sabe a frequência que está enviando.

Também não precisa de nenhum conversor, basta o micro contar os pulsos emitidos num intervalo de tempo que você saberá a frequência emitida! Será que ajudou?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Valeu soschip!, já esclareceu minha dúvida!, eu vou contruir o transmissor mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
    Valeu soschip!, já esclareceu minha dúvida!, eu vou contruir o transmissor mesmo, aí será mais fácil de lidar com o receptor. Se você puder e souber me passar (link) algum circuito que contenha este transmissor com diferentes frequências de transmisão, eu agradeceria bastante, Falou!!!!! Más obrigado pela ajuda.

Me passe o tipo de alimentação que você vai usar no transm. ( pilha, bateria, etc) e quantos Volts que te desenho um circuito. OK! Também diga quantas teclas pretende usar.

Compartilhar este post

Link para o post

Bah galera,postem depois os circuitos ai ,isto é muito interessante,valeu.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • valeu, eu irei montar um aqui, estou estudando assembly para programar micorcontroladores, vou utiliza-los para a montagem do circuito

Compartilhar este post

Link para o post
    A Alimentação será com pilhas mesmo( creio que duas basta, assim como nos controles convencionais), Para o protótipo que desejo criar, utulizarei 5 teclas, onde cada tecla acionará um LED exclusivo para ela. Futuramente substituirei os LEDs por outras coisas, o principal agora é que eu consiga fazer com que cada tecla aciona um LED definido para ela.

Acho que deu para entender soschip, agradeço por sua cooperação. Falou...

Aguarde o circuito. Continue acessando este tópico que logo postarei. OK!

Compartilhar este post

Link para o post

Caro Jr, antes de começar qualquer circuito, recomendo que digite na barra de pesquisa do google o seguinte: rc5 decoder

você vai encontrar muitos decodificadores de CR com micros inclusive com os programas.

Para o transmissor, com 3 V recomendo o CI SAA3010 que pode ser encontrado com certa facilidade ou até mesmo em sucatas de oficinas eletrônicas.

O SAA3049 é um decodificador pronto para o SAA3010 mas está descontinuado.

Para ambos recomendo consultar datasheet em:

http://www.datasheetcatalog.com

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais