Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara


Posts recomendados

  • Membro VIP
Então quer dizer, que eu com uma fonte sem PFC ativo quase não vou usar esses capacitores ?

Poderia me explicar essa foto

Muito pelo contrário Fontes sem PFC ativo sobrecarregam seus capacitores. impõem aos mesmos altas correntes em tempo muito curtos. Trabalham como sapo, sem embreagem, aos pulos. Isso que estressa e mata prematuramente os capacitores.

Veja a corrente de entrada numa fonte convencional (pulsos de alto valor de corrente) comparada com uma fonte com PFC ativo (corrente admitida com muito menor valor e de forma contínua, senoidalmente variável. Muito menos stress)

Um capacitor, para que você entenda, se comporta como um amortecedor num automóvel. Numa fonte convencional é como se você colocasse esse automóvel em uma estrada com alguns poucos buracos porém de grande profundidade, daqueles em que a roda cai por inteiro. Numa fonte com PFC ativo o capacitor se comporta como um amortecedor em uma automóvel em uma estrada sem buracos, apenas ondulações leves..

O gráfico mostra uma família de curvas da dependência da variável FP (fator de potência) com relação a demanda da fonte e também com relação a tensão de entrada. Dai se conclui que tanto mais uma fonte for exigida mais seu FP pode se aproximar do valor unitário. Também mostra que uma fonte pode apresentar melhor fator de potência em função de ser alimentada com tensão mais baixa na entrada. Isso é o que ele mostra.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito pelo contrário Fontes sem PFC ativo sobrecarregam seus capacitores. impõem aos mesmos altas correntes em tempo muito curtos. Trabalham como sapo, sem embreagem, aos pulos. Isso que estressa e mata prematuramente os capacitores.

Veja a corrente de entrada numa fonte convencional (pulsos de alto valor de corrente) comparada com uma fonte com PFC ativo (corrente admitida com muito menor valor e de forma contínua, senoidalmente variável. Muito menos stress)

Um capacitor, para que você entenda, se comporta como um amortecedor num automóvel. Numa fonte convencional é como se você colocasse esse automóvel em uma estrada com alguns poucos buracos porém de grande profundidade, daqueles em que a roda cai por inteiro. Numa fonte com PFC ativo o capacitor se comporta como um amortecedor em uma automóvel em uma estrada sem buracos, apenas ondulações leves..

O gráfico mostra uma família de curvas da dependência da variável FP (fator de potência) com relação a demanda da fonte e também com relação a tensão de entrada. Dai se conclui que tanto mais uma fonte for exigida mais seu FP pode se aproximar do valor unitário. Também mostra que uma fonte pode apresentar melhor fator de potência em função de ser alimentada com tensão mais baixa na entrada. Isso é o que ele mostra.

Abraço...

entendi.

Tô fragando.

É como se eu tivesse uma bomba de agua e essa bomba ir jogando agua de pouco em pouco tempo, só que em uma força tremenda.

E o capacitor seria o bico da mangueira.

Agora com o PFC ativo ela vai jogar o tempo todo e em uma pressão boa.

Achou que foi isso mais ou menos que li uma coisa que você escreveu.

Ou amigão faller.

É oseguinte cara.

Então a correção do PFC seria uma ajuda para a retificação e para o capacitor ?

Pois lendo livros e livros vi que inimigos do FP são transformadores e retificadores, e os dois tem na fonte.

Mas então, se está lá dentro da fonte uma coisa que acaba com um FP, deixa ele para baixo, como o o PFC ativo na entrada consegue fazer essa correção.

Tipo, penso, claro que erroneamente, mas estou em dúvida.

Tipo, eu corrijo na entrada, mas depois mais para frente a coisa fica feia.

como é isso.

Abração.

Só hoje foram 4x lidas no seu tópico hahahahah.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Equipamentos eletrônicos, via de regra, necessitam de tensão contínua para operar. Isso dai exige que se tome a tensão AC e retifique-a, para virar CC (corrente contínua) igual aquela da bateria do automóvel, de uma pilha etc...

Ai é que começa o problema da geração de baixos valores de fator de potência para fontes de alimentação, seja do PC, da TV, do DVD, etc...

No caso das fontes de equipamentos eletrônicos, quem estraga, ou abaixa o fator de potência da fonte é o comportamento não linear dos diodos. Um transformador, por seu comportamento indutivo, poderia sim alterar o fator de potência, mas essa redução seria mínima se comparada com o efeito do diodo. Diria que um trafo poderia rebaixar muito pouco o FP, enquanto os diodos das fontes trazem esse fator de potência de 1 para 0,65 tipicamente.

