Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
gnudark

Roteador D-link Dl-524 e Antena aquarius 12dBi

Recommended Posts

gnudark    0

Galera, é o seguinte, estou com problemas de sinal aqui em casa com esses dois equipamentos (d-link 524 e antena aquarius 12 dbi). Montei recentemente uma rede wireless aqui em casa para poder compartilhar o acesso a internet com meu irmão (sua casa fica a +- 150 mts da minha). Coloquei o roteador e a antena (ligados apenas com um pig tail) em um cano com aproxi. 15 mts de altura, tanto é que consigo observar a ponta da minha antena da casa dele, coloquei o roteador dentro de uma caixa selada para não poder molhar, e com seus devidos cabos para fora.

Na casa do meu irmão, coloquei uma antena igual a essa ligada com um roteador encore com +- uns 5 mts de cabo RGC-213 (se não me engano). O sinal está horrivel entre as duas casas, se pego o notebook dele e vou até a varanda de sua casa, consigo um sinal muito baixo e instavel. Pela antena dele nem consigo estabelecer essa conexão.

Galera obrigado pela atenção!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Carvalhoso    39

hum... Encore?? Não gosto muito desta marca não rs.

Mas ai vai uma pergunta fundamental:

Este roteador Encore tem duas antenas??

Porque senão você vai precisar de um roteador e um AP ou dosi APs, um para ligar a antena externa e um com antena interna. A antena externa (direcional) não consegue mandar sinal para baixo / dentro de casa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
gnudark    0
  • Autor do tópico
  • Pois é carvalhoso,

    Então cara, ele não possui duas antenas não... Não consigo me recordar qual seu modelo (mais é um bem frajutinho). Mas com esse roteador (D-Link) e a antena eu já não conseguiria pelo menos com o notebook, pegar um bom sinal da casa do meu irmão? Pois pelo que vi, ela consegue uma captação de +ou- 2km...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Carvalhoso    39

    O problema é q a comunicação é de 2 vias... O notebook tem que ter potência para mandar o sinal de volta também.

    Uma opção, dependendo do que tiver de obstáculos no meio (se tiver casas não dá) é trocar a antena do roteador d-link por uma com ganho de 5dBi, mas interna mesmo... Mas ainda assim acho que o sinal ficaria muito fraco.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    gnudark    0
  • Autor do tópico
  • Carvalhoso,

    Não manjo muito bem de wireless cara, o problema é que ja gastei uns 1000 conto nessa brincadeira... e não vi resultado algum por enquanto.

    Essa comunicação de 2 vias que você menciona é em relação as duas antenas e roteadores sincronizados? Como disse anteriormente, pela casa do meu irmão, consigo ver com facilidade a antena da minha casa (minha casa é mais baixa, mas mesmo assim consigo ve-la). Quando você diz trocar a antena por uma com ganho de 5dBi, seria trocar essa de 12dBi por uma de 18dBi? 12dBi já não é o bastante quando se tratamos de uma distância tão baixa quanto essa entre minha casa e a dele (+-150mts)?

    Na verdade ja ouvi uma porção de coisas sobre isso, como: ângulo das antenas, baixa distância para uma antena de grande porte tb não funciona, etc, etc... to meio perdidão!

    obs: te adicionei no ICQ, se puder trocar uma ideia por lá, seria legal, assim se conseguissemos resolver o problema, postarei aqui no forum a resposta!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Carvalhoso    39

    Nem uso mais o ICQ...

    Em relação a trocar a antena... É que 150 metros é possivel fazer somente com antena do roteador, sem antena externa (pelo menos pelos manuais). Mas não pode ter casa nem nada parecido no meio do caminho.

    A antena de 12dBi é suficiente para esta distancia sim (e sobra muita potência).

    Para testar se os equipamentos estão funcionando e se comunicando:

    Ligue o notebook via cabo no roteador encore, veja se ele se comunica por ai.

    Outra coisa que você provavelmente terá que fazer:

    - Desabilitar o servidor DHCP no roteador encore

    - Não usar a porta WAN do roteador encore (já que é o outro que recebe a conexão)

    Desta maneira o Encore vai funcionar como um access point, simplesmente retransmitindo o sinal que chega pela antena wireless e com todos os computadores usando o D-link como gateway. Mas ainda assim você terá q usar cabo ligado nele (pois falta uma antena para o sinal wireless dentro da casa).

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    daniel_hi    1

    Eu não sei exatamente como funcionam essas antenas direcionais, se elas tem um foco limitado ou coisa do tipo, mas eu sei que elas funcionam para distancias realmente grandes. Aqui onde eu estudo, tem uma dessas redes montadas, ela funciona a quase 3 km de distância. A velocidade não é alta, mas ainda sim é boa.

    O que eu recomendo você a fazer a respeito da sua rede é tentar configura-la sem essas antenas, ou seja, pegar os dois roteadore e coloca-los lado a lado, com as antenas originais dos 2 e colocar a rede para funcionar.

    Depois disso, você testa eles através das antenas de direcionais.

    Uma coisa, é impossivel você fazer essa rede, sem ser com essas antenas direcionais, a essa distância, pois o alcance do roteador com as antenas originais é muito pequeno (não deve passar de 50 metros).

    você provavelmente não vai conseguir fazer com que o notebook funcione sem que haja uma antena normal (omnidirecional) perto dele, pois essas antenas de longa distâncias são feitas para trabalharem em pares.

    Se depois que você fizer a configuração a rede não funcionar com as antenas de ganho, tente mudar a distância entre elas, primeiro tenta chegar mais perto da antena, depois denta afasta-la.

    Se nem isso funcionar, ai é pra você desconfiar do equipamento. as antenas ou mesmo os cabos podem estar com algum tipo de defeito...

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    lonjaoo    0

    aconselho você a fazer uma antenha omni cujo tutorial esta no link http://www.embytes.com.br/viewtopic.php?p=221&sid=72bc8d84fd457560ed4e674895e39d3e

    assim tenho certeza q você tera um sinal ótimo...mas tera q verificar o sinal para o notebook book... para desktop é só por o cabo da antena direto na placa..

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×