Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto de Oscilador


Smarley2

Posts recomendados

Ae, estou precisando fazer um oscilador para transformar 12V CC em CA, para poder transformar esta tensão.

Eu preciso de uma freqüência de no mínimo 300hertz para sobrar um pouco.

EU procurei alguns projetos e achei este que esta anexado.

Alguem sabe me informar se funcionaria, ou alguem tem algum para me indicar??

post-161763-13884943295362_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você quer dizer 300W ? (Potencia)

Porque saida CA normal 50/60Hz

300W em 12V=25A mais o consumo proprio etc... 30A

Vai prescisar de ums FET poretao.

Sem falar que no seu esquema você nescessita de 5V+ 5V- gnd

Ou seja mais um oscilador etc...etc...300 a 400 paus de custo.

Tem certeza que vai montar?

ps: a saida deste oscilador ainda vai ter que passar por um driver depois seguir para os fet's , trafo ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu vou tentar explicar brevemente.

Eu preciso de um oscilador, para transformar a CC em CA, e mandar para um trafo onde eu irei elevar a tensão dos 12V para algo entorno de 600V.

Só que eu não preciso de muita corrente, por exemplo.

Se eu quiser 0,1A nos 600V, eu deveria ter 12V em 5A, porque dai 12V X 50 = 600V e 5A : 50 = 0,1A.

então não seria toda esta corrente que você postou.

Eu vou largar esta tensão em uma bobina, só que eu não sei ao certo quantos A seria o ideal. Eu pretendo largar uns 700V.

E eu vou precisar fazer um retificador para colocar depois do trafo tambem.

Aquele projeto que eu postei ali serveria para isto ou teria algum melhor??

E eu deveria usar qual das frequencias disponíveis ali??

E onde ligar os 12V CC para tira-los CA na saída??

valeu pela ajuda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aquele que você postou não serve porque ta incompleto.

Veja o link do postado (completo) para aumentar a tensão no do postado so muda o trafo,diminuir a I altere os transistor, porém é melhor você dizer para que vai utiliza-lo (no seu caso acho que seria melhor um esquema + simples tipo do eletrificador de cercas.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele vai ser usado para eu pegar os 12 CA e transforma-los em 600V, que depois irá voltar para CC e que serão usados em uma bobina automotiva.

Serão dados pulsos de 600V no positivo da bobina, junto com o negativo da mesma o negativo será de apenas 12V.

Eu falei em frequencia inicialmente, porque eu vou ter que largar faíscas a quase 300hertz. Eu pensei que tivesse algo a ver, mas não interfere me nada a frequencia em que irei usar a corrente contínua depois do trafo né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado cara,mas eu estou pensando em montar um umpouco mais potente que este.

porque se eu fizer um trafo para 750V por exemplo, e quiser 0,1A eu vou ter que montar um oscilador de no mínimo 62,5W, só que ha perda, então teria que ser um pouco mais potente ainda.

valeu o princípio é este mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa potencia descrita neste projeto ai, 20-40W, seria nos 12V ou nos 220V??

Quando eu foi dividir a potencia, para ver com quanta corrente eu irei ficar eu devo pega os 660V / 220V = 3; 30W/220V = 0,13A ; 0,13A / 3 = 0,045A(com 660V)

Seria isso ou a potencia seria com os 12V?

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ele vai ser usado para eu pegar os 12 CA e transforma-los em 600V, que depois irá voltar para CC e que serão usados em uma bobina automotiva.

Serão dados pulsos de 600V no positivo da bobina, junto com o negativo da mesma o negativo será de apenas 12V.

Eu falei em frequencia inicialmente, porque eu vou ter que largar faíscas a quase 300hertz. Eu pensei que tivesse algo a ver, mas não interfere me nada a frequencia em que irei usar a corrente contínua depois do trafo né.

Aí, smarley2, esse seu projeto tá muito confuso:

Como é que você pretende alimentar uma bobina com 600V se ela foi projetada para 12V?