Quem bagunça a vida não é o gerador da usina não, e sim, numa fonte, os diodos retificadores. Existem diversas teorias para se melhorar o fator de potência, algumas ativamente outras de forma passiva. As mais eficientes são aquelas ativas.

Ai se podem dividir em dois grandes grupos. Um deles representado pelos equipamentos com correção neles mesmos, como é o caso das fontes para equipamentos eletrônicos em geral.

Nessa teoria é colocado, antes dos diodos retificadores, uma fonte de corrente, regulada, e ajustável dinamicamente a ponto de "desenhar" a corrente de entrada que desejar. Desse modo ela "desenha" uma corrente de tal modo sincronizada e proporcional a tensão AC aplicada. Ora, corrente e tensão em fase ==> Fator de potência unitário.

Outra teoria também usada é fazer a correção do fator de potência de um consumidor por inteiro. Nesse caso, se deixa a fonte normal bagunçar a vida dentro de casa e, antes da casa, se coloca um equipamento que analisando a bagunça feita pelo conjunto da casa, alimenta esse conjunto com uma forma de tensão de tal modo "montada" que consegue cancelar os efeitos nocivos da bagunça causada pelo FP baixo da instalação.

Só por curiosidade, conto uma questão envolvendo FP que descobri assistindo a um documentário acerca da construção do famoso hotel de Dubai chamado Burj-al-Arab, ou Torre da Arábia.

th_dubaivermelha.jpg

Um ícone arquitetônico e tecnológico. Se constatou que devido a alta demanda de equipamentos eletrônicos nos aposentos dele, a Distorção Harmônica que o baixo fator de potência apresentaria, poderia colocar em risco a instalação como um todo desse hotel. Ela poderia explodir por excesso de correntes reativas. Nesse hotel dai se aplicou a correção através de conversores que tratam de corrigir o FP por setores do referido Hotel.

São duas vertentes. O controle de PFC ativo, em uma fonte para PC, através de uma fonte de corrente, varia de tal modo a tensão de entrada antes dos diodos que eles se vêem obrigados a "desenhar" ou admitir uma corrente senoidalmente variada e sincronizada com a tensão da rede, garantindo o FP=1 ou próximo.

A outra vertente, mais cara, é deixar sujar, para depois, por setores, limpar..

No caso do Hotel essa segunda se mostrou melhor. Caso o hotel não quisesse fazer desse modo, poderia ter feito de outro, obrigando-se a comprar somente dispositivos eletrônicos contendo fontes com PFC ativo. Seria muito mais difícil na atualidade. Acredito que daqui a 3 ou 4 anos o PFC será obrigatório em equipamentos eletrônicos a partir de uma determinada potência...

Quanto a corrigir na entrada e depois, lá por dentro da fonte a coisa ficar preta de novo, não existe esse perigo não. A retificação gera a tensão CC, que vai alimentar nosso PC. Tensões CC não tem problemas de FP. Esses problemas são inerentes a tensão AC, de entrada da fonte.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um ícone arquitetônico e tecnológico. Se constatou que devido a alta demanda de equipamentos eletrônicos nos aposentos dele, a Distorção Harmônica que o baixo fator de potência apresentaria, poderia colocar em risco a instalação como um todo desse hotel. Ela poderia explodir por excesso de correntes reativas. Nesse hotel dai se aplicou a correção através de conversores que tratam de corrigir o FP por setores do referido Hotel.

Valewzão de novo faller.

Bela explicação.

Mas então, esses diodos que acabam com a vida.

Mas olha minha seguinte dúvida.

O PFC corrige o FP vamos supor para 1, e depois vai para esse diodo e acaba com tudo ?

Volta para 0,65 ?

Ou com o PFC ativo o diodo se comporta diferente e não faz aquele desastre ?

valeu faller.

Olha lá...

REm.

Sempre soube que FP era coisa séria.

Mas chegar a esse ponto nunca vi.

Faller, depois eu add algumas coisinhas aqui e você olha para mim.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ou com o PFC ativo o diodo se comporta diferente e não faz aquele desastre

O diodo não se comporta diferente nunca. A colocação de uma fonte de corrente, controlada, por PWM, antes do diodo faz com que ele se mantenha numa região de condução sempre. Sem corte esse diodo se comporta em permanente condução e, mais, estabelecendo uma corrente por ele, senoidalmente variável...

