Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Correção do Fator de Potência (PFC) – Uma visão clara


Posts recomendados

Depois de ler todo o tópico e uma série de outros fatores, comprei minha fonte com pfc ativo :D

mas estou com uma dúvida. Vou ligar a fonte direto na rede elétrica (com o filtro de linha), porém a rede elétrica daqui de maceió é 220V e o cabo de alimentação que veio com a fonte tem uma etiqueta dizendo 125V 13A. E agora? fiquei com receio de ligar a fonte direto na rede elétrica direto com esse cabo (rs). Tenho um outro cabo que tem a descrição 240V 10A, devo usar esse?

Poderia criar um tópico sobre isso mas acho que isso tem tudo a ver com o que vem sendo discutido por aqui.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de ler todo o tópico e uma série de outros fatores, comprei minha fonte com pfc ativo :D

mas estou com uma dúvida. Vou ligar a fonte direto na rede elétrica (com o filtro de linha), porém a rede elétrica daqui de maceió é 220V e o cabo de alimentação que veio com a fonte tem uma etiqueta dizendo 125V 13A. E agora? fiquei com receio de ligar a fonte direto na rede elétrica direto com esse cabo (rs). Tenho um outro cabo que tem a descrição 240V 10A, devo usar esse?

Poderia criar um tópico sobre isso mas acho que isso tem tudo a ver com o que vem sendo discutido por aqui.

Abraços!

Qual é sua fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, me assustou um pouco, mas já deixei isso pra lá. Agora eu estou ansioso com o resultado na conta de energia :rolleyes:

Queria agradecer pelas informações desse artigo e as discussões em torno dele. Em tempos de "consumo consciente" dos recursos de planeta, onde se fala mais seriamente sobre levar uma vida ecologicamente correta, essas informações são sempre bem vindas. Engraçado é que, apesar do meu pouco conhecimento técnico em eletrônica, estou virando um "agente multiplicador", falando para amigos sobre os benefícios do PFC ativo e a inutilidade do estabilizador (rs)

Valeu faller e abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Células Capacitoras Queimando Diariamente

Boa noite, amigão.

Estou com um problema, tenho um banco de capacitores com um total de 150KVar em 380V, como posso fabricar um filtro de harmônicos para esta potência pois todo dia queima umas 4 células, pois não conheço nenhum filtro ou estabilizador para esta carga.

Distorção Harmônico Total = 57% (Com 6 compressores ligados, 40hp cada)

FP= 0.97

tensão Dia= 368V

tensão Noite= 390V

Carga de trabalho diária= 18 horas.

Atenciosamente,

Vulto.

Eletrônica de potência definitivamente não é minha praia. Sem muita experiência, mas pelo conhecimento teórico eu tentaria resolver esse seu problema dai com bancos de capacitor, chaveados por um controlador de FP, em tempo real.. Sinto não poder auxiliar...

Abraço...

Abraço

Não entendi, como você explica sobre fator de potência e me diz que eletrônica de potência não é sua praia!?!

Impossível colocar um controlador de FP sem retirar os harmônicos ímpares (internos e externos) da rede, bem como estabilizar a frequência.

Amigão, toda a teoria é prática mas toda prática não é teórica!

Um forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Células Capacitoras Queimando Diariamente

Boa noite, amigão.

Estou com um problema, tenho um banco de capacitores com um total de 150KVar em 380V, como posso fabricar um filtro de harmônicos para esta potência pois todo dia queima umas 4 células, pois não conheço nenhum filtro ou estabilizador para esta carga.

Distorção Harmônico Total = 57% (Com 6 compressores ligados, 40hp cada)

FP= 0.97

tensão Dia= 368V

tensão Noite= 390V

Carga de trabalho diária= 18 horas.

Atenciosamente,

Vulto.

Não entendi, como você explica sobre fator de potência e me diz que eletrônica de potência não é sua praia!?!

Impossível colocar um controlador de FP sem retirar os harmônicos ímpares (internos e externos) da rede, bem como estabilizar a frequência.

Amigão, toda a teoria é prática mas toda prática não é teórica!

Um forte abraço.

Fácil de entender se quiseres. Faça um esforcinho que certamente dará..