Aqui você questiona o seguinte?

E o que seria melhor??

por ex. 12V com 20 e tantos Ampéres, ou 700 ou 800V com a 0,1A.

Veja: 12x20=240W

800x0,1=80W

Resumindo, não adianta nada você aumentar a tensão na bobina sem aumentar a corrente fornecida.

por outro lado: Se a sua bobina em 12V consome 4 A de pico, em 800V consumiria 266A !!!!!

Lembre-se: Potência não se fabrica.

Tem mais:

Querer aumentar a corrente na sua bobina para aumentar a potência seria o mesmo que ligar uma lâpada de 110V em 220V para aumentar o brilho, ou seja: QUEIMA NA CERTA!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara tu ta doidao...

12V para 600, depois 600 para 60.000

você pode chegar a 1.000.000V a partir dos 12Vcc depende so da bobina.

Agora uma corrente alta em 1.000.000V mui perigoso (30mA ja mata)

Acho que você ta querendo matar alguem.

E acho que vai ser você mesmo.

Quando tiver no ceu, posta aqui como é lá.

:) he..he

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vejo que o cavalodf captou o que eu quis dizer.

Má já pensou se ele conseguisse produzir essa tensão de 1000000 de volts !!!

( repito que é impossível devido as características da bobina de ignição )

Considerando que a cada 1000V produz-se uma faísca de 1mm então daria uma faísca de 1 Metro.

Parece um pouco demais pra um carro, não....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente eu me passei na ideia da corrente mesmo, mas o meu objetivo é fazer um ignição mais forte, tipo uma MSD por exemplo.

Alguem sabe qual seria a corrente de uma ignição da MSD por exemplo??

E qual seria o máximo SEGURO que eu poderia usar?

E eu sei q a corrente pode ser fatal, por isso tenho que mante-la baixíssima.

12V para 600, depois 600 para 60.000

A ideia é essa mesmo, mas não garanto que va chegar no 60.000

E eu preciso saber com quanta corrente seria seguro usar uma tensão assim, para eu poder saber como irei mandar fazer o trafo.

Eu teria como regular a corrente pelo trafo??(por exemplo, mandando fazer ele para receber 2A e largando 0,03A)

Ou teria que regular isso pela potência do oscilador mesmo??

soschip

Eu entendi o que tu quis dizer.

As bobinas não servem simplesmente para aumentar a tensão?? acho que sim, pois conheço várias bobinas que estão recebendo 600 700V no primário de aparelhos similares a este que eu quero fazer, e estão funcionando normalmente

aqui eu tenho um exemplo:

Lado externo

3004071052as2.th.jpg

Vista interna

3004071058sl9.th.jpg

De um lado

3004071118vl0.th.jpg

Do outro

3004071119yg0.th.jpg

Parte de baixo da placa

3004071106kn0.th.jpg

Quanto aquela pergunta ali:

" E o que seria melhor??

por ex. 12V com 20 e tantos Ampéres, ou 700 ou 800V com a 0,1A.

Veja: 12x20=240W

800x0,1=80W"

Eu só fiz uma suposição, pois a minha ignição está mandando 3A e pouco a 12V, o que daria 42W.

Mas ai eu pensei o seguinte, como vocês me explicariam os melhores resultados com uma ignição de 800V e pouca corrente do que com 12V e a corrente normal??(eu sei que sem saber as amperagens exatas não teria como calcular potencia, mas eu posso garantir que a corrente dos 800V não chegam a matar)

Talvez na hora da explosão a tensão conta mais do que a corrente.

Eu precisaria aumentar a tensão do negativo e do positivo ou só do positivo ja serve??(as que eu conheço aumentam somente a do positivo)

Como vocês podem ver eu não tirei esta ideia da minha cebeça, eu estou fazendo isso baseado em aparelhos ja existentes. Inclusive sei de ignições que largam pro primario da bobina mais de 1000V.