Essa é a fonte de corrente variável, de modo esquemático:

EstruturadechaveamentodoPFC.jpg

Claro que essa chave dai é feita com um transistor mosfet.

Você sabe que ao fechar essa chave, contra o gnd, se estabelece no indutor um armazenamento de corrente (um capacitor armazena energia sob a forma de tensão, um indutor faz o mesmo sob a forma de corrente)

Ao se abrir a chave esse indutor vai querer despejar essa corrente armazenada, e o faz através do diodo retificador. Qual a tensão para que ele faça isso??? Não interessa em nada essa tensão. Será exatos a tensão do capacitor + 0,7 volts de queda em cima do diodo que estará em condução. Ou seja, a tensão na saída do indutor se estabilizará de modo a fazer o diodo conduzir. Se o capacitor da fonte principal estiver com, suponhamos 300 Volts CC nessa hora, na saída do indutor se estabelecerá uma tensão de 300,7 volts, de modo a fazê-lo conduzir... E a tensão momentânea da rede elétrica de entrada nessa hora, em quanto estará???

Simplesmente não interessa. Bem pode estar em 80 Volts, ou em 150, ou em 192, ou em 270. É completamente irrelevante, pois quem estará providenciando a tensão de entrada, no diodo, é a fonte de corrente, na forma do indutor. Essa energia armazenada no indutor é que fará o carregamento do capacitor que vem após o diodo, para depois alimentar seu PC. Como controlar a corrente de entrada para que ela desenhe um consumo, uma demanda senoidalmente variável, dentro do ciclo??? Com a ação do PWM sobre o transistor mosfet que é aquela chave ali representada. Barbada... Existem CI's que já vem prontos para esse trabalho...

Viste por que a alta imunidade de uma fonte com PFC ativo à tensão de rede AC. Por que simplesmente não é a rede AC quem providencia a tensão para condução do diodo e sim a fonte regulada de corrente... Uma fonte com PFC ativo tem alta imunidade às variações de tensão e ao próprio valor nominal dessa tensão de entrada.

E ai vem uns "lôco" e colocam um estabilizador para estabilizar a rede AC de entrada, para ajudar a fonte com PFC de seu computador...

Eu mereço.. Essa tensão de entrada pode assumir valores baixos como 80 Volts até valores altos como 270 Volts AC que a fonte dá conta do recado.

Para você que não sabia que um indutor pode, a partir de uma energia armazenada, levantar a tensão, saiba que esse justamente é o princípio de uma ignição veicular. Fecha-se uma corrente alta no primário da bobina de ignição, e, quando da abertura do platinado, essa energia armazenada no indutor (bobina) tem que ser descarregada e o é, no secundário da bobina, gerando uma tensão alta, muito alta até, (por causa da relação de espiras da bobina) chegando a mais de 20.000 Volts.

Pois uma fonte com PFC ativo tem na verdade duas fontes controladas dentro de si. Uma fonte de corrente, na entrada para corrigir o FP e outra fonte de tensão estabilizada na saída, para segurar a demanda de seu PC.

Esse modo de retificar, controlando o PFC é simplesmente maravilhoso e anos luz a frente do método convencional, no qual o diodo somente consegue conduzir e desse modo deixar entrar energia no seu PC, em pequena parte do ciclo da rede, justo quando a tensão da rede estiver acima da tensão do capacitor da fonte. dai sim a dependência do valor da tensão de rede passa a ser um pouco mais forte... Mas mesmo assi9m não se faz necessário estabilizar a tensão de entrada em 99,9% dos casos.

Já falei, ou escrevi muito...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sim faller.

Agora a coisa tá mudando.

Então graças ao PFC o diodo está sempre recebendo a corrente e não faz o desastre do FP baixo.

Acho que eu entendi faller, só que não sei como me espresso.

Agora vem uma coisa estranha que vi.

Faller, naquela SL-8600 no lugar de indutor eles colocaram um transformador.

Isso pode ?

Tem vantagem ou desvantagem ?

Abraço e desculpa a encheção, mas quanto mais eu leio de FP mais eu fico com dúvidas.

Esse modo de retificar, controlando o PFC é simplesmente maravilhoso e anos luz a frente do método convencional, no qual o diodo somente consegue conduzir e desse modo deixar entrar energia no seu PC

Então, o PFC faz a corrente ficar "junta" com a tensão.