A gênese do desvio do fator de potência de uma fonte para PC é completamente diferente da gênese (gênese significa orígem, razão) do desvio do fator de potência que tens ai, derivado do comportamento indutivo dos motores elétricos de teus compressores.

A orígem, a razão do desvio do fator de potência em uma fonte para PC está intimamente ligada ao fator de forma da onda retificada. Ao retificar a tensão de entrada em uma fonte para PC os retificadores deformam completamente a forma de onda da corrente elétrica . Eles não a defasam como os teus compressores e sim a deformam.

Fator de potência de uma fonte para PC pode assumir valores de 0,6 ou 60%..

Orígens diferentes, remédios diferentes. No teu caso a solução é a correção do fator de potência indutivo pela correta e adequada inserção de bancos de capacitores, da qual não entendo por não ser a minha praia.

No caso de fontes para PC a correção se dá pela aplicação, antes dos retificadores (aqueles que destróem a forma de onda da corrente admitida) de uma fonte de corrente ajustável e controlada para que case com a forma de onda da tensão. Atitude essa completamente impossível, inviável e tecnicamente insensata para corrigir o fator de potência de teus compressores. Tão insensata quanto solicitar a um Engenheiro Eletricista que corrija o fator de potência de um fonte para PC colocando na entrada da mesma, bancos de capacitores. Totalmente inútil.

Gênese diferente => Solução diferente..

Isso sem contar que numa fonte para PC se está falando de potência de 1/2 KVA e ai no teu caso de mais de 200 KVA, uma diferencinha de somente 400 a 500 vezes maior.

Quanto ao remédio para correção do fator de potência em fontes para PC não se usa de recurso de extração de harmônicas ímpares. A solução é muito diferente. Não se permite que os retificadores, dispositivos não lineares que são, consigam gerar essas componentes harmônicas. Se trabalha não na extinção, mas sim na não geração das mesmas. Se trabalha na remoção da característica de não linearidade dos retificadores, se aumenta a tensão de entrada, se modula a mesma de modo que os retificadores não saiam de seu estado linear de condução, e desse modo não provoquem o desvio da forma de onda da corrente com aquele da tensão, mas não corrigindo a fase e sim a forma. Resultado disso, formas de onda de corrente e tensão de entrada ambas senoidais e fasadas.

O segredo => para fontes de PC o segredo é a não geração de harmônicos e não sua retirada. Impossível de ser aplicado em motores...

Formas de onda da tensão e da corrente na rede de entrada de motores pesados (FP baixo pela carga com comportamento indutivo):

Figura02.jpg

Formas de onda da tensão e da corrente em uma fonte para PC, sem PFC e após a correção do fator de potência:

SemPFCeComPFC.jpg

Amigão, toda a prática deveria ter uma teoria por trás, e de preferência dominada, senão de nada vale, passa a ser processo de tentativa e êrro...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fácil de entender se quiseres. Faça um esforcinho que certamente dará..

A gênese do desvio do fator de potência de uma fonte para PC é completamente diferente da gênese (gênese significa orígem, razão) do desvio do fator de potência que tens ai, derivado do comportamento indutivo dos motores elétricos de teus compressores.

A orígem, a razão do desvio do fator de potência em uma fonte para PC está intimamente ligada ao fator de forma da onda retificada. Ao retificar a tensão de entrada em uma fonte para PC os retificadores deformam completamente a forma de onda da corrente elétrica . Eles não a defasam como os teus compressores e sim a deformam.

Fator de potência de uma fonte para PC pode assumir valores de 0,6 ou 60%..

Orígens diferentes, remédios diferentes. No teu caso a solução é a correção do fator de potência indutivo pela correta e adequada inserção de bancos de capacitores, da qual não entendo por não ser a minha praia.

No caso de fontes para PC a correção se dá pela aplicação, antes dos retificadores (aqueles que destróem a forma de onda da corrente admitida) de uma fonte de corrente ajustável e controlada para que case com a forma de onda da tensão. Atitude essa completamente impossível, inviável e tecnicamente insensata para corrigir o fator de potência de teus compressores. Tão insensata quanto solicitar a um Engenheiro Eletricista que corrija o fator de potência de um fonte para PC colocando na entrada da mesma, bancos de capacitores. Totalmente inútil.

Gênese diferente => Solução diferente..