Achei isto agora net.

"As reações do organismo à intensidade da corrente elétrica (corrente) são as seguintes:

até 0,025A ........ Mais ou menos tolerável,

entre 0,025A e 0,05A ....... Perigosa,

acima de 0,05A ........ Mortal";

Mas não especificava a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

D E S I S T O ! ! !

Cada um aje do jeito que quiser.

Se tu costuma desistir ao invéz de achar soluções eu não posso fazer nada.

Obrigado pela ajuda, apesar de não ter me ajudado a resolver o problema me ensinou varias coisas que eu não sabia.

Eu fiz meus questionamentos, e mostrei argumentos que provam que a minha ideia não é loucura ou algo assim. Tanto que eu postei com fotos, uma ignição como a que pretendo fazer. E fiz algumas pergunta ali, se alguem achar que sabe as respostas eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Caro smarley2, eu nunca desisto dos MEUS projetos nem das MINHAS idéias, mas também não vou ficar dando murros n'água.

Se você acredita nas suas, vá em frente!!!. Mas não culpe os outros por não acreditar na sua ideia. Se pelo menos você soubesse explica-la técnicamente já seria um bom começo.

Mais uma explicação pra ti:

entre 0,025A e 0,05A ....... Perigosa,

acima de 0,05A ........ Mortal";

Mas não especificava a tensão.

A corrente é o resultado de uma tensão dividido por uma resistência.

Ora, meu amigo, 1V é capaz de produzir 1000A numa resistência de 0.001 Ohm. Bem como 1000V pode produzir apenas 0,001A em 1Mohm.

Entendeu?

sugestão: Meça a resistência em alguns pontos do seu corpo e assim saberá qual a tensão produziria a corrente necessária para matar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara entendi tudo.

Agora acho que estas ignições postadas sao apenas ignições eletronicas para quem usa ainda platinado.

Mesmo feitas para substituir as atuais não creio que aumentem muito a V, pois colocaria em risco a isolação dos cabos e velas.

porém para o que você quer qualquer oscilador+drive (inversor) serve esquece a I.

você vai prescissar mesmo é do trafo (Relação de entrada e saida). excitando(oscilando) somente o positivo ou o negativo, escolhe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

soschip

Eu queria só esclarecer quem em momento nenhum eu quis dizer que tu terias obrigação de fazer alguma coisa, e queria pedir desculpas se o que escrevi passou um tom de desrespeito, pois este é um problem da internet, nunca se sabe em que tom as pessoas estão falando.

E falei aquilo ali na boa, sem más intenções, ok.

Foi malz ae, se tu entendeu de outro jeito.

cavalodf

Pois ai que ta o negócio, esta ignição que eu postei ela não substitui a original.

Ela apenas pega o "sinal" da original, que seria o pulso do negativo, e usa para disparar tensão no positivo, esta tensão que vai para o positivo que seria a elevada pelo transformador. Ai tem toda aquele lance da Corrente que pode ser perigosa e tal, mas agora tu vem e me fala pra esquece, uaheauHEU

ai que eu não entendi mais nada.

Tem como esclarecer porque esquecer ela?

Eu tenho certeza que estas ignições, não digo esta, mas outras aumenta a tensão para perto de 700V.

A ideia desde o princípio era esta, transformar CC em CA para mandar para o trafo elevar a tensão, e depois retifica-la para voltar para CC novamente, e usar um transistor para acionar esta tensão junto com o pulso do negativo.

Agora ficou bem claro sera?

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Smrley,

Primeiramente, você está confundindo as bolas. Está misturando as unidades:

Uma lâmpada de 100W (watts = potência) para 110V (volts = tensão) tem a mesma potência de uma lâmpada de 100W para 220V.

Bom, vamos às perguntas básicas, agora:

- Qual será a bobina de ignição que você usará?

- O circuito que você construir substiruirá o platinado (você vai fazer um platinado eletrônico)? Ou vai fazer algo mais?