E nisso faz o diodo sempre conduzir, que é o vilão dessa história.

Ou seja, PF alto na entrada e uma consequencia de PF alto depois também.

Certo ?

Certo faller.

Agora uma pergunta muito, mas muito *****.

Esse diodo deixa o FP baixo.

E a potência reativa que passa é alta.

como esse diodo faz isso tudo ?

É tudo a questão de ele alterar a onda senoidal ?

E outra.

como o FP chega na minha fonte sem o PFC, ou não tem dessa ?

Essa corrente alta aí deve-se a não colocar a tensão "junto" com a corrente, o PFC ?

Também, na minha casa chega-se a corrente com muita distorção harmonica. Certo ?

Isso prejudica também ?

Para você que não sabia que um indutor pode, a partir de uma energia armazenada, levantar a tensão, saiba que esse justamente é o princípio de uma ignição veicular. Fecha-se uma corrente alta no primário da bobina de ignição, e, quando da abertura do platinado, essa energia armazenada no indutor (bobina) tem que ser descarregada e o é, no secundário da bobina, gerando uma tensão alta, muito alta até, (por causa da relação de espiras da bobina) chegando a mais de 20.000 Volts.

Com certeza o indutor foi uma grande descoberta.

Viva o Henry !

Capacitores também acabam com o FP ?

O diodo nesses casos ficaria igual um capacitor ?

Pois ele conduz, e depois para, conduz e para...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, naquela SL-8600 no lugar de indutor eles colocaram um transformador.

Isso pode ?

Tem vantagem ou desvantagem ?

R: Será mesmo um transformador??? Ou é um indutor bobinado em cima de um núcleo diferente daquele que estamos acostumados a ver, que é no formato toroidal??

Vantagem poderia ter com relação a facilidade de confecção. Do ponto de vista elétrico um indutor enrolado num núcleo E x I ou toróide dá na mesma.

Então, o PFC faz a corrente ficar "junta" com a tensão.

E nisso faz o diodo sempre conduzir, que é o vilão dessa história.

Ou seja, PF alto na entrada e uma consequencia de PF alto depois também.

R: O vilão dessa história não é nem o diodo nem o capacitor. O vilão dessa história é deixar a tensão de rede diretamente alimentar esse conjunto capacitor/diodo. Desse modo o diodo só conseguirá conduzir em pequena parte do tempo do ciclo, deixando desse modo a corrente entrar na fonte aos pulos aos picos..

Esse diodo deixa o FP baixo.

E a potência reativa que passa é alta.

como esse diodo faz isso tudo ?

É tudo a questão de ele alterar a onda senoidal ?

R: O conjunto, a maneira de retificar, com rede direta em cima do diodo e depois o capacitor é que deixa refletir na rede um baixo fator de potência.

Potência reativa não passa, se estabelece. A potência reativa nasce quando uma carga não se comporta de modo a drenar corrente sincronizada com a tensão apresentada. Só isso.

como o FP chega na minha fonte sem o PFC, ou não tem dessa ?

Essa corrente alta aí deve-se a não colocar a tensão "junto" com a corrente, o PFC ?

R: O fator de potência não chega, não vem, não anda. O fator de potência é a relação entre a potência útil pela potência aparente.

Potência aparente, como o nome diz, é a potência que "parece" que sua carga está demandando. Potência útil é a potência que realmente a sua carga está demandando de modo útil, de modo a transformar em trabalho.

A relação entre elas é chamado de fator de potência. exemplo

A sua fonte está demandando 310 VA, mas de útil mesmo ela está demandando somente 200 Watts. Fazendo o cálculo 200/310 = 0,645, ou FP=64,5%. Pode-se dizer que essa carga está apresentando a rede um fator de potência de 64,5%.

Também, na minha casa chega-se a corrente com muita distorção harmonica. Certo ?

Isso prejudica também ?

R: Não sei se isso dai é verdade. Na verdade na sua casa chega uma tensão senoidal gerada lá na usina e sucessivamente modificada, em valores de tensão, até se apresentar na tomada da parede. Pode ter distorção harmônica presente se o ambiente elétrico seu tiver muitos geradores de distorção harmônica (muitos aparelhos sem nenhuma correção de FP). A distorção harmônica sobrecarrega desnecessariamente a rede elétrica.