Isso sem contar que numa fonte para PC se está falando de potência de 1/2 KVA e ai no teu caso de mais de 200 KVA, uma diferencinha de somente 400 a 500 vezes maior.

Quanto ao remédio para correção do fator de potência em fontes para PC não se usa de recurso de extração de harmônicas ímpares. A solução é muito diferente. Não se permite que os retificadores, dispositivos não lineares que são, consigam gerar essas componentes harmônicas. Se trabalha não na extinção, mas sim na não geração das mesmas. Se trabalha na remoção da característica de não linearidade dos retificadores, se aumenta a tensão de entrada, se modula a mesma de modo que os retificadores não saiam de seu estado linear de condução, e desse modo não provoquem o desvio da forma de onda da corrente com aquele da tensão, mas não corrigindo a fase e sim a forma. Resultado disso, formas de onda de corrente e tensão de entrada ambas senoidais e fasadas.

O segredo => para fontes de PC o segredo é a não geração de harmônicos e não sua retirada. Impossível de ser aplicado em motores...

Formas de onda da tensão e da corrente na rede de entrada de motores pesados (FP baixo pela carga com comportamento indutivo):

Figura02.jpg

Formas de onda da tensão e da corrente em uma fonte para PC, sem PFC e após a correção do fator de potência:

SemPFCeComPFC.jpg

Amigão, toda a prática deveria ter uma teoria por trás, e de preferência dominada, senão de nada vale, passa a ser processo de tentativa e êrro...

Abraço...

Agora sim!!! Tá explicado!!!:-BEER

Um abração!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá Faller.

Estava vendo no CDH isso aqui:

* 2. Removemos os comentários ácidos em relação às fontes de alimentação baseadas em transistores NPN convencionais

Todos os testes de fontes de alimentação sem PFC ativo receberam comentários ácidos aqui, onde eu disse coisas do tipo “projeto ridículo e defasado” e coisas piores. A verdade é que as fontes de alimentação sem PFC ativo tipicamente utilizam o projeto de meia-ponte, que é o mesmo projeto usado em fontes de alimentação antigas.

Mais um ponto para as fontes com PFC ativo.

Certo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um ponto para as fontes com PFC ativo.

Certo ?

Na verdade não. O uso do inversor meia ponte é vantajoso nessas fontes devido à existência dos dois capacitores eletrolíticos em série na entrada que são parte desse tipo de inversor. Os dois capacitores porém foram incluídos devido ao circuito dobrador de tensão na entrada e não especificamente para uso no inversor.

Se a fonte sem PFC fosse apenas para 220V, poderia ser usado apenas um capacitor de 400V na entrada e nesse caso seria usado outro tipo de circuito como um forward devido ao menor custo deste último.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade não. O uso do inversor meia ponte é vantajoso nessas fontes devido à existência dos dois capacitores eletrolíticos em série na entrada que são parte desse tipo de inversor. Os dois capacitores porém foram incluídos devido ao circuito dobrador de tensão na entrada e não especificamente para uso no inversor.

Se a fonte sem PFC fosse apenas para 220V, poderia ser usado apenas um capacitor de 400V na entrada e nesse caso seria usado outro tipo de circuito como um forward devido ao menor custo deste último.

valeu a explicação Ughadoo.

Seria intão o inversor se aproveitar desses capacitores da entrada que fazem especificamente parte do dobrador de tensão ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria intão o inversor se aproveitar desses capacitores da entrada que fazem especificamente parte do dobrador de tensão ?

Sim, os fabricantes aproveitam a existência dos capacitores para montar o inversor.

O inversor meia ponte é formado por dois capacitores de um lado e por dois transistores do outro. Os transistores podem ser bipolares, MOSFETs ou IGBTs; a topologia não é específica para um tipo de semicondutor.

A desvantagem desse tipo de inversor é que ele trabalha com metade da tensão disponível, fazendo com que a corrente nos transistores seja o dobro da que ocorre em um inversor ponte completa com 4 transistores e por isso só é empregado em potências baixas, até uns 2 kW (sim, fontes de computador são de baixa potência :) ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

O PFC pode não trazer vantagens econômicas para o usuário, mas traz benefícios técnicos à toda rede elétrica, desde a distribuição à geração e todos os componentes envolvidos no caminhos, cabos, chaves, transformadores, disjuntores, etc. O uso de PFC Ativo é norma na Europa pra qualquer fonte chaveada acima de 75W e existe um motivo pra isso. A "poluição" ou seja, a distorção harmônica gerada por tantas fontes chaveadas existente hoje tem causado disturbios na rede elétrica, aquecimento de fios, principalmente em condutores neutro mal dimensionados em duas ou três fases. Têm gerado diminuição de vida útil de componentes da rede elétrica, etc.