Saiba que as bobinas de ignição já fazem um belo serviço, transformam os pulsos de 12V em tensões perto de 25.000V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Smrley,

Primeiramente, você está confundindo as bolas. Está misturando as unidades:

Uma lâmpada de 100W (watts = potência) para 110V (volts = tensão) tem a mesma potência de uma lâmpada de 100W para 220V.

Bom, vamos às perguntas básicas, agora:

- Qual será a bobina de ignição que você usará?

- O circuito que você construir substiruirá o platinado (você vai fazer um platinado eletrônico)? Ou vai fazer algo mais?

Saiba que as bobinas de ignição já fazem um belo serviço, transformam os pulsos de 12V em tensões perto de 25.000V.

A bobina que eu vou usar vai ser a original. Eu não tenho como medir a resistencia dela agora, só no fim de semana, se é isso que tu quer.

Eu expliquei ali em cima, que eu vou deixar a ignição eletrônica original, e apenas pegar o negativo(que manda o pulsos) para acionar um transistor que ira libera alta tensão para o positivo, sendo assim, eu irei desconectar o cabo que vai para o positivo da bobina original, deixando apenas este da alta tensão.

As bobinas originais fazem isso mesmo, inclusive a minha, elevam para +ou- 25.000V, mas eu gostaria de muito mais que isso como 35.000V ou 40.000 pois é comprovado que quanto maior a tensão que eu conseguir mandar para as velas, melhor sera o rendimento do motor, assim, diminuindo o consumo.

Acho que era isso, qualqueh coisa é só pergunta ae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bobina que eu vou usar vai ser a original. Eu não tenho como medir a resistencia dela agora, só no fim de semana, se é isso que tu quer.

Eu expliquei ali em cima, que eu vou deixar a ignição eletrônica original, e apenas pegar o negativo(que manda o pulsos) para acionar um transistor que ira libera alta tensão para o positivo, sendo assim, eu irei desconectar o cabo que vai para o positivo da bobina original, deixando apenas este da alta tensão.

As bobinas originais fazem isso mesmo, inclusive a minha, elevam para +ou- 25.000V, mas eu gostaria de muito mais que isso como 35.000V ou 40.000 pois é comprovado que quanto maior a tensão que eu conseguir mandar para as velas, melhor sera o rendimento do motor, assim, diminuindo o consumo.

Acho que era isso, qualqueh coisa é só pergunta ae.

Saiba que a bobina de ignição tem a resistência variável, conforme a freqüência dos pulsos (leia-se reatância indutiva), mas isso não vem ao caso.

Pelo que eu me lembre, o primário de uma bobina de ignição consome, no máximo, 5 A.

Mas para atingir esses 40.000V você vai precisar dobrar a tensão do primário da sua bobina, ou seja, de 12V passar para 24V.

Lembrando que a potência será a mesma, 60W. Agora, a pergunta é, como você vai elevar a tensão de 12V para 24V, com uma potência entre 30W e 60W?

Será que é viável? Não é mais simples colocar/projetar uma CDI?

Se

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu tens certeza que seria somente dobrar a tensão de entrada??

Mas onde estaria o fundamento das ignições que eu vejo(tanto caseiras como industriais) de largar 600, 700V no primário da bobina??

Tem certeza que a tensão de saída aumenta na mesma proporção??

no caso ela iria aumentar 50 e tantas vezes, 20.000 X 50 = 1.000.000V acho que não seria isso, ou seria??

Acho que tem alguma coisa errada ai.

Lembrando que a potência será a mesma, 60W. Agora, a pergunta é, como você vai elevar a tensão de 12V para 24V, com uma potência entre 30W e 60W?

Não seria simplesmente fazer um oscilador tipo o da primeira página ali, que um cara postou, que libera entre 20-40W, aquele ali da no máximo 3,3A em 12V. Ai quando aumentasse a tensão a corrente diminuiria na mesma proporção certo?? mantendo a potencia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...