Capacitores também acabam com o FP ?

R: Capacitores são usados para auxiliar na correção do fator de potência quando a origem desse fator de potência for linear e do tipo indutivo (correção do fator de potência determinado por motores, transformadores etc...).

Como em uma fonte de PC o comportamento e a orígem do FP não é linear e sim a não linearidade é a causa do mesmo, capacitores na correção desse fator de potência são totalmente ineficazes e desnecessários.

O diodo nesses casos ficaria igual um capacitor ?

R: Pois ele conduz, e depois para, conduz e para...

O diodo faz realmente isso, conduz e para de conduzir. Um capacitor não tem nem perto desse comportamento.

Está te faltando uma base em eletricidade e desse modo ficas imaginando e fazendo suas deduções e analogias, e, de vez em quando saem dai algumas comparções e deduções um tanto "viajantes".

Mas não se desespere não. Isso dai faz parte do aprendizado. Procure por alguma literatura de base em eletricidade. Às vezes até me espanto com a tua capacidade de compilação dos conceitos e dados para ti apresentados.

Vá firme, siga em frente, ninguém nasceu sabendo...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está te faltando uma base em eletricidade e desse modo ficas imaginando e fazendo suas deduções e analogias, e, de vez em quando saem dai algumas comparções e deduções um tanto "viajantes".

Mas não se desespere não. Isso dai faz parte do aprendizado. Procure por alguma literatura de base em eletricidade. Às vezes até me espanto com a tua capacidade de compilação dos conceitos e dados para ti apresentados.

Vá firme, siga em frente, ninguém nasceu sabendo...

Abraço...

Opa Faller.

Agora você matou todas as dúvidas.

Está te faltando uma base em eletricidade e desse modo ficas imaginando e fazendo suas deduções e analogias, e, de vez em quando saem dai algumas comparções e deduções um tanto "viajantes".

Então faller, eu leio alguma coisa, e tento chegar a algum ponto, nun acho nenhum livro decente, que trate o Fator de Potência desse jeito, falam apenas no Fator de Potência em si e mais nada.

Vá firme, siga em frente, ninguém nasceu sabendo...

valeu faller.

Se nun fosse você aqui eu tava era perdido.

Mas voltando.

Então o vilão é essa conrrente ao pulos, isso sim que deixa o FP baixo.

Então faller, lendo alguns livro aqui que tratam só de FP vi algumas coisas.

E falam do que acontece com um baixo fator, mas levando em consideração o fator mesmo, nada de falando disso.

Fala que se o FP tá muito baixo os motores podem ficar subcarregados.

E vi também o que você disse em seu tópico.

Que se o pessoal tivesse um bom fator de potência, as empresas poderiam baratiar o KW.

Vi também um trem de motor, que é motores sincronos superexcitados, capacitores como FP passivo.

Mas olhando faller também, percebe-se que o PFC ativo é uma coisa muito mais complexa que o PFC passivo.

Então pode-se dizer que esse baixo fator feito nesses pulos é usar a energia reativa intermediaria na utilização da ativa.

Também vi e você falou que a energia reativa não é gasta, consumida, é apenas trocada entre o gerador e o receptor.

Acho que é isso pelo o que eu li.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então faller, eu leio alguma coisa, e tento chegar a algum ponto, nun acho nenhum livro decente, que trate o Fator de Potência desse jeito, falam apenas no Fator de Potência em si e mais nada.

Realmente, sobre fator de potência, originado por não linearidade dos componentes, a literatura não é abundante não. Infelizmente te digo, na internet um dos melhores tópicos sobre isso ainda é esse meu dai sem falsa modéstia.

É bastante comum você ter tratados sobre o fator de potência em motores em elementos indutivos, mas esse desvio do fator de potência, como já disse, não é de mesma natureza nem de mesma gênese daquele das fontes, que se estabelece pela não linearidade de componentes.

Procure no Google por "fator de potência não linear", ou algo parecido, troque não linear por não linearidade, etc. Vais ser mais feliz..

Certa feita li na internet um colega meu tentando defender e explicar a natureza do fator de potência das fontes de PC em uma discussão aqui no fórum mesmo. Àquela época do acontecido eu ainda não operava aqui no fórum pois se o fizesse me colocaria do lado do colega Simpson_BR em sua defesa. Coitado do nosso colega, estava completamente certo. Um dos muito poucos que com lucidez sabia do que falava. Quase foi crucificado aqui o fórum quando expressou exatamente de que se tratava o PFC.