O PFC Ativo é tudo de bom na nossa rede elétrica! Um uso maciço de PFC Ativo nas fontes chaveadas poderia trazer uma futura redução no preço da tarifa elétrica. Um tanto utópico, mas possível de acontecer se leis forem mais duras quanto as fontes chaveadas vendidas no pais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O PFC pode não trazer vantagens econômicas para o usuário, mas traz benefícios técnicos à toda rede elétrica, desde a distribuição à geração e todos os componentes envolvidos no caminhos, cabos, chaves, transformadores, disjuntores, etc. O uso de PFC Ativo é norma na Europa pra qualquer fonte chaveada acima de 75W e existe um motivo pra isso. A "poluição" ou seja, a distorção harmônica gerada por tantas fontes chaveadas existente hoje tem causado disturbios na rede elétrica, aquecimento de fios, principalmente em condutores neutro mal dimensionados em duas ou três fases. Têm gerado diminuição de vida útil de componentes da rede elétrica, etc.

O PFC Ativo é tudo de bom na nossa rede elétrica! Um uso maciço de PFC Ativo nas fontes chaveadas poderia trazer uma futura redução no preço da tarifa elétrica. Um tanto utópico, mas possível de acontecer se leis forem mais duras quanto as fontes chaveadas vendidas no pais.

Sinceramente, se alguma concessionária colocar um limite no fator de potêncial residencial vai ser para arrecadar mais com multas do que para reduzir o preço da tarifa, sem contar que o custo para trocar todos os medidores vai sobrar para o consumidor provavelmente.

Se custa mais caro e não representa redução no consumo ou maior eficiência no mesmo, não é interessante para o consumidor.

Se a potência reativa apresenta uma situação critica, para a rede elétrica da residência, é porque ela está mal dimensionada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas voce nao entendeu minha msg! Sem entrar na questão da tarifa, você não concorda que é mais "saudável" uma rede elétrica com carga com FP mais próximo de 1 do que cargas com FP de 0,5 à 0,7?

Se essa questão não fosse preocupante, as normas Européias, que são as mais exigentes do mundo e das quais a ABNT se baseia bastante, não teria exigido que fontes chaveadas a partir de 75W passassem a vir com PFC passivo/ativo. Na Europa é proibido a venda fontes para PCs sem PFC Ativo e não pela questão da tarifa, mas sim pela preocupação com o nível de distorção harmônica na rede elétrica, TVs de plasma e LCD vendidas na Europa, todas tb possuem PFC em suas fontes. Um trafo que é capaz de entregar 75kW com FP = 1 não forneceria 50kW com FP = 0,65. Poderia até fornecer mais, mas se sobreaquecendo e com nivel de distorção na onda senoidal muito alta. Com o aumento de cargas não lineares como os computadores, essa preocupação cresceu de alguns anos pra cá.

Não é só a nossa rede interna q tem problema por não estar dimensionada, mas a rede externa tb, obrigando maior investimento em transformadores maiores, em cabos de bitola maiores e investimentos em toda geração pra manter a mesma qualidade elétrica que se apresentaria uma carga mais "comportada". E pra onde vai o custo disso?? Pro seu, pro meu, pro bolso de todos!

O dimensionamento de uma rede interna grande (vide hotel 7 estrelas, Burj Al Arab, em Dubai) onde o nivel de distorção harmonica de todos os equipamentos presentes na suites era tão grande que o engenheiro elétrico foi obrigado a construir um filtro ativo para amenizar o problema, foi o primeiro filtro desse tipo no mundo. Dê uma procurada no Youtube q você acha esse video. Se tudo dentro desse hotel tivesse um corretor do fator de potencia em suas fontes, o problema seria muito menor - na época a maioria dos equipamentos vinha com fontes de retificação tradicional.

