Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito InfraVermelho


junioranunciato

Posts recomendados

Olá Pessoal, gostaria que me ajudassem com um circuito infravermelho onde o receptor deverá receber vários tipos de frequências emitidas por um transmissor infravermelho.

É basicamente um controle remoto de uma televisão, más eu não sei como faço para distinguir os tipos de frequências que serão enviadas pelo controle.

Falou... obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

1- é preciso saber o que você pretende controlar.

2- a frequencia do CR é fixa. Geralmente por volta de 38KHz. O que o controle faz é enviar uma sequência ( trem de pulsos) codificada.

3- Na verdade o que você precisa é de um circuito para decodificar cada comando do seu CR. Acho que você pai precisar de um Microcontrolador para isso.

Dê mais informações. Ex: modelo do CR e da TV que ele controla. Valeu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu irei montar um transmissor de sinal infravermelho comum mesmo

Então resumindo, o meu problema está em separar as faixas de frequências transmitidas pelo controle.... Eu precisaria de uma força de vocês para me indicarem um Circuito Conversor de Frequência/Tensão ligado ao microcontrolador para que este então faça o resto...

Valeu pela atenção de vocês pessoal, qualquer ajuda é válida!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Júnioranunciato, se você usar um controle remoto tipo comercial, não adianta converter frequência em tensão, pois todas as teclas emitirão a mesma frequência. Quase todos os controles só variam a largura (tempo) dos bits seriais para transmitir 1s e 0s. Para decodificálos você teria que conhecer o protocolo de transmissão do seu controle. Isso pode ser possível consultando o datasheet do Circuito Integrado do transmissor. Neste caso não é preciso nenhum tipo de conversor, uma vez que o próprio módulo receptor (aquele usado nos televisores atuais que quase tem a aparência de um transistor) tem níveis lógicos de saída compatíveis com a maioria dos micros. É só decodificar e controlar a saída que quiser!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora se você for montar um transmissor com uma frequência para cada tecla, é mais fácil ainda para decodificar já que você sabe a frequência que está enviando.

Também não precisa de nenhum conversor, basta o micro contar os pulsos emitidos num intervalo de tempo que você saberá a frequência emitida! Será que ajudou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Valeu soschip!, já esclareceu minha dúvida!, eu vou contruir o transmissor mesmo, aí será mais fácil de lidar com o receptor. Se você puder e souber me passar (link) algum circuito que contenha este transmissor com diferentes frequências de transmisão, eu agradeceria bastante, Falou!!!!! Más obrigado pela ajuda.

Me passe o tipo de alimentação que você vai usar no transm. ( pilha, bateria, etc) e quantos Volts que te desenho um circuito. OK! Também diga quantas teclas pretende usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A Alimentação será com pilhas mesmo( creio que duas basta, assim como nos controles convencionais), Para o protótipo que desejo criar, utulizarei 5 teclas, onde cada tecla acionará um LED exclusivo para ela. Futuramente substituirei os LEDs por outras coisas, o principal agora é que eu consiga fazer com que cada tecla aciona um LED definido para ela.

Acho que deu para entender soschip, agradeço por sua cooperação. Falou...

Aguarde o circuito. Continue acessando este tópico que logo postarei. OK!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro Jr, antes de começar qualquer circuito, recomendo que digite na barra de pesquisa do google o seguinte: rc5 decoder

você vai encontrar muitos decodificadores de CR com micros inclusive com os programas.

Para o transmissor, com 3 V recomendo o CI SAA3010 que pode ser encontrado com certa facilidade ou até mesmo em sucatas de oficinas eletrônicas.

O SAA3049 é um decodificador pronto para o SAA3010 mas está descontinuado.

Para ambos recomendo consultar datasheet em:

http://www.datasheetcatalog.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...