Para quem quiser rememorar aqui está: http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=890302&postcount=63

Vale a pena até dar uma olhada e quem sabe rememorar essa discussão que se inicia na página 5 daquele tópico.

Quase expurgaram o cidadão. Resultado disso é facilmente visto. Basta olhar que o mesmo tem um total de 6 posts. Ele certamente não aguentou tamanha hostilidade com tão pouco conhecimento. E nessa hora o fórum perdeu uma excelente opinião, um excelente conhecedor do assunto.

Quando fui tratar desse assunto, PFC, sempre me guiei pelo acontecido com o colega Simpson_BR e disse para mim mesmo que tomasse o cuidado necessário para não acontecer o que ocorreu com o colega Simpson_BR. Procurei desse modo explicar o PFC de um modo bem primário, fugindo do tecnicismo sempre que podia ou o assunto permitia. Mesmo assim, para quem viveu esse momento do tópico sabe que muitas vezes eu tive contestações fortes contra o PFC. Na verdade esse tópico não teve nascimento aqui nesse fórum e sim no ForumPC's, nesse endereço: http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=203281 onde é um tópico fixado e muito lido com inúmeras recomendações. Ele até serve como referência de alguns outros sites, como é o exemplo do site da WAZ, em um tratado sobre fontes dentro do site deles. Veja ai, quando eles vão falar acerca de PFC preferem indicar meu tópico: https://www.waz.com.br/especial/fontes.php

Resumindo, dificilmente vais encontrar em um mesmo tópico ou texto alguma literatura mais focada, mais dirigida e mais detalhada do que essa que fiz, nesse tópico, sobre o PFC em fontes de PC.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa faller.

Que isso.

O cara tava certissimo em tudo, parecia até você hehehe

Eu nunca pensei, nem em um segundo se quer que PFC seria só aquilo, nunca.

Estavam vendo o PFC como apenas isso ---> Redutor de potência reativa, e deixa o FP auto.

E até hoje, muita gente do nada ainda aparece falando isso, acho que faller também, que poucas pessoas leram esse tópico de cabo a rabo, poucas mesmo, e ainda agente recomenda ler, e dá uma olhadinha, olha as fotinhas e nada.

E eu te pergunto ?

Tem como rezumir isso aqui mais ainda ?

Impossivel.

É o que eu disse lá no outro fórum, o pessoal achando o assunto chato, difícil, conhecimento agente tem que coseguir ele, ele não vem por difusão, e mesmo se viesse, agente iria estar achando chato, iriamos querer a difusão facilitada.

Eu mereço.

Muita coisa errada a respeito disso ainda circula pela internet.

Vejo também que esse tópico tem muito poucas mensagem se for comparar com aquele com as coisas tudo errado.

O que mostra que o pessoal quer tudo na mão.

- A energia reativa consumida por cargas não-lineares (como por exemplo os retificadores) não tem nada a ver com a energia reativa consumida por cargas indutivas (como por exemplo em motores)

Acho que ele matou o que eu queria chegar.

Dessa aqui eu não sabia, e acho que por isso eu tava com tantas perguntas.

A pergunta seria mais ou menos essa, mas como essa corrente ao pulos faz essa demanda de reativa ?

é outra coisa nada a ver com o que ocorrer em motores de indução...

Agora acho que tá mais explicado, é diferente dos motores que precisam dela para funcionar.

Seria isso ?

E outra o porque das perguntas, era que eu pensava tipo assim:

De que adianta corrigir o FP na entrada para ficar feio depois, mas não, o PFC deixa a corrente e a tensão junta para o diodo sempre conduzir e não ter esses pulos de corrente que fazem o FP ficar baixo.

Acho que é isso...

Abração cara, valewzão mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, amigão.

Estou com um problema, tenho um banco de capacitores com um total de 150KVar em 380V, como posso fabricar um filtro de harmônicos para esta potência pois todo dia queima umas 4 células, pois não conheço nenhum filtro ou estabilizador para esta carga.

Distorção Harmônico Total = 57% (Com 6 compressores ligados, 40hp cada)

FP= 0.97

tensão Dia= 368V

tensão Noite= 390V

Carga de trabalho diária= 18 horas.