Leia tb o link q postei, parece q você nem deu uma lida por cima! E ja que não leu, vou pegar só o resumão postado na propria mensagem postada la:

http://forum.clubedohardware.com.br/correção-fator-potencia/431794

Sobre as reais vantagens de adoção de PFC ativo em uma fonte se poderia dizer:

Grande parte das pessoas se fixam em PFC faz com que a energia custe menos, isso na Europa, mas não no Brasil... Esse conceito foi difundido ai pela internet e está incrustado na cabeça de muitos..

Existe uma grande confusão entre cobrar ou não cobrar energia reativa. Em consumidor doméstico essa energia reativa não é cobrada nem aqui, nem na Europa, e nem tampouco na Tazmania, e não reside ai o diferencial do PFC ativo.

Na prática, mas bem na prática, vou citar algumas vantagens mais visíveis, mais palpáveis de uma fonte com PFC ativo, se comparada com uma fonte com retificação normal.

1) Vida útil do capacitor de entrada: Vou precisar traçar uma analogia para melhor explicar essa questão. Imagine uma estrada, lá do interior, de chão batido, imensamente cheia de buracos. De outro lado imagine uma estrada asfaltada, normalmente lisa. O capacitor da fonte age para a tensão de entrada dessa fonte mais ou menos do mesmo modo que um amortecedor de carro age para a manutenção desse carro de modo estável e sem sentir todo o solavanco da estrada. Amortece os solavancos assim como o capacitor da fonte amortece a variação de tensão na entrada da fonte, antes da regulagem, ou seja, da tensão que é ofertada a fonte para dela retirar todas as tensões de secundário, com a devida potência.

Pois uma retificação sem PFC se comporta como um carro andando naquela estrada ai que você imaginou, repleta de buracos. O capacitor da fonte sem PFC se comporta assim. Em parte do percurso (semiciclo da rede) ele nem trabalha, e, em um intervalo pequeno do tempo total, e na frequência de 120 vezes por segundo ele recebe uma pancada violenta, um pico de corrente, com até 4 ou 5 vezes a amplitude da corrente nominal que a fonte demanda, que ele é obrigado a amortecer, segurar na marra...

A retificação com PFC ativo demanda corrente o tempo todo da entrada, de forma senoidalmente variável, em valores muito mais baixos em amplitude do que aquele outro caso.. É como se essa estrada asfaltada tivesse leves ondulações e não buracos...

E dai? O amortecedor não foi feito para amortecer?? Foi. Pergunto entretanto, quanto irá durar um e outro de nossos amortecedores??? Sem dúvida alguma o amortecedor submetido a variação constante e aos picos, perderá sua capacidade de amortecimento muito mais rapidamente. O que acontece ao perder a capacidade de amortecimento???

Com o carro se sabe que é perigo eminente de capotagem e com a fonte, que originalmente fornecia uma potência X, se sabe que ela passará a não poder mais fornecer a mesma potência garantindo tensões estáveis para o PC. O cansaço dos capacitores de entrada baixa progressivamente a potência útil que essa fonte conseguirá prover, de modo estável.. Por isso é muito comum por ai nos fóruns as reclamações do tipo..

Meu PC está rebootando!

Meu PC está instável!

Meu PC só gira umas voltas o fan e depois não liga!

Isso tudo é devido a perda da capacidade de fornecimento de potência, e quando essa potência é exigida, a tensão arria, a fonte detecta, e baixa o sinal Power_OK que ela mantém sempre alto para o PC. Ao baixar o Power_OK, também conhecido como Power_Good, o PC ganha um reset...

Resumo PFC ativo => vida longa e estável no fornecimento de energia pela fonte..