Atenciosamente,

Vulto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade, conto uma questão envolvendo FP que descobri assistindo a um documentário acerca da construção do famoso hotel de Dubai chamado Burj-al-Arab, ou Torre da Arábia.

th_dubaivermelha.jpg

Um ícone arquitetônico e tecnológico. Se constatou que devido a alta demanda de equipamentos eletrônicos nos aposentos dele, a Distorção Harmônica que o baixo fator de potência apresentaria, poderia colocar em risco a instalação como um todo desse hotel. Ela poderia explodir por excesso de correntes reativas. Nesse hotel dai se aplicou a correção através de conversores que tratam de corrigir o FP por setores do referido Hotel.

São duas vertentes. O controle de PFC ativo, em uma fonte para PC, através de uma fonte de corrente, varia de tal modo a tensão de entrada antes dos diodos que eles se vêem obrigados a "desenhar" ou admitir uma corrente senoidalmente variada e sincronizada com a tensão da rede, garantindo o FP=1 ou próximo.

A outra vertente, mais cara, é deixar sujar, para depois, por setores, limpar..

No caso do Hotel essa segunda se mostrou melhor. Caso o hotel não quisesse fazer desse modo, poderia ter feito de outro, obrigando-se a comprar somente dispositivos eletrônicos contendo fontes com PFC ativo. Seria muito mais difícil na atualidade. Acredito que daqui a 3 ou 4 anos o PFC será obrigatório em equipamentos eletrônicos a partir de uma determinada potência...

Quanto a corrigir na entrada e depois, lá por dentro da fonte a coisa ficar preta de novo, não existe esse perigo não. A retificação gera a tensão CC, que vai alimentar nosso PC. Tensões CC não tem problemas de FP. Esses problemas são inerentes a tensão AC, de entrada da fonte.

Abraço...

Eu tinha postado aqui uma vez a parte do documentário que falava sobre isso, são poucos minutos apenas, mas apaguei tanto o DVD-RW q eu tinha o video, como minha conta do 4shared foi desabilitada e acabei perdendo o video que mandei pra la. Lembro de ter guardado em outro lugar, vou ver se acho. Mas quem tem o National Geographic Channel (Nat Geo) em casa, volte e meia passa esse documentário, que gostei bastante de assistir...

Na época da inauguração fontes com PFC ativo não eram tão comuns e acho que hoje já devem ter trocado muitos equipamentos por modelos melhores, diminuindo o trabalho do filtro ativo que eles colocaram na rede elétrica do hotel. Os Sheiks lá tem dinheiro pra jogar no lixo se quiser, as TVs de Plasma e LCD devem ser trocadas logo q sai um modelo mais avançado, tão bem como os outros equipamentos. TVs de LCD e plasma hj praticamente todas tão vindo com fonte com PFC ativo e se forem destinadas ao mercado Europeu, com certeza todas têm PFC ativo.

EDITADO:

O que eu tinha postado era dublado, mas achei em inglês no youtube, os primeiros minutos do video fala do assunto, o restante e a continuação do documentario: YouTube - Megastructure : Construction of Burj Al Arab 5

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Estou com um problema, tenho um banco de capacitores com um total de 150KVar em 380V, como posso fabricar um filtro de harmônicos para esta potência pois todo dia queima umas 4 células, pois não conheço nenhum filtro ou estabilizador para esta carga.

Eletrônica de potência definitivamente não é minha praia. Sem muita experiência, mas pelo conhecimento teórico eu tentaria resolver esse seu problema dai com bancos de capacitor, chaveados por um controlador de FP, em tempo real.. Sinto não poder auxiliar...

Abraço...

PS: Amigo _rau_, obrigado pelo resgate dessa informação. Realmente um documentário daqueles que vale a pena assistir, não só pela questão do Fator de potência e seu modo "diferente" de correção, como pela beleza arquitetônica da obra..

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller.

Qualquer aparelho eletrônico, que tem que trabalhar com corrente DC que não tem a chavinha de tensão e vem escrito que trabalha automaticamente em 220V ou 110V pode se dizer com certeza que o mesmo tem o PFC ativo

Não. É fácil fazer um circuitinho adicional que comuta a tensão da rede automaticamente e de forma mecânica, sem que você tenha que fazê-lo.

Portanto não é um detalhe que se possa confiar essa questão de em sendo automático, é PFC ativo...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. É fácil fazer um circuitinho adicional que comuta a tensão da rede automaticamente e de forma mecânica, sem que você tenha que fazê-lo.