2) Menor exigência dos sistemas de energia: Quem já notou que uma fonte normal, vamos supor de 400 Watts, quando for aplicada em um no-break, esse no-break deverá ter condições de suportar cerca de 700VA. Isso se deve ao fato de que aquela exigência das correntes de pico agora devem ser supridas pelo no-break. Ou seja, fontes com retificação normal tem um fator de potência típico na ordem de 0,6. Consequentemente para poder suprir esses 400 Watts que a fonte demanda, esse no-break terá que poder aguentar 400/0,6 = 667 VA. Em uma fonte com PFC ativo o FP gira em torno de 0,96 a 0,99. O mesmo no-break necessitará de somente 400/0,97 = 412 VA para suportar essa fonte, agora com PFC. Quando falo em no-break é só para citar um dispositivo, mas qualquer dispositivo que anteceda a fonte, terá que ser superdimensionado para aguentar a retificação normal (tomadas, disjuntores, fiação, chaves, transformadores, filtros, estabilizadores, ou qualquer outro equipamento de energia). Você vai dizer: " mas sempre foi assim e nunca tive que superdiomenssionar..." Então raciocine ao contrário, agora, com fonte com PFC, toda a sua equipagem elétrica vai trabalhar com muito mais folga. Mais folga menor perda na fiação por exemplo, ou no calor de um transformador, ou de qualquer outro elemento envolvido com a energia do seu PC.

3) Operação em full range: É intrínseca a adoção da fonte com PFC ativo a ampliação do range de trabalho da mesma. Esse tipo de fonte opera tranquilamente com tensões de entrada desde 90 até 270 Volts, sem necessidade de comutação de chave alguma. Você consegue imaginar uma variação destas em sua casa. Me parece que somente todos os equipamentos eletroeletrônicos de sua casa poderão, ou queimar ou não funcionar, menos seu PC que estará lá funcionando normalmente. (já tem Monitor LCD com fonte com PFC ativo). Estabilizador com um range desses, nem pensar. Se ele já não é necessário com fontes normais, imagine com uma dessa com PFC ativo. A segurança do range elevado também chega a ser um diferencial, mesmo que pequeno. Muitos colegas vem ao fórum com queixas do tipo... " Liguei minha fonte na tensão errada..."

4) Proteção: É fácil de se ver, ao analisar um estágio de entrada de uma fonte com PFC ativo, que pela mecânica do controle da corrente de entrada, em grande parte do tempo a fonte fica isolada da rede elétrica, que fica ligada a massa, armazenando energia em um indutor, sob a forma de corrente. Desse modo uma fonte com PFC ativo é muito mais imune a espúrios, transientes, surtos de tensão na entrada do que uma fonte com retificação normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas voce nao entendeu minha msg! Sem entrar na questão da tarifa, você não concorda que é mais "saudável" uma rede elétrica com carga com FP mais próximo de 1 do que cargas com FP de 0,5 à 0,7?

Você disse que a tarifa poderia baixar e outras suposições, eu simplesmente expliquei que isso não procede.

Você sabe o que é Fator de Potência?

É a diferença, de fase entre a tensão e a corrente em uma linha de alimentação, o cosseno dessa fase,não tem mais "saudável" ou "menos saudável" para o consumidor, isso é problema da concessionária.

Se representa um custo maior para o consumidor e ele não vai ter QUALQUER vantagem em comprar esse produto porque ele deveria comprar?

Se existisse um desconto na tarifa para quem tem FP próximo a 1, eu concordaria mas como não tem, não existe custo/benefício para o consumidor.

1) Vida útil do capacitor de entrada

O capacitor é dimensionado para exercer esse trabalho, tenho uma fonte de PC com mais de 10 anos funcionando e pode ter certeza que não tem PFC.

Independente da fonte ter PFC ou não a rede está sujeita a variações, principalmente devido a cargas ligando ou desligando da mesma e o capacitor vai estar fazendo simplesmente o que foi feito para fazer.

2) Menor exigência dos sistemas de energia

Colocar potência aparente como parâmetro de um produto é no mínimo uma grande sacanagem e infelizmente isso está "virando moda".

Antigamente você comprava um produto pela potência real, você tinha uma fonte de 450W, precisaria de um estabilizador de 500W e ele era projetado para um fator de potência de 0,6, ou seja, 834VA!

Provavelmente para "aparentar" estar vendendo um produto com potência maior, muitos fabricantes optaram por usar potência aparente(real+reativa) e quem não sabe a diferença acaba comprando um produto acreditando que a potência é maior. É o caso dos amplificadores com potência PMPO :D

3) Operação em full range

Uma fonte não precisa ter PFC para ser full range. Isso é simplesmente uma opção de projeto.

4) Proteção: É fácil de se ver, ao analisar um estágio de entrada de uma fonte com PFC ativo, que pela mecânica do controle da corrente de entrada, em grande parte do tempo a fonte fica isolada da rede elétrica, que fica ligada a massa, armazenando energia em um indutor, sob a forma de corrente. Desse modo uma fonte com PFC ativo é muito mais imune a espúrios, transientes, surtos de tensão na entrada do que uma fonte com retificação normal.

Para proteger uma fonte você tem que colocar componentes que atrasem este surto(indutores/capacitores), para que componentes de proteção(varistores/centelhadores) consigam dissipá-lo a tempo.

Isso é simplesmente uma opção de projeto, pode existir em uma fonte com PFC como em uma fonte sem PFC.

Só quero esclarecer que o fato da fonte ter ou não PFC não representa uma proteção maior ou menor, depende sim do projeto.

É claro que para uma concessionária é interessante ter FP=1, em todos os seus consumidores, mas eles deveriam te incentivar a isto com tarifa menor ou quem sabe uma redução de impostos, já que FP=1 representa um custo maior para o consumidor.

Vale lembrar que para sua residência ter FP=1 toda e qualquer carga também deve ter FP=1, isso é complicado principalmente com cargas indutivas como motores e lâmpadas fluorescentes. Sua fonte com PFC não vai fazer milagre :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ESQUECE A QUESTÃO DA TARIFA POR UM INSTANTE! Eu falei apenas de um caso hipotético! Sim o problema é da concessionária de energia, mas o custo é repassado pro consumidor indiretamente na forma de uma energia mais cara de acordo com o passar dos anos e maiores investimentos no aumento da capacida da rede pra cargas cada vez menos comportadas que apresentam uma defasagem entre tensão e corrente que você deve ou deveria saber que isso é um "peso" a mais em todo sistema elétrico, gera aquecimentos, gera perdas elétricas em geral e isso aumentou muito com o maciço o uso de computadores e lâmpadas eletronicas nas ultimas décadas! Você realmente não QUER entender o que to falando! Eu não disse que o simples uso do PFC Ativo reduz a tarifa da sua fatura assim q você passa a usar esse tipo de fonte, isso realmente não procede, mas você está teimando em enteder errado o que to falando!

Transformadores maiores, bitolas maiores, fusiveis maiores, subestações maiores, geração elétrica maior e QUEM PAGA ESSE INVESTIMENTO SOMOS NÓS por meio de uma tarifa de energia cada vez mais cara! E eu não disse em instante nenhum que o uso de PFC Ativo é mais "saudável" pro consumidor (mas se você compreender o assunto direito verá que o é indiretamente), mas eu disse que é saudável pra todo o sistema elétrico em geral e todos os componentes envolvidos desde a geração à entrega. Um sistema elétrico como um todo com cargas mais lineares exige um investimento menor em todo sistema de geração/distribuição e LOGO, uma POSSIBILIDADE de uma redução no valor do kw/h em algum futuro por decisão das próprias CIAs elétricas, apos pagarem todos investimentos feitos já que com cargas mais proximo de serem lineares, automaticamente aumenta a capacidade de entrega de energia dos componentes envolvidos nesse processo e logo as CIAS terão a possibilidade de agregar mais carga em sua rede, mais consumidores, com menos investimento em transformadores, cabos de bitolas maiores, etc.

Sim, uma unica fonte nao vai fazer milagre em minha casa, SEI DISSO, mas pense grande cara, abra tua mente e pense globalmente! Se todos os PCs do Brasil, por exemplo, usassem fontes com PFC Ativo, veja o tanto que a CIA Elétrica e todo sistema de geração de energia teria economizado ao longo dos anos em aumento da capacidade de sua rede em todos os sentidos devido essas cargas não lineares que aumentaram explosivamente nas ultimas décadas! você não acha q a tarifa hoje poderia ser menor em razão dos menores investimentos? Por que que existe uma lei no Brasil q exige que reatores de lampadas fluorescentes acima de X watts (agora não me lembro quantos watts) tenha FP acima de 0,90?? Isso é um passo para passarem a exigir que os PCs e eletronicos em gerais futuramente tb tenha essa exigiência! Na Europa essa exigência está pra todos os eletronicos já há alguns anos.