Portanto não é um detalhe que se possa confiar essa questão de em sendo automático, é PFC ativo...

Abraço...

Mas esse circuitinho vai ter o mesmo ful range do PFC ativo ou apenas 110V/220V ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas esse circuitinho vai ter o mesmo ful range do PFC ativo ou apenas 110V/220V ?

É como eu falei. O circuito mecanicamente faz o equivalente ao movimento da chave seletora de 110/220. Um relé no lugar da chave. Um circuito para colocar a decisão no relé. Só isso nada mais.

Se quiseres o full-range do PFC tens que fazer um PFC e nada mais substitui..

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É como eu falei. O circuito mecanicamente faz o equivalente ao movimento da chave seletora de 110/220. Um relé no lugar da chave. Um circuito para colocar a decisão no relé. Só isso nada mais.

Se quiseres o full-range do PFC tens que fazer um PFC e nada mais substitui..

Abraço..

Beleza faller.

Você faz um chute de alguns dos equipamentos que fazem o uso de PFC ativo sem ser fontes ?

Equipamentos mais caros será que faz o uso dele ?

valeu faller pela explicação.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, faller, gostei muito do post e realmente me convenci da necessidade do PFC ativo.

Uma coisa que observei nas fontes baratas é que rapidamente, coisa de seis meses, ficam inoperantes, mesmo não puxando muita corrente, puxando então, vão logo para o brejo.

Gostaria de perguntar, pois comprei uma fonte "customizada" da gamers, que não durou muito, se é possível inserir um circuito PFC ativo em fontes que não tem este dispositivo, pois mesmo que se conserte a fonte, logo ela entrará em colapso de novo.

Outra pergunta é se aqueles famosos "vazios" que são jumpeados nas fontes podem ser preenchidos sem alteração das tensões de saída.

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo

Já tive a oportunidade de "completar" uma fonte que trazia apenas jumpers em vários lugares e posso garantir que melhora alguma coisa, principalmente em termos de estabilidade e capacidade(dentro de certos limites).

Quanto ao acréscimo do PFC, acredito que pelo tipo de montagem que vem atualmente, torna-se quase impossível adaptar uma fonte já pronta e sem o recurso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Meiraneto falou tudo.. Possível sempre é, mas não sei se compensa. Não faria isso por nada do mundo, até porque uma fonte que nasce genérica vai morrer genérica. O que você quer fazer talvez seja mais ou menos como colocar umas calotas e quem sabe um escapamento de Ferrari num Chevette 82.. Não vai virar Ferrari nunca e nem tampouco vai melhorar seu desempenho. Uma fonte das genéricas tem tanta peça ruim que se você substituir 300 das 301 peças que ela tem, justo essa que não foi substituída é a que vai arriar e botar tudo a perder..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ola amigos, tenho uma fonte com 18A na +12V1 e 18A na +12V2. Quanto fica de energia combinada com isso? Seria suficiente para suprir os 75W q a PCI-E 1.1 pede? Pelo que estou vendo então para uma placa PCI-E 1.1, requer mais corrente combinada na linha dos 12V do que uma PCI-E 2.0?

Desculpem as perguntas mas é que agora que estou começando a entender a relação placa de video/fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo e conterrâneo Beto81, 18 Amperes é a corrente máxima em cada uma daquelas linhas, você pode depreender dessa informação. Também se pode depreender que ambas as linhas em conjunto, podem ter uma oferta total, combinada, que pode estar entre 18 Amperes e 36 Amperes, nenhum valor fora disso. Mais nada sem mais informações..

Dá uma olhada nesse tópico que poderá lhe ajudar a entender as especificações das fontes. Também, se você colocar ai a marca e modelo, ou quem sabe o site que mostra essa sua fonte a gente pode ajudar...

Entendendo as Especificações e Etiquetas das fontes para PC

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Rapaz, eu tava querendo trocar o meu estabilizador por outro porque o atual tá no fim de carreira... Até achar essa interessantíssima discussão sobre a real utilidade do estabilizador.

Chegei à conclusão de uma coisa... Fonte com PFC é bom, estabilizador é mau!!!

Moral da história, posso apenas comprar um filtro de linha pra substituir meu atual estabilizador a fim de alimentar meu PC e periféricos e está tudo beleza, certo?

OBS: pra minha tristeza acabo de descobrir que minha fonte Cooler Master de 500W que comprei a 2 semanas não tem PFC (aaaahhhh!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...