Eu sugiro você discutir com o autor do tópico que te indiquei, e o esquemático q você pediu tá lá! Parece q você não tá lendo direito o que escrevi! Eu tinha dito que isso aí era um RESUMO do postado naquele tópico! O autor do tópico é um engenheiro elétrico especializado em eletrônica, com o qual você poderá discutir melhor esse assunto e ele mesmo solicitou que quem quisesse acrescentar algo em seu texto, que diga-se de passagem é o mais completo e simples de se entender que já li sobre esse assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No momento que uma concessionária começar a cobrar pela potência reativa eu mudo de opinião, pois só nesse caso o PFC vai representar economia diretamente para o consumidor.

Se todos usarem fontes com PFC pode ser, talvez, quem sabe, que a redução nos custos de manutenção/implantação da rede seja repassada ao consumidor como desconto na tarifa. Pode ser, mas eu sou cético quanto a isso, que haja uma redução na tarifa antes para quem está disposto a fazer isso.(Para compensar os gastos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O colega samuel.gonzales não entendeu até agora que a razão de se combater o fator de potência baixo em uma fonte ou num motor a indução é igualmente interessante, porém a gênese do fenômeno é completamente diversa e, no caso de uma fonte, nada tem a ver com o desvio de fase da corrente com a tensão, como o é em um motor. Não vou eu explicar novamente, pois isso está completamente esclarecido no tópico Correção do Fator de Potência (PFC) - Uma visão clara , que aliás está lá já tem quase dois anos. Se não leu ainda perdeu tempo. Mas isso não me assusta e já de cara cito no início daquele tópico que escrevi movido até mesmo pela raiva que sempre me vinha a mente ao ler na internet as maiores baboseiras jamais escritas por "entendidos" de fator de potência que misturavam samba com bolero na hora de defender suas posições acerca desse assunto. Vejo que não mudou por completo...

Também lá no tópico, ao final dele, estão os referidos diagramas de bloco que tornam muito fácil de entender a defesa que faço acerca das vantagens da correção do PFC em fontes chaveadas de PC. Não vou mais discorrer sobre tão batido assunto, para a maioria dos que nos lêem, mas não para todos, recomendando novamente uma boa lida no tópico. É indolor...

É absolutamente normal, já vi esse tipo de reação antes, não na eletrônica mas sim na mecânica, aonde cansei de ver "entendidos" comentando acerca do catalizador, ou da injeção eletrônica x carburador, e outras tantas evoluções, logo no começo de suas aparições. Agora são todos normais e aplaudidos..

Vou trazer novamente um quadro comparativo de fontes a venda na Newegg (nos EUA aonde, diferentemente da Europa não é obrigatório que as fontes tenham correção de PFC, e portanto menos tendencioso)

A adoção do PFC ativo em uma fonte trata-se de uma tendência irreversível, pelo avanço que representa na durabilidade, na limpeza da energia, na ausência de geração de harmônicos em sua rede elétrica. Só não vê quem realmente não quer..

FontesdisponveisnaNewegg.jpg

Quanto ao fato de ser full range com PFC ativo ou sem PFC ativo, conceitualmente até o colega samuel.gonzales pode ter razão, mas peço a gentileza de que me cite algumas fontes para PC que, sendo full range, não disponham de PFC ativo.....

Vou esperar sentado!!

E não me venha com "full range de araque", com um relé chaveando entre 110/220... Isso não é full range e sim seleção automática de tensão de entrada. Full range é você poder colocar qualquer tensão entre 90 e 264 Volts AC e a fonte operar numa boa...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, nos EUA os aparelhos que quiserem estar em conformidade com o logo Energy Star, precisa estar em conformidade com a versão 4.0, nessa é exigido que se tenha Correção do Fator de Potência, logo a maioria das fontes vendidas lá já estão em conformidade com este padrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

nos EUA os aparelhos que quiserem estar em conformidade com o logo Energy Star, precisa estar em conformidade com a versão 4.0, nessa é exigido que se tenha Correção do Fator de Potência, logo a maioria das fontes vendidas lá já estão em conformidade com este padrão.

Sei, mas o que quis dizer é que o mercado, nos EUA, pode livremente vender fontes com e sem PFC, desse modo faço a pesquisa lá. Não seria justo fazer na Europa aonde é obrigado a comercializar fontes com PFC. É proibido vender fontes sem PFC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...